Buscar

Sistemas Abertos e Fechados nas Organizações

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	Tatiane Meurer (1706129)
	
	Disciplina:
	Fundamentos e Teoria Organizacional (ADG40)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX
	1.
	Em síntese, os sistemas abertos interagem com o ambiente, procuram ser "adhocráticos", enquanto sistemas fechados não interagem com o ambiente, como as organizações altamente burocráticas. Com relação aos principais tipos de sistemas organizacionais, disserte sobre os sistemas fechados e os sistemas abertos e sua relação com as organizações.
	Resposta Esperada:
Sistemas fechados: não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, pois são herméticos a qualquer influência ambiental. Assim, não influenciam os ambientes. Não recebem recurso externo e nada que produzem é enviado para fora. A rigor, não existem sistemas fechados na acepção exata do termo. 
A denominação ?sistemas fechados? é dada aos sistemas cujo comportamento é determinístico e programado e que operam com pequeno e conhecido intercâmbio de matéria e energia com o meio ambiente. Também o termo é utilizado para os sistemas estruturados, em que os elementos e as relações se combinam de maneira peculiar e regida, produzindo uma saída invariável. São denominados mecânicos, como as máquinas e os equipamentos.
Sistemas abertos: apresentam relações de intercâmbio com o ambiente por meio de inúmeras entradas e saídas. Os sistemas abertos trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente. São adaptativos, isto é, para resolver. Devem reajustar-se constantemente às condições do meio. Mantêm um jogo recíproco com o ambiente e sua estrutura é otimizada quando o conjunto de elementos dos sistemas se organiza por meio de uma operação adaptativa. A adaptabilidade é um contínuo processo de aprendizagem de auto-organização.
	2.
	A organização é um grupo de indivíduos organizados de acordo com suas funções, obedecendo a uma hierarquia, e cada um deles funciona de acordo com a sua função e sabe devidamente qual é o seu comportamento em relação ao seu grupo de referência na hierarquia (RICHTER; VICENZI). A organização na empresa ocorre de forma racional, conforme a estrutura a qual eles pertencem. Assim, como a estrutura organizacional pode ser dividida? Explique cada tipo de estrutura organizacional.
	FONTE: RICHTER, Rosana; VICENZI, Tulio. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: Uniasselvi, 2016.
	Resposta Esperada:
Organização de estrutura linear, Organização de estrutura funcional e Organização de estrutura Linha- Staff. A organização linear caracteriza-se de forma mais simples e na estrutura das pirâmides. As comunicações são feitas conforme a estrutura hierárquica, não permitindo flexibilidade, centraliza o processo decisório em uma única pessoa e é muito usual em pequenas empresas. A organização funcional caracteriza-se, essencialmente, por sua facilidade no processo de comunicação entre os setores. O seu processo de decisão é descentralizado e busca sua estruturação pautada na especialização da função. A estrutura de linha-staff liga-se indiretamente aos objetivos básicos da organização através dos setores de linha e sua autoridade é apenas funcional. Os órgãos de staff não possuem autoridade de cargo conferido pela estrutura organizacional. É a mais utilizada nas organizações, caracteriza-se por ser a combinação entre a estrutura linear e funcional.
	Acadêmico:
	Tatiane Meurer (1706129)
	
	Disciplina:
	Sociedade e Meio Ambiente (GAM08)
	1.
	A sustentabilidade não está atrelada unicamente à área ambiental, e sim ao equilíbrio dinâmico do conjunto das relações sociais, econômicas, culturais, espaciais e psicológicas, ou seja, é esse conjunto que alicerça o desenvolvimento sustentável de fato. Dessa forma, explique por que o Protocolo de Kyoto é uma das ferramentas para uma gestão sustentável nas organizações.
	Resposta Esperada:
É um tratado internacional com compromissos para: 
- a redução das emissões dos gases que provocam o efeito estufa;
- minimizar as causas do aquecimento global e consequente variabilidade climática.
Monitoram os gases, tais como são o dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), hidrofluorcarbonos (HFCs), perfluorocarbonos (PFCs) e hexafluoreto de enxofre (SF6).
Tem por objetivo obrigar os países desenvolvidos a reduzirem a quantidade de gases poluentes, com metas de curto, médio e longo prazo.
	2.
	Com o aprimoramento das técnicas de trabalho, além da agricultura, outras atividades passam a ter grande importância econômica e social para o desenvolvimento das cidades e respectiva economia. Desta forma, surgem os metalúrgicos, ourives e também os mercadores, pessoas responsáveis pela troca de mercadorias e figuras importantes para o desenvolvimento da época, conhecida como Idade do Bronze. Assim sendo, qual o nome da revolução que surge neste período? Explique como ocorreu esse processo nas comunidades.
	Resposta Esperada:
O nome da revolução que surge nesse período é a Revolução Urbana. Nestas comunidades agrícolas, que eram autossuficientes, a agricultura ainda é a principal atividade, mas divide agora com o comércio e artesanato especializado. As atividades econômicas, antes agrícola e pastoril, foram diversificadas e tornaram-se mais complexas com a multiplicação dos ofícios ou profissões. Um sistema regular de trocas também impulsiona as atividades comerciais da época.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando