Buscar

Slide Unopar 8º Semestre

Prévia do material em texto

APRESENTAÇÃO SEMINÁRIO 8º SEMESTRE
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO
Vilhena
2019
REDE SUBWAY:
O desafio da redução do Plástico no Século XXI
Mostrar o que é Análise Swot;
Demonstrar os dados econômicos do setor de Fastfood;
Destacar os Principais Concorrentes;
Descrever o que é o CRM;
Exemplificar o que é Comunicação Integrada.
OBJETIVOS DA APRESENTAÇÃO
O objetivo principal deste trabalho será voltado para a rede de fast-food Subway, sendo que o foco principal é a tão requisitada sustentabilidade que essa empresa promove, que é de fato muito importante por conta da maneira em que a população mundial age perante ao consumo desenfreado, contaminação do meio ambiente, falta de gestão na reciclagem dos resíduos sólidos, entre outros.
Para desenvolver este projeto, nossa equipe em um primeiro momento, apresentará a matriz SWOT da empresa voltado para a sustentabilidade. Logo em seguida, mostraremos os conceitos sobre o setor de alimentos rápidos, assim como os principais concorrentes que a Subway “compete” na praça de alimentação do Shopping e arredores da cidade. 
No último momento, iremos demonstrar o que é o Conceito de CRM, assim como as estratégia que podemos usar com essa ferramenta para a redução do plástico, e por fim exemplificar como a comunicação com os clientes é tão importante para qualquer organização.
INTRODUÇÃO
Avaliar o mercado, estabelecer metas e determinar o que o empreendimento deve fazer para alcançá-las são ações indispensáveis no planejamento estratégico de uma empresa. Mas para que essas medidas realmente apresentem um resultado eficaz, os gestores precisam conhecer profundamente os pontos fortes e fracos do negócio e a relação que ele tem com o mercado.
É nesse sentido que a análise SWOT para empresas — inclusive micro e pequenas — é uma ferramenta de gestão útil. Difundida em grandes organizações, ainda é uma prática pouco difundida entre as menores, o que é um erro e nós vamos mostrar o porquê.
Em português, é chamada de “análise FOFA”. A função dessa ferramenta é avaliar os ambientes interno e externo a um empreendimento, formulando táticas para otimizar o desempenho no mercado. Assim, são analisadas também as oportunidades e as ameaças.
ANÁLISE SWOT
Nesse cenário, alguns setores se mostraram resilientes à crise e surgem como boas alternativas para quem deseja empreender. Entre eles, podemos destacar a alimentação. As empresas do ramo alimentício estão entre as mais promissoras do país, apresentando altas taxas de aberturas de novos negócios e de expansão no mercado.
Apesar do cenário econômico ainda cambaleante, áreas como o serviço ambulante de alimentos, fornecimento de comidas prontas e outros empreendimentos tradicionais do ramo de alimentação. Seja investindo em novidades e tendências ou apostando por negócios mais tradicionais e consolidados, existem inúmeras opções para empreender e conquistar o público.
DADOS ECONÔMICOS DO SETOR DE FASTFOOD
No Brasil, as grandes redes de refeições rápidas têm muito apelo junto ao consumidor e seguem em pleno crescimento. Para se ter uma ideia, estudos recentes mostram que, mesmo abalado pela crise o mercado de fast-food no Brasil está em expansão. Só em 2015, o número de restaurantes aumentou 11%, em relação ao ano anterior. Apesar da crise econômica no País, 630 lojas foram abertas e apenas 57 fechadas. Contudo, é importante pontuar que o crescimento foi menor do que nos anos anteriores: em 2014 foi de 18% e em 2013 de 20%.
Os dados foram retirados do novo levantamento realizado pela Geofusion. Na pesquisa, também há um estudo de caso sobre o Subway, rede do segmento com mais lojas no Brasil e que recentemente ultrapassou a marca de 2.100 unidades no país.
DADOS ECONÔMICOS DO SETOR DE FASTFOOD
DADOS ECONÔMICOS DO SETOR DE FASTFOOD
DADOS ECONÔMICOS DO SETOR DE FASTFOOD
DADOS ECONÔMICOS DO SETOR DE FASTFOOD
DADOS ECONÔMICOS DO SETOR DE FASTFOOD
Sendo assim seu primeiro concorrente direto é a empresa:
1º Concorrente: Zero Grau Unidade Park Shopping
Localizada na Av. Sabino Bezerra de Queiroz, 5522 - Jardim Eldorado
Facebook: https://www.facebook.com/ZEROGRAUOFFICIAL
Instagram: @zerograuofficial
O formato não é exatamente o mesmo o leque de produtos no cardápio é bem maior, porem com alguns produtos concorrendo diretamente com a empresa estudada, tanto em valores quanto em composição calórica.
 Pois analisamos que o público alvo de ambas é aquele que necessita de uma comida rápida porem se preocupa com comer bem (saudável).
PRINCIPAIS CONCORRENTES
2º Concorrente: SABOR E SAÚDE
Localizado na Av. Sabino Bezerra de Queiroz, 5522 - Jardim Eldorado
Facebook: https://www.facebook.com/SABORESAUDEVILHENA
Instagram: @SABORESAUDEVILHENA
Para quem prioriza alimentação saudável mesmo quando se trata de lanches rápidos, a casa é uma ótima opção. O local oferece vários tipos de crepes, batatas recheadas, waffles, açaís, salada de frutas e lanches naturais. A carta de sucos também atrai a clientela pela diversidade, com mais de 80 sabores.
PRINCIPAIS CONCORRENTES
PRINCIPAIS CONCORRENTES
O CRM (Customer Relationship Management) é um termo usado para o gerenciamento do relacionamento com o cliente ou ainda um sistema integrado de gestão com foco no cliente, que reúne vários processos\tarefas de uma forma organizada e integrada. Como conceito, o CRM é uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades e potenciais de uma empresa.
Um dos objetivos do “CRM”, é fidelizar clientes, embora este seja um termo confuso, pois leva a imaginar que você ganha um cartão com seu nome e alguns descontos ou milhas simplesmente. A fidelização vai muito além disso, é buscar a satisfação total do cliente, antever necessidades e desejos, ser tratado com dignidade e respeito oferecendo produtos adequados ao cliente.
O QUE É O CRM ?
Diante dessa temática, em vista a preocupação com a redução do plástico, uma das estratégias voltadas para isso, é a implantação de um desconto promocional para qualquer cliente, que na compra de refrigerantes e sucos, terá desconto de R$ 1,00 (Um real), se a pessoa trazer consigo copos ou então canudos reutilizáveis para consumo. Dessa forma, a pessoa contribuirá para a redução do plástico e ainda ganhará um desconto como brinde.
A outra estratégia a ser adotada, será nos processos internos da produção dos lanches, para isso, as embalagens serão usadas todas com papel reciclável, e ao invés de usar materiais de isopor quando o cliente pede pra levar para sua casa, a Subway disponibilizará a lancheira ecológica por um preço bem em conta, essa lancheira é de um material reciclável, do qual a pessoa poderá reutilizar por muito tempo quando for comprar qualquer lanche, em qualquer lugar.
O QUE É O CRM ?
Com as promoções voltadas para esse tema, todos vão sair ganhando, o cliente além de contribuir com o meio ambiente, também vai ganhar financeiramente, e a Subway visando isso, vai conseguir passar para seus clientes que, de fato, eles demonstram uma preocupação com a sustentabilidade.
As estratégias a serem usadas, é a veiculação nas mídias sociais, facebook, instagram, e por anúncio em outdoors, espalhados em lugares estratégicos pela cidade, e também com banners e panfletos. Com essa estratégia, a Subway irá alcançar uma área enorme, não apenas local, mas de nível nacional, para tanto, eles disponibilizarão um SAC especialmente para tirar dúvidas a respeito dessa problemática tratada nesse contexto, melhorando ainda mais a comunicação com seus clientes.
COMUNICAÇÃO INTEGRADA
No desenvolvimento deste relatório, escolhemos a Rede Subway, do qual detalhamos os diversos fatores que atualmente elaconstrói para um crescimento de forma sustentável, destacamos ainda seus pontos fortes e fracos, e também as oportunidades e as ameaças que convivem rotineiramente.
O que podemos concluir com isso, é que, a Rede Subway tem uma grande preocupação com o meio social e ambiental, mantendo sua missão e visão no desenvolvimento sustentável, e usando dos vários meios de mídias de divulgação para alcançar um número maior de pessoas para conscientizá-las de que pequenos atos, podem se tornar enormes em um futuro bem próximo, basta querermos fazer parte dos poucos que compartilham essa boa ação. E, como administradores, aprendemos que o lucro é sim uma parte boa do negócio, mas que melhor ainda, é crescer de uma forma sustentável, usando de todas ferramentas possíveis para alcançar o objetivo da organização de uma forma ética e segura.
 
CONCLUSÃO
“Se não te esforças ao máximo, como saberás onde está o teu limite?”.
- Autor Desconhecido

Continue navegando