Buscar

TRABALHO DE PERFIL LIPIDICO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXERCÍCIO:
Explicar as principais alterações laboratoriais que ocorrem na
Hepatite
O diagnostico para identificar se existe imunidade ou se a pessoa esta sem defesa contra o vírus.
Hepatite A: o HAV é transmitido de pessoa a pessoa pela ingestão de alimentos e água contaminados com fezes infectadas pelo vírus. Esta transmissão é conhecida como fecal-oral.
Hepatite B: o HBV é transmitido pelo contato com sangue contaminado (hemotransfusões, seringas contaminadas em usuários de drogas, material cirúrgico não estéril), contato sexual sem uso de preservativo ou da mãe para o filho durante a gestação e/ou parto (chamada transmissão vertical).
Hepatite C: o HCV é transmitido principalmente através do contato com sangue contaminado (hemotransfusões, seringas contaminadas em usuários de drogas, material cirúrgico não estéril). Outras formas de contágio, tais como sexual e vertical (mãe para o filho durante gestação/parto) ainda não foram comprovadas, entretanto não podem ser totalmente descartadas.
Exames laboratoriais: 
HBsAg - É o chamado antígeno de superfície do vírus, um marcador que indica infecção atual.
Anti HBs – Indica se existem anticorpos contra a hepatite B, os quais podem ser por causa da vacina ou de uma infecção anterior curada espontaneamente.
Anti HBc total – Chamado anticorpo “core” da hepatite B indicando uma infecção prévia.
Anti HBc IGM – Anticorpo que indica uma infecção que aconteceu recentemente.
ALT ou TGP – Enzima encontrada principalmente no fígado. É o melhor teste para detectar hepatite.
Icterícia
Exames laboratoriais
ALT (alanina aminotransferase) - Enzima encontrada principalmente no fígado. 
AST (aspartato aminotransferase) - Enzima encontrada no fígado e em alguns locais, particularmente no coração e outros músculos do organismo.
Fosfatase alcalina - Enzima relacionada com os ductos biliares. Com frequência, está aumentada quando há obstrução desses ductos.
Bilirrubinas - Há dois testes para bilirrubina frequentemente usados em conjunto (especialmente se o indivíduo apresenta icterícia): a bilirrubina total mede toda a bilirrubina no sangue; a bilirrubina direta mede a forma que é conjugada (combinada a outro composto) no fígado.
Albumina - Mede a principal proteína sintetizada pelo fígado e revela se ele está ou não sintetizando uma quantidade normal dessa proteína.
Gama-glutamil transferase - verificar a presença de problemas no fígado ou obstrução biliar
Hepatite B – é a imunidade adquirida naturalmente é estabelecida pela presença concomitante do anti-HBs e anti-HBc IgG ou total.
Hepatite C - a pessoa infectada pelo vírus C apresenta sorologia anti-HCV reagente por um período indefinido; porém, este padrão não distingue se houve resolução da infecção e conseqüente cura ou se a pessoa continua portadora do vírus.
Hemograma - detectar policitemia ou anemia.
Contagem de reticulócitos (se houver anormalidades no hemograma) -para detectar causas de doença hemolítica com Coombs direto negativo.
Como ficam as fezes, urina e pele do paciente com icterícia?
Fezes: Com ou Sem Fezes mais claras (de cor amarelo-claro, cinzento ou Branco)
Urina: Turva (mais escura do que o normal)
Pele: pode ser visualmente detectada por meio da digitopressão (dor e detesta edema) na pele do RN. Presença de amarelamento de pele devido ao excesso de bilirrubina na corrente sanguínea.
Uma mulher de 50 anos vem apresentando há quatro dias sintomas semelhante a uma gripe, cansaço e icterícia. A dosagem de bilirrubina revela os seguintes resultados: Bilirrubina Direta: 10,5 mg/dl, Bilirrubina Total: 14,0 mg/dl (VR: Direta até 0,4 mg/dl, indireta: até 0,8 mg/dl, total: até 1,2 mg/dl).
A icterícia é hemolítica ou hepática?
Hepática, pois o nível de Bilirrubina Total é elevado e a Bilirrubina Direta também segue elevado, causando icterícia visível e a idade influencia significativamente os valores e problemas hepáticos.
Que outros exames devem ser realizados e quais são os resultados esperados (elevação ou diminuição)
hemograma, bilirrubinas totais e frações, aspartato aminotransferase (AST), alanina aminotransferase (ALT), fosfatase alcalina (FA), Gama-glutamil-transferase (Gama-GT), tempo de protrombina (TP). Elevação dos níveis de todos os testes visto que o processo segue em atividade.
A determinação de bilirrubina de um recém-nascido de três dias é bilirrubina direta: 2,6 mg/dl, bilirrubina total: 23 mg/dl. A icterícia é hepática ou hemolítica? Justifique: sugerir uma hipótese diagnostica:
Hemolítica, pois ele é recém-nascido e como seu fígado ainda não amadureceu o suficiente para processar a bilirrubina e eliminá-la do organismo. A não amamentação também aumenta significativamente os valores, devido a mãe não ter leite materno o suficiente ainda para suprir o recém-nascido, por ele não ter amamentado suficiente o recém-nascido tem menos evacuações, não eliminando toda a bilirrubina.
Uma mulher de 28 anos começa a sentir dores na região abdominal, percebe que suas fezes estão claras. Alguns exames laboratoriais são realizados: FAL 1500 ul (13 a 46 ul), GGT: 850 ul (até 40 ul), TGO: 85 ul (até 40 ul), TGP: 92 ul (até 40 ul). Qual é o provável diagnostico? Por quê?
Hepatite Virais, a dor abdominal e fezes claras provocada pela hepatite viral são sintomas clínicos bem alarmante para este diagnóstico, mais com os dados laboratoriais com as alterações elevadas indicam lesões hepáticas graves, causadas devido caso de Hepatite viral a esta paciente.
19/11/2019

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando