Buscar

APOL Objetiva 1 - HISTÓRIA POLÍTICA ECONOMIA CULTURA NO SÉCULO XX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL Objetiva 1 (Regular)-HISTÓRIA, POLÍTICA, ECONOMIA, CULTURA NO SÉCULO XX
NOTA 100
Questão 1/5 - História, Política, Economia, Cultura no Século XX
Considere a seguinte citação:
“Art. 45 - Alemanha cede à França a propriedade absoluta [...], com direito total de exploração, das minas de carvão situadas na bacia do Rio Sarre.
Art. 119 - A Alemanha renuncia, em favor das potências aliadas, a todos os direitos sobre as colônias ultramarinas.
Art. 171 - Estão proibidas na Alemanha a fabricação e a importação de carros blindados, tanques, ou qualquer outro instrumento que sirva a objetivos de guerra.
Art. 232 - A Alemanha se compromete a reparar todos os danos causados à população civil das potências aliadas e a seus bens.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARQUES, A. M. História contemporânea: textos e documentos. São Paulo: Contexto, 1999.
Tendo em vista a citação e os conteúdos o livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, o Tratado de Versalhes impôs duras penas aos derrotados da guerra, principalmente à Alemanha. Sobre as consequências do Tratado de Versalhes, é correto afirmar que:
	
	A
	As duras sanções à Alemanha promoveram a reorganização política do país em torno do nacionalismo, por meio do revanchismo.
Questão 2/5 - História, Política, Economia, Cultura no Século XX
Leia a passagem de texto:
“Camisas negras de Milão, camaradas operários! Há cinco anos, as colunas de um templo que parecia desafiar os séculos desabaram. [...] O fascismo estabeleceu a igualdade de todos diante do trabalho”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DISCURSO de Mussolini dirigido aos operários milaneses, em 7 de outubro de 1934. In: MATTOSO, Kátia M. de Queirós. Textos e documentos para o estudo da história contemporânea (1789-1963). São Paulo: Hucitec/EDUSP, 1977. p. 175-177.
	
	B
	Foi um movimento político anticomunista, antiliberal, de cunho nacionalista.
Questão 3/5 - História, Política, Economia, Cultura no Século XX
Leia a informação:
“O imperialismo não é um ato de simples acumulação e aquisição. Ele é sustentado e talvez impelido por potentes formações ideológicas que incluem a noção de que certos territórios e povos precisam e imploram pela dominação.”
Após esta avaliação, caso queira ler mais sobre isto está disponível em: SAID, E. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 40.
	
	D
	O imperialismo culminou na Primeira Guerra Mundial e tem de ser compreendido no contexto de expansão de um sistema econômico capitalista industrial burguês, que modificou a geopolítica mundial.
Questão 4/5 - História, Política, Economia, Cultura no Século XX
Leia o extrato de texto:
“[...] o movimento de mulheres da Rússia se difere das conquistas das mulheres ocidentais dentro do liberalismo, que reivindicavam a igualdade de direitos em relação aos homens, sem propor uma mudança abrupta nos padrões sociais, enquanto na Rússia pré e pós-revolucionária a transmutação do papel e dos costumes impostos à mulher era crucial.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: URSO, G. S. (Org.). A revolução das mulheres: emancipação feminina na Rússia soviética – artigos, atas, panfletos, ensaios. São Paulo: Boitempo, 2017.
	
	A
	A falta de métodos contraceptivos, a recorrência ao aborto e o precário acesso à educação.
Questão 5/5 - História, Política, Economia, Cultura no Século XX
Considere a citação:
“Não surpreende que na memória dos britânicos e franceses, que travaram a maior parte da Primeira Guerra Mundial na Frente Ocidental, esta tenha permanecido como a ‘Grande Guerra’, mais terrível e traumática na memória que a Segunda Guerra Mundial.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOBSBAWM, E. A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991).  São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 27.
	
	B
	A retirada da Rússia em 1917 e a entrada dos Estados Unidos ao lado da Entente.

Continue navegando