Buscar

REVISÃO INTRODUCAO EAD

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A comunicação síncrona é quando temos a oportunidade de falar com alguma pessoa de maneira direta. Ou seja, o emissor passa a mensagem e o receptor responde, sendo que o diálogo ocorre naquele momento. Dessa forma, as mensagens emitidas por uma pessoa são imediatamente recebidas e respondidas por outras pessoas. Como exemplo de ferramentas de comunicação síncrona podemos citar o contato via telefone, reuniões, aulas de ensino presencial, etc.
Já a comunicação assíncrona é a que está desconectada do tempo e do espaço. Ou seja, o comunicador e o receptor podem manter relacionamento na medida em que tenham tempo disponível. Alguns exemplos de ferramentas de comunicação assíncrona são: whatsapp e aplicativos de mensagens, e-mails, chats de texto, SMS, etc. É importante lembrar que esse tipo de comunicação também não é nenhuma novidade. Embora menos comum nas últimas décadas, ela existe desde que o mundo é mundo, desde com os sinais e pinturas rupestres até um passado não tão distante com as cartas, aparelhos de secretária eletrônica, etc.
Netiqueta é um pequeno conjunto informal de regras de etiqueta digital para fins de comunicação. Essas regras são usadas desde antes do surgimento da *world wide web* como conhecemos hoje,
e já serviam para regular e manter um mínimo de padrão nas comunicações por mensagens eletrônicas. 
Os chamados fóruns são muito parecidos com os Chats, em que os participantes de um curso EAD podem trocar mensagens de texto como forma de se comunicar. Mas a grande vantagem do fórum é a sua natureza assíncrona. Os participantes podem publicar mensagens que ficam disponíveis por tempo indeterminado. Essas mesmas mensagens podem eventualmente ser usadas como forma de avaliação pelos professores ou tutores.
É importante não confundir esse ambiente com o *AVA - Ambiente virtual de aprendizagem* que é o
local em que você vai consultar materiais, realizar atividades e entrar em contato com os seus tutores. O ambiente pessoal de aprendizagem é um conceito independente de metodologia ou fatores relacionados com cursos a distância. Ele é o pilar central de um conceito chamado de *aprendizagem informal.
A chamada aprendizagem informal é possível atualmente graças à grande quantidade de informação a que somos expostos todos os dias, principalmente devido à facilidade de acesso à internet e a suas redes sociais, serviços e notícia, bem como comunidades específicas sobre determinados assuntos.
Na maioria das vezes esses hábitos de leitura e navegação estão relacionados com interesses pessoais como:
§	Atividades esportivas
§	Entretenimento
§	Celebridades
§	Turismo
§	Música

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais