Buscar

Avaliação Arte Brasileira

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Arte Brasileira (ART02)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:455680) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12388682
	Nota da Prova:
	6,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	De pintura no rosto eu tenho certeza que você já ouviu falar, já usou ou já viu em alguém. Mas e pintura de corpos? Há vários tipos de pinturas corporais e todos nos trazem uma história interessante, desde motivações culturais até expressão de arte. O corpo, na verdade, é o primeiro tipo de tela usada pelo homem, sendo utilizado para pinturas antes mesmo das pinturas em paredes de caverna, pelo homem neanderthal. As pinturas possuíam um significado cultural relevante, e podiam ser usadas em celebrações festivas, por exemplo. Para os povos indígenas, a pintura de corpos tem uma importância significativa na cultura da comunidade: ela pode ser uma expressão de beleza, assim como a maquiagem ou a tatuagem. Ainda no próprio desenho da pintura, conforme os traços, indica-se uma diferente posição hierárquica dentro da comunidade, seu status social, tudo representado pelo modo como é feita a pintura corporal. Para cada evento, como funeral, casamento ou caça, há um ritual do qual a pintura de corpos é uma parte crucial. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O corpo passa a ser percebido como elemento vivo na arte e é matéria principal na sua expressão, considerando toda a sensibilidade do ser humano. Nesse sentido destacamos a "body art" que utiliza o corpo como suporte para produção artística contemporânea.
PORQUE
II- A pintura corporal também é um traço cultural. Na cultura hindu, o corpo da noiva é pintado com desenhos que simbolizam sorte para ela em sua nova vida. O sinal vermelho pintado entre as sobrancelhas é símbolo do novo status dela: casada. Assim como na cultura indígena a pintura corporal é carregada de simbologias e cada pintura é elaborada de acordo com a idade e etapa da vida que o índio se encontra.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: O corpo como tela: body art e pintura corporal. Disponível em: <http://www.revistacapitolina.com.br/body-art-pintura-corporal/>. Acesso em: 8 maio 2018 (adaptado).
	 a)
	A primeira primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	2.
	As produções gráficas desenvolvidas pelos pré-históricos são consideradas representações simbólicas, pois exteriorizam cenas da vida cotidiana e cerimoniais dos primatas. A pintura e a gravura se destacaram entre as técnicas mais utilizadas pelos pré-históricos. A partir dessas informações, analise as sentenças a seguir:
I- Os registros naturalistas possuem vestígios da figura humana e animais, geralmente narrando cenas de caça.
II- Os registros geométricos são caracterizados pela grande variedade de formas geométricas em sua composição. 
III- As pinturas rupestres são registros simbólicos com representações cotidianas do homem pré-histórico.
IV- As produções gráficas eram desenvolvidas nas paredes de caverna somente após o sucesso na caça.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	3.
	A Ilha do Marajó foi habitada por vários povos desde, provavelmente, 1100 a.C. De acordo com os progressos obtidos, esses povos foram divididos em cinco fases arqueológicas. A fase Marajoara é a quarta na sequência da ocupação da ilha, mas é sem dúvida a que apresenta as criações mais interessantes. A Cultura Santarém foi caracterizada pelos povos que ao longo do tempo habitaram a região próxima à junção do Rio Tapajós com o Amazonas. A cerâmica santarena apresenta uma decoração bastante complexa, pois além da pintura e dos desenhos, as peças apresentam ornamentos em relevo com figuras de seres humanos ou animais. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Arte Marajoara se caracterizou pela produção de cerâmica, cuja modelagem era tipicamente antropomorfa. Ela pode ser dividida entre vasos de uso doméstico e vasos cerimoniais e funerários. 
(    ) Os vasos de uso domésticos Marajoara são mais simples e geralmente não apresentam a superfície decorada. Já os vasos cerimoniais possuem uma decoração elaborada, resultante da pintura bicromática ou policromática de desenhos feitos com incisões na cerâmica e de desenhos em relevo. 
(    ) Dentre os outros objetos da Cerâmica Santarena, tais como bancos, colheres, apitos e adornos para orelhas e lábios, as estatuetas representando seres humanos despertam um interesse especial, porque levantam a questão da sua finalidade. 
(    ) Um dos recursos ornamentais da Cerâmica Santarena que mais chama a atenção é a presença de cariátides, isto é, figuras humanas que apoiam a parte superior de um vaso. Elas apresentam maior realismo, pois reproduzem mais fielmente os seres humanos ou animais que representam.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: <http://www.arteducacao.pro.br/pre-historia-no-brasil.html>. Acesso em: 26 jun. 2018.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	4.
	Para os índios, as máscaras têm um caráter duplo: ao mesmo tempo que são um artefato produzido por um homem comum, são a figura viva do ser sobrenatural que representam. Elas são feitas com troncos de árvores, cabaças e palhas de buriti e são usadas geralmente em danças cerimoniais, por exemplo, na dança do Aruanã, entre os Karajá, quando representam heróis que mantêm a ordem do mundo. A partir dessas informações, analise as sentenças a seguir:
I- É uma das formas de expressão indígena mais admirada e conhecida por todos. 
II- Ela não é desenvolvida para nenhum meio utilitário, mas única e exclusivamente como busca da beleza e adorno.
III- São artefatos produzidos pelo índio e que incorporam a figura de um ser sobrenatural. 
IV- São utilizadas pelos índios nas danças cerimoniosas com a encarnação maligna dos espíritos do mal.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Arte Educação: A pré-história no Brasil. Disponível em: https://www.arteducacao.pro.br/pre-historia-no-brasil.html. Acesso em: 4 set. 2018.
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	5.
	A arte plumária é uma das formas de expressão mais admiradas e conhecidas por todos. É evidente e faz parte da característica dos índios essa forma de manifestação em seu cotidiano. Utilizada com propósitos diferentes, as tribos têm suas características e rituais para utilizar essa forma de arte. Sobre a arte plumária, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A arte plumária não é utilitária, mas sim tem o objetivo da busca da beleza.
	 b)
	Estão associadas às artes do corpo como forma suprema de conferir expressividade dramática.
	 c)
	Utilizam formas geométricas em composições e cores diversificadas.
	 d)
	A arte plumária representa a personificação do sobrenatural para os índios.
	6.
	O Brasil possui valiosos sítios arqueológicos em seu território, embora nem sempre tenha sabido preservá los. Em Minas Gerais, por exemplo, na região que abrange os municípios de Lagoa Santa, Vespasiano, Pedro Leopoldo, Matosinhos e Prudente de Moraes, existiram grutas que traziam, em suas pedras, sinais de uma cultura pré histórica no Brasil. Algumas dessas grutas, como a chamada
Lapa Vermelha, foram destruídas por fábricas de cimento que se abasteceram do calcário existente em suas entranhas. Além dessas cavernas já destruídas, muitas outras encontram-se seriamente ameaçadas. Das grutas da região, a única protegida por tombamento do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) é a gruta chamada Cerca Grande. Ela é considerada importante monumento arqueológico por causa de suas pinturas rupestres e de fósseis descobertos em seu interior, indicadores de antigas culturas existentes em nosso país. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- No sudeste do estado do Piauí, no município de São Raimundo Nanato, há um importante sítio arqueológico. Em 1978, uma missão franco brasileira coletou uma grande quantidade de dados e vestígios arqueológicos de grupos humanos que habitaram a região por volta do ano 6 000 a.C. Os pesquisadores classificaram as pinturas e gravuras encontradas em dois grandes grupos: obras com motivos naturalistas e obras com motivos geométricos. 
PORQUE 
II- Entre as primeiras predominam as representações de figuras humanas que aparecem ora isoladas, ora participando de um grupo, em movimentadas cenas de caça, guerra e trabalhos coletivos. No grupo dos motivos naturalistas, encontram-se também figuras de animais, cujas representações mais frequentes são de veados, onças, pássaros diversos, peixes e insetos. As figuras com motivos geométricos são muito variadas: apresentam linhas paralelas, grupos de pontos, círculos, círculos concêntrico, cruzes, espirais e triângulos.
Assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: <http://www.arteducacao.pro.br/pre-historia-no-brasil.html>. Acesso em: 26 jun. 2018.
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 b)
	A primeira primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
	
	Os índios utilizam diferentes formas de se expressar e a arte é evidenciada por meio da natureza. Os povos indígenas possuem uma cultura rica em manifestações artísticas, nas quais podemos observar na sua rotina diária. Cada tribo possui uma organização social diferente, mas podemos destacar a riqueza de manifestações artísticas. Sobre a arte ceramista desenvolvida pelos indígenas, analise as sentenças a seguir:
I- Para confeccionar e dar maior durabilidade às peças, utilizavam materiais da natureza, como plantas, fibras, raízes, folhas, cipós, sementes, cascas e palhas.
II-  Os índios utilizavam conchas, ossos, cascalhos e cinzas misturados à argila para confeccionar as peças, dando maior durabilidade e resistência a elas.  
III- É uma expressão artística muito conhecida e admirada pelo povo brasileiro, sendo utilizada com caráter decorativo e utilitário entre os indígenas.
IV- Através dessa técnica surgiram artefatos admiráveis e podendo ser observados produtos com formas, texturas, tamanhos, desenhos e cores variadas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 *
	Observação: A questão número 7 foi Cancelada.
	8.
	Os parques arqueológicos preservam e ajudam a perpetuar para a história vestígios de antigas civilizações. No Brasil, temos muitos sítios arqueológicos que preservam inscrições rupestres. Qual o nome do Parque localizado no Piauí que abriga mais de 912 sítios arqueológicos, contendo gravuras e pinturas rupestres?
	 a)
	Parque Nacional Santana do Riacho.
	 b)
	Parque Nacional da Serra da Capivara.
	 c)
	Parque Nacional Lapa Vermelha.
	 d)
	Parque Nacional Monte Alegre.
	9.
	Na cultura Tapajônica, os povos produziam vários artefatos com materiais orgânicos e não orgânicos. Algumas cerâmicas lembram a cultura chinesa com seus traços simbólicos. Outras se destacam pelo relevo e mescla de formas. Algumas possuem formas zoomórficas e outras possuem formas humanoides e destacam-se por serem formas agregadas na parte superior de vasos e outras peças. Como se define o termo para as formas humanoides e agregadas na parte superior de vasos e outras peças?
	 a)
	Marajoara.
	 b)
	Colombinas.
	 c)
	Cariátide.
	 d)
	Santarém.
	10.
	O homem da pré-história desenvolvia desenhos e pinturas em cavernas utilizando materiais da natureza. Essas imagens foram classificadas pelas pesquisadores de acordo com sua representação. As inscrições que possuem formas humanas e imagens de animais e plantas são classificadas como:
	 a)
	Naturalistas.
	 b)
	Abstratas.
	 c)
	Geométricas.
	 d)
	Futurista.
Parte inferior do formulário
	
Disciplina:
	
Arte Brasileira (ART02)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:455677) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12388679
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Na música a cultura africana contribuiu com os ritmos que são a base de boa parte da música popular brasileira. Gêneros musicais coloniais de influência africana, como o Lundu, terminaram dando origem à base rítmica do maxixe, samba, choro, bossa-nova e outros gêneros musicais atuais. Também há alguns instrumentos musicais brasileiros, como o berimbau, o afoxé e o agogô, que são de origem africana. O berimbau é o instrumento utilizado para criar o ritmo que acompanha os passos da capoeira, mistura de dança e arte marcial criada pelos escravos no Brasil colonial. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O Brasil é um país de uma musicalidade variada, embora haja uma influência marcante de ritmos africanos.
II- Utilizam instrumentos musicais variados como tambor, atabaque, afoxé, berimbau, dentre outros.
III- Por meio de instrumentos musicais africanos surgiram ritmos como maxixe, carimbo, maracatu, lambada e o samba.
IV- O samba não teve influências dos índios, apenas utilizavam instrumentos africanos para a realização das músicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.faecpr.edu.br/site/portal_afro_brasileira/2_I.php. Acesso em: 11 set. 2018.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	2.
	Os artistas vindos da comitiva de Maurício de Nassau, em 1637, iniciaram as produções de imagens que representavam as paisagens e cenas da vida brasileira. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os pintores de Nassau, assim como os artistas portugueses, não podiam abordar temas profanos em suas obras, suas pinturas deviam ser vinculadas a temas religiosos.
(    ) Esse grupo tinha como objetivo retratar suas conquistas e mostrá-las à Europa. Uma de suas importantes contribuições foi o desenvolvimento de mapas.
(    ) Foram os primeiros artistas no Brasil a abordar paisagens, tipos étnicos, a fauna e a flora como temática de suas produções artísticas.
(    ) O tema natureza morta também aparece retratado em seus trabalhos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	3.
	A colonização portuguesa no Brasil se efetivou a partir da exploração, povoamento, extermínio e conquista dos povos indígenas que foram os primeiros povos do nosso país. A colonização portuguesa no Brasil teve como principais características: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar. Com as doutrinas religiosas, as construções realizadas no
período colonial no Brasil foram influenciadas pela cultura portuguesa. De acordo com Vieira e Carvalho (2012), as primeiras manifestações artísticas foram as construções de caráter religiosos, como templos, conventos, escolas de catequese, artes e ofícios. Sobre as construções religiosas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As igrejas foram construídas com o objetivo de manter a fé cristã entre os colonizadores e promover a catequização dos aborígenes.
(    )  As construções religiosas, que estão espalhadas por todo o Brasil, ajudam a resgatar e a contar a história. Elas são o testemunho tangível deixado pelo homem sobre suas batalhas, muitas vezes vitoriosas, outras nem tanto. 
(    )  A influência dos padrões culturais e artísticos europeus era total, tanto que partes dos retábulos e, às vezes, retábulos inteiros, eram trazidos diretamente de Portugal para ornar os primeiros altares.
(    )  Os padrões do Barroco, do século XX, importados principalmente de Portugal, foram tomando conta das construções religiosas brasileiras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Brasil escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/colonizacao-brasil.htm. Acesso em: 4 set. 2018.
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	4.
	O estilo barroco se expandiu por várias áreas da arte, manifestando em cada linguagem as características específicas desse período, enfatizando o caráter religioso. Sobre o exposto, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Bento Teixeira.
II- Frei Ricardo do Pilar.
III- AntônioTeixeira.
IV- Manuel Inácio da Costa.
(    ) Artes Plásticas.
(    ) Literatura.
(    ) Escultura.
(    ) Música.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - IV - III.
	 b)
	III - II - I - IV.
	 c)
	I - IV - III - II.
	 d)
	IV - II - III - I.
	5.
	A arte barroca possui características bem evidentes e particulares e influenciou vários estilos da arte, como a pintura, a escultura. Já na arquitetura, a decoração de interiores de igrejas teve destaque. Analise as sentenças a seguir:
I- Nos interiores, a decoração é composta por detalhes em talhas douradas.
II- Os artistas utilizavam materiais nobres, como o ouro, a azulejaria portuguesa e a madeira em suas produções. 
III- As pinturas possuíam molduras de formas rebuscadas e entalhes dourados, com temáticas religiosas. 
IV- As esculturas barrocas não transmitem muita emoção e sentimentos aos espectador.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	O estilo barroco se expandiu por várias áreas da arte no Brasil. Na pintura, as obras são espiritualizadas, e as temáticas voltam-se à religião e ao divino. Dessa forma, qual artista se destacou nas artes plásticas?
	 a)
	Frei Ricardo do Pilar.
	 b)
	Bento Teixeira.
	 c)
	AntônioTeixeira.
	 d)
	Manuel Inácio da Costa.
	7.
	Com relação às produções artísticas no Brasil, podemos destacar que muitos foram os agentes que desenvolveram e contribuíram para a realização de artes em nosso país, deixando retratado nas obras suas características particulares. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Jesuítas.
II- Índios e negros.
III- Aleijadinho.
(    ) Orientaram o povo indígena e os negros para seguir uma religião por meio de catequização, ensinaram esse povo na leitura e na escrita, nas atividades agrícolas e artesanais, a trabalhar com a madeira e com a pedra.
(    ) Realizaram muitas produções artísticas, dentre elas esculpiram muitos trabalhos, que são fundamentos da arte barroca, na Europa.
(    ) Foi e ainda é uma importante referência da arte sacra, e em suas obras retratou as características do Barroco, deixando impresso em seus trabalhos seu estilo próprio.
Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	III - I - II.
	8.
	Em 1530, o rei de Portugal envia o comandante da primeira diligência, Martin Afonso de Souza, para o Brasil com uma expedição, com o objetivo de iniciar a apropriação de terras brasileiras. Com essa apropriação de terras, essa expedição tinha outra missão. Que missão era essa?
	 a)
	Explorar as manifestações artísticas que já eram desenvolvidas pelo povo brasileiro.
	 b)
	Conhecer a cultura brasileira com a finalidade de se apropriar dos nossos costumes.
	 c)
	Conhecer os costumes religiosos do povo que aqui habitavam.
	 d)
	Impor a lei, a ordem, cultura e os costumes de Portugal nas capitanias.
	9.
	Muitos artistas de diferentes nacionalidades deixaram seus registros sobre o Brasil na arquitetura, na pintura, na literatura e na música. Sobre as manifestações artísticas que mais caracterizam a arte no período colonial brasileiro, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Escultura e artesanato.
	 b)
	Arquitetura e gravura.
	 c)
	Escultura e cerâmica.
	 d)
	Artes plásticas e arquitetura.
	10.
	O Barroco foi um período marcado por contradições, em especial nas artes, que teve muitas manifestações, por exemplo, na arquitetura, pintura e escultura, com um evidente apelo religioso, visando a doutrinar o povo. O estilo barroco se expandiu por várias áreas da arte. Qual artista se destacou na escultura?
	 a)
	Manuel Inácio da Costa.
	 b)
	Bento Teixeira.
	 c)
	Frei Ricardo do Pilar.
	 d)
	Antônio Teixeira.
Parte inferior do formulário
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	2.
	Os artistas vindos da comitiva de Maurício de Nassau, em 1637, iniciaram as produções de imagens que representavam as paisagens e cenas da vida brasileira. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os pintores de Nassau, assim como os artistas portugueses, não podiam abordar temas profanos em suas obras, suas pinturas deviam ser vinculadas a temas religiosos.
(    ) Esse grupo tinha como objetivo retratar suas conquistas e mostrá-las à Europa. Uma de suas importantes contribuições foi o desenvolvimento de mapas.
(    ) Foram os primeiros artistas no Brasil a abordar paisagens, tipos étnicos, a fauna e a flora como temática de suas produções artísticas.
(    ) O tema natureza morta também aparece retratado em seus trabalhos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a)F - F - V - V. b)V - V - F - F. c)F - V - V - V. d)V - F - F - V.
	
	
Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:455679) ( peso.:3,00)
	Prova:
	12458346
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	No Brasil, o Movimento Surrealista chegou de forma tênue, mas nem por isso passou despercebido. Vivíamos um período de valorização da racionalidade, exaltando o sentimento nacionalista e formando nossa identidade, o período Modernista. Nas artes, vigorava a antropofagia de Mario e Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral. Mas é claro que a influência surreal chegou. Antropofagicamente, foi devorada e cuspida em obras como a Cuca, de Tarsila do Amaral. Também influenciados foram Cícero Dias, Guignard, Ismael Nery. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I- Pregava a revolta contra tudo aquilo que reprimia a liberdade. E nada é mais livre que os nossos sonhos, nosso subconsciente. Assim, imagens visuais do subconsciente são usadas sem qualquer intenção de realizar um trabalho artístico lógico e compreensível. O subjetivo
e o ilógico acima de tudo.
II- Valorizava o sonho, o devaneio, a loucura. Só com mudanças psicológicas profundas no indivíduo é que se poderia chegar a uma verdadeira transformação social e política - como transformação social e política, entenda-se acabar com o capitalismo.
III- Seus principais fundadores foram Pablo Picasso e Georges Braque. A imagem, que antes era retratada de forma fiel à natureza, deu lugar a uma nova forma de expressão artística que representava a paisagem de uma forma completamente peculiar.
IV- Suas principais características são: deformação da imagem visual e cores resplandecentes e vibrantes. O pintor recusa o aprendizado técnico e pinta conforme a sua sensibilidade. O pincel ou a espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/cultura/artes/0015_02.html. Acesso em: 21 jun. 2018.
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	2.
	?No período pré-cabralino, entre os séculos V e XIV, na ilha de Marajó, ao redor do delta do Rio Amazonas, nasceu a cultura marajoara? (VIEIRA; CARVALHO, 2012, p. 20). Essa cultura destaca-se pela sua localização e suas produções artísticas. Analise as seguintes sentenças:
I- Essa cultura caracteriza-se pela ação dos índios em realizar atividades em grupos, no período denominado policrônico.
II- O povo pertencente à cultura de Marajó habitava na Ilha de Marajó, nas extremidades do Rio Amazonas.
III- Na produção de peças, com a finalidade de atribuírem mais resistência e proporcionar mais durabilidade, acrescentavam na argila outros elementos, como cinzas, ossos, cascalhos e conchas.
IV- Também é conhecida como cultura Santarém.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: VIEIRA, Francisco Ponciano; CARVALHO, Carla. Arte brasileira. Indaial: Uniasselvi, 2012.
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	3.
	No início do século XIX, as manifestações, rituais e costumes africanos eram proibidos, pois não faziam parte do universo cultural europeu e não representavam sua prosperidade. Eram vistas como retrato de uma cultura atrasada. Mas, a partir do século XX, começaram a ser aceitos e celebrados como expressões artísticas nacionais e hoje fazem parte do calendário nacional com muitas influências no dia a dia de todos os brasileiros. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A principal influência da música africana no Brasil é, sem dúvidas, o samba. Considerado cartão-postal musical do País. Inicialmente desenvolvida para ser uma defesa a capoeira foi adaptada às cantorias africanas e ficaram mais parecidos com uma dança, permitindo assim que treinassem os movimentos de luta nos engenhos sem levantar suspeitas dos capatazes. Os negros eram batizados e obrigados a seguir o Catolicismo. Porém, a conversão não tinha efeito prático e as religiões de origem africana como o Candomblé e a Umbanda continuaram a ser praticadas. Outra grande contribuição da cultura africana se mostra à mesa. 
PORQUE
II- Os pratos possuem temperos fortes, com queijos, legumes, alcachofras, carnes de caça, polenta, a presença das massas frescas com recheios, variações e tomates, molhos, salames, linguiças, presunto, queijo, o parmesão, além de vinho e a trufa branca de Piemonte que fazem parte dos sabores tradicionais da culinária africana. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Cultura afro-brasileira se manifesta na música, religião e culinária. Disponível em:  http://www.brasil.gov.br/cultura/2009/10/cultura-afro-brasileira-se-manifesta-na-musica-religiao-e-culinaria. Acesso em: 22 maio 2018 (adaptado).
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 c)
	A primeira primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
	4.
	A cultura indígena possui muitas manifestações artísticas em suas atividades diárias. Os índios desenvolvem no seu dia a dia tarefas que para nós são consideradas arte e admiradas por todos, dentre elas destacam-se o trançado, a arte plumária, a pintura corporal, as máscaras e a arte ceramista. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Trançado.
II- Arte plumária.
III- Pintura corporal.
IV- Máscaras.
V- Arte ceramista.
(    ) Apresenta um grau de complexidade para a sua realização. Pela diversidade de técnicas utilizadas, são muito utilizadas no cotidiano da cultura indígena e entre suas produções, são as que melhor resistiram à ação do tempo.
(    ) Em meio às produções indígenas, elas são as mais admiradas e conhecidas pelas pessoas. São desenvolvidas exclusivamente como busca da beleza e adorno para os indígenas.
(    ) Estão associadas às artes do corpo e simbolicamente representam o sobrenatural, utilizado durante os rituais e danças cerimoniosas.
(    ) São exemplos desta manufatura indígena: cestarias, peneiras, redes, vestimentas, entre outros objetos.
(    ) Nessas produções são utilizados pigmentos extraídos das plantas e também utilizavam o óleo vegetal que facilitava a aplicação das tintas, proporcionando mais durabilidade e com o objetivo de reavivar as cores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - II - IV - I - III.
	 b)
	III - IV - I - II - V.
	 c)
	IV - I - V - III - II.
	 d)
	II - V - III - IV - I.
	5.
	O artista holandês Albert Eckhout (1610-1666) veio ao Brasil, em 1637, na comitiva de Maurício de Nassau. Tinha 27 anos e aqui viveu por quase sete anos. Era pintor, desenhista de tipos e costumes, paisagista e naturalista de excepcional domínio do traço e das cores. Durante sua permanência no Nordeste, Eckhout pintou, entre outras obras, oito grandes telas representando homens e mulheres habitantes do Brasil: Homem Negro/Mulher Negra, Homem Mulato/Mulher Mameluca, Homem Tupi/Mulher Tupi, Homem Tapuia/Mulher Tapuia, executados entre 1641 e 1643. As telas foram feitas para decorar o palácio de Nassau em Recife, mas não puderam ser acomodadas por causa de seu tamanho. Sobre o artista, analise as sentenças a seguir:
I- Foi considerado o primeiro europeu a pintar as pinturas do Brasil, no período colonial.
II- Suas pinturas constituem importantes documentos no resgate da fauna, da flora e da gente brasileira.
III- Retratou temas como a natureza morta, retratos, porém seu forte eram as paisagens.
IV- Dedicou-se mais à pintura de retratos pois rendia mais dinheiro no período colonial.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://ensinarhistoriajoelza.com.br/indios-brasileiros-retratados-por-um-holandes/. Acesso em: 11 set. 2018.
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	6.
	As produções realizadas no Pós-modernismo, propõe algo de novo na pesquisa de formas, diferente do que já se propunha no Modernismo. É um processo contemporâneo de mudanças significativas nas tendências artísticas, filosóficas, sociológicas e científicas. Nas artes, o pós-modernismo foca na multiplicidade e mistura de estilos. Não existem mais compartimentos de gêneros, ou mesmo a formalidade aplicada nas artes, bem como nos âmbitos social e cultural. Partindo desse pressuposto, analise as sentenças a seguir:
I- As obras desenvolvidas pela artista Tarsila do Amaral despertam a interatividade e participação
do público, e algumas de suas obras podem ser articuladas.
II- O Concretismo apareceu contra a abstração, tendo como principal característica a retomada às formas neoclássicas e retratando o regionalismo local.
III- Os primeiros concretistas apareceram em São Paulo, mostrando suas produções artísticas por volta de 1954, e procuraram associar a arte abstrata geométrica à tecnologia e ao desenho industrial.
IV- O Tachismo são produções, principalmente pinturas fantasiosas, que buscam em suas temáticas o inconsciente, os sonhos e os delírios.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	7.
	Na Cultura Santarém, podemos destacar a produção de vasos de cerâmica com formas e decorações variadas. Outro diferencial das produções artísticas dessa cultura são as cariátides, que destacam-se por formas agregadas na parte superior de vasos e outras peças. A partir dessas informações, analise as sentenças a seguir:
I- As cariátides possuem formas zoomorfas.
II- As cariátides possuem formas antropomorfas.
III- As cariátides possuem formas geométricas.
IV- As cariátides possuem formas humanoides.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e II  estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	8.
	As sociedades indígenas no Brasil são detentoras das mais variadas técnicas de confecção de trançados, utilizando-se delas para a confecção de cestos, que estão entre os objetos mais utilizados. Os cestos-coadores se destinam a filtrar líquidos; os cestos-tamises, a peneirar a farinha e os cestos-recipientes, a receber um conteúdo sólido ou armazená-lo, para a caça e a pesca, para o processamento da mandioca, para o transporte e para a guarda de objetos rituais, mágicos e lúdicos. Os cestos cargueiros, destinados ao transporte de cargas, apresentam uma alça para pendurar na testa e têm o formato paneiriforme. São muito utilizados de três lados, jamaxim, que dispõem de duas alças para carregar às costas, tipo mochila. Os cestos-recipientes Guarani são confeccionados de lasca de taquara pintada, em trama cerrada, apresentando desenhos geométricos de losangos. Em geral, apresentam as cores verde, rosa, roxo, vermelho, amarelo e azul e possuem tampa. Considerando as informações e imagens apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I- A imagem A corresponde aos cestos-tamises, que se destinam a transportar, a peneirar a mandioca e, finalmente, a peneirar a farinha produzida pela própria cestaria.
II- A imagem B corresponde aos cestos-recipientes, que se destinam a receber um conteúdo sólido ou armazená-lo para o transporte e para a guarda de objetos rituais, mágicos e lúdicos. 
III- A imagem A corresponde aos cestos cargueiros, que se destinam ao transporte de cargas, apresentam uma alça para pendurar na testa. São utilizados de três lados, e duas alças para carregar as costas, como uma mochila. 
IV- A imagem A e B correspondem aos cestos-recipientes que são confeccionados de lasca de taquara pintada, em trama cerrada, apresentando desenhos geométricos de losangos. 
Assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: Museu do índio. FUNAI. Disponível em: http://www.museudoindio.gov.br/educativo/pesquisa-escolar/247-cestaria. Acesso em: 7 jun. 2018
FONTE DA IMAGEM A: https://i.pinimg.com/originals/75/0f/b9/750fb95812cf112484e532ea2e512813.jpg Acesso em: 5 jun. 2018.
FONTE DA IMAGEM B: http://versoseuniversos.com.br/versos_e_universos_da_arte/pinceladas_sobre_arte_13/cestaria.jpg Acesso em: 5 jun. 2018.
	
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	9.
	O Pós-Modernismo, ou Pós-Modernidade, ou movimento pós-industrial, é um processo contemporâneo de mudanças significativas nas tendências artísticas, filosóficas, sociológicas e científicas surgido após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Esse conceito de pós-moderno foi introduzido a partir dos anos 1960 e veio acompanhado dos avanços tecnológicos da era digital, da expansão dos meios de comunicações, da indústria cultural, bem como do sistema capitalista (lei de mercado e consumo) e da globalização. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I- O pós-modernismo é caracterizado pela ausência de valores e regras, imprecisão, individualismo, pluralidade, mistura do real e do imaginário (hiper-real), produção em série, espontaneidade e liberdade de expressão.
II- O pós-modernismo foca na multiplicidade e na mistura de estilos. Não existem mais compartimentos de gêneros, ou mesmo a formalidade aplicada nas artes, bem como nos âmbitos social e cultural.
III- Com o objetivo da crítica irônica do bombardeamento da sociedade pelos objetos de consumo, ela operava com signos estéticos massificados da publicidade, quadrinhos e ilustrações. 
IV- É baseada na nova vida do homem pós-moderno, que é bombardeado de informações. A vida é baseada na efemeridade, narcisismo e no hedonismo, ou na busca incessante do prazer.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.todamateria.com.br/pos-modernismo/. Acesso em: 3 jul. 2018.
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	10.
	Arte Abstrata, ou Abstracionismo, é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados em pinturas ou esculturas através de formas irreconhecíveis. O formato tradicional (paisagens e realismo) é deixado de lado na arte abstrata. No Brasil desde a década de 1940, a arte abstrata começou a entrar em território brasileiro. Os pioneiros foram Abraham Palatnik (1928), Manabu Mabe (1924-1997) e Luiz Sacilotto (1924-2003). O momento chave, no entanto, ocorreu somente em outubro de 1951, com a I Bienal de São Paulo. Foi lá que despontaram nomes como Lygia Clark, Helio Oiticica e Alfredo Volpi. É impossível falar em arte abstrata brasileira e não mencionar o pintor Alfredo Volpi (1896-1988), um dos expoentes do movimento modernista brasileiro. As representações das bandeirinhas - inspiradas nas festas juninas - são das suas imagens mais famosas. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I- Foge a representação de qualquer realidade exterior. Em outras palavras, a pintura abstrata não se debruça sobre um objeto ou sobre um cenário, não pretende imitar a natureza, não tem qualquer intenção de representar o mundo externo.
II- São figuras severas, desenhadas com exatidão, que apareciam em primeiro plano, sem a ilusão de profundidade dos relevos romanos. A pincelada era suave, de modo que a superfície da pintura parecia polida e as composições eram simples, para evitar o melodrama rococó. 
III- Esse tipo de pintura nasceu no princípio do século XX como uma oposição à arte figurativa. Quando surgiu, criou bastante polêmica e foi rejeitada veementemente pelo público, especialmente pela elite. Ficou também conhecida como arte não representacional 
IV- A disposição dos elementos nos quadros sempre são em diagonal. Apresentam contraste de claro-escuro nas cenas, o que intensifica a expressão dos sentimentos. É marcado pelo realismo, retratando não só a vida na burguesia, mas a vida do povo simples.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.culturagenial.com/arte-abstrata-principais-obras-artistas/. Acesso em: 16 abr. 2018.
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	11.
	Os Wajãpi, povos
indígenas do grupo linguístico Tupi-Guarani, vivem em cerca de quarenta aldeias agrupadas no estado do Amapá. Eles desenvolveram uma linguagem única, uma mistura de arte gráfica e verbal chamada de Arte Kusiwa. Essa arte reflete sua visão de mundo e, por meio dela, esses povos transmitem conhecimento da vida à comunidade. Eles acreditam que as cores surgiram dos excrementos de uma imensa cobra que anteriormente era um ser poderoso e muito temido e que, depois de exterminada pelos homens, se transforma em anaconda. Os Wajãpi se revestem dos excrementos coloridos do (ser superior) "inimigo" e se tornam "bonito" e perfumados para evitarem os espíritos da floresta. Com base no exposto, a arte e a cultura indígena dos povos Wajãpi:
I- Representam desafios à sociedade brasileira com relação à criação de políticas públicas voltadas para o reconhecimento, respeito, valorização e preservação dessas etnias constitutivas da diversa identidade brasileira.
II- Constituem um corpo não diferencial, em que um não existe sem o outro, assim como a proposta, na arte contemporânea, da bodyart. O perigo de sua extinção reside no possível comprometimento da geração mais jovem em valorizar, preservar e conhecer a Kusiwa.
III- São baseadas em crenças arcaicas, por esse motivo eles necessitam de políticas públicas voltadas para o seu reconhecimento e para a construção de uma história adaptada à nossa sociedade, de modo a se atualizarem e, assim, se incluírem no corpo homogêneo da identidade brasileira.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	 a)
	Somente as sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente as sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	Todas as sentenças estão corretas.
	12.
	(ENADE, 2011) A professora Cláudia apresentou aos seus estudantes da 3ª série do Ensino Médio um vídeo sobre a pintura corporal dos Asurini, da terra indígena Trocará, no município de Tucuruí (PA), conhecidos pela particular beleza dos desenhos geométricos que reproduzem no corpo, na cerâmica e no tecido. O vídeo mostra o processo desde a preparação das tintas até a sua aplicação. A professora escolheu esse vídeo como parte de um projeto pedagógico sobre o corpo como suporte artístico contemporâneo. A qual objetivo da arte/educação para o ensino médio, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, atende essa proposta da professora?
	 a)
	Contextualizar as manifestações artísticas contemporâneas a partir de outros saberes e experiências culturalmente distintas.
	 b)
	Identificar padrões de comportamento social dos povos indígenas na expressão corporal a partir da observação dos ritos e danças.
	 c)
	Situar os espaços geográficos onde se manifestam a arte corporal e classificar os estilos da dança indígena a fim de preservar as diversas manifestações culturais.
	 d)
	Analisar as diferentes realidades econômicas e sociais que determinam o cuidado estético com o corpo como representação simbólica.
Parte inferior do formulário
	
	3.
	A colonização portuguesa no Brasil se efetivou a partir da exploração, povoamento, extermínio e conquista dos povos indígenas que foram os primeiros povos do nosso país. A colonização portuguesa no Brasil teve como principais características: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar. Com as doutrinas religiosas, as construções realizadas no período colonial no Brasil foram influenciadas pela cultura portuguesa. De acordo com Vieira e Carvalho (2012), as primeiras manifestações artísticas foram as construções de caráter religiosos, como templos, conventos, escolas de catequese, artes e ofícios. Sobre as construções religiosas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As igrejas foram construídas com o objetivo de manter a fé cristã entre os colonizadores e promover a catequização dos aborígenes.
(    )  As construções religiosas, que estão espalhadas por todo o Brasil, ajudam a resgatar e a contar a história. Elas são o testemunho tangível deixado pelo homem sobre suas batalhas, muitas vezes vitoriosas, outras nem tanto. 
(    )  A influência dos padrões culturais e artísticos europeus era total, tanto que partes dos retábulos e, às vezes, retábulos inteiros, eram trazidos diretamente de Portugal para ornar os primeiros altares.
(    )  Os padrões do Barroco, do século XX, importados principalmente de Portugal, foram tomando conta das construções religiosas brasileiras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Brasil escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/colonizacao-brasil.htm. Acesso em: 4 set. 2018.
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	4.
	O estilo barroco se expandiu por várias áreas da arte, manifestando em cada linguagem as características específicas desse período, enfatizando o caráter religioso. Sobre o exposto, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Bento Teixeira.
II- Frei Ricardo do Pilar.
III- AntônioTeixeira.
IV- Manuel Inácio da Costa.
(    ) Artes Plásticas.
(    ) Literatura.
(    ) Escultura.
(    ) Música.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - IV - III.
	 b)
	III - II - I - IV.
	 c)
	I - IV - III - II.
	 d)
	IV - II - III - I.
	5.
	A arte barroca possui características bem evidentes e particulares e influenciou vários estilos da arte, como a pintura, a escultura. Já na arquitetura, a decoração de interiores de igrejas teve destaque. Analise as sentenças a seguir:
I- Nos interiores, a decoração é composta por detalhes em talhas douradas.
II- Os artistas utilizavam materiais nobres, como o ouro, a azulejaria portuguesa e a madeira em suas produções. 
III- As pinturas possuíam molduras de formas rebuscadas e entalhes dourados, com temáticas religiosas. 
IV- As esculturas barrocas não transmitem muita emoção e sentimentos aos espectador.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	O estilo barroco se expandiu por várias áreas da arte no Brasil. Na pintura, as obras são espiritualizadas, e as temáticas voltam-se à religião e ao divino. Dessa forma, qual artista se destacou nas artes plásticas?
	 a)
	Frei Ricardo do Pilar.
	 b)
	Bento Teixeira.
	 c)
	AntônioTeixeira.
	 d)
	Manuel Inácio da Costa.
	7.
	Com relação às produções artísticas no Brasil, podemos destacar que muitos foram os agentes que desenvolveram e contribuíram para a realização de artes em nosso país, deixando retratado nas obras suas características particulares. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Jesuítas.
II- Índios e negros.
III- Aleijadinho.
(    ) Orientaram o povo indígena e os negros para seguir uma religião por meio de catequização, ensinaram esse povo na leitura e na escrita, nas atividades agrícolas e artesanais, a trabalhar com a madeira e com a pedra.
(    ) Realizaram muitas produções artísticas, dentre elas esculpiram muitos trabalhos, que são fundamentos da arte barroca, na Europa.
(    ) Foi e ainda é uma importante referência da arte sacra, e em suas obras retratou as características do Barroco, deixando impresso em seus trabalhos seu estilo próprio.
Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	III - I - II.
	8.
	Em 1530, o rei de Portugal envia o comandante da primeira diligência, Martin Afonso de Souza, para o Brasil com uma expedição, com o objetivo de iniciar a apropriação de terras brasileiras. Com essa apropriação de terras, essa expedição tinha outra missão. Que missão era essa?
	 a)
	Explorar as manifestações artísticas que já eram desenvolvidas pelo
povo brasileiro.
	 b)
	Conhecer a cultura brasileira com a finalidade de se apropriar dos nossos costumes.
	 c)
	Conhecer os costumes religiosos do povo que aqui habitavam.
	 d)
	Impor a lei, a ordem, cultura e os costumes de Portugal nas capitanias.
	9.
	Muitos artistas de diferentes nacionalidades deixaram seus registros sobre o Brasil na arquitetura, na pintura, na literatura e na música. Sobre as manifestações artísticas que mais caracterizam a arte no período colonial brasileiro, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Escultura e artesanato.
	 b)
	Arquitetura e gravura.
	 c)
	Escultura e cerâmica.
	 d)
	Artes plásticas e arquitetura.
	10.
	O Barroco foi um período marcado por contradições, em especial nas artes, que teve muitas manifestações, por exemplo, na arquitetura, pintura e escultura, com um evidente apelo religioso, visando a doutrinar o povo. O estilo barroco se expandiu por várias áreas da arte. Qual artista se destacou na escultura?
	 a)
	Manuel Inácio da Costa.
	 b)
	Bento Teixeira.
	 c)
	Frei Ricardo do Pilar.
	 d)
	Antônio Teixeira.
	Disciplina:
	Arte Brasileira (ART02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:455678) ( peso.:4,00)
	Prova:
	12458312
	Nota da Prova:
	7,25
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Arte é uma categoria criada pelo homem ocidental e, mesmo no Ocidente, o que deve ou não deve ser considerado arte está longe de ser um consenso. O que não dizer da aplicação desse termo em manifestações plásticas de povos que nem ao menos possuem palavra correspondente em suas respectivas línguas? O assunto é complexo e, a despeito da inadequação do termo, muitas obras indígenas têm impactado a sensibilidade e/ou a curiosidade do "homem branco" desde o século XVI, época em que os europeus aportaram nas terras habitadas pelos ameríndios. Diante do exposto, disserte sobre as manifestações artísticas dos indígenas que possuem ligação com a religiosidade, indicando como ocorre essa associação.
	Resposta Esperada:
As manifestações indígenas que possuem características religiosas são: a arte da pintura corporal e arte das máscaras. A pintura no corpo é utilizada como parte integrante de cerimônias religiosas, como casamento, enterros, guerras, entre outros eventos. Já a arte das máscaras, está associada aos rituais sobrenaturais, danças cerimoniosas e rituais de encarnações malignas do espírito do mal.
	2.
	O modernismo brasileiro rompeu com vários estigmas de arte e trouxe renovação de pensamentos, opiniões e visões estéticas. Vários artistas utilizaram como referência padrões europeus para produzir arte com temas nacionalistas. Diante desse acelerado avanço tecnológico, industrial e artístico surge o pós-modernismo. Disserte sobre o pós-modernismo, como se desenvolveu e de que forma se manifestam as estéticas modernistas.
	Resposta Esperada:
O pós-modernismo é resultado da sociedade pós-industrial e surgiu a partir das críticas ao modernismo. Apresenta diferenças em relação aos modernistas. Esse movimento não tem como critério a inovação das formas. Valorizam a arte, por ser imperfeita, pouco culta, acessível, disponível, local e temporária. Há uma mudança de conceito, despertando no público a reflexão. Tem como característica a busca pela multiplicidade, fragmentação, desreferencialização e a entropia.
	
	
	
	Disciplina:
	Arte Brasileira (ART02)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:455680) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12097673
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	Na cultura Tapajônica, os povos produziam vários artefatos com materiais orgânicos e não orgânicos. Algumas cerâmicas lembram a cultura chinesa com seus traços simbólicos. Outras se destacam pelo relevo e mescla de formas. Algumas possuem formas zoomórficas e outras possuem formas humanoides e destacam-se por serem formas agregadas na parte superior de vasos e outras peças. Como se define o termo para as formas humanoides e agregadas na parte superior de vasos e outras peças?
	 a)
	Marajoara.
	 b)
	Cariátide.
	 c)
	Colombinas.
	 d)
	Santarém.
	2.
	Na Cultura Santarém, podemos destacar a produção de vasos de cerâmica com formas e decorações variadas. Outro diferencial das produções artísticas dessa cultura são as cariátides, que destacam-se por formas agregadas na parte superior de vasos e outras peças. A partir dessas informações, analise as sentenças a seguir:
I- As cariátides possuem formas zoomorfas.
II- As cariátides possuem formas antropomorfas.
III- As cariátides possuem formas geométricas.
IV- As cariátides possuem formas humanoides.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II  estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	3.
	O Brasil possui valiosos sítios arqueológicos em seu território, embora nem sempre tenha sabido preservá los. Em Minas Gerais, por exemplo, na região que abrange os municípios de Lagoa Santa, Vespasiano, Pedro Leopoldo, Matosinhos e Prudente de Moraes, existiram grutas que traziam, em suas pedras, sinais de uma cultura pré histórica no Brasil. Algumas dessas grutas, como a chamada Lapa Vermelha, foram destruídas por fábricas de cimento que se abasteceram do calcário existente em suas entranhas. Além dessas cavernas já destruídas, muitas outras encontram-se seriamente ameaçadas. Das grutas da região, a única protegida por tombamento do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) é a gruta chamada Cerca Grande. Ela é considerada importante monumento arqueológico por causa de suas pinturas rupestres e de fósseis descobertos em seu interior, indicadores de antigas culturas existentes em nosso país. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- No sudeste do estado do Piauí, no município de São Raimundo Nanato, há um importante sítio arqueológico. Em 1978, uma missão franco brasileira coletou uma grande quantidade de dados e vestígios arqueológicos de grupos humanos que habitaram a região por volta do ano 6 000 a.C. Os pesquisadores classificaram as pinturas e gravuras encontradas em dois grandes grupos: obras com motivos naturalistas e obras com motivos geométricos. 
PORQUE 
II- Entre as primeiras predominam as representações de figuras humanas que aparecem ora isoladas, ora participando de um grupo, em movimentadas cenas de caça, guerra e trabalhos coletivos. No grupo dos motivos naturalistas, encontram-se também figuras de animais, cujas representações mais frequentes são de veados, onças, pássaros diversos, peixes e insetos. As figuras com motivos geométricos são muito variadas: apresentam linhas paralelas, grupos de pontos, círculos, círculos concêntrico, cruzes, espirais e triângulos.
Assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: <http://www.arteducacao.pro.br/pre-historia-no-brasil.html>. Acesso em: 26 jun. 2018.
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
	 d)
	A primeira primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	4.
	Os parques arqueológicos preservam e ajudam a perpetuar para a história vestígios de antigas civilizações. No Brasil, temos muitos sítios arqueológicos que preservam inscrições rupestres. Qual o nome do Parque localizado no Piauí que abriga mais de 912 sítios arqueológicos, contendo gravuras e pinturas rupestres?
	 a)
	Parque Nacional da Serra da Capivara.
	 b)
	Parque Nacional Lapa Vermelha.
	 c)
	Parque
Nacional Santana do Riacho.
	 d)
	Parque Nacional Monte Alegre.
	5.
	A arte plumária é uma das formas de expressão mais admiradas e conhecidas por todos. É evidente e faz parte da característica dos índios essa forma de manifestação em seu cotidiano. Utilizada com propósitos diferentes, as tribos têm suas características e rituais para utilizar essa forma de arte. Sobre a arte plumária, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A arte plumária representa a personificação do sobrenatural para os índios.
	 b)
	Utilizam formas geométricas em composições e cores diversificadas.
	 c)
	Estão associadas às artes do corpo como forma suprema de conferir expressividade dramática.
	 d)
	A arte plumária não é utilitária, mas sim tem o objetivo da busca da beleza.
	6.
	De pintura no rosto eu tenho certeza que você já ouviu falar, já usou ou já viu em alguém. Mas e pintura de corpos? Há vários tipos de pinturas corporais e todos nos trazem uma história interessante, desde motivações culturais até expressão de arte. O corpo, na verdade, é o primeiro tipo de tela usada pelo homem, sendo utilizado para pinturas antes mesmo das pinturas em paredes de caverna, pelo homem neanderthal. As pinturas possuíam um significado cultural relevante, e podiam ser usadas em celebrações festivas, por exemplo. Para os povos indígenas, a pintura de corpos tem uma importância significativa na cultura da comunidade: ela pode ser uma expressão de beleza, assim como a maquiagem ou a tatuagem. Ainda no próprio desenho da pintura, conforme os traços, indica-se uma diferente posição hierárquica dentro da comunidade, seu status social, tudo representado pelo modo como é feita a pintura corporal. Para cada evento, como funeral, casamento ou caça, há um ritual do qual a pintura de corpos é uma parte crucial. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O corpo passa a ser percebido como elemento vivo na arte e é matéria principal na sua expressão, considerando toda a sensibilidade do ser humano. Nesse sentido destacamos a "body art" que utiliza o corpo como suporte para produção artística contemporânea.
PORQUE
II- A pintura corporal também é um traço cultural. Na cultura hindu, o corpo da noiva é pintado com desenhos que simbolizam sorte para ela em sua nova vida. O sinal vermelho pintado entre as sobrancelhas é símbolo do novo status dela: casada. Assim como na cultura indígena a pintura corporal é carregada de simbologias e cada pintura é elaborada de acordo com a idade e etapa da vida que o índio se encontra.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: O corpo como tela: body art e pintura corporal. Disponível em: <http://www.revistacapitolina.com.br/body-art-pintura-corporal/>. Acesso em: 8 maio 2018 (adaptado).
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	A primeira primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
	
	Os índios utilizam diferentes formas de se expressar e a arte é evidenciada por meio da natureza. Os povos indígenas possuem uma cultura rica em manifestações artísticas, nas quais podemos observar na sua rotina diária. Cada tribo possui uma organização social diferente, mas podemos destacar a riqueza de manifestações artísticas. Sobre a arte ceramista desenvolvida pelos indígenas, analise as sentenças a seguir:
I- Para confeccionar e dar maior durabilidade às peças, utilizavam materiais da natureza, como plantas, fibras, raízes, folhas, cipós, sementes, cascas e palhas.
II-  Os índios utilizavam conchas, ossos, cascalhos e cinzas misturados à argila para confeccionar as peças, dando maior durabilidade e resistência a elas.  
III- É uma expressão artística muito conhecida e admirada pelo povo brasileiro, sendo utilizada com caráter decorativo e utilitário entre os indígenas.
IV- Através dessa técnica surgiram artefatos admiráveis e podendo ser observados produtos com formas, texturas, tamanhos, desenhos e cores variadas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 *
	Observação: A questão número 7 foi Cancelada.
	8.
	O homem da pré-história desenvolvia desenhos e pinturas em cavernas utilizando materiais da natureza. Essas imagens foram classificadas pelas pesquisadores de acordo com sua representação. As inscrições que possuem formas humanas e imagens de animais e plantas são classificadas como:
	 a)
	Futurista.
	 b)
	Naturalistas.
	 c)
	Abstratas.
	 d)
	Geométricas.
	9.
	Para os índios, as máscaras têm um caráter duplo: ao mesmo tempo que são um artefato produzido por um homem comum, são a figura viva do ser sobrenatural que representam. Elas são feitas com troncos de árvores, cabaças e palhas de buriti e são usadas geralmente em danças cerimoniais, por exemplo, na dança do Aruanã, entre os Karajá, quando representam heróis que mantêm a ordem do mundo. A partir dessas informações, analise as sentenças a seguir:
I- É uma das formas de expressão indígena mais admirada e conhecida por todos. 
II- Ela não é desenvolvida para nenhum meio utilitário, mas única e exclusivamente como busca da beleza e adorno.
III- São artefatos produzidos pelo índio e que incorporam a figura de um ser sobrenatural. 
IV- São utilizadas pelos índios nas danças cerimoniosas com a encarnação maligna dos espíritos do mal.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Arte Educação: A pré-história no Brasil. Disponível em: https://www.arteducacao.pro.br/pre-historia-no-brasil.html. Acesso em: 4 set. 2018.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	10.
	A Ilha do Marajó foi habitada por vários povos desde, provavelmente, 1100 a.C. De acordo com os progressos obtidos, esses povos foram divididos em cinco fases arqueológicas. A fase Marajoara é a quarta na sequência da ocupação da ilha, mas é sem dúvida a que apresenta as criações mais interessantes. A Cultura Santarém foi caracterizada pelos povos que ao longo do tempo habitaram a região próxima à junção do Rio Tapajós com o Amazonas. A cerâmica santarena apresenta uma decoração bastante complexa, pois além da pintura e dos desenhos, as peças apresentam ornamentos em relevo com figuras de seres humanos ou animais. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Arte Marajoara se caracterizou pela produção de cerâmica, cuja modelagem era tipicamente antropomorfa. Ela pode ser dividida entre vasos de uso doméstico e vasos cerimoniais e funerários. 
(    ) Os vasos de uso domésticos Marajoara são mais simples e geralmente não apresentam a superfície decorada. Já os vasos cerimoniais possuem uma decoração elaborada, resultante da pintura bicromática ou policromática de desenhos feitos com incisões na cerâmica e de desenhos em relevo. 
(    ) Dentre os outros objetos da Cerâmica Santarena, tais como bancos, colheres, apitos e adornos para orelhas e lábios, as estatuetas representando seres humanos despertam um interesse especial, porque levantam a questão da sua finalidade. 
(    ) Um dos recursos ornamentais da Cerâmica Santarena que mais chama a atenção é a presença de cariátides, isto é, figuras humanas que apoiam a parte superior de um vaso. Elas apresentam maior realismo, pois reproduzem mais fielmente os seres humanos ou animais que representam.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: <http://www.arteducacao.pro.br/pre-historia-no-brasil.html>.
Acesso em: 26 jun. 2018.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	Arte Brasileira (ART02)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:455677) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12275817
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Muitos artistas de diferentes nacionalidades deixaram seus registros sobre o Brasil na arquitetura, na pintura, na literatura e na música. Sobre as manifestações artísticas que mais caracterizam a arte no período colonial brasileiro, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Escultura e cerâmica.
	 b)
	Arquitetura e gravura.
	 c)
	Artes plásticas e arquitetura.
	 d)
	Escultura e artesanato.
	2.
	Em 1530, o rei de Portugal envia o comandante da primeira diligência, Martin Afonso de Souza, para o Brasil com uma expedição, com o objetivo de iniciar a apropriação de terras brasileiras. Com essa apropriação de terras, essa expedição tinha outra missão. Que missão era essa?
	 a)
	Conhecer os costumes religiosos do povo que aqui habitavam.
	 b)
	Explorar as manifestações artísticas que já eram desenvolvidas pelo povo brasileiro.
	 c)
	Impor a lei, a ordem, cultura e os costumes de Portugal nas capitanias.
	 d)
	Conhecer a cultura brasileira com a finalidade de se apropriar dos nossos costumes.
	3.
	De acordo com Vieira e Carvalho (2012), a arte do período colonial brasileiro teve seu florescer no século XVI e de muitas manifestações artísticas que foram trazidas para nosso país. Esse período foi marcado também pela escravidão. Analise as seguintes sentenças:
I- Os negros chegaram ao Brasil na primeira metade do século XVIII, como escravos.
II- Devido à mão de obra barata para trabalhar em seus canaviais, os negros foram trazidos para o Brasil por meio dos colonizadores e donos de fazendas de açúcar.
III- A culinária brasileira é uma mistura de comidas indígena, portuguesa e africana, sendo que podemos destacar como pratos tipicamente africanos o vatapá, a moqueca, o acarajé e a feijoada.
IV- Denomina-se arte colonial no Brasil as artes plásticas e a arquitetura, como as construções militares, civis e religiosas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: VIEIRA, Francisco Ponciano; CARVALHO, Carla. Arte brasileira. Indaial: Uniasselvi, 2012.
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	4.
	O Barroco no Brasil foi formado por uma complexa teia de influências europeias e locais que se destacaram principalmente pelo estilo dinâmico, dramático, contrastante e expressivo. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O estilo barroco foi utilizado pelos jesuítas como forma de catequização.
(    ) Sua introdução no Brasil deu-se por volta do início do século XVII.
(    ) O contexto econômico em que o Barroco se desenvolveu no Brasil era igual ao da Europa no mesmo período.
(    )  A dramaticidade de expressões e o dinamismo dos movimentos são características da escultura barroca.
(    ) O estilo barroco mostra toda sua opulência na construção e decoração de edificações militares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F - F.
	 b)
	F - F - V - V - V.
	 c)
	F - V - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - V - F.
	5.
	Os artistas vindos da comitiva de Maurício de Nassau, em 1637, iniciaram as produções de imagens que representavam as paisagens e cenas da vida brasileira. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os pintores de Nassau, assim como os artistas portugueses, não podiam abordar temas profanos em suas obras, suas pinturas deviam ser vinculadas a temas religiosos.
(    ) Esse grupo tinha como objetivo retratar suas conquistas e mostrá-las à Europa. Uma de suas importantes contribuições foi o desenvolvimento de mapas.
(    ) Foram os primeiros artistas no Brasil a abordar paisagens, tipos étnicos, a fauna e a flora como temática de suas produções artísticas.
(    ) O tema natureza morta também aparece retratado em seus trabalhos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	6.
	Com relação às produções artísticas no Brasil, podemos destacar que muitos foram os agentes que desenvolveram e contribuíram para a realização de artes em nosso país, deixando retratado nas obras suas características particulares. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Jesuítas.
II- Índios e negros.
III- Aleijadinho.
(    ) Orientaram o povo indígena e os negros para seguir uma religião por meio de catequização, ensinaram esse povo na leitura e na escrita, nas atividades agrícolas e artesanais, a trabalhar com a madeira e com a pedra.
(    ) Realizaram muitas produções artísticas, dentre elas esculpiram muitos trabalhos, que são fundamentos da arte barroca, na Europa.
(    ) Foi e ainda é uma importante referência da arte sacra, e em suas obras retratou as características do Barroco, deixando impresso em seus trabalhos seu estilo próprio.
Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	III - II - I.
	7.
	A cultura africana em nosso país tem influenciado muito a formação da cultura brasileira em diversos âmbitos. Com sua coragem, musicalidade, além da ousadia estética e política lutaram muito para sobreviver e também para conquistarem a liberdade. Sobre o legado dessa cultura, analise as sentenças a seguir:
I- Quando vieram para o Brasil, os negros foram forçados a seguir a cultura dos brancos.
II- A primeira influência dos negros em nosso país foi a religião, a qual foi a mais evidente.
III- Mesmo proibidos de seu direito de liberdade, os negros imprimiram sua cultura em nossa terra. 
IV- Forçados a seguir o catolicismo desistiram de suas crenças religiosas trazidas da África.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas
	8.
	O Barroco foi um período marcado por contradições, em especial nas artes, que teve muitas manifestações, por exemplo, na arquitetura, pintura e escultura, com um evidente apelo religioso, visando a doutrinar o povo. O estilo barroco se expandiu por várias áreas da arte. Qual artista se destacou na escultura?
	 a)
	Bento Teixeira.
	 b)
	Frei Ricardo do Pilar.
	 c)
	Antônio Teixeira.
	 d)
	Manuel Inácio da Costa.
	9.
	A arte barroca possui características bem evidentes e particulares e influenciou vários estilos da arte, como a pintura, a escultura. Já na arquitetura, a decoração de interiores de igrejas teve destaque. Analise as sentenças a seguir:
I- Nos interiores, a decoração é composta por detalhes em talhas douradas.
II- Os artistas utilizavam materiais nobres, como o ouro, a azulejaria portuguesa e a madeira em suas produções. 
III- As pinturas possuíam molduras de formas rebuscadas e entalhes dourados, com temáticas religiosas. 
IV- As esculturas barrocas não transmitem muita emoção e sentimentos aos espectador.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	10.
	O estilo barroco se expandiu por várias áreas da arte no Brasil. Na pintura, as obras são espiritualizadas, e as temáticas voltam-se à religião e ao divino. Dessa
forma, qual artista se destacou nas artes plásticas?
	 a)
	Frei Ricardo do Pilar.
	 b)
	Manuel Inácio da Costa.
	 c)
	Bento Teixeira.
	 d)
	AntônioTeixeira.
	Arte Brasileira (ART02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:455679) ( peso.:3,00)
	Prova:
	12458345
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As máscaras indígenas podem possuir muitos significados, mas basicamente tem um significado espiritual e místico para sua tribo. Para os índios, as máscaras têm um caráter duplo: ao mesmo tempo que são um artefato produzido por um homem comum, são a figura viva do ser sobrenatural que representam. A partir dessas informações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É uma das formas de expressão indígena mais admirada e conhecida por todos. 
(    ) Ela não é desenvolvida para nenhum meio utilitário, mas única e exclusivamente como busca da beleza e adorno.
(    ) São artefatos produzidos pelo índio e que incorporam a figura de um ser sobrenatural 
(    ) São utilizadas pelos índios nas danças cerimoniosas e outras vezes, estáticas, inertes. Nos dois casos, é a encarnação maligna dos espíritos do mal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Arte Educação: A pré-história no Brasil. Disponível em: https://www.arteducacao.pro.br/pre-historia-no-brasil.html. Acesso em: 4 set. 2018.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	2.
	O holandês Frans Post chegou a Pernambuco, em 1637, como membro da comitiva de artistas e cientistas trazida pelo conde Maurício de Nassau para documentar o Novo Mundo durante seu governo no Brasil. Filho do pintor de vitrais Jan Janszoon Post (15-- - 1614) e irmão do arquiteto e pintor Pieter Jansz Post (1608 - 1669), Post volta-se cedo para um dos gêneros de pintura mais importantes da Holanda na época, a pintura de paisagem. Os holandeses influenciaram muito a nossa arte com seu jeito de fazê-la. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Foi considerado o primeiro europeu a pintar as pinturas do Brasil, no período colonial.
(    ) Sua primeira pintura realizada no Brasil foi "A ilha de Itamaracá".
(    ) Retratou temas como a natureza morta, retratos, porém seu forte eram as paisagens.
(    ) Dedicou-se mais à pintura de retratos, pois rendia mais dinheiro no período colonial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	3.
	Os indígenas utilizam pigmentos extraídos da tabatinga, do jenipapo e também do urucum, entre outras fontes, para pintarem o próprio corpo, que serve como suporte. As composições criadas variam pelas formas, composições e cores de acordo com cada cultura. Como são chamadas essas manifestações?
	 a)
	Filosóficas e linguísticas.
	 b)
	Artísticas e filosóficas.
	 c)
	Artísticas e ritualísticas.
	 d)
	Linguísticas e ritualísticas.
	4.
	Entre os anos de 1580 e 1640, a colonização portuguesa sofreu uma relativa mudança com a organização da União Ibérica. Nesse período, os espanhóis estiveram à frente das principais ações administrativas relacionadas ao Brasil. Com essa mudança, os holandeses invadiram o nordeste brasileiro e passaram a dominar a produção açucareira naquela região. Nesse tempo a economia portuguesa ficou seriamente fragilizada e a situação não melhorou muito no século XVII, quando o governo português tinha recuperado o controle da colônia. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
FONTE: Escola Kids. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/colonizacao-do-brasil.htm. Acesso em: 4 set. 2018.
(    ) Os holandeses influenciaram somente na política e na economia do nosso país.
(    ) Os holandeses trouxeram a primeira missão artística para retratar suas conquistas e mostrá-las à Europa.
(    ) Nassau foi um dos precursores na representação das paisagens e cenas da vida brasileira.
(    ) Nassau foi um dos precursores na representação das paisagens e da vida religiosa do povo brasileiro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	5.
	Em 1931, nasce um grupo que teve por objetivo inicial a democratização, diante de diferentes classes sociais, do ensino de arte na Escola Nacional de Belas-Artes. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome deste grupo:
	 a)
	Artistas Modernos.
	 b)
	Santa Helena.
	 c)
	Núcleo Bernardelli.
	 d)
	Pau-Brasil.
	6.
	O pós-modernismo, originou-se da sociedade pós-industrial. Ele propõe algo de novo na pesquisa de formas, diferente do que já se propunha no Modernismo. Tinha como referência  a busca pela multiplicidade, a fragmentação, a desreferencialização e a entropia. Partindo desse pressuposto, analise as sentenças a seguir:
I- Os pós-modernistas buscavam materiais alternativos, ecléticos para elaborar suas composições.
II- Esse movimento desencadeio críticas ao modernismo e sua estética assumiu características bem distintas do que estava em vigor.
III- Apareceu contra a abstração, tendo como principal característica a retomada às formas neoclássicas e retratando o regionalismo local.
IV- São produções, principalmente pinturas fantasiosas, que buscam em suas temáticas o inconsciente, os sonhos e os delírios.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	7.
	A Semana de Arte Moderna foi um movimento cultural, que ocorreu no estado de São Paulo, no ano de 1922. Ela contava com a presença de ilustres artistas, entre os mais famosos Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Anita Malfatti, dentre outros. A semana foi uma forma de libertação da cultura artística vinda da Europa, como o Cubismo, Expressionismo e outros. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I- Tinha como objetivo a inovação nacional. O grupo tinha como objetivo renovar a visão social e artística vigente no país. Apesar de chocar parcela elitista da população, lutavam por uma cultura com mais cara de Brasil. 
II- Tinha como objetivo o banimento do verso, o aproveitamento do espaço do papel, a valorização do conteúdo sonoro e visual, possibilidade de diversas leituras através de diferentes ângulos.
III- Tinha como objetivo a crítica irônica do bombardeamento da sociedade capitalista pelos objetos de consumo, ela operava com signos estéticos de cores inusitadas massificados da publicidade e do consumo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://semana-arte-moderna.info/. Acesso em: 3 jun. 2018.
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	8.
	Na década de 1950, observamos a formulação de um movimento chamado de "pop art". Essa expressão, oriunda do inglês, significa "arte popular". Ao contrário do que parece, essa arte popular que define tal movimento não tem nada a ver com uma arte produzida pelas camadas populares ou com as noções folcloristas de arte. O "pop art" enquanto movimento abraça as diversas manifestações da cultura de massa, da cultura feita para as multidões e produzida pelos grandes veículos de comunicação. A pop arte é marcada por características bem evidentes. Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmativas a seguir:
I- Envolve elementos gerados pela sociedade industrial, realizando um duplo movimento capaz de nos revelar a riqueza

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais