Buscar

APOL democracia cidadani e sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Democracia, cidadania e sociedade civil
Atente para a seguinte citação:
“Boa parte das pessoas sabe que a democracia surgiu na Grécia, e, em todos os livros didáticos, tal aspecto é colocado como o principal legado grego. Contudo, as pessoas desconhecem as multiplicidades dos regimes políticos de cada pólis”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEITE, Priscila Gontijo. Ensino de história, conjuntura política brasileira e democracia: reflexões a partir da antiguidade. http://www.ufpb.br/evento/index.php/xviieeh/xviieeh/paper/view/3240/2618. Acesso em 23 mar. 2019
Um dos elementos distintivos da experiência democrática na Grécia antiga foi o surgimento das cidades-Estados. A esse respeito, considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Democracia, cidadania e sociedade civil, é correto afirmar que:
	
	A
	O surgimento das cidades-estados criou uma esfera de participação política dos cidadãos, fortaleceu os vínculos associativos e participação direta no exercício do poder.
	
	B
	Nas antigas cidades-Estados, a democracia era direta e universal, da qual participam o conjunto dos habitantes da região de cada cidade.
	
	C
	O processo decisório que nascia a partir da experiência grega das cidades-Estados, tornou-se o único e definitivo exemplo a ser seguido pelas sociedades ocidentais.
	
	D
	O modelo grego, principalmente de Atenas, foi aos poucos sendo substituído pela organização imperial e, com isso, a democracia cai em decadência, deixando de ser utilizada por outros povos posteriormente.
	
	E
	A democracia assim como a cidadania e a política foram inventadas pelos antigos egípcios e somente aperfeiçoada pelos filósofos e cidadãos gregos.
Questão 2/5 - Democracia, cidadania e sociedade civil
Considere o seguinte fragmento de texto:
“[...] entende-se o momento do nascimento do cidadão em Rousseau, um ser moral. Este ser se dá todo para o grupo social, mas tem de volta tudo aquilo que deu para a formação deste corpo, não, dá, então, mais do que receberá e nem receberá mais do que aquilo que deu”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIEROBON, Flávio. A cidadania e o cidadão no contrato social de Rousseau. Argumenta Journal Law, Jacarezinho-PR, n. 17, p. 267-282, abr. 2013. http://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/243/240. Acesso em 03 mar. 2019.
As formas democráticas de organização da sociedade também são capazes de oferecer elementos normativos para regular a atuação do Estado. A esse respeito, considerando os conteúdos do livro-base Democracia, cidadania e sociedade civil, relacione cada um dos seguintes modelos normativos de democracia ao respectivo papel do cidadão.
Modelo liberal
Modelo republicano
Modelo da política deliberativa
(   )  Rede de formação da vontade política informal.
(  ) Possui direitos de cidadania, participação e comunicação – direitos positivos (participação em uma práxis comum).
(   ) Possuidor de direitos individuais perante o Estado e os outros indivíduos.
(   ) Os direitos são negativos (não fazer) e subjetivos, definidos na forma de leis
	
	A
	3 – 2 – 1 – 1
	
	B
	1 – 3 – 2 – 1
	
	C
	1 – 2 – 3 – 3
	
	D
	3 – 2 – 1 – 2
	
	E
	3 – 3 – 2 – 1
Questão 3/5 - Democracia, cidadania e sociedade civil
Considere a seguinte citação:
“A experiência escravista não foi exclusiva do Brasil. Não só nós incluímos entre os poucos casos, em toda a história, de sociedades propriamente ‘escravagistas’ (que Finley caracteriza pelo recurso em grande escala ao trabalho escravo tanto no campo como nas cidades e que, na listagem de Ellen M. Wood, aparecem Atenas clássica, a Itália romana, as ilhas das Índias Ocidentais, o sul dos Estados Unidos e o Brasil)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: REIS, Fábio Wanderley. Identidade política, desigualdade e partidos brasileiros. http://www.scielo.br/pdf/nec/n87/a04n87.pdf. Acesso em 03 mar. 2019.
Historicamente, no Brasil, existe um “fosso social” de profunda desigualdade social do país. À medida que cresce a violência, a fome e a miséria, paradoxalmente, não aumenta a insatisfação da população, que poderia ser canalizada em participação popular. A esse respeito, tendo em vista os conteúdos do livro-base Democracia, cidadania e sociedade civil, marque a alternativa que explica a forma como a população percebe as causas da desigualdade social.
	
	A
	Pela fragilidade da dimensão política por parte do brasileiro, fruto dos períodos de recessão, que se materializa em sentimentos individualistas e no descrédito para com as instituições políticas.
	
	B
	O brasileiro médio, e em geral o conjunto da população mais pobre, percebe a desigualdade social como algo inevitável, um destino que atinge as pessoas.
	
	C
	A desigualdade social é resultante da desigualdade natural entre as pessoas. Ou seja, algumas são mais aptas e habilidosas, por isso têm o direito de ter uma vida melhor.
	
	D
	A desigualdade social é percebida pela população como uma consequência necessária das escolhas das pessoas. Algumas se esforçam mais e são recompensadas, outras sofrem por serem preguiçosas.
	
	E
	A desigualdade social, a concentração de renda e a manutenção de privilégios de direitos dos mais ricos é algo socialmente aceito e defendido pelos mais pobres, que se culpam pela sua própria miséria.
Questão 4/5 - Democracia, cidadania e sociedade civil
Atente para a seguinte citação:
“A caracterização do Estado brasileiro como neopatrimonial não implica negar a divisão em classes sociais, nem o antagonismo entre as principais classes em uma sociedade que se organiza, economicamente, em termos capitalistas. Porém, em termos históricos, políticos, sociais e culturais, evidenciam-se muitas e importantes distinções entre os países capitalistas, como características tradicionais patrimoniais presentes no campo político, em nossas relações sociais, familiares educacionais e culturais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GANDINI, Raquel. Características patrimonialistas do Estado brasileiro: anotações para estudos de política educacional. https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/viewFile/19250/11173. Acesso em 23 mar. 2019.
No desenvolvimento social e histórico do Brasil, diz-se que predominou modelo que combinou o patrimonialismo político e cultural. A esse respeito, a partir da citação acima e dos conteúdos do livro-base Democracia, cidadania e sociedade civil, identifique a alternativa que apresenta algumas das consequências desse modelo.
	
	A
	As consequências diretas desse processo se refletem em uma sociedade patrimonial extremamente desigual, em que a esfera pública é uma novidade em construção.
	
	B
	O patrimonialismo político e cultural deu origem a uma sociedade em bases jurídicas e formalistas.
	
	C
	Esse processo teve como consequência uma hierarquização da sociedade entre aqueles que têm propriedades e os que não têm propriedades, fazendo com que o poder público priorizasse esses últimos.
	
	D
	Trata-se de um processo atualmente superado. Em função do processo constitucional, a sociedade civil, que surgiu e se fortaleceu no Brasil, rompeu com as bases do patrimonialismo.
	
	E
	O patrimonialismo é a raiz da formação industrial brasileira, o que explica o processo progressivo da formação das elites e da distribuição igualitária de renda para todas as classes sociais.
Questão 5/5 - Democracia, cidadania e sociedade civil
Atente para a seguinte citação:
“[A noção de cidadania, na década de 1990, foi] incorporada nos discursos oficiais e ressignificada na direção próxima à ideia de participação civil, de exercício da civilidade, de responsabilidade social dos cidadãos como um todo, porque ela trata não apenas dos direitos, mas também dos deveres; ela homogeneíza os atores. Esses deveres envolvem a tentativa de responsabilizaçãodos cidadãos em arenas públicas, via parceria nas políticas sociais governamentais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOHN, M. G. O protagonismo da sociedade civil: movimentos sociais, ONGs e redes solidárias. São Paulo: Cortez, 2005. p. 75.
De acordo com os conteúdos do livro-base Democracia, cidadania e sociedade civil, analise a citação acima e indique que nova concepção de Estado passa a ser construída a partir da participação dos movimentos sociais
	
	A
	Prevalece a noção de um estado autoritário e centralizador.
	
	B
	O Estado passa a ser o substituto dos sujeitos coletivos de direto.
	
	C
	Toda ação social passa ser tutelada pelo Estado e tornada lei ordinária.
	
	D
	O processo de mudança nos movimentos sociais que traz a relação com o Estado como uma meta estratégica, faz com que o Estado deixa de ser um inimigo objetivo.
	
	E
	A relação entre o Estado e os movimentos sociais são substituídas pela atuação do judiciário, que passa a decidir sobre todas demandas envolvendo sociedade, movimentos e Estado.

Outros materiais