Buscar

PROJETO INTEGRADOR - DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL JURÍDICO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Camargo (2017, online) menciona que o cartório “[…] é o espaço físico (prédio) onde se presta um serviço (público de forma privada) técnico e racionalmente organizado, no qual, sob a responsabilidade de uma pessoa determinada, encontram-se arquivados todos os registros, assentos e livros públicos extrajudiciais, e onde são reproduzidas as alterações a eles atinentes, objetivando garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos […]”.
CAMARGO, R. M. Registro civil das pessoas naturais. Jus, Teresina, nov. 2011. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/61855/registro-civil-das-pessoas-naturais. Acesso em: 11 out. 2019.
Sobre as atividades notarial e registral, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. (   ) O ingresso nas atividades notarial e registral depende de aprovação em concurso público.
II. (   ) Os serviços notariais são fiscalizados pelo poder judiciário.
III. (   ) Os donos dos cartórios são considerados servidores públicos para efeitos legais.
IV. (   ) Inventários e partilhas não podem ser realizados no âmbito dos cartórios.
V. (   ) O tabelião ou o notário possuem fé pública.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
.V, V, F, F, V.
	Resposta Correta:
	 
.V, V, F, F, V.
	Feedback da resposta:
	Muito bem, sua resposta está correta! Os serviços notariais e registrais ganharam destaque e relevância com a Constituição Federal e alterações legislativas dos diplomas legais já existentes, ensejando o concurso público para ingresso na carreira, com fiscalização de poder judiciário e Conselho Nacional de Justiça.
	
	
	
Pergunta 2
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Nas lições de Pinto (2014, p. 2), “[…] a partir da experiência já consolidada em países especialmente ligados à família do Common Law, o poder judiciário brasileiro vislumbrou a institucionalização dos juizados de pequenas causas, que possibilitaria avançar em seus objetivos visando maior acesso à justiça”.
PINTO, O. P. de A. M. Abordagem histórica e jurídica dos juizados de pequenas causas aos atuais juizados especiais cíveis e criminais brasileiros. Revista TJDF, Brasília, v. 1, 2014.
Assim sendo, no que diz respeito aos juizados especiais cíveis e criminais, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
.Os juizados especiais cíveis são competentes para o julgamento de causas até 60 salários mínimos.
	Resposta Correta:
	 
.Os crimes de menor potencial ofensivo são aqueles em que a pena máxima não supera dois anos.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está equivocada. Lembre-se de que a Lei n. 9.099/1995 tem grande importância na delimitação da estrutura e da composição do poder judiciário, com a redistribuição de competências para julgamento de causas. Releia nosso material de estudos e tente responder novamente à questão!
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Os cartórios extrajudiciais ganharam novos regramentos com o regramento das atividades notarial e registral na Constituição Federal. As mudanças foram positivas, conforme nos explica Chicuta (2005, online):
“A decisão, acertada em sua essência, trouxe inegavelmente mudanças radicais na estrutura dos serviços, deixando de lado a consideração do extrajudicial como mero auxiliar do Judiciário, mas trazendo à cena debates interessantes, dentre outros, a nomeação dos titulares apenas mediante concurso público de provas e títulos: a criação, desmembramento e extinção dos cartórios; a contratação de auxiliares, sua elevação para o cargo de escrevente, a nomeação de então denominado Oficial Maior, hoje Substituto, após apreciação pelo .Juiz, elaborando ele, em sendo o caso, provas de aptidão e conhecimento, O vínculo, como se vê, era de submissão e de existência ostensiva de hierarquia”.
CHICUTA, K. O poder judiciário e os serviços notariais e registrais. Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo, São Paulo, 3 fev. 2005. Disponível em: http://www.arpensp.org.br/?pG=X19leGliZV9ub3RpY2lhcw==&in=MTkxNw==. Acesso em: 11 out. 2019.
No entanto, com as mudanças realizadas, houve o regramento da fiscalização dos atos notariais e registrais. Assim, com base nas informações dispostas aqui, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
.As atividades notariais são consideradas de natureza pública, porém são exercidas em caráter privado.
	Resposta Correta:
	 
.As atividades notariais são consideradas de natureza pública, porém são exercidas em caráter privado.
	Feedback da resposta:
	Isso mesmo, sua resposta está de acordo! O artigo 236 da Constituição Federal assevera que a atividade dos notários e registradores é exercida em caráter privado, mas devem seguir os princípios da administração pública. Isto é, os serviços extrajudiciais são privados por delegação do Estado, mas, pela função pública, equiparam-se aos serviços públicos para fins de responsabilização.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Para Galbraith (1995, online), “[…] a padronização de processos, além de minimizar ou eliminar desperdícios ou retrabalhos e reduzir informações necessárias para a concretização das atividades que compõem o processo, visa a minimizar a necessidade de coordenação para a execução desse conjunto de atividades”.
GALBRAITH, J. R. Designing organizations: an executive briefing on strategy, structure, and process. San Francisco: Jossey-Bass, 1995.
Na aplicação do gerenciamento de processos ou BPM, a finalidade é melhorar a eficiência dos serviços ou produtos que devem ser entregues.
Nesse sentido, o gerenciamento de processos, quando aplicado nos âmbitos judicial ou extrajudicial (cartórios), pode propiciar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
.a celeridade na prestação dos serviços.
	Resposta Correta:
	 
.a celeridade na prestação dos serviços.
	Feedback da resposta:
	Isso mesmo, sua resposta está de acordo! A organização dos métodos de trabalho com a aplicação de ferramentas de gestão otimiza a prestação de serviços, contribuindo para a celeridade no atendimento das demandas e na qualidade dos produtos e serviços.
	
	
	
Pergunta 5
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Scaff (2013, p. 152) nos esclarece que “[…] o papel do poder judiciário não é o de substituir o poder legislativo, não é o de transformar ‘discricionariedade legislativa’ em ‘discricionariedade judicial’, mas o de dirimir conflitos nos termos da lei […]”.
SCAFF, F. F. Sentenças aditivas, direitos sociais e reserva do possível. In : SARLET, I. W.; TIMM, L. B. (org.). Direitos fundamentais, orçamento e “reserva do possível” . Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2013.
Nesse sentido, o poder judiciário está ao lado do poder legislativo e do poder executivo, devendo todos serem autônomos e independentes entre si.
Assim, sobre a composição e estrutura do poder judiciário, analise as afirmativas a seguir.
I. O Tribunal Marítimo não faz parte do poder judiciário.
II. O Tribunal de Contas é o órgão superior ao Supremo Tribunal Federal.
III. O Conselho Nacional de Justiça faz parte do poder judiciário.
IV. Integram o poder judiciário os juizados especiais cíveis e criminais.
V. Tribunais eleitorais e militares fazem parte do poder judiciário.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
.III, IV e V, apenas.
	Resposta Correta:
	 
.I, II e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Infelizmente sua resposta está equivocada. Reveja o conteúdo sobre a composição e a estrutura do poder judiciário enquanto importante instrumento de salvaguarda dos direitos dos cidadãos. Releia a questão e tente mais uma vez!
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	De acordo com Faria (2010), o desenvolvimento da gestão por processos cria um ambiente favorável à formação de gestão com base no conhecimento,
em que a informação deve ser priorizada junto à criação de padrões, permitindo a preparação para a mudança e o atendimento rápido dos desejos dos consumidores.
FARIA, M. Gestão por Processos = (Conhecimento + Colaboração). TI Especialistas, [ s. l.], 2010. Disponível em: https://www.tiespecialistas.com.br/gestao-por-processos-gestao-do-conhecimento-gestao-colaborativa/#.UZkRL7WkqHg. Acesso em: 11 out. 2019.
Entre os objetivos do BPM, temos a intensão de agregar qualidade aos produtos e serviços, alinhar a estratégia corporativa, realizar o controle por meio de documentação, comunicação e indicadores, seguindo avaliação e reestruturação dos processos conforme necessário.
Assim, sobre a relevância e finalidade da gestão de processos nos negócios, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
.A utilização da técnica BPM favorece maior interação no ambiente de trabalho e na qualidade do produto ou serviço.
	Resposta Correta:
	 
.A utilização da técnica BPM favorece maior interação no ambiente de trabalho e na qualidade do produto ou serviço.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta, parabéns! A implementação de ferramentas de gestão de processos de negócios constitui um diferencial competitivo na organização de qualquer modelo empresarial, público ou privado, promovendo uma melhor interface e cooperação entre os agentes responsáveis, culminando em maior eficiência e qualidade.
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir.
“Seja através da realização de atividades que tradicionalmente qualificamos como jurisdição voluntária, seja através da promoção da justiça coexistencial, o legislador vem conclamando registradores e tabeliães para auxiliar nessa nova fase do Direito Processual Civil Brasileiro, para que prestem a sua contribuição para uma Justiça mais célere, deformalizada e, tanto quanto possível, fora da órbita do poder judiciário”.
CABRAL, T. N. X. Permitir que cartórios façam conciliação e mediação é iniciativa bem-vinda. Revista Consultor Jurídico, Brasília, 5 abr. 2018, online. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2018-abr-05/tricia-navarro-permitir-conciliacao-cartorios-medida-bem-vinda. Acesso em: 11 out. 2019.
Sobre as distinções de cartórios judicial e extrajudicial, bem como suas principais atribuições, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
.Os dois cartórios devem seguir os princípios da administração pública.
	Resposta Correta:
	 
.Os dois cartórios devem seguir os princípios da administração pública.
	Feedback da resposta:
	Isso mesmo, sua resposta está de acordo! Tanto os cartórios judiciais quanto os extrajudiciais devem seguir os princípios constitucionais da administração pública, descritos no artigo 37 da Constituição Federal.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	De acordo com Roberts (1971, p. 122), o poder judiciário pode ser definido como sendo uma “[…] rede de estruturas, processos e valores compartilhados dentro de um sistema social de natureza relativamente permanente, que se ocupa de alguma função social ou de algum grupo de funções".
ROBERTS, G. K. Dicionário de análise política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972.
Assim, com base nessa estrutura organizacional, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
.Compete ao Supremo Tribunal Federal a defesa da Constituição Federal.
	Resposta Correta:
	 
.Compete ao Supremo Tribunal Federal a defesa da Constituição Federal.
	Feedback da resposta:
	Muito bem, sua resposta está correta! Os órgãos máximos do poder judiciário são o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça, mas a prerrogativa de defesa da Constituição Federal é do Supremo Tribunal Federal.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir a respeito do 5W1H.
“É um método utilizado na elaboração de um plano de ação para eliminar problemas, sendo um formulário de perguntas de forma organizada que ajuda a identificar as ações, onde estas ações serão realizadas, o porquê destas ações, quem irá executa-las, quando e como será a execução das mesmas. Este método também é utilizado para que não se tenha nenhuma duvidas nas funções e responsáveis dentro de cada processo, evitando assim o fracasso de um dado projeto de melhorias”.
PEINADO, J.; GRAEML, A. R. Administração da produção (operações industriais e de serviços). Curitiba: UnicenP, 2007, p. 559.
A ferramenta de gestão mencionada no trecho vem sendo empregada tanto nas empresas privadas como nos órgãos públicos, com foco na melhoria da prestação jurisdicional e na adoção de um efetivo plano de ação.
Sendo assim, analise as afirmativas a seguir quanto ao que constitui aspectos de análise do método de gestão 5W1H.
I. Onde o plano de ação deve ser executado?
II. Quem deve executar o plano de ação?
III. Quando deve ser executada determinada atividade do plano de ação?
IV. Qual é a lei aplicável ao plano de ação?
V. Quais são as desvantagens do plano de ação?
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
.I, II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
.I, II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Isso mesmo, sua resposta está correta! A ferramenta do 5W1H questiona onde, quem, quando, o que, por que e como deverá ser realizado determinado plano de ação ou projeto, constituindo-se como uma importante ferramenta de gestão, aplicável a qualquer atividade, seja ela pública ou privada.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Conforme Mendes, Coelho e Branco (2009, p. 1.037), o “[…] poder judiciário desempenha papel capital para reter os poderes legislativo e executivo nas fronteiras dispostas constitucionalmente às suas ações. Como meio de limitação do próprio poder judiciário, entretanto, recusa-se que ele possa agir por iniciativa própria. A jurisdição depende de provocação externa para ser exercida. A prerrogativa de movimentar o judiciário mostra-se, desse modo, crucial; daí a importância da ação dos entes e pessoas que oficiam perante os juízos e que, por isso, exercem funções essenciais à Justiça”.
MENDES, G. F.; COELHO, I. M.; BRANCO, P. G. G. Curso de Direito Constitucional. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
Sendo assim, diante do exposto, pode-se afirmar, com base no texto constitucional, que constitui função essencial à justiça:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
.a advocacia.
	Resposta Correta:
	 
.a advocacia.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta, parabéns! A advocacia, ao lado da defensoria pública e do Ministério Público, constitui um ente essencial para administração da justiça, ordem jurídica, democracia e promoção dos direitos humanos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando