Buscar

sociologia e etica

Prévia do material em texto

Material de Estudo e Atividades da Unidade I - Período de 06/08 a 11/08
PERGUNTA 1
1. A partir de Aristóteles, tem-se que virtudes ético-morais estão vinculadas à alma. Estas derivam de um meio termo, ou seja, de uma justa medida entre uma dose de razão e outra de impulsos ou instintos/paixões que é também uma tensão na parte apetitiva da alma irracional. A primeira suspeita é de que virtude moral só se aprende, ou então se conquista, por meio de bons exercícios, por meio do hábito ou ainda da prática. Portanto não se aprende com lições, pelo ensino ou educação escolar. Para fundamentar a ética parece que Aristóteles propõe que a tendência dos homens, ou o fim da vida humana é a ____________________, a eudaimonia, entendida aqui como sentimento que sugere permanência, profundidade, serenidade e temperança. Porém não basta dizer que este é o fim e é um sentimento, precisa-se ir mais longe, delinear meios para atingir e chegar a este estado. Por isso a intenção de começar delimitando o que é virtude moral, e, esta entendida como “a organização do desejo4 que permite o homem viver uma vida feliz” (LEAR, 1994, p. 190). Qual palavra completa devidamente o texto acima?
	
	
	a religião. 
	
	
	a felicidade. 
	
	
	a vida social. 
	
	
	a cidadania. 
	
	
	a realização pessoal. 
5 pontos   
PERGUNTA 2
1. Da teoria da visão de mundo obtém-se a cosmologia e a teodiceia, como partes integrantes. Da teoria do valor obtêm-se valores éticos, ou então, a ética; os estéticos, ou então, a estética ou filosofia da arte e os religiosos, ou filosofia da religião. Na teoria da ciência temos a formal que é a lógica, e a material que é a Teoria do Conhecimento. Com isso, em qual campo se situa a filosofia que trata especificamente da ética?
	
	
	Teoria do valor ou filosofia prática
	
	
	Teoria da ciência ou lógica
	
	
	Teoria da ciência ou teoria do conhecimento
	
	
	Teoria da visão do mundo ou cosmologia e teodiceia
	
	
	Teoria da religião ou filosofia da religião
5 pontos   
Material de Estudo e Atividades da Unidade II - Período de 13/08 a 18/08
Unidade II
PERGUNTA 1
1. A definição da Vontade Geral encontra-se elaborada de forma mais explícita na obra de Rousseau. Alguns pressupostos estão m “Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens” (ROUSSEAU, 2003a). O pressuposto é de que Rousseau pensa a sociedade civil como uma sociedade de iguais. A ____________ é pensada enquanto igualdade social, ou seja, a sociedade civil é fruto de convenções e a igualdade ou desigualdade está expressa na riqueza, no poder e no status. As diferenças dadas pela natureza não têm maior relevância, ou seja, não importa se o indivíduo é preto ou branco, se tem mais ou menos força, se tem mais ou menos idade. Nesse sentido, a igualdade pressupõe a superação das _____________________ entre rico e pobre (dada pela introdução da lei e do direito à propriedade), entre poderoso e fraco (dada pela instituição da magistratura), e entre senhor e escravo (dada pela transformação do poder legítimo em poder arbitrário). 
	
	
	igualdade / desigualdades  
	
	
	liberdade política / unicidade e justiça social. 
	
	
	diversidade / liberdade política e competitividade. 
	
	
	diversidade / justiça social e poder centralizado. 
	
	
	competitividade / centralidade e pontualidade. 
5 pontos   
PERGUNTA 2
1. Para dizer que o direito é legítimo Habermas tende quebrar com o paradigma da consciência. A legitimidade está assim em restabelecer a ordem ou ordenar juridicamente o estado para garantir a vida e a paz, enfim a sociabilidade. A lei positiva é entendida como tentativa de garantir o direito natural conquistado pelos cidadãos. O que é então que legitima ou fundamenta o Direito Positivo? Com Hobbes e Locke tem-se o contrato em que se delega ao soberano e/ou assembleia o poder de “ordenar juridicamente” a vida social dos contratantes. Em Habermas é preciso compreender a forma como se fundamenta e legitima a norma jurídica, essa lei positiva que é dura, que rege e ordena. O “Direito Positivo” tem um vínculo com a moralidade, ou seja, o elemento moral serve como vínculo com o Direito Natural e a norma jurídica. Porém Habermas quando pensa na modernidade vislumbra a autonomia de três diferentes esferas. Quais são estas três esferas? 
	
	
	ciência, moral e política.
	
	
	direito, ciência e moral.
	
	
	ciência, moral e arte.
	
	
	direito, arte e religião.
	
	
	ciência, religião e moral.
	
PERGUNTA 1
1. Após assistir ao vídeo do professor Cortella, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2gVCs2fIILo. Marque a opção que mostra como podemos ser ético no dia a dia.
	
	
	Cuidando de seus valores éticos, respeitando os seus iguais e, ainda assim, viver com dignidade na sociedade e não apenas sobrevivendo a ela
	
	
	Cuidando de seu sucesso profissional e financeiro, a despeito dos esforços de seus iguais
	
	
	Cuidando dos esforços de seus iguais, mas sempre tentando superá-los, afinal a sociedade é muito competitiva
	
	
	Cuidando tanto do seu sucesso profissional quanto dos esforços para enriquecimento, a despeito de pudores éticos
	
	
	Cuidando de sua carreira profissional e interesses pessoais a despeito dos demais cidadãos em seu redor
teste: Avaliação de Verificação - 1ª parte (Questões objetivas)
 
3 pontos   
PERGUNTA 2
1. Escolha a alternativa que traz exemplos que descrevem o que vem a ser ética da convicção, segundo o texto a seguir: 
ÉTICA DA CONVICÇÃO: Suas decisões decorrem da aplicação de uma tábua de valores preestabelecidos. Sua  Máxima é: “faça algo porque é um mandamento”! Suas duas vertentes são: Vertente do PRINCÍPIO, com a máxima: “respeite as regras haja o que houver”, e Vertente da ESPERANÇA: com a máxima “o sonho antes de tudo”! Exemplos: Tratado dos deveres (DEONTOLOGIA): cumpra suas obrigações, siga as prescrições, tudo ou nada, sim ou não, branco ou preto sem meios-tons. 
	
	
	Contra o aborto, em quaisquer circunstâncias. Mãe tem o dever de cuidar dos filhos. Católicos e a “camisinha”. Voto obrigatório e serviço militar. Empregado e a “camisa” da empresa. Regras de trânsito
	
	
	Cônsul português Aristides de Souza Mendes e os vistos para 10 mil judeus. Salvou 30 mil pessoas em 1940. Oskar Schindler (lista). Dupla entrada dos Hospitais. Filmes: A escolha de Sofia, Limite Vertical
	
	
	Tenho compromisso e vale a pena não atrasar-me! Sou aluno e é sensato não perturbar as aulas. Sou brasileiro e faz sentido ser patriota! Sou empregado e é importante me empenhar
	
	
	PÁTRIA: O comandante que sacrifica alguns soldados para salvar muitos. PROFESSOR: se realizar como profissional indispensável e ganhar a vida como qualquer pessoa
	
	
	IGREJA: Somos um esforço só contra a mortalidade infantil, desamparo e injustiça social. EMPRESAS (apartheid): furar o boicote para garantir empregos à sua comunidade (ou exatamente o oposto). Pais que se sacrificam para que filhos progridam. Moça que aborta porque não há como sustentar a criança
3 pontos   
Clique em Salvar e Enviar para salvar e enviar. Clique em Salvar todas as respostas para salvar todas as respostas.
Importar Exercício: Avaliação de Verificação - 2ª parte (Questão dissertativa)
 
	
	
1. Leia o material disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/recursos-humanos/artigos/55864/etica-profissional
Produza um texto que responda à questão: Por que a preocupação com a ética cresceu tanto no Brasil nos últimos anos?
Orientações:
- texto de até 10 linhas;
- Em caso de plágio a nota será zerada.
2. Ao enviar este relatório, você concorda: (1) que está enviando este relatório para ser usado e armazenado como parte dos serviços do SafeAssign™, de acordo com Política de privacidade da Blackboard; (2) que sua instituição pode usar seu relatório de acordo com as políticas da instituição; e (3) que seu uso do SafeAssign se dará sem direito a recurso contra a Blackboard Inc. e suas afiliadas.
Fazer teste: Atividade Unidade III
 Material de Estudo e Atividades da Unidade III - Período de 27/08 a 01/09
PERGUNTA 1
1. Se tomarmos as principaissemelhanças que cabem aos diversos tipos de normas, assim como apontam Cortina e Martinez (1996), vamos encontrar vários aspectos apontados abaixo. Aponte o único aspecto INCORRETO: 
	
	
	Se você fez algo, a sociedade se torna responsável em seu lugar, por isso em vista dessa heteronomia ou ausência de vontade própria.
	
	
	Às vezes carregam o mesmo tipo de conteúdo ou norma prescritiva como é o caso das situações religiosas, jurídicas etc. que apontam a “proibição de matar”, “ de roubar”, de auxiliar, de alguma forma alguém que esteja em sofrimento ou necessidade. 
	
	
	Isso acontece “mesmo que esta coincidência de conteúdos não seja total e nem tem por que sê-lo: existem conteúdos morais que não fazem parte do direito positivo e, vice-versa” (1996, p. 41). 
	
	
	A referência à autonomia, às ações voluntárias que implicam na responsabilização de quem as comete. Se você fez algo, você se torna responsável por isso em vista da sua autonomia (livre arbítrio) ou vontade própria. 
	
	
	O aspecto prescritivo, isto é, a indicação de normas, ou formas que orientam o agir humano, ou melhor, essas normas “indicam que determinados atos são obrigatórios para as pessoas” (1996, p. 41). 
5 pontos   
PERGUNTA 2
1. Um dos problemas aqui se refere ao processo de naturalização do social, ou seja, o processo pelo qual se acredita que “[...] o aperfeiçoamento da sociedade depende basicamente do desenvolvimento da moralidade individual” (DUARTE, 2001, p. 142). A naturalização não se refere somente a ausência de menção do social, ou negar que o homem viva em sociedade, mas quando a socialização e, em especial. “[...] a sociedade é considerada resultante de atributos naturais e universais aos seres humanos. A universalidade do ser humano, em vez de ser vista como resultante de um processo histórico, é vista como o pressuposto da vida social, isto é, como características naturais, universais e eternas da condição humana” (DUARTE, 2001, p. 130). Em Kant percebe-se isso no momento em que trata do a priori e do império da razão. Aqui a concepção de que somente o embate com os outros indivíduos e a própria resistência que esses oferecem ao egoísmo individual fará com que os indivíduos desenvolvam: 
	
	
	As “disposições sobrenaturais” (Berger) ou a “consciência religiosa” (Durkheim).
	
	
	As “disposições naturais” (Kant) ou a “consciência coletiva” (Freud).
	
	
	As “disposições racionais” (Kant) ou a “consciência moral” (Sócrates).
	
	
	As “disposições naturais” (Hegel) ou a “consciência analítica” (Adorno).
	
	
	As “disposições naturais” (Kant) ou a “consciência” (Piaget).

Continue navegando