Buscar

cultura popilar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Em comparação a outras tendências musicais notáveis da década de 1960, como a Canção de Protesto e a Jovem Guarda, a Tropicália, ao realizar uma mistura de elementos da indústria cultural e de materiais da tradição brasileira, deslocou o debate dicotômico existente de arte engajada e arte alienada. Reformulando as discussões culturais, o Tropicalismo repensou as relações entre arte e política, em um movimento que permitia com que o Brasil fosse visto com novos olhos (FAVARETTO, 2000). O disco e a música Tropicália tornaram-se símbolos do "Tropicalismo", movimento protagonizado por artistas e intelectuais, no Brasil, em finais da década de 1960. Esse movimento destacou-se, principalmente por sua proposta. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Valorização do pluralismo cultural.
(    ) Denúncia das influências estrangeiras.
(    ) Enaltecimento da originalidade nacional.
(    ) Defesa da homogeneização de comportamentos sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FAVARETTO, C.F. Tropicália: alegoria, alegria. Ateliê Editorial, 2000.
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	2.
	Analise a figura a seguir e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A técnica utilizada nesta figura foi a xilogravura. 
(    ) Esta técnica é muito difundida no Nordeste e sempre é associada à literatura do coronelismo. 
(    ) No início, esta técnica era usada na confecção de rótulos de garrafas de cachaça e de outros produtos. 
(    ) Dentre os principais representantes dessa forma de arte, podemos citar J. Borges. 
(    ) A imagem, assim como a xilogravura como um todo, faz referência, apenas, a questões geográficas e ambientais do Nordeste do Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.anoticiadovale.com/index.php/cidades/juazeiro/6759-tradicao-de-presepios-se-repete-em-juazeiro-e-petrolina. Acesso em: 17 out. 2018.
	
	 a)
	F - F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F - F.
	 c)
	F - F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - V - F.
	3.
	Os primeiros estudos do Folclore foram realizados a partir do século XIX e se caracterizaram por abordar uma área do conhecimento humano até então não estudada. Com estes estudos, passamos a ter um melhor entendimento e conhecimento sobre a sociedade, o que elevou o objeto folclórico a outro patamar dentro dos estudos científicos. Sobre o folclore e a cultura popular, analise as sentenças a seguir:
I- A cultura popular é a que pertence à maioria do povo e atinge a maior parte da população, é aquela que se aprende nas conversas, nas ruas ou que perpassam gerações. 
II- O termo folclore vem de "Folk", que significa povo, família. Lore é instrução, conhecimento, sabedoria, ou seja, folclore é ?a sabedoria do povo?. 
III- O progresso desordenado tende a acabar com as tradições, sendo que as manifestações folclóricas passam a ser consideradas populares.
IV- A ciência que estuda o folclore é chamada de folclorógica, é ela que dá tratamento científico aos dados coletados na pesquisa. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	4.
	O tropicalismo, logo depois de sua "explosão" inicial, transformou-se num termo corrente da indústria cultural e da mídia. Em que pesem as polêmicas geradas inicialmente (e não foram poucas), o tropicalismo acabou consagrado como ponto de clivagem ou ruptura, em diversos níveis: comportamental, político-ideológico, estético. Ora apresentado como a face brasileira da contracultura, ora apresentado como o ponto de convergência das vanguardas artísticas mais radicais (como a Antropofagia modernista dos anos 1920 e a Poesia Concreta dos anos 1950, passando pelos procedimentos musicais da Bossa Nova), o tropicalismo, seus heróis e "eventos fundadores" passaram a ser amados ou odiados com a mesma intensidade. Atualmente, mais amados do que odiados (NAPOLITANO, 1998). Sobre o movimento da tropicália, analise as sentenças a seguir:
I- Um movimento de curta duração com grande influência sobre compositores e cantores.
II- A utilização de elementos tradicionais marcam o movimento.
III- Marca uma ruptura comportamental, estética e ideológica.
IV- Com a inserção de instrumentos elétricos, contribuir para a diminuição do preconceito.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: NAPOLITANO, Marcos; VILLACA, Mariana Martins. Tropicalismo: as relíquias do Brasil em debate. Rev. Bras. Hist.,  São Paulo,  v. 18, n. 35, p. 53-75,    1998 .  Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881998000100003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 1  mar.  2017.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	5.
	Baião é um ritmo popular da Região Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado "baiano", cujo nome é corruptela. Nasceu sob a influência do cantochão, canto litúrgico da Igreja Católica praticado pelos missionários, e tornou-se expressiva forma modificada pela inconsciente influência de manifestações locais. Um dos grandes sucessos veio com a música homônima, Baião (1946), de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira (CASCUDO, 1998). Sobre os elementos que compõem o baião, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(   ) Popular na região nordeste do Brasil, faz parte de diversas celebrações e festas.
(   ) É uma música mais lenta, lírica e com harmonia sofisticada.
(   ) É um estilo musical onde não há destaque especial para algum elemento musical.
(   ) São utilizados principalmente o triângulo e a sanfona, também chamada acordeom ou gaita.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CASCUDO, C. Dicionario do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998 (adaptado).
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	6.
	O objeto artesanal é uma forma não individualizada, que escapa da produção em série, provém de um saber nascido da tradição e vivência do indivíduo em seu grupo. Objeto artesanal tem um caráter tanto de tradição coletiva como de individualidade. O entalhe é aqui incluído por ser a técnica artesanal que consiste em esculpir madeira. No processo de entalhe está relacionado o escultor, que é a pessoa que domina esta técnica. Sobre a forma de artesanato do entalhe, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É um técnica que exige pouco tempo, já que trabalha com colocação de materiais.
(    ) A ideia inicial do artesão permanece inalterada independente da quebra de material.
(    ) Nesse tipo de trabalho, em geral, são utilizados materiais leves e de fácil manuseio.
(    ) Os materiais mais utilizados na técnica do entalhe são a pedra e a madeira.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	7.
	A música brasileira formou-se a partir da mistura de elementos de três matrizes culturais: europeus, africanos e indígenas, ou seja, portugueses, escravos negros e nativos que habitavam o chamado Novo Mundo. Outras influências foram somando-se ao longo da história, estabelecendo uma enorme variedade de estilos musicais. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Lundu, também chamado de Lundum, caracteriza-se por um gênero musical e dança folclórica de origem afro-brasileira criada a partir dos
batuques dos escravos. No período da escravidão, os negros realizavam suas tradições religiosas, cantavam e dançavam para manifestação de sua cultura. No final do século XVIII, o Lundu já se torna presente tanto no Brasil quanto em Portugal, tendo influência cultural de tais países.
(    ) A Bossa Nova oficialmente começou num dia de agosto de 1968 quando chegou às lojas de discos brasileiras o disco de 78 rotações de número 14.360 do selo Odeon do cantor João Gilberto com as músicas Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e Bim Bom (do próprio cantor).
(    ) O choro pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira. Os primeiros conjuntos de choro surgiram por volta de 1780, no Rio de Janeiro - antiga capital do Brasil -, nascidos nas biroscas do bairro Cidade Nova e nos quintais dos subúrbios cariocas.
(    ) Nascida no Brasil no século XVII, a modinha teve seu primeiro momento de glória na década de 1770, quando foi apresentada na corte de Lisboa pela poeta, compositora, cantora e pianista Chiquinha Gonzaga (1740-1800). O grande sucesso alcançado pelo gênero - denominado modinha para diferenciar-se da moda portuguesa - levou músicos eruditos portugueses a cultivá-lo, só que de forma requintada, adicionando-lhe características da música de ópera italiana.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	8.
	O Tropicalismo foi um movimento considerado libertário e de ruptura que modificou o ambiente da música popular e consequentemente da cultura brasileira. Foi um movimento curto e, posteriormente, reprimido pelo governo militar. Sobre o Tropicalismo, analise as sentenças a seguir:
I- Um dos marcos desse movimento foi a música Alegria, alegria, de Caetano Veloso, e apresentou elementos inovadores.
II- O Tropicalismo apresenta características que incentivam o consumismo e determinam um estilo conservador.
III- Esse movimento foi inspirado no Manifesto ?Pau Brasil? e criou uma estética de contrastes de elementos.
IV- Esse movimento influenciou compositores e cantores, incentivando o preconceito contra instrumentos elétricos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	9.
	A estética da xilogravura é um campo por demais escorregadio e paradoxal. Muitos autores, em razão de atitudes elitistas, hesitam em atribuir a tal manifestação cultural o estatuto de obra de arte. Este processo de desqualificação do popular passa pela ênfase que esses mesmos autores dão ao caráter utilitário destas práticas, vincadas por um cotidiano em que vida e obra de seus produtores se imbricam de modo indissolúvel (CARVALHO, 1995). Sobre a xilogravura na cultura popular, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A xilogravura está ligada à vida cotidiana de quem a cria.
(    ) A xilogravura é realizada em metal e, na maioria das vezes, colorida.
(    ) Os cordéis, ilustrados por xilogravuras, são expostos em cordas em feiras.
(    ) A xilogravura está desconectada da literatura, surgiu como um movimento separado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CARVALHO, Gilmar de. Xilogravura: os percursos da criação popular. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 39, p. 143-158, dez. 1995. ISSN 2316-901X. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/72075/75314>. Acesso em: 6 mar. 2017.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	10.
	Sobre a música popular brasileira nas primeiras décadas do século XX e sua contextualização, Mário de Andrade afirmava que "a música popular brasileira é a mais completa, mais totalmente nacional, mais forte criação de nossa raça até agora". Nessa altura, segundo Mário de Andrade, a modinha já se transformara em música popular, o maxixe e o samba haviam surgido, formaram-se conjuntos seresteiros, conjuntos de "chorões" e havia se desenvolvido inúmeras danças rurais. A arte nacional estava então feita na "inconsciência do povo", sendo a arte popular a alma desta nacionalidade. Daí a necessidade das pesquisas folclóricas propostas, como um meio para entrar em contato com as bases da cultura popular. Esse procedimento indicava a necessidade de partir do primitivo (folclore), seguir uma linha evolutiva, acompanhando as vicissitudes do elemento "civilizado" (as técnicas adquiridas), mantendo porém um núcleo central que demarcava uma "alma nacional" (NAPOLITANO, 2000). Sobre a música popular brasileira, analise as sentenças a seguir:
I- Artistas como Milton Nascimento, Caetano Veloso e Chico Buarque de Holanda foram revelados em festivais de música popular brasileira que aconteceram na década de 1960.
II- O movimento Jovem Guarda destacou-se na década de 1960 e tinha como uma de suas inspirações as músicas dos Beatles.
III- A Tropicália foi um movimento vanguardista que rompeu com elementos tradicionais da música popular brasileira e baseava-se nas ideias do Manifesto Pau Brasil, do poeta modernista Oswald de Andrade. 
IV- O movimento Rock, como era chamado o roque brasileiro, surgiu na década de 1970 e revelou artistas como Wanderléia e Erasmo Carlos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: NAPOLITANO, Marcos; WASSERMAN, Maria Clara. Desde que o samba é samba: a questão das origens no debate historiográfico sobre a música popular brasileira. Rev. bras. Hist.,  São Paulo ,  v. 20, n. 39, p. 167-189,    2000 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882000000100007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em:  1 mar.  2017.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
Prova
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais