Buscar

inflamação e sistema complemento[1850]

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina: Microbiologia e Imunologia 
Professora: Renata Rivanor
Estudo dirigido
Aula - Processo Inflamatório e sistema complemento
 
1) João estava passeando e pisou em estilhaços de vidro que perfuraram seu calçado e acabaram atingindo a sola do seu pé causando um corte. Nesse acontecimento, João foi infectado pela bactéria piogênica Staphilococcus aureus. João foi ao médico e depois que ele observou o local do corte, ele afirmou que se tratava de um processo inflamatório agudo Responda:
a) Quais características ou alterações o médico provavelmente observou em João para afirmar que se tratava de um processo inflamatório agudo?
R: Dor, calor, rubor, edema e perda da função. 
b) Para combater a bactéria o sistema imunológico de João precisa recrutar mais leucócitos do sangue para o local da infecção. Como se chama esse processo? Explique detalhadamente cada fase citando também as células e as moléculas envolvidas.
R: Adesão dos leucócitos ao endotélio das vênulas pós capilares (diapedese); Movimento através do endotélio e membrana basal para dentro do tecido extravascular; Citocinas, quimiocinas, mediadores, molécula de adesão.
c) Sabendo que a fagocitose é o principal mecanismo para destruir a Staphilococcus aureus, explique detalhadamente como ocorre o processo de fagocitose.
R: É o englobamento e digestão celular de uma partícula. Inicia-se pela formação de pseudópodes que englobam a partícula. Quando englobada chama-se fagossomo e está circulando no citoplasma. No interior da célula o fagossomo liga-se ao lisossomo que entram em contato com as enzimas digestivas e forma o fagolisossomo, iniciando a digestão intracelular. O que não é aproveitado é eliminado.
d) Quais as células fagocitárias do sistema imune inato? 
R: Macrófago, neutrófilo, células dendríticas e células natural killer.
2) Explique como ocorre a interação inicial entre uma bactéria e os fagócitos. O que essa interação vai acarretar para neutrófilos e macrófagos?
R: Quando uma bactéria contacta um fagocito, ela liga-se aos receptores na superfície do fagocito, pode ser desencadeado um ataque químico pelo fagocito que oxidante e acido nítrico para matar o agente patogênico. Após a fagocitose, macrófagos e células dendríticas também podem participar na apresentação de antígenos, isso acontece quando o fagocito parte do material ingerido para a superfície. 
3) Quais os eventos vasculares que ocorre durante o processo inflamatório? Qual a importância dos mastócitos nesse processo?
R: Vasodilatação é o aumento da permeabilidade do vaso. Os mastócitos são importantes pois eles que liberam a histamina, que é causadora dessas vasculares. É importante também na liberação de outras medidas químicas responsáveis pela quimiotaxia que recrutam as células no local das informações.
4) Qual a função do sistema complemento? Diferencie as suas vias de ativação
R: O sistema complemento é constituído por várias enzimas que ajudam na defesa contra infecção. O SC aumentam a resposta por anticorpos e a memória imunológica; lisa as células estranhas; renovam as células anópticas. Existem 3 vias de ativação do SC: 
Clássica – depende de anticorpos; quando c1 interage com antígeno. 
Lectina - independem de anticorpo; quando MBL se liga a grupos de manose e frutose na parede celular bacteriana.
Alternativa – ocorre quando componentes da superfície celular de microrganismos quebram na c3.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando