Buscar

PCC Psicologia do Desenvolvimento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Estácio de Sá
Departamento de Pedagogia
Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Título do Relatório: Desenvolvimento e Aprendizagem
Aluno: Rodrigo Garcia Reis 201902245661
Porto Alegre: 20/11/2019 
 
 
 
 
 
 
 
OBJETIVO 
 
 
Reconhecer no sujeito observado os aspectos do desenvolvimento emocional, psicomotor, cognitivo e social. Construindo uma análise crítica das observações realizadas sob os parâmetros de diferentes teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. 
INTRODUÇÃO 
 
 
Este relatório tem como objetivo apresentar as observações realizadas a partir das etapas do desenvolvimento infantil, onde será apresentada uma característica de uma criança em idade escolar, possibilitando ao pesquisador uma compreensão do desenvolvimento infantil a fim de auxiliar suas ações. 
Observando as teorias de Piaget, Vygotsky, Freud e Behaviorismo e identificando as características de cada fase do desenvolvimento da criança, demandando habilidades emocionais, psicomotoras, cognitivas e sociais nas quais ela se insere. Observaremos que toda estrutura educacional está organizada com intuito de promover aprendizagem e desenvolvimento do ser humano. Existem diversas formas de se conceber o desenvolvimento e aprendizagem. O objetivo do trabalho foi abrangência de informações pertinentes para o aperfeiçoamento do conhecimento adquiridos em sala de aula na disciplina de psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. 
 
 RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO 
 
 
Nome: Cecília Birck Idade: 3 anos Datas: 21/09, 22/10 e 23/09 Inicio: 08:00h Termino: 11:00h Escolaridade: Maternal I. Local da Observação: Escola de Educação Santa Terezinha. 
 
 
Primeiro dia de Observação: 
 
 
Chegando à escola por volta de 8h00 adentrei uma sala de educação infantil onde havia muitas crianças. Logo em seguida após todos se acomodarem na sala de aula as crianças foram levadas pela professora formando uma fila para o pátio da escola, onde todos é feita uma oração. A partir daí comecei a observar uma criança chamada Cecília, que não rezou junto com as demais. No retorno para a sala de aula formaram novamente a fila, dentro da sala elas formaram uma roda sentada no chão, onde cantaram músicas infantis. Cecília novamente não cantou com as demais, mas bateu palmas e se movimentou ao ritmo das canções puxadas pelas professoras.. A professora Lydiane, pegou um violão e iniciou a aula de música fazendo com que as crianças interagissem entre si com palmas e batidas de pé no chão. Após a aula de música era a hora do lanche, todos se acomodaram em suas cadeiras, com as crianças incentivadas a exercer autonomia apanhando os próprios lanches entregues pelas professoras. Ao fim da refeição, as crianças são levadas para brincar no parquinho, Cecília estava mais interativa, e mostrou predileção pelo balanço. Ao fim da atividade, as crianças são reconduzidas em fila à sala de aula para escovarem os dentes. Inicialmente Cecília estava reticente quanto à higieni oral, mas após alguma insistência da professora, permitiu que seus dentes fossem escovados, ainda que brevemente. No retorno à sala de aula Lydiane começa a contação de histórias cantadas com o auxílio do violão. 
 
 Segundo dia de Observação: 
 
 
No segundo dia apósa oração as crianças foram para a sala de aula e começaram uma atividade de pintura em papel proposta pela professora onde em cada folha tinha um desenho de animal para colorir usando tintas e pincéis. Cecília escolheu o desenho de um urso, e era perceptível seu gosto pela atividade. Ela utilizou várias cores no desenho pintando tanto com o pincel quanto com as mãos. Em um determinado momento, Cecília pareceu considerar a ideia de derramar tinta no chão, sendo, então orientada pela professora Lydiane para que não o fizesse. Uma vez advertida de que sua atitude estava errada, ela retomou sua tarefa.Em seguida à atividade de pintura, chegou a hora do lanche. Depois se iniciou outra atividade que foi com massa de modelar e moldes em plástico, nessa atividade Cecília ignorou os moldes, preferindo explorar as possibilidades de misturas de cores das massas, sem se importar quando todas ficaram marrons. 
 
 Terceiro dia de Observação: 
 
No terceiro dia acompanhei a entrada de Cecília na escola e novamente após a oração foram para a sala de aula. A primeira atividade do dia foi de natação, e Cecília parecia bastante excitada ao entrar na piscina plástica, todos são acompanhados pelas professoras, e brincam com bolas e com outros brinquedos na água. Ao término da atividade, Cecília chorou por não querer sair da piscina, mas com uma conversa bem descontraída a professora Lydiane conseguiu contornar a situação. Logo após a natação, chegou a hora do lanche, ao fim da refeição uma roda foi formada para que as crianças cantassem músicas do Palavra Cantada, e logo após, foi dado um tempo livre para brincadeiras com brinquedos na sala de aula. 
 
1- Desenvolvimento físico psicomotor: 
 
 
-Cecília tem 91 cm de altura
-Pesa 18kg
-Pele branca
-Olhos Castanhos. 
-Sua coordenação motora está em desenvolvimento. Pula, corre e anda sem nenhum problema ou necessidade de auxílio. 
 
 
2- Cognição e aprendizagem escolar: 
 
 
-Tem uma boa memória
-Reconhece as letras do alfabeto e os números ate 5
-Possui uma linguagem ainda em desenvolvimento para a idade 
3- Desenvolvimento Social: 
-Cecília tem uma boa relação com a professora e com os colegas de classe 
-Chora quando é contrariada
 
 
4- Desenvolvimento Emocional: 
 
 
-Mostra-se agressiva em alguns momentos 
-Chora e se irrita com facilidade quando é contrairado
-É sorridente quando está satisfeita com o que quer 
OBSERVAÇÃO COM BASE NAS TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO 
 
PIAGET 
 
De acordo com Piaget, as crianças possuem um papel ativo na construção de seu conhecimento, de modo que o termo construtivismo ganha muito destaque em seu trabalho. O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação. Período pré-operacional (2 aos 6 anos): tem como caracteriza principalmente neste estágio, o estabelecimento da noção de objeto, sem que o mesmo esteja próximo, habilidades de imaginação é imitação dos objetos também caracteriza fortemente esse estágio, executado no estágio sensório-motor mais de maneira, materna e inicial. Pois, é quando a criança passa a conhecer e assimilar o meio em que consiste, ou seja, é um novo tipo de ação que se interioriza. Neste estágio, fortemente marcado por uso dos jogos simbólicos, e a linguagem como forma de comunicação, e assimilação própria dos conceitos, devemos destacar também o egocentrismo, que também se insere nesta fase, por volta dos 6 e 7 anos, onde a criança atribui uma fala egocêntrica, inserindo o próprio eu no meio de comunicação, e a incapacidade de se colocar no lugar do outro. Com base nesta teoria Cecília encontra-se no período pré-operacional (2 a 6 anos), onde durante esse estágio, desenvolve a imaginação e a memória. Ela também é capaz de entender a ideia de passado e futuro, e interpretar as coisas simbolicamente. O pensamento dela nessa fase ainda é egocêntrico, com dificuldade em ver o ponto de vista dos outros. 
FREUD 
 
 
De acordo com Freud, ele acreditava que o foco principal da libido era controlar os movimentos da bexiga e do intestino. O principal conflito neste estágio é o treinamento de toalete – a criança precisa aprender a controlar suas necessidades corporais. Desenvolver esse controle leva a um sentimento de realização e independência. O sucesso nesse estágio depende da maneira como os pais abordam o treinamento do toalete. Os pais que utilizam elogios e recompensas pelo uso do banheiro no momento apropriado incentivam os resultados positivos e ajudam as crianças a se sentirem capazes e produtivas. Freud acreditava que as experiências positivas durante esse estágio serviram de base para as pessoas se tornarem adultos competentes, produtivos e criativos. No entanto, nem todos os pais fornecem
o apoio e incentivo que as crianças precisam durante esta fase. Alguns pais, em vez disso, punem, ridicularizam ou envergonham uma criança por acidentes. Com base nesta teoria Cecília encontra-se na fase Anal, entre 1-3 anos, neste estágio ele já passa a ter uma noção de higiene, onde foi obsevado que ao sentir vontade de fazer suas necessidades, Cecília pedia a professora para usar o banheiro. 
 
VYGOTSKY 
 
 
Na sua teoria, Vygotsky diz que para o homem se desenvolver e evoluir, é necessário o convívio com outras pessoas, e partir daí, ele vai adquirir e assimilar conhecimentos, desenvolvendo-se mentalmente. Acrescenta que a vivencia em sociedade é essencial para a transformação do homem de ser biológico em ser humano. É pela aprendizagem nas relações com os outros que construímos os conhecimentos que permitem nosso desenvolvimento mental. O conhecimento é sempre intermediado. Nenhum conhecimento é construído pela pessoa sozinha, mas sim em parceria com as outras, que são os mediadores. Na escola, o professor e os colegas mais experientes são os principais mediadores, daí ser o objetivo da escola transformar os conceitos espontâneos, que a criança desenvolve na convivência social, em conceitos científicos. A linguagem é para Vygotsky, o principal instrumento de intermediação do conhecimento entre os seres humanos, e tem relação direta com o próprio desenvolvimento psicológico. Para ele, a aprendizagem está relacionada ao desenvolvimento desde o inicio da vida humana e inclui relações entre os indivíduos. A relação ensino-aprendizagem é um processo global de relação interpessoal que envolve alguém que aprende alguém que ensina, e a escola é o lugar por excelência na qual o processo intencional ensinoaprendizagem ocorre, podendo envolver intervenção que conduza á aprendizagem. Vygotsky elaborou uma teoria do desenvolvimento intelectual, sustentando que nenhum conhecimento pode ser elaborado sozinho, criou o Socioconstrutivismo, ou como preferem alguns especialistas, Sociointeracionismo, justificando como fundamental a questão cultural e a questão afetiva. Para o ser humano, o meio é sempre revestido de significados culturais. O fator cultural é a diferença central entre os dois teóricos, Piaget e Vygotsky. Considera a capacidade do homem de raciocinar, como também de sensibilizar-se e se emocionar. Dessa forma, um sistema dinâmico de significados em que o afetivo e o intelectual se unem, buscando compreender o sujeito como uma totalidade. Acreditava que o desenvolvimento mental do aluno se determina em dois níveis: O nível de Desenvolvimento afetivo e a Área de Desenvolvimento Potencial
BEHAVIORISMO 
 
 
Os behavioristas possuem como conceitos centrais da teoria de aprendizagem social, o condicionamento clássico e o operante como processos de aprendizagem, ainda referem a imitação como importante fenômeno no estudo da aprendizagem. O condicionamento clássico (também chamado de pavloviano) acontece quando uma pessoa ou animal aprende a responder automaticamente a um estímulo que originalmente não provocava a resposta, ou seja, a pessoa aprende a antecipar os acontecimentos. Em uma pesquisa de Blass, Ganchrow e Steiner, 1984 (apud PAPALIA; OLD, 2000), bebês com duas horas de vida extrauterina foram condicionados a virar a cabeça e mamar toda vez que eram acariciados na testa ao mesmo tempo em que recebiam uma mamadeira com água adocicada. as crianças, aprendem observando e imitando os outros. Segundo Azzi e Polydoro (2006), Albert Bandura (psicólogo canadense behaviorista) desenvolveu uma série de experiências sobre a importância da aprendizagem por observação, aquela que resulta da interação e imitação social. Muitos dos nossos comportamentos são então aprendidos pela observação e imitação de um modelo – modelagem; o processo de socialização passar, necessariamente, pela observação, imitação e identificação com os modelos sociais. Contudo, para que haja aprendizagem, essa depende diretamente da memória. De tal modo, usando do condicionamento operante, cientistas descobriram que os bebês de dois meses são capazes de lembrar-se de realizar uma ação que lhes proporcionou prazer, desde que a situação de teste mostre-se idêntica àquela pela qual aprendeu a ação inicialmente. É a aprendizagem que determina o nosso pensamento, a nossa linguagem, as motivações, as atitudes, a personalidade. Há aprendizagens simples e aprendizagens complexas que implicam uma atividade mental diversificada. Inerente aos processos de aprendizagem está a memória. Só a memória nos possibilita reter o que aprendemos para responder adequadamente à situação presente e proporcionar a possibilidade de projetar o futuro. 
CONCLUSÃO 
 
 
Nesta pesquisa foi possível observar segundo as teorias de Freud, Piaget, Vygotsky e Behaviorismo, cada indivíduo conforme o seu comportamento social, emocional, seu desenvolvimento físico e cognitivo com o meio a qual ele se insere. Em qualquer dos casos o professor precisa estar atento para pode compreender e contribuir com o desenvolvimento dos seus alunos, onde a motivação e planejamento são fundamentais para que as aulas se tornem interessantes e propiciem um excelente aprendizado. Durante a observação das aulas foi possível conhecer as situações reais vivenciadas no ambiente escolar em relação ao ensino-aprendizagem, compreendi com mais clareza que ser professor é oportunizar aos estudantes momentos agradáveis e a pedagogia em si, é uma profissão para se ensinar e aprender de uma forma mútua, se preocupar com o que, e como o outro irá aprender o que foi ensinado. 
 
 REFERÊNCIAS 
 
 
https://www.opas.org.br/as-5-fases-do-desenvolvimento-psicossexual-segundofreud/ 
 
https://www.infoescola.com/pedagogia/teoria-de-aprendizagem-de-piaget/ 
 
https://www.pedagogia.com.br/artigos/piaget_e_o_desenvolvimento_cognitivo/index. php?pagina=6 
 
https://questoesconcursopedagogia.com.br/resumo-para-concurso-professor-teoriade-vigotsky/ 
 
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/teoria-behavioristaaprendizagem-do-bebe/15897

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando