Buscar

Contabilidade de Custos e Instrumentos Financeiros

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Contabilidade e Gestão de Micro e Pequenas Empresas
O ponto de equilíbrio, também denominado de ponto de ruptura (Break-even Point) o qual surge da convergência dos custos e despesas totais com as receitas totais (MARTINS, 2010).
Considerando o contexto do ponto de equilíbrio, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I – O ponto de equilíbrio econômico consiste no momento em que as receitas são igualadas aos custos e despesas, considerando o custo de oportunidade.
Porque
II – O custo de oportunidade configura na remuneração, por meio de juros sobre capital próprio investido na empresa.
 
A respeito das asserções, assinale a alternativa correta.
Nota: 0.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Gabarito – a alternativa correta é a “b”. Rota 04, pg. 18 a 21.
 
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 2/5 - Contabilidade de Instituições Financeiras
Os instrumentos financeiros são essenciais na economia de mercado de capitais, pois estimulam o fluxo de recursos, ou seja, são mecanismos operacionais que auxiliam a transferência de recursos entre poupadores e investidores. Distinguem-se em dois tipos: instrumentos financeiros não derivativos e instrumentos financeiros derivativos.
 
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir.
I – Instrumentos Financeiros Derivativos
II – Instrumentos Financeiros não Derivativos
 
Com base nas asserções acima, qualifique as afirmações que seguem:
(           ) Como exemplos, citam-se: contratos a termo, contratos futuros, opções e swaps.
(           ) Não exigem investimento inicial ou apenas menor do necessário e, são liquidados em data futura.
(           ) Dividem-se em títulos públicos federais, títulos de dívida privados, ações e fundos de investimento.
(           ) Têm seu valor alterado devido às mudanças nas taxas de juros, de câmbio, de índices de preço, de crédito.
(           ) O objetivo fundamental é a proteção oferecida aos agentes econômicos contra os ricos de oscilações de preços, taxas de juros e variações cambiais.
(           ) Notas Promissórias – instrumentos de dívida emitidos por uma companhia no mercado nacional ou internacional para o financiamento de curto prazo
(           ) Certificado de depósito bancário (CDB) – títulos nominativos emitidos pelos bancos comerciais e vendidos ao público como forma de captação de recursos.
 
Assinale abaixo, a alternativa que representa a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II, I, II, I, II, I
	
	B
	II. I, II, I, II, I, II
	
	C
	I, I, II, I, I, II, II
Você acertou!
Comentário: Alternativa que apresenta a resposta correta é a (c). Rota 04, páginas 5 a 9. Conforme exposto no material.  Os instrumentos financeiros não derivativos dividem-se em títulos públicos federais (LTN, LFT e NTN), títulos de dívida privados (debêntures, notas promissórias, Eurobonds e CDB), ações e fundos de investimento conforme demonstrado na Tabela 1. Notas Promissórias – instrumentos de dívida emitidos por uma companhia no mercado nacional ou internacional para o financiamento de curto prazo. Certificado de depósito bancário (CDB) – títulos nominativos emitidos pelos bancos comerciais e vendidos ao público como forma de captação de recursos. Derivativos são instrumentos financeiros que têm seu valor alterado devido às mudanças nas taxas de juros, de câmbio, de índices de preço, de crédito; não exigem investimento inicial ou apenas menor do necessário e, são liquidados em data futura. Como exemplos, citam-se: contratos a termo, contratos futuros, opções e swaps (Pereira & Melo, 2019). O objetivo fundamental dos derivativos é a proteção oferecida aos agentes econômicos contra os ricos de oscilações de preços, taxas de juros, variações cambiais, em suma, qualquer variação que possa impactar os fluxos de caixa futuros ou o valor presente de seus ativos. 
	
	D
	II. II, I, II, II, I, I
	
	E
	I, I, I, II, II, II, I
Questão 3/5 - Contabilidade e Gestão de Micro e Pequenas Empresas
Um dos aspectos importantes para compreender contabilidade de custos é a distinção das diferentes terminologias utilizadas para determinar os insumos utilizados pela organização quando do processo produtivo ou prestação de serviços.
De acordo com as diferentes terminologias utilizadas na contabilidade de custos, analise as seguintes alternativas:
I – Mão-de-obra direta.
II – Comissão de vendas.
III – Compra de uma franquia.
IV – Compra de matéria-prima.
V – Estoque fora da validade.
VI – Pagamento de uma máquina em dinheiro. 
Após a análise das alternativas acima, escolha a alternativa na qual apresenta, na seguinte ordem: um gasto, um desembolso, um investimento, um custo, uma despesa e uma perda.
Nota: 20.0Questão anulada!
	
	A
	VI, V, I, II, III, IV.
	
	B
	IV, VI, III, I, II, V.
Você acertou!
Gabarito – a alternativa correta é a “b”. Rota 04, pg. 03 a 07.
	
	C
	V, IV, II, VI, III, I.
	
	D
	V, VI, II, III, I, IV.
	
	E
	VI, IV, III, II, I, V.
Questão 4/5 - Contabilidade de Instituições Financeiras
Uma classificação resulta da intenção da empresa relacionada ao instrumento financeiro e da relevância da informação para sua utilização. Na Circular 3068/01, publicada pelo BCB, estabelece critérios para registro e avaliação contábil de títulos e valores mobiliários. Assim, por meio do COSIF, em seu item 4.1.1, os títulos e valores mobiliários possuem um classificação.
 
Considerando o texto anterior, qualifique as asserções a seguir em Verdadeiro (V) e Falso (F), acerca da classificação dos títulos e valores mobiliários.
(           ) Títulos mantidos até o vencimento – são aqueles adquiridos com o propósito de serem ativa e frequentemente negociados.
(           ) Títulos para negociação – são aqueles que a instituição financeira tem intenção e capacidade financeira de mantê-los em carteira até o vencimento.
(           ) Títulos disponíveis para venda – são aqueles que não se enquadram na classificação de títulos para negociação e tampouco títulos mantidos até o vencimento.
(           ) A reavaliação dos títulos e valores mobiliários quanto à sua classificação, de acordo com os critérios previstos, somente poderá ser efetuada por ocasião da elaboração dos balanços trimestrais.
(           ) Se o instrumento financeiro derivativo for utilizado com propósito de obtenção de lucros ou mesmo na situação em que a empresa não consiga demonstrar a operação de proteção (hedge), o item necessariamente deverá ser classificado como valor justo pelo resultado (VJPR) ativo ou passivo.
 
Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	F, V, F, V, F
	
	B
	V, F, V, F, V
	
	C
	F, F, F, V, V
	
	D
	V, F, V, V, V
	
	E
	F, F, V, F, V
Você acertou!
Comentário: Alternativa que apresenta a resposta correta é a (e). Rota 04. Página 9 e 10. Conforme exposto no material. Assim, por meio do COSIF, em seu item 4.1.1, os títulos e valores mobiliários classificam-se em: a) Títulos para negociação – são aqueles adquiridos com o propósito de serem ativa e frequentemente negociados. b) Títulos disponíveis para venda – são aqueles que não se enquadram na classificação de títulos para negociação e tampouco títulos mantidos até o vencimento. c) Títulos mantidos até o vencimento – são aqueles que a instituição financeira tem intenção e capacidade financeira de mantê-los em carteira até o vencimento. Ademais, conforme prescreve o item 4.1.11 do COSIF, a reavaliação dos títulos e valores mobiliários quanto à sua classificação, de acordo com os critérios previstos no item 4.1.1, somente poderá ser efetuada por ocasião da elaboração dos balanços semestrais. Por outro lado,
se o instrumento financeiro derivativo for utilizado com propósito de obtenção de lucros ou mesmo na situação em que a empresa não consiga demonstrar a operação de proteção (hedge), o item necessariamente deverá ser classificado como valor justo pelo resultado (VJPR) ativo ou passivo. Assim, todas as alterações no valor justo do derivativo devem ser consideradas no resultado da entidade e o valor justo do derivativo apresentado no balanço patrimonial, como ativo ou passivo (Lopes, Galdi & Lima, 2011).
Questão 5/5 - Contabilidade de Instituições Financeiras
Os instrumentos financeiros são essenciais na economia de mercado de capitais, pois estimulam o fluxo de recursos, ou seja, são mecanismos operacionais que auxiliam a transferência de recursos entre poupadores e investidores.
 
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir.
I – Ativo Financeiro: ações, quotas de empresas limitadas, bônus de subscrição e opções de ações emitidas pela própria empresa.
II – Títulos Patrimoniais: dinheiro, aplicações bancárias, recebíveis, empréstimos, debêntures, bonds, notes e títulos patrimoniais (equity);
III – Passivo Financeiro: contas a pagar, duplicatas a pagar, depósitos recebidos, empréstimos obtidos e títulos de dívida emitidos.
 
Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Está correto o que se afirma em I apenas
	
	B
	Está correto o que se afirma em I e II apenas
	
	C
	Está correto o que se afirma em II apenas
	
	D
	Está correto o que se afirma em II e III apenas
	
	E
	Está correto o que se afirma em III apenas
Você acertou!
Comentário: Alternativa que apresenta a resposta correta é a (c), Rota 04, página 5 e 6. Conforme exposto no material. Define-se instrumento financeiro como um contrato que impõe uma obrigação contratual a uma entidade (passivo financeiro ou título patrimonial) e que transmite um direito contratual à outra entidade (ativo financeiro). Exemplos de ativo financeiro: dinheiro, aplicações bancárias, recebíveis, empréstimos, debêntures, bonds, notes e títulos patrimoniais (equity); e, exemplos de passivo financeiro são: contas a pagar, duplicatas a pagar, depósitos recebidos, empréstimos obtidos e títulos de dívida emitidos. Consideram-se títulos patrimoniais: ações, quotas de empresas limitadas, bônus de subscrição e opções de ações emitidas pela própria empresa (Lopes, Galdi & Lima, 2011).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando