Buscar

reunião de questões sobre ética

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
	
	
	
	Sobre a ética e a responsabilidade moral, julgue as alternativas a seguir e assinale V para a VERDADEIRA e F para a FALSA.
(  F   ) A responsabilidade é o que nos faz sujeitos e objetos da ética, do direito ou das ideologias. Já que é parte integrante da moral, a responsabilidade ética não objetiva as ações que possam, a qualquer modo, causar danos ou ofensas a outros.
(  V   ) Responsabilidade moral é um segmento das obrigações éticas, circunscrito pela interseção das esferas que o separam, em um plano o direito e em outro plano a responsabilidade privada. Ser moralmente responsável é cuidar para que as relações não sejam negativas. Isso compreende cada ser humano e a humanidade como um todo.
( V    ) A responsabilidade moral esgota-se na prevenção dos males que possam causar e na reparação daqueles que vieram a causar, sem ter a intenção de fazê-lo.
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
F,V,F
	
	b. 
V,V,V
	
	c. 
F,F,F
	
	d. 
V,F,V
	
	e. 
F,V,V
	
	
	
Pergunta 2
	
	
	
	A relação do ser humano com a sociedade está ligada em sua totalidade à coletividade, porém cada indivíduo é singular e necessita da moral para balizar suas relações sociais. Sobre o assunto, verifique as afirmativas a seguir e assinale V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.
(  V   ) Moral é uma palavra da origem latina que provém do termo “costume”. Trata-se de um conjunto de crenças, costumes, valores e normas que uma pessoa ou grupo social utiliza como parâmetro para o seu agir. A moral pretende, dessa forma, orientar as ações que se estabelecem, sendo elas positivas ou negativas.
( V    ) Por sua forma de apresentação, a moral se mostra de maneira plural variando tanto para cultura e estilos estabelecidos pela sociedade.
( V    ) A moral se caracteriza na prática e no cotidiano do indivíduo nas relações de valores. Para o senso comum, falar de moral significa falar de proibições e obrigações formais
(  F   ) A moral significa que nada se submete ao valor que deve predominar na conduta do ser humano, ou seja, que o homem deve agir de acordo com as tendências mais convenientes ao desenvolvimento econômico de cada indivíduo e não com o contexto social.
A sequência correta é:
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
V,F,V,F
	
	b. 
V,V,V,F
	
	c. 
F,F,F,F
	
	d. 
F,V,F,V
	
	e. 
V,V,V,V
	
	
	
	
	
Pergunta 3
	
	
	
	A relação entre duas ou mais culturas com transmissão e interpenetração entre elas e que não se limita à sobreposição de uma cultura à outra, como muitos acreditam, embora possa ocorrer um processo de imposição cultural por meio da economia, da cultura de massa ou mesmo por domínio político e territorial, é o que se chama de?
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
Aculturação.
	
	b. 
Status cultural.
	
	c. 
Democracia cultural.
	
	d. 
Cidadania.
	
	e. 
Culturamento.
	
	
	
Pergunta 4
	
	
	
	A vida ética é o acordo e a harmonia entre a vontade subjetiva individual e a vontade coletiva. Devemos praticar de forma espontânea e livre os seus costumes e valores, sem neles pensarmos, sem deles discutirmos, sem deles duvidarmos, pois são como nossa própria vontade. Qual elemento torna a ética algo costumeiro em nosso cotidiano?
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
A concordância com as normas.
	
	b. 
A concordância com os valores. 
	
	c. 
Interiorização na cultura. 
	
	d. 
A falta de impunidade.
	
	e. 
O rigor das penalidades. 
	
	
	
Pergunta 5
	
	
	
	Direitos e deveres em uma sociedade compõem uma das atividades ligadas à cidadania. Sobre a cidadania, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
A cidadania brasileira permanece estática, num movimento de redução e encolhimento das políticas sociais, à medida que, em muitos momentos históricos, inclusive atualmente, muitos indivíduos têm o direito de ter suas necessidades básicas garantidas ou, nem mesmo, o mínimo necessário para sua subsistência e da família.
	
	b. 
É por meio do exercício de cidadania, assumindo o papel de cidadãos, que se dará a ampliação dos direitos mediante políticas sociais. As ações coletivas, nesse sentido, são mais eficazes do que as individuais, e o que é conquistado por meio do coletivo fortalece a cidadania de todos.
	
	c. 
Cidadania é a prática do indivíduo em exercer seus direitos e deveres, no âmbito de uma sociedade do Estado.
	
	d. 
Cidadania não se restringe somente ao ato de votar e ser votado, como pensado por muitos, mas envolve viver em sociedade, cumprir seus deveres e ter seus direitos garantidos, por meio da justiça social.
	
	e. 
A cidadania deve garantir a plena emancipação dos indivíduos que, por meio de seus deveres com a sociedade, têm seus direitos inerentes à vida — como saúde, assistência social, educação, moradia, renda, alimentação, entre outros garantidos pelas políticas sociais.
	
	
	
Pergunta 6
	
	
	
	Ao pensarmos sobre o conceito de moral, devemos conceber que, acima de tudo, a vida coletiva só se tornou possível porque o ser humano passou a estabelecer normas de convívio. Sobre o conceito de moral, verifique as alternativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a FALSA.
(  V  ) A palavra moral é proveniente do termo em latim Morales, que significa “relativo aos costumes”, aquilo que se consolidou como sendo verdadeiro, do ponto de vista da ação.
(F    ) A moral pode ser concebida como um conjunto de regras aplicadas no cotidiano mas que não são utilizadas como elementos norteadores dos julgamentos sobre o que é certo ou errado, moral ou imoral, bem como as suas ações.
( V   ) A moral é, ainda, construída mediante os valores previamente estabelecidos pela própria sociedade e os comportamentos aceitos e passíveis De serem questionados pela ética.
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
V,V,V
	
	b. 
V,F,V
	
	c. 
F,F,F
	
	d. 
F,V,F
	
	e. 
V,V,F
	
	
	
Pergunta 7
	
	
	
	Sobre o pensamento de Descartes em relação ao indivíduo e o mundo, verifique as afirmativas a seguir, marcando (V) para verdadeiro ou (F) para falso.
(V   ) Para Descartes (2016), o pensamento é a condição de nossa existência. Essa afirmação decorre da tentativa do autor em responder uma das questões essenciais que perpassam a existência humana: como é possível ter certeza indubitável acerca de algo?
( F  ) Descartes (2016) percebe que todas as verdades instituídas não são passíveis de dúvida, sendo, portanto, insuficientes em sua indubitabilidade. Entretanto, o autor nos alerta de um detalhe essencial relativo ao processo de desenvolvimento de sua investigação.
( F) A certeza é oriunda da incapacidade de pensar e, se não somos capazes de pensar, refletir, questionar e inclusive pôr em xeque nossa própria existência, isso significa afirmar que existe algo que pensa. Após esse longo processo, o autor conclui: se duvido, logo penso; se penso, logo existo.
A sequência correta é:
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
V,F,V.
	
	b. 
V,F,F.
	
	c. 
F,F,F.
	
	d. 
F,F,V.
	
	e. 
F,V,F.
	
	
	
Pergunta 8
	
	
	
	O termo “raça” foi largamente utilizado para justificar a escravidão e as políticas eugenistas. Sobre o assunto, verifique as afirmativas a seguir e assinale v para as VERDADEIRAS e f para as FALSAS.
(V   ) A base da escravidão e das teorias eugenistas era o darwinismo social, que partia de uma ideia deturpada do livro de Charles Darwin, para explicar como as raças humanas passariam pelo processo evolutivo, mais apta (confundida com a raça branca), representando o topo da evolução. Revestidas pela aura da ciência, as teorias eugenistas naturalizavam hierarquias sociais e desigualdades sociais, além de dar origem a interpretações negativas sobre a mestiçagem.
( V  ) Pesquisadores como Silvio Romero e Raimundo Nina Rodrigues
consideravam a mestiçagem indesejada, no Brasil, e garantiam que o branqueamento, ao longo das gerações, teria um caráter “civilizador”, isto é, transformaria para melhor o país, porque as pessoas estariam mais próximas dos padrões europeus. Apenas com Gilberto Freire (1998) a ideia de miscigenação racial começa a ser tomada como positiva, com o mestiço se tornando o símbolo de uma “democracia racial” no Brasil, característica que ajudaria o país a diluir fronteiras (ricos e pobres, homens e mulheres).
(  F ) No plano internacional, pesquisas posteriores à Segunda Guerra Mundial comprovam as ideias que as distinções genéticas entre grupos humanos com características físicas diferentes são máximas, sendo significativas o bastante para determinar uma separação da espécie humana em subespécies ou subcategorias.
A sequência correta é:
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
V,F,V.
	
	b. 
F,F,V.
	
	c. 
F,F,F.
	
	d. 
V,V,V.
	
	e. 
V,V,F.
	
	
	
Pergunta 9
	
	
	
	O filósofo grego Aristóteles, para quem a filosofia e à ciência interessa a demonstração ou prova da verdade. Defendia o uso de procedimentos que conduzam a um conhecimento universal e necessário. Em que se baseia a filosofia de Aristóteles?
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
Na lógica (pensamento dedutivo).
	
	b. 
Na observação (pensamento indutivo). 
	
	c. 
Na crença religiosa.
	
	d. 
Na hermenêutica. 
	
	e. 
No conhecimento do senso comum. 
	
	
	
Pergunta 10
	
	
	
	Capacidade de analisar e discutir problemas inteligentes e racionais, sem aceitar automaticamente opiniões próprias ou alheias é uma das principais características que um filósofo deve ter. Essa definição refere-se a que conceito essencial do filósofo?  
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
Raciocínio lógico.
	
	b. 
Inteligência.
	
	c. 
Empatia.
	
	d. 
Paciência.
	
	e. 
Senso crítico.
	
	
	
Pergunta 11
	
	
	
	As sociedades podem apresentar diferentes tipos de ambientes morais. O clima moral que predomina em uma sociedade pode estimular ou inibir comportamentos vistos como inadequados naquela ou em outra sociedade. O Brasil é conhecido por um comportamento ético chamado de “jeitinho brasileiro”. A que ele se refere?                  
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
Trata-se da disposição para o trabalho duro.
	
	b. 
Trata-se do altruísmo com as pessoas da sociedade.
	
	c. 
Trata-se da capacidade de enganar as pessoas.
	
	d. 
Trata-se da informalidade e da improvisação no modo de agir.
	
	e. 
Trata-se da receptividade com os estrangeiros.
	
	
	
Pergunta 12
	
	
	
	“Dizem respeito à participação do cidadão no governo e no exercício do poder. Isto inclui o voto e a possibilidade de se candidatar a cargos públicos e de participar de outros ou fundar partidos”. A que se refere a descrição acima?
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
Direitos civis.
	
	b. 
Direitos econômicos.
	
	c. 
Direitos sociais.
	
	d. 
Direitos ambientais.
	
	e. 
Direitos políticos.
	
	
	
Pergunta 13
	
	
	
	Podemos entender o conceito de sociedade como uma integração entre duas ou mais pessoas, que buscam, conjuntamente, alcançar metas comuns. Diante do seu entendimento sobre os níveis e tipos de sociedades, analise as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA.
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
Viver em sociedade também pode estar associado a um relacionamento de cooperação mútua, estabelecido com um cônjuge ou parceiro profissional, ou seja, com sócios, e então as pessoas poderiam participar de sociedades profissionais, esportivas religiosas e etc.
	
	b. 
De um jeito ou de outro, todos convivemos com outras pessoas, e para realizar nossos desejos e satisfazer nossas necessidades, fazemos o uso de relações sociais.
	
	c. 
Viver em sociedade dos seres humanos é o mesmo que entender a sociedade como um conjunto de todas as pessoas que vivem na face da terra, entendendo a humanidade como uma grande sociedade.
	
	d. 
O ser humano não participa de várias sociedades ao mesmo tempo.
	
	e. 
Se o entendimento de sociedade é o Brasil, o entendimento é de acordo com as fronteiras geográficas nacionais. De forma semelhante poderia associar sociedade ao estado, cidade ou bairro em que se mora.
	
	
	
Pergunta 14
	
	
	
	O período Imperial da filosofia brasileira ficou marcado com a saída dos jesuítas, começando uma corrente filosófica chamada de empirismo mitigado (ciência aplicada); e, em sequência, o espiritualismo eclético, que seria a primeira corrente estruturada no Brasil. O que buscava o espiritualismo eclético?   
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
Superar a antítese entre ciência e cristianismo, buscando uma visão espiritualista do ser humano.
	
	b. 
Superar a antítese entre positivismo e marxismo, buscando uma visão realista do ser humano.
	
	c. 
Superar a antítese entre ciência e cristianismo, buscando uma visão realista do ser humano.
	
	d. 
Superar a antítese entre protestantismo e catolicismo, buscando uma visão espiritualista do ser humano.
	
	e. 
Superar a antítese entre ciência e ceticismo, buscando uma visão espiritualista do ser humano.
	
	
	
Pergunta 15
	
	
	
	Partindo do entendimento que você tem sobre valores morais, verifique as alternativas a seguir e julgue V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.
( V  ) As nações apresentam características culturais que definem o que é moralmente aceito por aquelas sociedades e que podem ser mal vistas pelos demais povos.
( V ) O clima moral que predomina em uma sociedade pode estimular ou inibir comportamentos vistos como inadequados naquela ou em outras sociedades.
( V  ) Independentemente da esfera em que um conflito de interesses morais ocorra, caso uma das partes tome uma decisão que viole o acordo negociado, existe uma grande chance de haver consequências prejudiciais, tanto ao tomador da decisão como a quem teve seus interesses violados.
( F  ) Ao viver em sociedade, as pessoas estão sujeitas a interagir em um mundo onde sempre é possível desenvolver relações harmônicas; quanto mais diferentes forem os valores de duas pessoas, menos complicada se torna a convivência pacífica entre elas.
A sequência correta é:
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
F,F,F,F.
	
	b. 
V,V,V,F.
	
	c. 
V,F,V,F.
	
	d. 
F,V,F,V.
	
	e. 
V,V,V,V.
	
	
	
Pergunta 16
	
	
	
	Quando se fala em filosofia brasileira, é comum o desconhecimento ou a discussão a respeito da sua originalidade. Paim (2007), importante estudioso da filosofia brasileira, dividiu a história das relações entre a Filosofia e Ciência no Brasil em quatro fases, quais foram?
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
Conceituação da ciência como saber dissertativo; Novo conceito de ciência guiado pelo ecletismo e positivismo; Crítica ao neocentrismo; e conceitos contemporâneos de ciência elaborados pelos neoconservadores, neopositivistas e aculturalistas.
	
	b. 
Conceituação da ciência como saber operativo, dissertativo; novo conceito de ciência guiado pelo pluralismo e positivismo; Crítica ao positivismo; e conceitos, contemporâneos de ciência elaborados pelos neotomistas, neopositivistas e culturalistas.
	
	c. 
Liberalismo, conservadorismo, tradicionalismo e culturalismo.
	
	d. 
Liberalismo; Novo conceito de ciência guiado pelo pluralismo e positivismo; Crítica ao positivismo; e conceitos contemporâneos de ciência elaborados pelos neoconservadores, neopositivistas e culturalistas.
	
	e. 
Conceituação da ciência como saber operativo; novo conceito de ciência guiado pelo ecletismo e positivismo; Crítica ao positivismo; e Conceitos contemporâneos de ciência elaborados pelos neotomistas, neopositivistas e culturalistas.
	
	
	
Pergunta 17
	
	
	
	“Possuem
duas grandes frentes de atuação: os professores e os estudantes. Ambas as frentes clamam por uma melhoria na qualidade do todo que compõe o setor da educação, o que inclui: melhores salários para os professores, melhor qualidade nas estruturas das instituições de educação e ensino, reformas no currículo escolar e direitos que assegurem uma boa qualidade de trabalho para os docentes e discentes”.
A que movimento se refere a descrição acima?
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
Movimentos trabalhistas.
	
	b. 
Movimentos liberais.
	
	c. 
Movimentos civis.
	
	d. 
Movimentos socialistas.
	
	e. 
Movimentos educacionais.
	
	
	
Pergunta 18
	
	
	
	A democracia atual depende da atuação popular para que os legítimos representantes da população venham a desenvolver projetos e leis que amparem as reivindicações dos muitos cidadãos. Qual dessas formas de participação não é uma forma de participação direta? 
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
Plebiscito. 
	
	b. 
Voto. 
	
	c. 
Referendo. 
	
	d. 
Manifestação popular.
	
	e. 
Iniciativa popular.
	
	
	
Pergunta 19
	
	
	
	A Ética no mundo contemporâneo traz consigo o passado e adapta-se ao presente de acordo com a evolução da sociedade. Partindo deste entendimento, verifique as alternativas a seguir sobre a Ética no mundo contemporâneo assinale a alternativa INCORRETA.
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
A depressão, o vazio, a violência e o cinismo estão presentes de várias formas na sociedade, mas também a autenticidade, a responsabilidade e um conjunto de novos valores, revelando uma ambiguidade como um modo de revelar e de expressar o humano com uma radicalidade que talvez, no passado, tenha sido sufocada.
	
	b. 
A sociedade contemporânea tem uma moral ambígua, pois ao mesmo tempo que o individualismo é acentuado, surgem movimentos e ações coletivas, por exemplo, em defesa do meio ambiente.
	
	c. 
Os meios de comunicação em massa, formadores de opiniões, conduzem o sentido ético e moral dos indivíduos.
	
	d. 
Sabe-se que a sociedade contemporânea, em termos gerais, é caracterizada pelo individualismo, pelo consumismo, pela mídia eletrônica e por consideráveis avanços, tanto tecnológicos quanto científicos.
	
	e. 
Na sociedade atual, a mídia é considerada por muitos pensadores como a instituição que menos influencia os conceitos morais das pessoas e de grupos, apenas influenciando os conceitos filosóficos da ética.
	
	
	
Pergunta 20
	
	
	
	“O homem virtuoso estaria no mundo das ideias. E devemos buscar pela inteligência, atingir o mais perto da ética das ideias. A injustiça impede o homem de ser feliz e as pessoas não devem buscar o prazer, mas apenas o bem.” Essas são ideias da filosofia clássica grega. A que pensador elas se referem?
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
Sócrates.
	
	b. 
Górgias.
	
	c. 
Tales de Mileto.
	
	d. 
Platão.
	
	e. 
Aristóteles.
	
	
	
Pergunta 21
	
	
	
	A palavra moral é proveniente do termo em latim Morales, que significa “relativo aos costumes”, aquilo que se consolidou como sendo verdadeiro, do ponto de vista da ação. Sendo assim, qual alternativa não corresponde a uma exigência do ato moral?
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
Ser livre. 
	
	b. 
Obrigação.
	
	c. 
Consciente. 
	
	d. 
Responsável.
	
	e. 
Intencional. 
	
	
	
Pergunta 22
	
	
	
	"A ética e a moral são elementos que devem preparar o indivíduo para a felicidade que se encontra fora da vida terrena. Nesse processo, é necessário que as virtudes sejam praticadas, como por exemplo, a prudência (razão), fortaleza (vontade), temperança (apetite).” Essas ideias pertencem a qual filósofo grego?
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
Heráclito.
	
	b. 
Aristóteles. 
	
	c. 
Sócrates. 
	
	d. 
Epicuro.
	
	e. 
Platão. 
	
	
	
	
	
Pergunta 23
	
	
	
	A ética objetiva tornar a vida possível e passa a ser a mediação necessária para que a humanidade possa se aproximar da utopia sonhada em termos de convivência. Chauí (2000, p. 342) destaca que, se examinarmos o pensamento filosófico dos antigos, é possível observar que a ética se firma em três grandes princípios da vida moral, que são:
1. Por natureza, os seres humanos aspiram ao bem e à felicidade, que só podem ser alcançados pela conduta virtuosa.
2. A virtude é uma força interior do caráter, que consiste na consciência do bem e na conduta definida pela vontade guiada pela razão, uma vez que cabe a esta última o controle sobre instintos e impulsos irracionais descontrolados que existem na natureza de todo ser humano.
3. A conduta ética é aquela na qual o agente sabe o que está e o que não está em seu poder realizar, referindo-se, portanto, ao que é possível e desejável para um ser humano. Saber o que está em nosso poder significa, principalmente, não se deixar levar pelas circunstâncias, nem pelos instintos, nem por uma vontade alheia, mas afirmar nossa independência e nossa capacidade de autodeterminação.
4. A ética desregulamenta as ações do convívio humano e também configura-se como um conjunto de conhecimentos e teorias, expressos em princípios e normas, de que serve a vontade humana para bem conduzir as suas ações.
5. A ética, portanto, não pode ser considerada uma forma de postura e num modo de ser, à natureza humana. Trata-se de uma maneira de lidar com as diversas situações da vida e os modos como estabelecemos relações com outras pessoas.
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
4 e 5.
	
	b. 
3,4,5.
	
	c. 
1,3,5.
	
	d. 
1,2,3.
	
	e. 
2 e 4.
	
	
	
	
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Pergunta 24
	
	
	
	Para que os indivíduos interajam de maneira ética é fundamental que todos tenham informação completa sobre uma situação. Quando não temos a informação completa, acontece o que chamamos de assimetria de informação. Qual a principal consequência desse fenômeno?                  
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
Aumenta a anomia social.
	
	b. 
Diminui a chance de alguém cometer atos não éticos.
	
	c. 
Aumenta a oportunidade para condutas não éticas.
	
	d. 
Aumenta o nível de coesão social.
	
	e. 
Diminui as interações entre as pessoas.
	
	
	
Pergunta 25
	
	
	
	“Tratam-se dos valores que se encontram presentes nas condutas que se esperam das pessoas de cada sociedade, indicando os comportamentos esperados em certo momento, em determinado meio social.”A que se refere o texto acima?
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
Julgamentos normativos.
	
	b. 
Moral.
	
	c. 
Cidadania.
	
	d. 
Ética.
	
	e. 
Sociedade.
	
	
	
Pergunta 26
	
	
	
	Sobre a importância do trabalho na sociedade, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
Trabalhar é uma atividade humana, é consciente, possui objetivos determinados.
	
	b. 
O trabalho é uma necessidade natural de todo ser humano. Diferentemente de outros animais que se adaptam à natureza, ao meio ambiente, o ser humano atua de modo ativo, obtendo e desenvolvendo bens materiais necessários à sua sobrevivência.
	
	c. 
O trabalho é a ação que necessita de capacidades físicas e mentais direcionadas a satisfazer as necessidades humanas.
	
	d. 
É mediante o trabalho que o ser humano se “humaniza”, inclusive o faz com a natureza.
	
	e. 
A ideia de trabalho não pressupõe que a força de trabalho seja transformada em mercadoria e que ocupe um lugar como as outras no mercado/sociedade capitalista.
	
	
	
Pergunta 27
	
	
	
	A ética e a moralidade desempenham papeis importantes nas relações internacionais. De acordo com Hassner (2004), quais são as dimensões da reflexão acerca da ética nas relações internacionais?
Respostas:
	a. 
Sujeitos individuais, ou seja, a própria ideia de relações internacionais; os fins solicitados; os meios utilizados para o atingimento desses fins; estrutura dos meios, a partir das relações entre indivíduos, coletividades, particulares (Estados) e humanidade.
	
	b. 
Sujeitos coletivos, ou seja, a própria ideia de relações internacionais; os fins pretendidos; os meios utilizados para o atingimento desses meios; estrutura dos meios, a partir das relações coletivas, particularidades, particulares (municípios) e desumanidade.
	
	c. 
Sujeitos egoístas, ou seja, a própria ideia de relações internacionais; os fins solicitados; os meios utilizados para o atingimento desses fins; estrutura dos meios, a partir das relações entre indivíduos, particularidades, particulares (municípios) e desumanidade.
	
	d. 
Sujeitos individuais, ou seja, a própria ideia de relações internacionais; os fins solicitados; meios utilizados para o atingimento desses fins; estrutura dos meios, a partir das relações entre indivíduos, coletividades, particulares (Estados) e humanidade.
	
	e. 
Sujeitos coletivos, ou seja, a própria ideia de relações internacionais; os fins pretendidos; os meios utilizados para o atingimento desses fins; estrutura dos meios, a partir das relações entre indivíduos, coletividades, particulares (Estados) e humanidade.
	
	
	
Pergunta 28
	
	
	
	No período da Antiguidade Clássica, os filósofos desenvolveram o conceito de ética e a conceberam como algo de extremo valor na vida humana. A ética era concebida como uma filosofia moral. Em que consiste a ética para o filósofo grego Sócrates?
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
Na satisfação dos desejos. 
	
	b. 
Nos ganhos materiais.
	
	c. 
No bem supremo da vida humana. 
	
	d. 
Na paz espiritual.
	
	e. 
Na busca da felicidade. 
	
	
	
Pergunta 29
“Têm como objetivo assegurar a todos condições mínimas de bem-estar e segurança econômica que garantam acesso a todos os demais direitos, considerando-se que abaixo dessas condições mínimas a participação cívica está comprometida. Elas englobam o direito à vida, direito ao trabalho, o direito à saúde, à Previdência Social, aos direitos trabalhistas e à educação”. De qual conjunto de direitos essa passagem se refere?
	RESPOSTA CORRETA LETRA C: DIREITOS SOCIAS
	
	
	
	
	
	
	
		
	
	
	
	
	
	
	
	Direitos civis. Direitos civis. 
Direitos religiosos.
 Direitos sociais. 
Direitos políticos. 
Direitos econômico
	
	
	
	
	
	
	
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Pergunta 30
	
	
	
	Para entender o Conceito de estrangeiro e de hospitalidade é preciso determinar algumas acepções, nesse sentido, correlacione os itens a seguir.
1- Estrangeiro
2- Exilado
3- Imigrante
4- Expatriado
A- É o estrangeiro que chega ao local que será seu destino com um contrato de trabalho em mãos, para trabalhar na unidade da empresa a qual está ligado.
B- É uma categoria considerada genérica, pois frequentemente é recebida com reticências por quem é assim classificado, pois ignoram-se as multiplicidades, diversidades e singularidades de cada um.
C- É aquela pessoa que foi obrigada a deixar seu país de origem para salvar a própria vida, de sua família, ou ainda fugir da prisão e, nesse caso, sem possibilidade de retornar.
D- É aquela pessoa que escolheu viver fora de seu país natal, sem nenhum tipo de impedimento para o seu retorno.
A alternativa que apresenta a correta correlação é:
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
1-C, 2-D, 3-A, 4-B.
	
	b. 
1-B, 2-C, 3-D, 4-A.
	
	c. 
1-D, 2-A, 3-B, 4-C.
	
	d. 
1-A, 2-B, 3-C, 4-D.
	
	e. 
1-A, 2-C, 3-B, 4-D.
	
	
	
	
Pergunta 31
	
	
	
	Os movimentos sociais são aqueles que trazem à tona as reivindicações de todos aqueles que entendem não serem amparados pela conjuntura política vigente. Existe um grupo de movimentos que possuem representantes que atuam em prol de reivindicações de gênero, étnicas e sexuais. Qual grupo de movimento social defende esta pauta?
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
Movimentos educacionais.
	
	b. 
Movimentos trabalhistas. 
	
	c. 
Movimentos socialistas. 
	
	d. 
Movimentos civis. 
	
	e. 
Movimentos religiosos.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Pergunta 32
	
	
	
	De onde surgem as regras morais? Verifique quais afirmativas a seguir NÂO são fontes possíveis para as normas éticas.
1. De valores humanos típicos do homem bom, sábio e puro. Na ideia de uma natureza humana verdadeira e essencial que serviria de fonte para sabermos quais são as formas corretas de agir.
2. Da reflexão que todos nós fazemos a respeito dos nossos comportamentos. Observando e refletindo a respeito das ações humanas, somos capazes de criar preferências por determinados valores e comportamentos em detrimento de outros, ou seja, tendemos a ver como éticas as normas sociais que nós vimos funcionar no passado.
3. De textos que regem explicitamente o comportamento dos indivíduos em determinadas sociedades, a exemplo da legislação e códigos de conduta de cada país.
4. Das regras impostas pelo Poder Judiciário.
5. Da imposição do Estado.
Quais afirmativas são incorretas?
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
1, 2 e 3.
	
	b. 
2, 4 e 5.
	
	c. 
3, 4 e 5.
	
	d. 
1, 3 e 5.
	
	e. 
1 e 2, apenas.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Pergunta 33
	
	
	
	As sociedades podem apresentar diferentes tipos de ambientes morais. O clima moral que predomina em uma sociedade pode estimular ou inibir comportamentos vistos como inadequados naquela ou em outra sociedade. O Brasil é conhecido por um comportamento ético chamado de “jeitinho brasileiro”. A que ele se refere?                  
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
Trata-se da disposição para o trabalho duro.
	
	b. 
Trata-se do altruísmo com as pessoas da sociedade.
	
	c. 
Trata-se da informalidade e da improvisação no modo de agir.
	
	d. 
Trata-se da capacidade de enganar as pessoas.
	
	e. 
Trata-se da receptividade com os estrangeiros.
	
	
	
Pergunta 34
	
	
	
	Qualquer tipo de ação política, independente do nível, pode ser considerada uma forma de cidadania ativa: reunião com a prefeitura, organização sindical, organização para filantropia, assinatura de uma petição online. No entanto, não são todas as formas de governo que a cidadania pode ser aplicada. Em qual dessas formas de governo a cidadania é inviável?
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
Socialismo.
	
	b. 
Presidencialismo.
	
	c. 
Monarquia parlamentatista.
	
	d. 
Absolutismo.
	
	e. 
Parlamentarismo.
	
	
	
	
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Pergunta 35
	
	
	
	Sobre o entendimento que você tem em relação ao Código de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
Surgem, dentro dos espaços políticos, os Códigos de Ética e Decoro Parlamentar nas diferentes casas legislativas, como resposta ao anseio popular de cada vez mais buscar uma política transparente e menos corrupta, no mesmo passo do surgimento do projeto de lei de iniciativa popular conhecido como Lei da Ficha Limpa.
	
	b. 
Dentro do parlamento brasileiro, nem a Câmara dos Deputados nem o Senado Federal têm as suas atividades regidas por um Código de Ética e Decoro Parlamentar próprio, eles seguem as regras exclusivamente da constituição estadual, que dispõe sobre os deveres e os atos incompatíveis e atentatórios contra o decoro parlamentar, impondo penalidades e demais sanções.
	
	c. 
O decoro está inserido paralelamente à moral. O decoro é a decência, a honradez e a dignidade,
enquanto norma de conduta social que deve orientar a atividade parlamentar. A quebra desse decoro pode ser punida com a perda do mandato de forma temporária ou definitiva.
	
	d. 
Mesmo com a observância em codificar uma norma de conteúdo moral, essa é uma tarefa árdua, pois um código de ética só se torna legítimo à medida que pode ser compartilhado de forma harmônica com os membros da comunidade de determinado grupo.
	
	e. 
Ética e política vêm estabelecendo um exame de comunhão na aplicação do debate político.
	
	
	
Pergunta 36
	
	
	
	Platão introduz na filosofia a ideia de que existem diferentes maneiras de conhecer (ou graus de conhecimento). Esses graus se distinguem ou pela ausência ou pela presença do verdadeiro e do falso. Qual dessas formas de conhecimento não faz parte da tipologia de Platão?
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
Crença. 
	
	b. 
Senso comum.
	
	c. 
Intuição intelectual.
	
	d. 
Opinião. 
	
	e. 
Raciocínio. 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Pergunta 37
	
	
	
	Pode-se conceber que, em cada religião, existe um conjunto de símbolos, normas e doutrinas que impactam, de alguma maneira, a comunidade que compartilha de tal crença. Além disso, as religiões lançam elementos que podem compor a base dos valores dos indivíduos. Qual elemento está presente na sociedade contemporânea que caracteriza esse elo entre religião e valores éticos?
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
A laicidade dos valores.
	
	b. 
A perda de relevância cultural.
	
	c. 
A hegemonia de uma doutrina religiosa. 
	
	d. 
A pluralidade religiosa. 
	
	e. 
A globalização. 
	
	
	
Pergunta 38
	
	
	
	Sobre a relação e as diferenças entre moral e ética, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bem ou mal.
	
	b. 
A ética é uma reflexão sobre a moral.
	
	c. 
A ética é produto da história, sem ser o aprimoramento e complexidade do ser social e do questionamento de seus costumes enquanto válidos para o ser humano. Já a moral pressupõe que somente um ser social age eticamente, pois está imbuído de valores econômicos que norteiam suas ações.
	
	d. 
Pensar em ética, moral e em como as mesmas se relacionam, nos remete à compreensão de que ambas, dentro das suas particularidades, são construídas historicamente. As religiões, por exemplo, se encarregam da construção e implantação de valores morais nas sociedades.
	
	e. 
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica.
	
	
	
Pergunta 39
	
	
	
	No final do século XV, começou-se uma busca por uma investigação científica mais rigorosa. Um dos filósofos mais destacados dessa época acreditava e confiava na razão humana como um instrumento para conhecer a verdade. Em outros termos, todos nós possuímos a razão, uma capacidade de bem julgar e de discernir o verdadeiro e falso. De qual filósofo estamos nos referindo?
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a. 
Rousseau. 
	
	b. 
Locke. 
	
	c. 
Descartes.
	
	d. 
Hobbes.
	
	e. 
Espinoza. 
	
	
	
PERGUNTA 40
Sobre o entendimento que você tem em relação à Cidadania na Independência dos Estados Unidos, verifique as afirmativas a seguir e assinale V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS. 
( F) O termo cidadania, na verdade, foi criado como um progresso includente, pois não diferenciava cidadãos e não cidadãos. 
(V ) O conceito de cidadania nos Estados Unidos, presente na Declaração de Independência, foi inspirado nas ideias de Jonh Locke, que afirmava a necessidade de um governo instituído para preservar os direitos naturais e o direito à rebelião. 
( V) A característica da Constituição que mais se diferencia da tradição Ibero-Americana é a valorização do indivíduo e a desconfiança em relação ao poder político, fato que fez com que os estados aprovassem em 1791, dez emendas constitucionais que estabeleciam o direito do cidadão de portar armas, julgamentos abertos e com júri e uma liberdade de expressão praticamente absoluta.
 (V ) A inclusão de todos é uma leitura contemporânea, e tanto nos EUA como na Inglaterra, a cidadania de cunho liberal representou igualdade política apenas para determinados grupos. A sequência correta é:
RESPOSTA: FVVV

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando