Buscar

CONTABILIDADE AREAS DIVERSAS2

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Marilene Barreto de Lirio Fernandes (981377)
	
	Disciplina:
	Contabilidade Áreas Diversas (CTB42)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:443858) ( peso.:1,50)
	Prova:
	11179507
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Na Sociedade de Capital, a relação pessoal entre os sócios não tem relevância. A única coisa que interessa é alcançar o fim social. Por esse motivo, na sociedade de capital não se encontram as cláusulas de controle, ou seja, a cessão para terceiro será livre. Para esse fim, existe apenas uma espécie societária que será obrigatoriamente Sociedade de Capital: a Sociedade Anônima. Por sua vez, a Sociedade Cooperativa é uma associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizadas de forma democrática, isto é, contando com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos. Sobre o que diferencia as sociedades cooperativas das sociedades de capital, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Remuneração do capital aplicado: a Sociedade de Capital, ao ser criada, gera para seus sócios a expectativa de remuneração do capital investido, que será feita através da geração de lucro, que é o maior, se não o principal objetivo dos sócios, quando decidem pela criação de uma sociedade de capital ou quando decidem participar de uma sociedade já constituída. Na Sociedade Cooperativa não há essa preocupação, essa expectativa por parte dos sócios com relação à cooperativa.
(    ) Participação nas operações da sociedade: o objetivo da Sociedade de Capital é a prestação de serviços aos seus cooperados, estes têm como condição única de participação na sociedade a utilização desses serviços como beneficiários, ou seja, como clientes. Na Sociedade Cooperativa, os acionistas até podem ser clientes da sociedade, mas isso jamais será condição para a participação como acionista.
(    ) Responsabilidade dos cooperados: nas sociedades cooperativas, a responsabilidade dos associados pode ser limitada ou ilimitada, dependendo exclusivamente de como está disposto no estatuto da sociedade. Na Sociedade de Capital, a responsabilidade dos acionistas será sempre limitada ao capital integralizado.
(    ) Distribuição de resultados: nas Sociedades de Capital, o resultado obtido nas operações é conhecido como lucro, sendo esse o principal objetivo da sociedade, e representa a remuneração do capital investido por cada sócio acionista, portanto a divisão ou distribuição dos lucros obtidos será feita baseada na proporção da participação de cada acionista no capital social. Nas sociedades cooperativas, os resultados poderão ser obtidos por atos cooperativos e atos não cooperativos, sendo que os obtidos por atos cooperativos são denominados sobras, e os resultados obtidos por atos não cooperativos denominados lucros, sendo que este último não faz parte do objetivo da sociedade, mas pode ocorrer.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	2.
	O cooperativismo brasileiro entrou no século XXI enfrentando muitos desafios, entre eles o da comunicação. É atuante, estruturado e fundamental para a economia do país e tem como objetivos:
	 a)
	Ser conhecido e ser compreendido.
	 b)
	Divulgar e ser conhecido.
	 c)
	Ser compreendido e deve haver a divulgação.
	 d)
	Ser difundido e ser caracterizado.
	3.
	A participação de pessoa física ou jurídica como acionista de uma sociedade de capital se dá pelo motivo único de obtenção de ganho financeiro com esta participação. Esta afirmação se refere a qual item dentro das diferenças entre a sociedade cooperativa e a sociedade de capital?
	 a)
	Remuneração do Capital Aplicado.
	 b)
	Distribuição de Resultados.
	 c)
	Participação nas Operações da Sociedade.
	 d)
	Responsabilidade dos Cooperados.
	4.
	As sociedades cooperativas distinguem-se das demais sociedades por características próprias. No entanto, assemelham-se às demais sociedades, pois contabilmente suas atividades necessitam de registro, acompanhamento e análise constante para exposição aos cooperados e as informações dos processos de decisão que contribuem para sua continuidade. Com base nesta afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Adesão voluntária, com número ilimitado de associados, impossibilidade técnica de prestação de serviços.
(    ) Complexidade do capital social representado por quotas-partes.
(    ) Não ter acesso às quotas-partes do capital de terceiros, estranhos à sociedade.
(    ) Retorno das sobras líquidas do exercício, proporcionalmente às operações realizadas pelo associado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	5.
	As cooperativas são sociedades de pessoas, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, não sujeitas à falência, constituídas para prestar serviços aos associados e por sua vez, a Sociedade Anônima, também chamada de companhia ou sociedade por ações, é nome dado a uma empresa com fins lucrativos que tem seu capital dividido em ações e a responsabilidade de seus sócios (acionistas) limitada ao preço da emissão das ações subscritas (lançadas para aumento de capital) ou adquiridas. Os sócios são chamados de acionistas e têm responsabilidade limitada ao preço das ações adquiridas. Sobre a diferença das sociedades cooperativas e das sociedades anônimas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cooperativa realiza venda de produtos de seus cooperados ao mercado, cujo ato é próprio à qualidade do lucro, porém a venda tem como beneficiário direto o cooperado.
(    ) A sociedade cooperativa também estará subordinada ao Direito Comercial e aos demais ramos do direito, bastando para isso a existência do pressuposto da incidência. 
(    ) O papel da sociedade cooperativa é aquele que exatamente motivou a sua existência, a sua criação, ou seja, o de unir pessoas com interesse único de, através da união de forças, melhorar a capacidade de negociação e de penetração em mercados com o objetivo de ter melhores resultados para cada um deles.
(    ) Tudo o que for obtido de sobras na negociação (o lucro gerado em função do capital investido), será revertido em sua totalidade para a sociedade empresária.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	6.
	Deve-se realizar a separação entre atos cooperativos e atos não cooperativos, com o objetivo de identificar e quantificar os elementos que integram estes grupos. Os dispêndios e as despesas operacionais também estão inseridos em atos cooperativos e não cooperativos. Assinale a alternativa CORRETA que define os dispêndios e despesas operacionais:
	 a)
	São os gastos incorridos relativos à administração, vendas e financiamento da operação.
	 b)
	São gastos que sofrem rateios, por serem comuns para a administração e vendas.
	 c)
	São as diferenças entre ingressos e receitas líquidas dos serviços prestados.
	 d)
	São gastos para promover e administrar as vendas dos cooperados.
	7.
	As cooperativas parecem ter por princípio um ditado antigo, muito conhecido e valorizado: a união faz a força. São constituídas com o desejo de criar voluntariamente uma sociedade e trabalhar juntas em torno de um objetivo comum, no caso das cooperativas habitacionais, formar uma poupança para adquirir um terreno e construir moradias. Sobre as características das cooperativas habitacionais, analise as sentenças a seguir:
I- O objetivo é a construção e aquisição de imóveis, e suaintegração sociocomunitária permite que cooperados juntem seus recursos num processo de ajuda mútua e direitos iguais.
II- O papel da cooperativa é o de viabilizar obras de construção ou a aquisição, oferecendo ao cooperado todo tipo de serviços relacionados à obra ou à aquisição do imóvel.
III- Uma das vantagens com relação aos planos tradicionais para a aquisição de imóveis é a construção a preço de mercado.
IV- Uma das vantagens com relação aos planos tradicionais para a aquisição de imóveis é que o cooperado termina seus pagamentos quando a construção de todo o empreendimento chega ao final.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	8.
	As cooperativas que são vistas como prestadoras diretas de serviços aos associados são chamadas de cooperativas singulares, como é o caso de uma cooperativa de produtores. Para se constituir uma cooperativa, precisamos de um número mínimo de associados. Sobre o número mínimo de sócios para a sua constituição, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Quatorze pessoas.
	 b)
	Dez pessoas.
	 c)
	Quinze pessoas.
	 d)
	Vinte pessoas.
	9.
	A COOPSAÚDE VIVA é uma cooperativa constituída por associados de cooperativas singulares. Assim, a COOPSAÚDE VIVA deve ser constituída com, no mínimo, três destas cooperativas, podendo também, excepcionalmente, admitir associados individuais. Como é conhecido este tipo de cooperativa?
	 a)
	Confederações de Cooperativas ou de 3º Grau.
	 b)
	Cooperativas Singulares ou de 1º Grau.
	 c)
	Sistema Cooperativista.
	 d)
	Cooperativas Centrais ou Federações de Cooperativas ou de 2º Grau.
	10.
	Os resultados obtidos por atos cooperativos são sobras, e com atos não cooperativos são lucros. A separação destes atos é fundamental para o registro contábil evidenciar a realidade dos fatos. Quanto ao lançamento contábil de transferência das sobras e dos lucros, realizado no encerramento do exercício, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Débito - Lucro do Exercício.
Débito - Sobras do Exercício.
Crédito - Saldo a Distribuir.
	 b)
	Débito - Lucro do Exercício.
Débito - Sobras do Exercício.
Crédito - Lucros a Distribuir.
Crédito - Sobras a Distribuir.
	 c)
	Débito - Saldo à disposição da AGO.
Crédito - Sobras do Exercício.
Crédito - Lucro do Exercício.
	 d)
	Débito - Lucro do Exercício.
Débito - Sobras do Exercício.
Crédito - Saldo à disposição da AGO.
Parte inferior do formulário

Continue navegando