Buscar

APOL Objetiva 2 (Regular) - TRADIÇÃO RELIGIOSA - COMUNIDADES IGREJAS EMERGENTES - ELETIVA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Tradição Religiosa - Comunidades: Igrejas Emergentes - Eletiva
Considere o excerto abaixo:
“Necessitando adaptar-se ao seu tempo, as igrejas consideradas evangélicas tinham confissões bíblicas diferentes e estilos de culto, música, pregação e eclesiologia que eram destinados a diferentes públicos, mas mantinham uma base comum”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MEISTER, M. Igreja emergente, a igreja do pós-modernismo? Uma avaliação provisória. Fides Reformata, v. 11, n. 1, p. 95-112, 2006, p. 98.
Mauro Meister percebe a eclesiologia como tema próprio da tradição evangélica. De acordo com o livro-base Eclesiologia contemporânea: construindo igrejas bíblicas, na igreja brasileira evidenciam-se dois tipos de estrutura eclesial:
Nota: 20.0
	
	A
	a missionária; e a patriarcal
	
	B
	a missioneira; e a colonial
	
	C
	a evangelista; e a capitalista
	
	D
	a missional; e a congregacional
Você acertou!
“Existem dois tipos de estrutura muito claras e presentes na igreja brasileira. Uma delas é a estrutura missional e a outra é a estrutura congregacional” (livro-base, p. 154).
	
	E
	a parlamentar; e a comunional
Questão 2/5 - Tradição Religiosa - Comunidades: Igrejas Emergentes - Eletiva
Considere o trecho de texto a seguir:
“As grandes cidades, cada vez mais, expõem a incapacidade das políticas urbanas governamentais de conjugar urbanização com bem-estar social; desenvolvido com equilíbrio ecológico, crescimento com paz social... A rigor, a cidade está mergulhada numa lógica contraditória de difícil solução”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOFFMANN, A. A cidade na missão de Deus: o desafio que a cidade representa para a Bíblia e à missão de Deus. Curitiba: Encontro, 2007. p. 16.
O missiólogo luterano Arzemiro Hoffmann apresenta o quadro de desafios que a cidade atual representa não só para as igrejas, mas também para o âmbito maior da sociedade. Com base no texto do livro-base Eclesiologia contemporânea: construindo igrejas bíblicas, para Rick Warren o desafio da igreja na atualidade consiste em:
Nota: 20.0
	
	A
	buscar meios mais efetivos de arrecadação.
	
	B
	conciliar as variadas programações eclesiais na agenda da igreja.
	
	C
	apresentar uma teologia de autoajuda.
	
	D
	relacionar-se com a classe política com o intuito de conseguir privilégios.
	
	E
	interagir com o núcleo da igreja.
Você acertou!
“Rick Warren lembra que o desafio da igreja de nosso tempo é interagir com o núcleo da igreja, formado por ministros e leigos, com os membros maduros e comprometidos, com a congregação em geral, com a multidão de frequentadores, com a comunidade e com os sem-igreja” (livro-base, p. 26).
Questão 3/5 - Tradição Religiosa - Comunidades: Igrejas Emergentes - Eletiva
Atente para a informação abaixo:
“O objetivo da atuação do cristão no mundo não é ‘cristianizá-lo’, mas colocar sinais concretos e particulares em momentos e lugares específicos que apontem para o novo mundo de Deus pelo qual espera (Mt 5.16)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WIESE, W. Ética fundamental: critérios para crer e agir. São Bento do Sul: União Cristã/FLT, 2008. p. 164.
A abordagem do biblista neotestamentário Werner Wiese fala sobre a ética do cristão que deve ser entendida em sua relação fontal com os textos sagrados de sua tradição, bem como com a comunidade de fé a partir da qual o cristão se coloca na sociedade. Quanto a essa organização comunitária cristã, comumente chamada de igreja, segundo o livro-base Eclesiologia contemporânea: construindo igrejas bíblicas, na maioria das vezes, o Novo Testamento se refere a ela como:
Nota: 0.0
	
	A
	igreja local.
“No Novo Testamento, a palavra igreja pode ter dois sentidos diferentes. [...] Em segundo lugar, igreja pode significar um grupo de crentes de uma comunidade local, de uma comunidade geográfica, chamada igreja local. Parece-nos que a maior parte das citações existentes no Novo Testamento denotam esse sentido. O apóstolo Paulo costumeiramente usa essa ideia em diversos de seus textos” (livro-base, p. 23).
	
	B
	igreja universal.
	
	C
	igreja católica.
	
	D
	igreja protestante.
	
	E
	igreja pentecostal.
Questão 4/5 - Tradição Religiosa - Comunidades: Igrejas Emergentes - Eletiva
Leia o trecho de texto abaixo:
“O conceito de um Deus gracioso que criou o mundo e fez a humanidade à imagem do próprio Criador, que providencialmente deu à humanidade os recursos espirituais para formar e sustentar uma sociedade civil viável na história e que prometeu salvar a humanidade de nossas traições daquela imagem e daqueles recursos apontando para possibilidades além da criação e da história que nós mesmos não podemos realizar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STACKHOUSE, M. apud SINNER, R. Teologia pública: um olhar global. In: ZWETSCH, R., CAVALCANTE, R., SINNER, R. von. (Orgs.). Teologia pública em debate. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2011. p. 24.
A formulação de Stackhouse está no pano de fundo de uma proposição de teologia pública no contexto da globalização. De acordo com livro-base Eclesiologia contemporânea: construindo igrejas bíblicas, é possível citar como característica da globalização:
Nota: 20.0
	
	A
	o encontro com as culturas.
Você acertou!
“Entre os fatores que têm ajudado essa transição está a globalização, que tem facilitado o encontro de diferentes culturas e influenciado a sociedade global em vários aspectos” (REZENDE, 2016, p. 35).
	
	B
	o fechamento dos mercados.
	
	C
	o desconhecimento da pluralidade cultural.
	
	D
	a economia voltada ao bem comum.
	
	E
	o desconhecimento do pluralismo religioso.
Questão 5/5 - Tradição Religiosa - Comunidades: Igrejas Emergentes - Eletiva
Leia a informação que segue:
“No protestantismo era o metodismo primitivo [...] que não somente deu continuidade à tradição das obras de misericórdia e de piedade, mas as leu em uma nova perspectiva. Em termos gerais, trouxe a herança do anglicanismo e de autores como William Law. Entretanto, fez uma ampliação que ia contemplar mais aspectos públicos e uma releitura que ia revolucionar a sua dinâmica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RENDERS, H. As obras de misericórdia e piedade em John Wesley e no metodismo contemporâneo: base para uma teologia pública? Caminhos, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 355-369, jul./dez., 2014, p. 375-358.
Entre as igrejas protestantes, Renders destaca o metodismo e vê como características dessa tradição a observação daquilo que chama de obras de piedade e misericórdia. Em sentido lato, Rezende, no livro-base Eclesiologia contemporânea, afirma serem características dos evangélicos tradicionais:
Nota: 20.0
	
	A
	Rigidez na interpretação das Escrituras, ênfase no ensino teológico, ênfase no trabalho social.
Você acertou!
“Via de regra, os tradicionais costumam ser mais rígidos na interpretação das Sagradas Escrituras e tendem a dar maior ênfase no ensino teológico, bem como ao trabalho social. Em geral, não se preocupam excessivamente com usos e costumes –por exemplo, o modo como as pessoas devem se vestir” (livro-base, p. 40).
	
	B
	Rigidez na interpretação das Escrituras, ênfase no ensino teológico, ênfase no modo como as pessoas devem se vestir.
	
	C
	Rigidez na interpretação das Escrituras, ênfase no trabalho social, ênfase no modo como as pessoas devem se vestir.
	
	D
	Rigidez no modo como as pessoas devem se vestir, ênfase no ensino teológico apologético, ênfase nas ofertas.
	
	E
	Rigidez na interpretação das Escrituras, ênfase em curas, ênfase no Batismo no Espírito Santo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?