Buscar

Física Moderna1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Física Moderna
 Física Moderna designa as novas concepções da Física desenvolvidas durante as três primeiras décadas do século XX, as quais resultaram das proposições teóricas dos físicos Albert Einstein e Max Planck. Após o surgimento da teoria da relatividade de Einstein e da quantização das ondas eletromagnéticas, esse novo campo de estudo surgiu, ampliando os limitados horizontes da Física Clássica.
Teoria da relatividade 
1. O que é? O que estuda? Qual o objetivo desse estudo? Teoria da Relatividade é um conjunto de estudos que definem uma relação entre o espaço e o tempo, sendo ambos de caráter relativo e não estático. Ela representa a conjugação de duas teorias: a teoria da relatividade restrita (especial) e a teoria da relatividade geral.
Na Teoria da Relatividade Restrita  todas as leis da natureza são as mesmas em todos os sistemas de referência inerciais (sistemas de referência não-acelerados) e a velocidade de propagação da luz no vácuo é a mesma em todos os sistemas de referência inerciais (sistemas de referência não-acelerados).
Na Teoria da Relatividade Geral essa teoria foi apresentada por Einstein 10 anos após a teoria restrita. Ela amplia a abrangência daquela estendendo a descrição dos fenômenos físicos para sistemas acelerados (não inerciais).
A ideia básica da teoria é que a presença de matéria encurva o espaço-tempo. Assim, quanto maior for a massa do corpo, mais ele encurvará o espaço-tempo ao seu redor. Explicar a estrutura do universo em uma única teoria, visto que sua teoria até então tinha alguns atritos com a teoria newtoniana e com sua física clássica.
2. Qual o físico responsável por essa teoria? Albert Einstein.
3. A relação dessa teoria com o cotidiano. O que ela interfere? O que tem de bom e ruim? Atualmente qualquer smartphone tem um navegador GPS, mas é a Teoria da Relatividade que pode explicar o seu funcionamento. A localização do nosso GPS é calculada segundo o tempo de resposta entre os satélites que orbitam a terra e os nossos dispositivos. Se o GPS não tivesse em conta a relatividade do tempo, devido à velocidade dos satélites e à distância a que o campo gravitacional está da Terra, os relógios atómicos incorporados no GPS deixavam de estar calibrados, podendo acumular vários erros sem que conseguíssemos chegar ao destino certo.
4. As últimas comprovações. Em abril desse ano, a ciência fez um grande avanço ao conseguir registrar a imagem de um buraco negro pela primeira vez na história. Recentemente, os astrônomos também conseguiram captar o som da colisão de dois buracos negros, a imagem de um buraco negro engolindo uma estrela e ainda simular como um buraco negro distorce o espaço. Nada seria possível sem os avanços científicos do século anterior, em especial do físico alemão Albert Einstein. A imagem do buraco negro confirmou mais uma vez a Teoria da Relatividade de Einstein, 100 anos após sua primeira comprovação que aconteceu durante um eclipse solar em terras brasileiras.
Teoria Quântica
1. O que é? O que estuda? Qual o objetivo desse estudo? Física quântica ou Mecânica quântica é uma teoria da física que surgiu no século XX, tem como objetivo estudar átomos, moléculas e partículas subatômicas ( Prótons e Nêutrons). Inicialmente a mecânica quântica surgiu com a conservação da energia que diz que a energia não pode ser criada nem destruída, depois surgiu conceitos como a lei de Plank que foi constituída por Max Plank ele criou uma teoria que se chamava radiação dos corpos negros....Até finalmente chegar a Albert Einstein...com a teoria da relatividade geral...
e a equação E = m.c² em que;
E = Energia 
m = massa 
c² = é a velocidade da luz no vácuo que vale 3.10^8 m/s.....
Segundo Einstein nada viaja mais rápido do que a velocidade da luz..no entanto atualmente temos os aceleradores de partículas que viaja a 99,99% da velocidade da luz......
A relatividade também afirma que as Leis da Natureza são as mesmas para todos os referenciais inérciais
depois temos a teoria da Hanking, afirma que os buracos negros liberam radiação a partir de partículas virtuais que entram no buraco negro e, como consequência aumentando a sua massa e, consequentemente liberando radiação, quanto maior a massa do buraco negro maior é a radiação liberada...
temos a fórmula da dilatação do tempo da relatividade geral:
∆to = ∆tf/√1 - c²/v 
a equação de plank 
E = h.v em que;
h = constante de plank
v = frequência Hz ou MHz
a mecânica quântica possui muitas fórmulas
2. Qual o físico responsável por essa teoria? O físico alemão Max Planck (1858-1947) é considerado o “pai da física quântica”. Essa denominação corrobora suas contribuições na área da teoria quântica. Graças a ele, essa área foi criada e consolidada por outros teóricos. Seu maior foco foram os estudos das radiações eletromagnéticas.
3. A relação dessa teoria com o cotidiano. O que ela interfere? O que tem de bom e ruim? A física quântica se encontra no processo que os lasers usam para criar o feixe de luz intensa: emissão estimulada. Um elétron de um átomo é estimulado para um nível de energia maior, enquanto o elétron de outro átomo sofre o processo inverso. No meio disso, energia é liberada em forma de luz monocromática do laser. A física quântica está relacionada a nanotecnologia e ao progresso tecnológico. 
4. As últimas comprovações. A criação de computadores quânticos usam os princípios mecânicos da física quântica, este tem a possibilidade de calcular muito mais rápido que os computadores convencionais. Ele é capaz de fazer um bilhão de operações simultaneamente. 
Física Nuclear
1. O que é? O que estuda? Qual o objetivo desse estudo? Física Nuclear é a área da física que estuda as propriedades e interações dos núcleos atômicos, assim como os mecanismos básicos das reações nucleares com nêutrons e outros núcleos. Seu objetivo é entender as propriedades básicas dos núcleos e da matéria nuclear, podendo dessa forma encontrar uma teoria que seja completa sobre os núcleos mais completos.
2. Qual o físico responsável por essa teoria? Ernest Rutherford foi um físico e químico neozelandês que ficou conhecido como o pai da física nuclear. Em um trabalho no começo da carreira, descobriu o conceito de meia-vida radioativa, provou que a radioatividade causa a transmutação de um elemento químico em outro, e também distinguiu e nomeou as radiações alfa e beta.
3. A relação dessa teoria com o cotidiano. O que ela interfere? O que tem de bom e ruim? Entre as principais aplicações da Física Nuclear estão: a geração de energia elétrica em usinas nucleares, os Raios X, tratamentos de câncer, armamentos e bombas nucleares.
 Vantagens da energia nuclear:
Não libera gases estufa;
Exigência de pequena área para construção da usina;
Grande disponibilidade do combustível;
Pequeno risco no transporte do combustível;
Pequena quantidade de resíduos;
Independência de fatores climáticos (ventos; chuvas)
Desvantagens da energia nuclear:
O lixo nuclear radioativo deve ser armazenado em locais seguros e isolados;
Mais cara, quando comparada a outras formas;
Risco de acidentes nucleares;
Problemas ambientais, devido ao aquecimento de ecossistemas aquáticos pela água de resfriamento dos reatores.
4. As últimas comprovações. Durante o acidente radiológico com o césio-137 em Goiânia, em setembro de 1987, uma das grandes preocupações do governo foi se desfazer da substância radioativa e dos materiais que tiveram contato com ela. No dia 13 daquele mês, catadores de lixo abriram uma máquina de radioterapia abandonada e retiraram de lá uma pedra brilhante, que era do material radioativo. A pedra atiçou a curiosidade de várias pessoas -- quatro morreram na época e muitas outras sofreram com os efeitos da radioatividade. Roupas, sapatos e outros objetos pessoais dele criaram os chamados "rejeitos" -- lixo tóxico que se tornou um problema de saúde. A solução, após a análise de oito locais em todo o Brasil, foi criar um depósito em Abadia de Goiás, na Região Metropolitana de Goiânia,
que -- apesar da revolta da população local na época -- acabou se tornando o único depósito de lixo radioativo definitivo do Brasil.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando