Buscar

Política, Economia, Cultura no Século XX

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

História, Política, Economia, Cultura no Século XX
Leia a passagem de texto:
“Kennedy continuava sua campanha para destruir Castro de várias maneiras [...]. Castro pediu ajuda militar à URSS. Kruschov decidiu instalar mísseis nucleares em Cuba, dirigidos aos Estados Unidos [...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOWE, N. História do mundo contemporâneo. 4. ed. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Penso, 2011. p. 153.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX sobre a nova fase da Guerra Fria iniciada após a crise dos mísseis em Cuba, assinale a afirmativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Foi marcada pelo conflito militar entre os Estados Unidos contra a União Soviética tendo como palco a Europa Ocidental.
	
	B
	Houve uma coexistência pacífica entre as duas potências do bloco capitalista e socialista, sem nenhum tipo de contato entre elas.
	
	C
	Foi uma fase com muitas guerras como a da Coreia, Russo-Japonesa e Franco-Prussiana.
	
	D
	A União Soviética entrou em declínio com a crise do socialismo, dando a vitória aos Estados Unidos.
	
	E
	Houve uma coexistência pacífica entre os Estados Unidos e a União Soviética, e a competição por superioridade econômica, científica e tecnológica.
Esta é a afirmativa correta. De acordo com o livro-base: "[...] a détente, se considerada pela perspectiva das relações entre Estados Unidos e URSS, significou a coexistência pacífica entre as duas potências, com esforços de cooperação cultural e respeito às áreas de influência (livro-base, p. 220).
Questão 2/5 - História, Política, Economia, Cultura no Século XX
Considere as figuras:
Após esta avaliação, caso queira ver esta imagem em seu contexto original, ela está disponível em: FLAGG, James Montgomery. Eu quero você no exército dos Estados Unidos: estação de recrutamento mais próxima. 1917. 1 litografia: color.; 101,5 cm × 74,9 cm. Biblioteca do Congresso, Estados Unidos.
Após esta avaliação, caso queira ver esta imagem em seu contexto original, ela está disponível em: MOORE, Dmitri. Você é voluntário? 1920. 1 litografia: color.; 68,5 cm × 48,3 cm. Moscou.
Tendo em vista as figuras e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, as propagandas dos Estados Unidos e da União Soviética marcaram o período de guerra. Sobre as diferenças ideológicas entre as propagandas do bloco socialista e do capitalista, assinale a afirmativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	No bloco socialista havia liberdade de imprensa e criativa, enquanto no bloco capitalista inibia-se completamente discursos contrários à ideologia do livre mercado.
	
	B
	Tanto no bloco socialista e no bloco capitalista havia o controle de agências de censura governamental para impressão de propaganda ideológica, mas também havia espaço para criatividade, incentivada por grandes artistas.
	
	C
	No bloco socialista havia liberdade de imprensa, com propagandas do governo pontuais em rádio e televisão; no bloco capitalista havia liberdade de imprensa absoluta e criatividade, inclusive com a propaganda anticapitalista.
	
	D
	No bloco socialista havia controle moderado e era focado em convencer as populações a aderirem ao comunismo; no bloco capitalista a liberdade de imprensa era plena, onde os governos não faziam nenhuma pressão.
	
	E
	No bloco socialista havia controle sobre o que era divulgado e inibia discursos contrários; no bloco capitalista havia liberdade de imprensa e criativa, embora houvesse pressão dos governos democráticos a limitar o que fosse desfavorável.
Você acertou!
Esta é a afirmativa correta. De acordo com o livro-base: "Essa foi uma das grandes diferenças das iniciativas ideológicas e de propaganda entre o bloco socialista e o capitalista – no bloco socialista e soviético, a interferência era direta, não tanto para convencer as populações a aderir ou continuar a aderir ao comunismo, mas para manter um controle sobre o que era divulgado e inibir os discursos de contestação. Já no bloco capitalista, havia liberdade de imprensa e criativa, mas isso não significava que não houvesse pressão por parte dos governos democráticos para limitar a divulgação de notícias consideradas desfavoráveis a seu bloco, ou que não houvesse reprovação popular a produções mais críticas" (livro-base, p. 253).
Questão 3/5 - História, Política, Economia, Cultura no Século XX
Considere a seguinte citação:
“O primeiro estabeleceu o imperialismo como uma forma de colonização, sendo a principal distinção entre ambos o fato de que o imperialismo não precisa necessariamente do controle político direto sobre os territórios explorados, enquanto a colonização é um processo em que existe sempre o controle político da colônia pela Metrópole.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Kalina Vanderlei. SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2009. p. 68.
As colônias africanas e asiáticas passaram pelo processo de descolonização ao longo dos 30 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial. Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, sobre as independências das colônias europeias, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O pan-africanismo foi um movimento que fortaleceu ideologicamente os movimentos nacionalistas nas colônias.
Você acertou!
Esta é a afirmativa correta. De acordo com o livro-base: "Um movimento cultural e político exerceu papel importante nesses processos de independência na África – o pan-africanismo, com contribuições de diferentes pensadores e políticos africanos e afro-americanos. O movimento nasceu em meio a grupos abolicionistas com o objetivo de combater o racismo, promover a igualdade racial e fortalecer os laços culturais e históricos dos povos africanos na diáspora, aumentando sua presença e luta política" (livro-base, p. 293).
	
	B
	As superpotências da Guerra Fria investiram na prolongação do controle europeu sobre as colônias asiáticas.
	
	C
	Após os processos de independência, as colônias passaram a se ver totalmente livres de influência das potências imperialistas e das superpotências da Guerra Fria.
	
	D
	Os movimentos nacionalistas das colônias não tinham tanto apelo e não influenciaram ideologicamente os processos de independência.
	
	E
	Os movimentos nacionalistas das colônias lutaram pela manutenção colonial contra a influência comunista da União Soviética.
Questão 4/5 - História, Política, Economia, Cultura no Século XX
Atente para a informação:
A história em quadrinhos O Incrível Hulk tem como personagem um cientista que se transforma em monstro, após ser atingido por uma bomba de raios gama, denotando assim o contexto da ameaça nuclear nas artes e na cultura durante a Guerra Fria
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão.
Considerando a informação e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX sobre as produções culturais feitas durante a Guerra Fria, assinale a afirmativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	O macarthismo foi a perseguição na cultura e na imprensa nos países comunistas contra quem seria simpático aos capitalistas.
	
	B
	Histórias em quadrinhos norte-americanas de super-heróis combatiam o anticomunismo.
	
	C
	As histórias de ficção sobre a guerra nuclear, espionagem e narrativas épicas de fantasia só apareceram nos países socialistas.
	
	D
	Nos países capitalistas, havia artistas que apoiaram a ideologia de seus governos e também artistas que eram contrários.
Esta é a afirmativa correta. De acordo com o livro-base: "[...] para Nicholas Cull (2010, p. 458), a cultura popular desempenhou um papel crucial na Guerra Fria, pois foi empregada pelos governos de ambos os blocos, assim como foi 'empregada por artistas que queriam se engajar em grandes questões
do conflito, e acabou se tornando o espaço no qual as visões dissidentes puderam ser desenvolvidas e disseminadas'" (livro-base, p. 98).
	
	E
	Histórias de sobrevivência pós-nuclear incentivavam os dois blocos a buscarem aprimoramentos nos programas nucleares.
Questão 5/5 - História, Política, Economia, Cultura no Século XX
Leia a passagem de texto:
“[...] a descolonização foi um processo longo, gradual e diferenciado e que a persistência dos efeitos da colonização, internalizados na própria sociedade colonizada, vai dar surgimento a uma forma difusa de hegemonia colonial que através de novos arranjos, oportunizados pelas crises ‘internas’ dos Estados e sociedades pós-coloniais, vão resultar na continuidade dos processos de poder e dominação.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEZZODIPANE, R. V. Pós-colonial: a ruptura com a história única. Revista Simbiótica, Vitória, n. 3, jun. 2013. p. 5. http://www.periodicos.ufes.br/?journal=simbiotica&page=article&op=view&path[]=5494. Acesso em: 14 nov. 2019.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, após o processo de descolonização, coube aos países desenvolverem políticas e pensamentos no pós-colonialismo. Sobre os pensamentos pós-coloniais, assinale a afirmativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Líderes nacionalistas, influenciados pela cultura ocidental, preservaram os conceitos de civilização europeia e propuseram criação de Estados inspirados nos países europeus.
	
	B
	Os pensamentos pós-coloniais evidenciaram as continuidades das relações sociais, políticas e culturais, mas também as transformações entre o passado imperialista e o presente pós-colonial.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando