Buscar

Desafio Administração 6° Semestre

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
UNIVERSIDADE ANHANGUERA 
Centro de Educação a Distancia
Polo (Editar...)
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS NORTEADORAS:
Administração mercadológica;
Administração de micro e pequenas empresas;
Ética e relações humanas no trabalho;
Gestão de projetos;
Competências profissionais, Estágio supervisionado II.
Tutor (a) Presencial: (nome)
ALUNO: (RA)
SUMÁRIO
31 INTRODUÇÃO........................................................................................................0�
42.1 Passo 01...............................................................................................................0�
2.2 Passo 02...............................................................................................................07
2.3 Passo 03...............................................................................................................08
2.4 Passo 04...............................................................................................................08
2.5 Passo 05...............................................................................................................11
REFERÊNCIAS..........................................................................................................12
��
1 INTRODUÇÃO
	A produção deste trabalho acadêmico tem como objetivo mostrar que o sucesso de qualquer negócio depende da sua reputação. Para ter boa reputação o marketing desempenha um papel importante através da construção de um nome de marca no mercado.  Muitas grandes empresas gastam milhares de dólares em marketing apenas para manter sua reputação. O marketing educa as pessoas sobre as últimas tendências do mercado, ajuda a impulsionar as vendas e lucro, e desenvolve a reputação da empresa.
 Empresas de sucesso em todo o mundo ao lançar um novo produto realizam antes pesquisas de mercado, a fim de ficar atento às tendências do mercado em mutação e para manter a sua vantagem competitiva. Se determinada empresa está em uma fase de start-up ou em uma fase de expansão, a pesquisa de mercado é vital para a compreensão das características críticas do seu mercado-alvo para aumentar a receita de vendas.
Para os profissionais de marketing, a pesquisa não é apenas usada para fins de aprendizagem, mas também é um componente crítico necessário para tomar boas decisões. Pesquisa de mercado faz isso dando aos empresário uma imagem do que está ocorrendo (ou provável que ocorra) e, quando bem feito, oferece opções alternativas que podem ser feitas. Por exemplo, uma boa pesquisa pode sugerir múltiplas opções para introduzir novos produtos ou entrar em novos mercados. Na maioria dos casos, as decisões de marketing revelam-se menos arriscadas (embora nunca sejam livres de riscos) quando o profissional de marketing pode selecionar entre mais de uma opção.
Estratégias de marketing e comunicação são projetados para posicionar a empresa como sendo superior aos seus concorrentes. A mensagem de marketing deve mostrar razões específicas pelas quais o cliente deve comprar seus produtos ou serviços. Muitas vezes a mensagem apresenta os benefícios desses produtos ou serviços - como eles podem resolver um problema do cliente ou satisfazer uma necessidade do cliente. Destacar as deficiências dos concorrentes é outra tática popular.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MATRIZ SOWT
	FORÇÃS
	FRAQUEZAS
	FERRRAMENTAS ESTRATÉGICAS
	DESORGANIZAÇÃO
	OPORTUNIDADES
	DESAFIOS
	MERCADO CONSISTENTE
	GESTÃO DE MERCADO
CICLO PDCA
A melhor estratégia para gerenciar uma empresa, considerando a oferta de produtos e serviços, é o relacionamento com os clientes. Essa procura vem desafiando os administradores, preocupados em controlar os seus custos e em colocar os produtos e serviços no mercado.
A concorrência acirrada, a mudança de hábitos dos clientes, a globalização, entre outros fatores, exigem que se esteja sintonizado com as transformações e se tome decisões em tempo de manter ou melhorar a posição. A velocidade das mudanças por que passam o mercado consumidor, concorrente e fornecedor é alta, e o administrador deve buscar informações que o auxiliem no planejamento e estabelecimento de objetivos claros. 
Planejamento
Fundamental para o sucesso de qualquer atividade, o planejamento envolve basicamente duas atividades: o pensar e o agir. É uma ferramenta administrativa que avalia os caminhos a serem seguidos, idealizando e criando um futuro desejado, bem como a alocação de meios e recursos para alcançá-lo, acompanhando e aferindo a eficácia desses, quanto aos objetivos estabelecidos. Ou seja, é construir um referencial futuro, analisar o ambiente do negócio e tomar decisões. 
Para que o planejamento seja completo, é preciso traçar o que fazer, quando fazer, como fazer, quem vai fazer e o sistema de acompanhamento e controle. No caso da gestão empresarial, são necessários cinco planos: mercadológico, financeiro, de produção, de recursos humanos e organizacional.
Produto.
A tarefa maior dele é satisfazer as necessidades do mercado. Na perspectiva do marketing, as pessoas não compram um produto, elas o adquirem para resolver seus problemas. Eles são definidos como objeto principal nas relações de troca, incluindo-se objetos físicos, serviços, personalidades, lugares, organizações e ideias. 
Levando-se em consideração as definições e objetivos do marketing, a tarefa maior de um produto é satisfazer as necessidades do mercado. Na perspectiva atual, do ponto de vista do consumidor, um produto tem uma infinidade de significados, portanto é o mercado que o define.
Capacitação e treinamento dos funcionários 
As pessoas nunca foram tão exigentes com relação ao sucesso das organizações como nos dias atuais. Atendimento, mudanças diárias, revisões, lançamento de produtos, entre outros, tudo que acontece em qualquer empresa precisa de funcionários talentosos, preparados e motivados. Nas atividades comerciais, a atuação dos colaboradores é fundamental.
Para isso, alguns fatores são de extrema importância, como o treinamento e capacitação dos colaboradores em sua área de atuação, que devem sempre procurar participar de cursos de aprimoramento e reciclagem. Por isso, é preciso definir como a empresa está organizada. Quem são os dirigentes, quais são suas qualificações e experiências. Descreva, detalhadamente, quais serão as responsabilidades e funções de cada um. Para que os serviços atendam a todas as necessidades do consumidor, é preciso ter colaboradores bem treinados para desempenhar sua função.
O planejamento financeiro tem como objetivo básico situar a posição econômico-financeira real para o administrador, auxiliando-o na tomada de decisões.
O planejamento financeiro tem como objetivo básico situar a posição econômico-financeira real para o administrador, auxiliando-o na tomada de decisões.
Planejamento e controle financeiro 
As decisões relativas aos investimentos são um processo fundamental para o crescimento de uma empresa e para que essa se mantenha no mundo dos negócios. Mas, as escolhas envolvem riscos, e para minimizá-los, o grupo precisa saber detalhadamente sobre seus gastos no período em que os investimentos serão realizados. 
O planejamento financeiro trata do controle de todos os custos de produção e despesas de comercialização, plano de investimentos, plano de compras, controle de estoques, fluxo de caixa, orçamento, e traça indicadores econômico-financeiros. Tem como objetivo básico situar a posição econômico-financeira real para o administrador, auxiliando-o na tomada de decisões. 
Nesse sentido, a identificação e distinção de gastos conforme a sua viabilidade em variáveis e fixos torna-se muito mais importante do que a mera separação entre custos e despesas, por exemplo. A relação entre eles consiste em importante etapa da análise de formação de
preços e projeção de lucros obtidos em diversos níveis possíveis de produção e vendas. 
	
2.2 OS 4 PS DE MARKETING
Produto
O evento é um produto, e deve ser pensado para atender as necessidades do público que se deseja atrair. Isso significa que o planejamento de eventos precisa incluir todas as atividades envolvidas antes, durante e no pós-evento. Necessita-se definir a estratégia de divulgação e promoções – assim como a organização de toda a logística, credenciamento, atividades, networking, que podem estar todos integrados em uma plataforma digital para o gerenciamento de todos os eventos. Análise ações de concorrentes e quais são os seus potenciais parceiros. Sobre os participantes, definição de grupos e identificação do que seria o principal ponto de atração para o evento e quanto eles estariam dispostos a pagar.
Preço
Não importa a receita – se é o suficiente para cobrir custos ou se a meta é obter lucro – elaborar um orçamento que detalhe todas as despesas. Inclua o custo do planejamento e divulgação, marketing, brindes, instalações, aluguel de equipamentos, pessoal, seguro, licenças, limpeza, catering, plataforma de gerenciamento e app para eventos. Buscar patrocínios e, se o evento for promocional e sem taxa, estabelecer cotas que cubram as despesas. E também vale a pena até baixar o valor da cota para patrocinadores que podem atrair mais participantes, seja pelo seu nome no mercado, pelos brindes e prêmios que ofereça para o público ou mesmo pela presença de um influencer digital ou uma “celebridade”, que pode ser empresarial, acadêmica ou simplesmente famosa.
Praça
A localização do evento deve ser de fácil acesso e atrativa para participantes e expositores, e capaz de abrigar, com conforto, o volume de público que se pretende atrair. Se o evento tem duração de um dia, o mais importante é privilegiar a facilidade de acesso. Se a duração for mais longa, é preciso levar em consideração também a proximidade de hotéis e de atrações turísticas durante a fase do planejamento de eventos.
Promoção
Após identificar o público alvo, segmente a sua comunicação, personalizando as mensagens. Definir uma campanha de e-mail marketing, estruture o site e redes sociais do evento e comece a entregar conteúdo relevante que gere interesse. 
2.3 BALANÇO PATRIMONIAL
	ATIVO
	PASSIVO
	CAIXA
	 R$ 1.020,00 
	EMPRESTIMO
	 R$ 15.800,00 
	BANCO XYZ
	 R$ 3.180,00 
	DUPLICATAS A PAGAR
	 R$ 5.050,00 
	DUPLICATAS A RECEBER
	 R$ 2.250,00 
	CAPITAL SOCIAL
	 R$ 10.000,00 
	ESTOQUE DE MERCADORIAS
	 R$ 4.800,00 
	 
	 
	MOVEIS E EQUIPAMENTOS
	 R$ 19.600,00 
	 
	 
	TOTAL DO ATIVO
	 R$ 30.850,00 
	TOTAL DO PASSIVO
	 R$ 30.850,00 
2.4 ORGANIZAÇÕES COMTEMPORÂNEAS
Os métodos estruturais flexíveis em que as tarefas do posto são divididas, agrupadas e coordenadas, a fim de responder a fatores ambientais. 
Para enfrentar o ambiente externo altamente dinâmico e complexo, a estrutura organizacional contemporânea é muito importante. Em resposta às demandas do mercado, sejam atualizadas, sejam flexíveis e inovadoras, as organizações usam essas estruturas contemporâneas.
As estruturas contemporâneas são divididos em:
Estrutura da equipe . Toda a organização é composta por equipes ou grupos de trabalho. Nesse caso, o empoderamento de cada membro da equipe é vital, pois não há autoridade da linha gerencial. Eles projetam o trabalho, as tarefas a serem executadas e são responsáveis ​​pela produtividade individual e da equipe.
Estrutura matricial . Designe um especialista de cada área para trabalhar em diferentes projetos. Na estrutura matricial, cada funcionário reporta a dois gerentes; para a área, gestão ou direção e o gerente de projeto.
SOLUÇÕES PARA GESTÃO DE PESSOAS
Automação de tarefas
Automatizar tarefas é uma enorme vantagem para qualquer empresa. Por meio da automação, é possível substituir esforço humano, principalmente para tarefas repetitivas, por um sistema que permite a automação de tarefas do dia-a-dia.
Algumas vantagens de automatizar processos:
– Reduzir custos: quanto menos treinamentos, capacitação e horas extras dos funcionários para tarefas corriqueiras, menos gastos;
– Reduzir erros: quanto menos trabalhos feitos manualmente, menor a probabilidade de erros;
– Aumentar a produtividade: com a automatização, se produz mais em menos tempo. O tempo que seria destinado na realização de tarefas longas e/ou rotineiras é revertido em outras atividades mais estratégicas;
– Explorar outras habilidades do colaborador: a condição de multitarefa sobrecarrega o funcionário e ele acaba não desempenhando nenhuma delas com excelência. O ideal é que ele seja substituído pela automação em tarefas básicas e se dedique em tarefas mais estratégicas.
Segurança da informação
Cuidar dos dados da empresa é fundamental principalmente quando se trata de informações corporativas, já que elas devem ser mantidas em sigilo e somente pessoas autorizadas podem ter acesso.
A perda ou vazamento de dados pode ser algo desastroso, além de trazer muitos prejuízos para a empresa, pois nem tudo poderá ser recuperado. Algumas causas de perdas são:
– Erro do usuário através de uma formatação errada ou exclusão de arquivos importantes;
– Vírus podem infectar e corromper seriamente o sistema levando a danos irreparáveis;
– Fenômenos naturais, como por exemplo raios, podem queimar equipamentos causando a perda irrecuperável dos dados.
Para evitar situações assim, existem as soluções de BI, que podem armazenar e proteger um alto volume de dados, trazendo mais segurança e permitindo acesso sempre que necessário apenas por pessoas autorizadas. 
Análise de dados
A análise de dados permite ao RH e a todos os setores de uma organização, medir o efeito de suas ações, tomar decisões mais assertivas, melhorar seu desempenho, criar e alinhar estratégias, entre outros.
Mas como extrair as informações importantes com precisão para fazer uma análise conclusiva?
Por meio de uma estratégia de Business Intelligence é possível coletar, transformar e entregar informações relevantes sobre a empresa de forma fácil, rápida e segura. Os dashboards criam gráficos com informações claras e objetivas para que a análise seja eficiente e assertiva, permitindo que a gestão tenha mais segurança nas tomadas de decisão.
A forma como essa análise é feita reflete diretamente nos resultados, por isso é importante saber quais indicadores de gestão aplicar. Isso vai variar de acordo com a demanda do momento.
Alguns indicadores mais comuns são:
Investimento em Admissão
Headcount (contagem de funcionários)
Absenteísmo (faltas)
Turnover (rotatividade de pessoal)
Investimento em treinamentos
Avaliação de desempenho
Folha de Pagamento
2.5 PROJETO SOCIAL
	PRODUTO
	JUSTIFICATIVA
	STAKEHOLDERS
	Produção de eventos
	Demanda de mercado atrativa
	Festas de aniversarios
	REQUISITO
	EQUIPE
	MARCOS DE ENTREGAS
	Contratos
	Responsabilidades
Capacitação
	concepção, elaboração, construção, transição
	CUSTOS
	RISCOS
	RESTRIÇÕES
	Rateio
	Baixo, Alto, Medio
	Orçamento definido, datas impostas, clausulas contratuais
3 CONCLUSÃO
Toda empresa, independentemente do seu porte, precisa de um bom planejamento de marketing para que o sucesso de sua organização seja alcançado, sendo correto afirmar que o andamento da empresa precisa ser analisado e seu funcionamento ser monitorado diariamente, com o intuito de ter o controle de todas as informações existentes no cotidiano, buscando sempre identificar e solucionar problemas que venham surgir.
	A decisão de compra começa com o reconhecimento do problema fase, que ocorre quando o consumidor identifica uma necessidade, geralmente definida como a diferença entre o estado atual do consumidor e seu estado desejado. A força da necessidade impulsiona todo o processo
de decisão. Busca de informações descreve a fase em que os consumidores verificar tanto a sua memória interna e fontes externas para obter informações sobre produtos ou marcas que potencialmente satisfazer as necessidades dos clientes.
	As bases de dados também ajudam na segmentação de mercado, especialmente na segmentação comportamental, como o desenvolvimento de segmentos de fidelidade, que podem ser usados ​​para desenvolver estratégias de marketing especificamente direcionadas e personalizadas em uma base um a um. (Veja também o marketing de relacionamento )
	O planejamento estratégico é muito importante para todas as organizações. Se feito corretamente, implementação e aplicação de um plano estratégico dentro da uma organização pode aumentar o crescimento, a receita global e lucratividade organizacional. 
	
REFERÊNCIAS
BATEMAN, T. Snell, S. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo : Atlas, 1998.
CHURCHILL, Gilbert A. Marketing: criando valor para os clientes. 2ª Edição. São Paulo : Saraiva, 2000.
DAFT, Richard. Administração. São Paulo : Pioneira Thomson Learning, 2005.
DIAS, Sérgio R. (coord.). Gestão de Marketing. São Paulo : Saraiva, 2004.
HABERKORN, Ernesto. Gestão Empresarial com ERP. São Paulo, 2003.
 
Artigos, Caio César. Composto Mercadológico ( Famosos 4 P’s do marketing). Disponível em: < http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/composto-mercadologico-famosos-4-ps-do-marketing/31416/>. Acesso em 05 mai. 2017
Tecnicoadmin. Conceito de Marketing. Disponível em: < https://tecnicoadmin.wordpress.com/tag/ambiente-economico/>. Acesso em 05 mai. 2017.
KOTLER, P. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. Editora Atlas. São Paulo. 1998
ALUNO: (RA)
(editar...): (editar...)
(editar...): (editar...)
(editar...): (editar...)
(editar...): (editar...)
Cidade /UF
2019
ALUNO: (RA)
(editar...): (editar...)
(editar...): (editar...)
(editar...): (editar...)
(editar...): (editar...)
DESAFIO PROFISSIONAL
Atividade Avaliativa: Desafio Profissional solicitado pela Universidade Anhanguera, como requisito para a avaliação ao Curso Superior em Administração– para a obtenção e atribuição de nota. 
Orientador: 
Cidade /UF
2019

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais