Buscar

Quais as principais ideias de Karl Marx

Prévia do material em texto

1. Quais as principais ideias de Karl Marx?
Critica a ordem institucional que estruturava a organização política e jurídica da sociedade de seu tempo; Críticas ao direito e à democracia como formas ideológicas de dominação; Desmascarou o estado democrático de direito (república democrática); Exposição das contradições sociais, as injustiças materiais e os interesses de classe em jogo nas sociedades capitalistas; Marx tem uma postura crítica diante do potencial emancipatório do direito e da democracia.
2. Segundo Karl Marx, o que era necessário para compreender a sociedade? Qual o método utilizado?
Compreender o funcionamento do sistema econômico, através do método do materialismo histórico.
3. Na Contribuição à Crítica da Economia Política, de 1859, Marx afirma: “Não é a consciência dos homens que determina a realidade; ao contrário, é a realidade social que determina sua consciência” (MARX, 1982, p.83). em tal obra identificou uma das características principais desse sistema, qual seria?
Sua capacidade de produzir uma soma de valor superior àquela utilizada na origem dos empreendimentos, pois no capitalismo, o mecanismo que permite a geração de lucros não se encontra na esfera da circulação dos produtos (comprar para vender mais caro), e sim na esfera da produção, mais precisamente na capacidade de trabalho humano.
4. O que seria a alienação do trabalhador no capitalismo trabalhada por Marx?
Em A Ideologia Alemã (1845-1846), aponta a divisão social do trabalho como condição de alienação. Além de ser alienado do próprio produto de seu trabalho, o trabalhador encontra-se desprovido de condições de autorrealização, pois, dada a especialização de ocupações, não realiza de forma livre e plena suas capacidades. 
5. Para Marx, qual o conflito que explica a história?
Seria a luta de classes. Segundo Marx, “a história de todas as sociedades até hoje existentes é a história da luta de classes. Homem livre e escravo; patrício e plebeu; senhor feudal e servo, mestre de corporação e companheiro, em resumo, opressores e oprimidos”.
6. O que pensava Marx sobre a emancipação social?
A emancipação social não seria possível sob as condições capitalistas existentes – não haveria possibilidade efetiva para a realização da igualdade e da liberdade. Caberia ao direito e à democracia um papel sensivelmente reduzido e meramente funcional no processo revolucionário.
7. Como um sistema tão injusto e desigual, baseado na exploração da maioria por uma classe privilegiada, poderia se sustentar?
Através da base e da superestrutura, “Na produção social de sua existência, os homens estabeleciam relações determinadas, necessárias, independentes da sua vontade”. O conjunto dessas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base concreta sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e à qual correspondem determinadas formas de consciência social.
8. O que seria o processo anônimo de socialização?
O processo anônimo de socialização é, na verdade, um processo de subordinação às leis que regem o modo de produção da vida material.
9. Qual o conceito da Base e da Superestrutura?
Estrutura-base: modo de produção; relações de produção. Maneira básica como a sociedade organiza a produção de bens; Superestrutura: o organismo político, jurídico, ideológico, religioso. Estado e suas instituições, escolas, organizações religiosas, os meios de comunicação de massa etc.
10. O que pensava Marx sobre o sistema produtivo?
O sistema produtivo é tão importante na visão marxista de vida social que os que dominam o sistema econômico são considerados também como dominando outros aspectos da vida social, à sua imagem e interesse. As relações de produção, conjuntamente com as forças produtivas são os componentes básicos do modo de produção, a base material da sociedade.

Continue navegando