Logo Passei Direto
Buscar

Exercicios Impactos Ambientais aula 6 a 10

User badge image
|Faela Silva

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Atualmente, dispomos de vários métodos de AIA conhecidos; no entanto, devido à multiplicidade de situações possíveis, não há como se trabalhar com um método único, mas podemos nos adequar de acordo com cada fase de análise. Um destes métodos utiliza a prática de reuniões entre especialistas de diversas áreas para obter dados e informações em tempo reduzido.
O método em questão denomina-se:
Checklist
Ad Hoc
Matrizes de Interação
Superposição de Cartas
Simulação

Os métodos iniciais de estudo de impacto se desdobraram em outros mais avançados, sempre impulsionados pelas necessidades apresentadas caso a caso. O método conhecido por utilizar a prática de reuniões entre especialistas de diversas áreas para obter dados e informações em tempo reduzido é denominado de:
Métodos Redes de Interação.
Método Matrizes de Interação.
Método Ad Hoc.
Método Checklist.
Método Superposição de Cartas.

A evolução dos métodos de avaliação de impactos ambientais é principalmente determinada e impulsionada pelas necessidades apresentadas caso a caso. E relação a esse processo de evolução dos métodos de avaliação de impactos ambientais, marque a alternativa CORRETA:
Os métodos de avaliação dos impactos ambientais precisam ser validados para ingressar no cadastro nacional mantido pelo IBAMA e sua aprovação é competência do CONAMA.
As matrizes de interação, embora seja uma forma eficiente de começar um estudo, trata-se de um método puramente descritivo, que não considera os fatores ambientais.
Os métodos mais modernos de avaliação de impactos ambientais não devem ser preditivos, ou seja, não buscam estabelecer cenários futuros do empreendimento.
Os métodos iniciais de estudo de impactos ambientais permanecem inalterados, principalmente por sua eficácia diante dos novos processos e tecnologias, sendo utilizados até hoje.
O primeiro tipo básico de método de avaliação de impactos ambientais foi o checklist. As primeiras listas de controle apenas enumeravam os fatores ambientais e os respectivos indicadores de impacto.

Podemos defini-lo como um método associado à técnica de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), pois deve ser assistido por computador, permitindo a aquisição, o armazenamento, a análise e a representação de dados ambientais, de modo a produzir a síntese da situação ambiental de uma área geográfica. A partir da confecção de uma série de cartas temáticas, uma para cada fator ambiental, podemos elaborar e sobrepor cartas de uma determinada área, o que exigiria a apresentação dos mapas numa mesma escala e com o mesmo padrão de detalhamento. O método em questão é:
Simulação
Superposição de Cartas
Ad Hoc
Check List
Redes de Interação

A Lagoa de Carapicuíba é um corpo de água formado pela inundação de antigas cavas de extração de areia, situada às margens do Rio Tietê, na zona urbana do município de Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo.
A partir dessas informações, é INCORRETO afirmar:
uma provável causa da mortandade de peixes pode ter sido a redução da concentração de OD em decorrência da morte de algas provocada por uma sequência de dias frios e nublados.
há correlação entre estratificação térmica e anoxia nas camadas mais profundas.
uma provável causa da mortandade de peixes pode ter sido a redução da concentração de OD abaixo de 4 mg/L em decorrência da quebra de estratificação da coluna d'água.
não há correlação entre mortandade de peixes e a existência de estratificação térmica e anoxia.
esse corpo de água possui grande tendência à eutrofização.

Atualmente, existem vários métodos de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), no entanto, devido à multiplicidade de situações possíveis, não se trabalha com um método único, mas sim adequando cada um de acordo com cada fase de análise. Com relação aos métodos mais consagrados, marque a alternativa ERRADA:
Método de Simulação - São modelos matemáticos (simulação, regressão, probabilidade, multivariado) destinados a representar a estrutura e o funcionamento dos sistemas ambientais, explorando as relações entre os fatores físicos, biológicos e socioeconômicos, a partir de um conjunto de hipóteses ou pressupostos.
Método Ad Hoc - Está associado à técnica de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), pois deve ser assistido por computador, permitindo a aquisição, o armazenamento, a análise e a representação de dados ambientais.
Método Matrizes de Interação - Constitui-se de um gráfico que relaciona os impactos de cada ação com o fator ambiental a partir de quadrículas definidas pelo cruzamento de linhas e colunas.
Combinação de Métodos - É grande a tendência à adoção de uma combinação de dois ou mais dos tipos básicos de métodos, adaptando-os às especificidades dos projetos, suas diversas etapas e as áreas a serem afetadas.
Método Redes de Interação - É um tipo de método que permite estabelecer a sequência ou cadeias de impactos ambientais desencadeados por uma ação, através de gráficos ou diagramas.

Com relação ao processo e aos métodos de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) podemos afirmar que:
visam a previsão dos potenciais impactos sobre o meio ambiente, decorrentes do desenvolvimento de um projeto, incluindo impactos sociais e econômicos.
utilizam sempre um método de avaliação único, bem específico, para cada tipo de projeto.
o principal método é o check-list que consegue identificar todos os possíveis impactos de qualquer projeto.
observam apenas as possíveis degradações ao meio ambiente decorrentes do projeto.
são realizados normalmente após a conclusão das obras do projeto visando identificar os impactos negativos e positivos sobre o meio ambiente.

Com relação aos métodos de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) o método Redes de Interação consiste em:
Estabelecer a sequência ou cadeias de impactos ambientais desencadeados por uma ação, através de gráficos ou diagramas, permitindo traçar o conjunto de ações que o causaram direta e indiretamente, assim como permite avaliar medidas mitigadoras.
Um método que possibilita um diagnóstico por comparação de alternativas.
Um método de identificação de impactos diretos.
Um método associado à técnica de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), pois deve ser assistido por computador, permitindo a aquisição, o armazenamento, a análise e a representação de dados ambientais, de modo a produzir a síntese da situação ambiental de uma área geográfica.
Um método que utiliza a prática de reuniões entre especialistas de diversas áreas para obter dados e informações em tempo reduzido.

Sobre a etapa de definição de cenários está correto afirmar que:
Deve ser realizada por somente um profissional com formação em engenharia ou biologia.
Somente deve ser realizada para empreendimentos que gerem impactos significativos para o meio antrópico.
Deve ser realizada com a participação de especialistas de formação multidisciplinar, para que se tenha a visão mais ampla possível.
Deve ser realizada somente com a presença de funcionários de órgãos de controle ambiental.
Deve ser realizada considerando-se somente os impactos significativos com potencial de modificar a estrutura dos ecossistemas.

A Técnica de Cenários Extrapolativa está caracterizada por:
Caminhos alternativos viáveis para o futuro
Análise dos processos de mudança
Visão de um conjunto de futuros alternativos e contrastantes
Previsão de eventos futuros pela extrapolação de eventos verificados no passado
Visão do futuro almejado e desejável

Analise as afirmativas a seguir:
São verdadeiras as afirmativas:
I - Os cenários são formas de reflexão sobre o futuro e suas possibilidades representadas em um conjunto articulado de circunstâncias verossímeis que auxiliam na decisão a ser tomada;
II - A construção de cenários consiste na configuração de quadros que constituam um jogo coerente de hipóteses com o propósito de explorar os pontos de mudança ou manutenção dos rumos de uma situação;
III - A construção do cenário e das estratégias devem contar com a participação de consultores, especialistas, acadêmicos e demais possíveis envolvidos, a fim de se ter uma visão o mais ampla possível;
IV - Podemos definir a técnica de cenários como sendo um conjunto de técnicas investigativas que visam identificar os vários futuros possíveis e os caminhos que nos conduzirão até o melhor deles.
I, II e III
II, III e IV
I, II e IV
I, III e IV
I, II, III e IV

A construção de cenários consiste na configuração de quadros que constituam um jogo coerente de hipóteses com o propósito de explorar os pontos de mudança ou manutenção dos rumos de uma situação.
Com relação aos componentes de um cenário completo podemos dizer, EXCETO:
A filosofia, que sintetiza o movimento ou direção do sistema considerado.
Um conjunto de atores, representados pelas entidades envolvidas, com ou sem poder de decisão em relação ao sistema considerado.
Um conjunto de variáveis ou fatores chaves que representam os elementos essenciais do sistema considerado.
Uma trajetória, representando o percurso ao longo do tempo do sistema considerado.
Um conjunto de cenas, cada uma considerando um determinado instante de tempo.

Cenários ambientais, perspectivas e outros tipos de estudos prospectivos ajudam-nos a enfrentar a viabilidade de futuros projetos em desenvolvimentos e a conceber políticas eficazes de proteção ambiental. Contudo, alguns de seus objetivos só podem ser alcançados mediante a disponibilidade de informações.
Com relação aos aspectos relativos a tais informações, marque a alternativa ERRADA:
As informações que dão subsídios para avaliar o impacto de um empreendimento, visando planejar atividades de mitigação, são obtidas a partir de dados já existentes.
O estudo do cenário é a mais adequada forma de avaliação do meio ambiente, principalmente por garantir a preservação do ambiente, buscando níveis compatíveis de qualidade ambiental e satisfação das relações mantidas entre si.
As situações de crise e emergência devem ser desconsideradas nessa etapa do processo, pois não fazem parte dos cenários futuros estabelecidos.
A compatibilidade entre os níveis de qualidade ambiental e a satisfação das relações mantidas entre as partes, possibilita que se trace estratégias e ações no âmbito do planejamento.
Um dos fatores mais importantes para a realização do planejamento ambiental é analisar a capacidade de implantação das diretrizes propostas.

A construção de cenários consiste na configuração de quadros que constituam um jogo coerente de hipóteses com o propósito de explorar os pontos de mudança ou manutenção dos rumos de uma situação. Cada cenário procura estabelecer uma sucessão lógica de eventos; assim, partindo-se do presente, torna-se possível prever como se pode atingir, passo a passo, uma situação futura. (PORTO, 1991). Um dos métodos conhecidos consiste em rodadas com especialistas que estabelecem as variáveis e indicadores críticos, avaliando os eventos prováveis e o aperfeiçoamento das hipóteses e julgamentos após cada fase (busca do cenário mais provável). Este método é denominado:
Derivação de Cenários.
Delphi.
Cenários Múltiplos.
Cenário de Hooke.
Cenário Unificado.

A avaliação dos impactos ambientais através da técnica de cenários simula cenários para diversas situações, inclusive cenários futuros, com o empreendimento sem e com as medidas de controle ambiental.
É considerado exemplo de medida de controle ambiental:
A realização de palestras de educação ambiental para a comunidade circunvizinha ao empreendimento.
Uma estação de tratamento de efluentes para tratar despejos de uma indústria antes do lançamento no curso d´água.
A valorização imobiliária do local onde o empreendimento é construído.
A supressão de vegetação antes da construção de um empreendimento.
A contratação de mão-de-obra local para a fase de implantação do empreendimento.

Muitos autores, como Schwartz (2000), defendem que os objetivos da aplicação de cenários poderiam ser sintetizados em um conjunto de ideias/frases.
Com relação a tais ideias ou princípios, marque a alternativa ERRADA:
Preparar e facilitar a tomada de decisões estratégicas.
Sensibilizar os indivíduos às interações entre ambiente-empresa, alcançando maior adesão aos projetos e metas.
Refletir sobre o panorama corporativo passado e presente, sem estabelecer cenários futuros.
Desenvolver a flexibilidade e adaptabilidade da empresa as variações de cenários.
Perceber todos os diferente aspectos de cada panorama, possibilitando respostas mais eficazes a tais cenários.

Durante uma Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) nos EUA, economistas da Universidade de Chicago analisaram o provável impacto local da abertura de um novo hipermercado nessa loja e previram que, para 250 empregos criados com a nova loja, seriam perdidos 318 empregos diretos existentes e 11 indiretos (MEHTA et al 2004 apud SÁNCHEZ, 2008, p. 277). Sobre o caso relatado está correto afirmar que:
Foi utilizado o enfoque extrapolativo, já que foram usadas situações do passado para uma previsão de um provável cenário futuro.
A avaliação de cenários ambientais considera que os impactos ambientais possuem a mesma magnitude e importância, sem priorizar os impactos significativos.
Foi utilizado o enfoque normativo, considerando-se que o futuro é a expressão de situações que se deseja alcançar.
As técnicas de visão de futuro são extremamente falhas e não devem ser utilizadas na construção de cenários.
Foi empregada a técnica de cenários exploratória, a qual se concentra na análise dos processos de mudança.

As dificuldades na previsão de impactos ambientais e construção de cenários são inerentes ao processo de avaliação de impactos ambientais, no entanto são imprescindíveis para se definir a melhor estratégia de gestão da situação. No que se refere à definição de cenários, é incorreto afirmar que:
Deve ser estabelecida por somente um único especialista
Objetiva ordenar a percepção sobre ambientes alternativos futuros
Baseia-se em recortes diferentes que elucidam os dados coletados
Consiste na configuração de quadros que constituam um jogo coerente de hipóteses
Deve considerar um conjunto de cenas, cada uma considerando um determinado instante de tempo

Os cenários são formas de reflexão sobre o futuro e suas possibilidades representadas em um conjunto articulado de circunstâncias verossímeis que auxiliam na decisão a ser tomada.
Sobre a etapa de definição de cenários está correto afirmar que:
Somente deve ser realizada para empreendimentos que gerem impactos significativos para o meio antrópico.
Deve ser realizada somente com a presença de funcionários de órgãos de controle ambiental.
Deve ser realizada com a participação de especialistas de formação multidisciplinar, para que se tenha a visão mais ampla possível.
Deve ser realizada considerando-se somente os impactos significativos com potencial de modificar a estrutura dos ecossistemas.
Deve ser realizada por somente um profissional com formação em engenharia ou biologia.

Com relação a tais ideias ou princípios, marque a alternativa ERRADA:
Perceber todos os diferente aspectos de cada panorama, possibilitando respostas mais eficazes a tais cenários.
Refletir sobre o panorama corporativo passado e presente, sem estabelecer cenários futuros.
Desenvolver a flexibilidade e adaptabilidade da empresa as variações de cenários.
Preparar e facilitar a tomada de decisões estratégicas.
Sensibilizar os indivíduos às interações entre ambiente-empresa, alcançando maior adesão aos projetos e metas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Atualmente, dispomos de vários métodos de AIA conhecidos; no entanto, devido à multiplicidade de situações possíveis, não há como se trabalhar com um método único, mas podemos nos adequar de acordo com cada fase de análise. Um destes métodos utiliza a prática de reuniões entre especialistas de diversas áreas para obter dados e informações em tempo reduzido.
O método em questão denomina-se:
Checklist
Ad Hoc
Matrizes de Interação
Superposição de Cartas
Simulação

Os métodos iniciais de estudo de impacto se desdobraram em outros mais avançados, sempre impulsionados pelas necessidades apresentadas caso a caso. O método conhecido por utilizar a prática de reuniões entre especialistas de diversas áreas para obter dados e informações em tempo reduzido é denominado de:
Métodos Redes de Interação.
Método Matrizes de Interação.
Método Ad Hoc.
Método Checklist.
Método Superposição de Cartas.

A evolução dos métodos de avaliação de impactos ambientais é principalmente determinada e impulsionada pelas necessidades apresentadas caso a caso. E relação a esse processo de evolução dos métodos de avaliação de impactos ambientais, marque a alternativa CORRETA:
Os métodos de avaliação dos impactos ambientais precisam ser validados para ingressar no cadastro nacional mantido pelo IBAMA e sua aprovação é competência do CONAMA.
As matrizes de interação, embora seja uma forma eficiente de começar um estudo, trata-se de um método puramente descritivo, que não considera os fatores ambientais.
Os métodos mais modernos de avaliação de impactos ambientais não devem ser preditivos, ou seja, não buscam estabelecer cenários futuros do empreendimento.
Os métodos iniciais de estudo de impactos ambientais permanecem inalterados, principalmente por sua eficácia diante dos novos processos e tecnologias, sendo utilizados até hoje.
O primeiro tipo básico de método de avaliação de impactos ambientais foi o checklist. As primeiras listas de controle apenas enumeravam os fatores ambientais e os respectivos indicadores de impacto.

Podemos defini-lo como um método associado à técnica de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), pois deve ser assistido por computador, permitindo a aquisição, o armazenamento, a análise e a representação de dados ambientais, de modo a produzir a síntese da situação ambiental de uma área geográfica. A partir da confecção de uma série de cartas temáticas, uma para cada fator ambiental, podemos elaborar e sobrepor cartas de uma determinada área, o que exigiria a apresentação dos mapas numa mesma escala e com o mesmo padrão de detalhamento. O método em questão é:
Simulação
Superposição de Cartas
Ad Hoc
Check List
Redes de Interação

A Lagoa de Carapicuíba é um corpo de água formado pela inundação de antigas cavas de extração de areia, situada às margens do Rio Tietê, na zona urbana do município de Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo.
A partir dessas informações, é INCORRETO afirmar:
uma provável causa da mortandade de peixes pode ter sido a redução da concentração de OD em decorrência da morte de algas provocada por uma sequência de dias frios e nublados.
há correlação entre estratificação térmica e anoxia nas camadas mais profundas.
uma provável causa da mortandade de peixes pode ter sido a redução da concentração de OD abaixo de 4 mg/L em decorrência da quebra de estratificação da coluna d'água.
não há correlação entre mortandade de peixes e a existência de estratificação térmica e anoxia.
esse corpo de água possui grande tendência à eutrofização.

Atualmente, existem vários métodos de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), no entanto, devido à multiplicidade de situações possíveis, não se trabalha com um método único, mas sim adequando cada um de acordo com cada fase de análise. Com relação aos métodos mais consagrados, marque a alternativa ERRADA:
Método de Simulação - São modelos matemáticos (simulação, regressão, probabilidade, multivariado) destinados a representar a estrutura e o funcionamento dos sistemas ambientais, explorando as relações entre os fatores físicos, biológicos e socioeconômicos, a partir de um conjunto de hipóteses ou pressupostos.
Método Ad Hoc - Está associado à técnica de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), pois deve ser assistido por computador, permitindo a aquisição, o armazenamento, a análise e a representação de dados ambientais.
Método Matrizes de Interação - Constitui-se de um gráfico que relaciona os impactos de cada ação com o fator ambiental a partir de quadrículas definidas pelo cruzamento de linhas e colunas.
Combinação de Métodos - É grande a tendência à adoção de uma combinação de dois ou mais dos tipos básicos de métodos, adaptando-os às especificidades dos projetos, suas diversas etapas e as áreas a serem afetadas.
Método Redes de Interação - É um tipo de método que permite estabelecer a sequência ou cadeias de impactos ambientais desencadeados por uma ação, através de gráficos ou diagramas.

Com relação ao processo e aos métodos de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) podemos afirmar que:
visam a previsão dos potenciais impactos sobre o meio ambiente, decorrentes do desenvolvimento de um projeto, incluindo impactos sociais e econômicos.
utilizam sempre um método de avaliação único, bem específico, para cada tipo de projeto.
o principal método é o check-list que consegue identificar todos os possíveis impactos de qualquer projeto.
observam apenas as possíveis degradações ao meio ambiente decorrentes do projeto.
são realizados normalmente após a conclusão das obras do projeto visando identificar os impactos negativos e positivos sobre o meio ambiente.

Com relação aos métodos de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) o método Redes de Interação consiste em:
Estabelecer a sequência ou cadeias de impactos ambientais desencadeados por uma ação, através de gráficos ou diagramas, permitindo traçar o conjunto de ações que o causaram direta e indiretamente, assim como permite avaliar medidas mitigadoras.
Um método que possibilita um diagnóstico por comparação de alternativas.
Um método de identificação de impactos diretos.
Um método associado à técnica de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), pois deve ser assistido por computador, permitindo a aquisição, o armazenamento, a análise e a representação de dados ambientais, de modo a produzir a síntese da situação ambiental de uma área geográfica.
Um método que utiliza a prática de reuniões entre especialistas de diversas áreas para obter dados e informações em tempo reduzido.

Sobre a etapa de definição de cenários está correto afirmar que:
Deve ser realizada por somente um profissional com formação em engenharia ou biologia.
Somente deve ser realizada para empreendimentos que gerem impactos significativos para o meio antrópico.
Deve ser realizada com a participação de especialistas de formação multidisciplinar, para que se tenha a visão mais ampla possível.
Deve ser realizada somente com a presença de funcionários de órgãos de controle ambiental.
Deve ser realizada considerando-se somente os impactos significativos com potencial de modificar a estrutura dos ecossistemas.

A Técnica de Cenários Extrapolativa está caracterizada por:
Caminhos alternativos viáveis para o futuro
Análise dos processos de mudança
Visão de um conjunto de futuros alternativos e contrastantes
Previsão de eventos futuros pela extrapolação de eventos verificados no passado
Visão do futuro almejado e desejável

Analise as afirmativas a seguir:
São verdadeiras as afirmativas:
I - Os cenários são formas de reflexão sobre o futuro e suas possibilidades representadas em um conjunto articulado de circunstâncias verossímeis que auxiliam na decisão a ser tomada;
II - A construção de cenários consiste na configuração de quadros que constituam um jogo coerente de hipóteses com o propósito de explorar os pontos de mudança ou manutenção dos rumos de uma situação;
III - A construção do cenário e das estratégias devem contar com a participação de consultores, especialistas, acadêmicos e demais possíveis envolvidos, a fim de se ter uma visão o mais ampla possível;
IV - Podemos definir a técnica de cenários como sendo um conjunto de técnicas investigativas que visam identificar os vários futuros possíveis e os caminhos que nos conduzirão até o melhor deles.
I, II e III
II, III e IV
I, II e IV
I, III e IV
I, II, III e IV

A construção de cenários consiste na configuração de quadros que constituam um jogo coerente de hipóteses com o propósito de explorar os pontos de mudança ou manutenção dos rumos de uma situação.
Com relação aos componentes de um cenário completo podemos dizer, EXCETO:
A filosofia, que sintetiza o movimento ou direção do sistema considerado.
Um conjunto de atores, representados pelas entidades envolvidas, com ou sem poder de decisão em relação ao sistema considerado.
Um conjunto de variáveis ou fatores chaves que representam os elementos essenciais do sistema considerado.
Uma trajetória, representando o percurso ao longo do tempo do sistema considerado.
Um conjunto de cenas, cada uma considerando um determinado instante de tempo.

Cenários ambientais, perspectivas e outros tipos de estudos prospectivos ajudam-nos a enfrentar a viabilidade de futuros projetos em desenvolvimentos e a conceber políticas eficazes de proteção ambiental. Contudo, alguns de seus objetivos só podem ser alcançados mediante a disponibilidade de informações.
Com relação aos aspectos relativos a tais informações, marque a alternativa ERRADA:
As informações que dão subsídios para avaliar o impacto de um empreendimento, visando planejar atividades de mitigação, são obtidas a partir de dados já existentes.
O estudo do cenário é a mais adequada forma de avaliação do meio ambiente, principalmente por garantir a preservação do ambiente, buscando níveis compatíveis de qualidade ambiental e satisfação das relações mantidas entre si.
As situações de crise e emergência devem ser desconsideradas nessa etapa do processo, pois não fazem parte dos cenários futuros estabelecidos.
A compatibilidade entre os níveis de qualidade ambiental e a satisfação das relações mantidas entre as partes, possibilita que se trace estratégias e ações no âmbito do planejamento.
Um dos fatores mais importantes para a realização do planejamento ambiental é analisar a capacidade de implantação das diretrizes propostas.

A construção de cenários consiste na configuração de quadros que constituam um jogo coerente de hipóteses com o propósito de explorar os pontos de mudança ou manutenção dos rumos de uma situação. Cada cenário procura estabelecer uma sucessão lógica de eventos; assim, partindo-se do presente, torna-se possível prever como se pode atingir, passo a passo, uma situação futura. (PORTO, 1991). Um dos métodos conhecidos consiste em rodadas com especialistas que estabelecem as variáveis e indicadores críticos, avaliando os eventos prováveis e o aperfeiçoamento das hipóteses e julgamentos após cada fase (busca do cenário mais provável). Este método é denominado:
Derivação de Cenários.
Delphi.
Cenários Múltiplos.
Cenário de Hooke.
Cenário Unificado.

A avaliação dos impactos ambientais através da técnica de cenários simula cenários para diversas situações, inclusive cenários futuros, com o empreendimento sem e com as medidas de controle ambiental.
É considerado exemplo de medida de controle ambiental:
A realização de palestras de educação ambiental para a comunidade circunvizinha ao empreendimento.
Uma estação de tratamento de efluentes para tratar despejos de uma indústria antes do lançamento no curso d´água.
A valorização imobiliária do local onde o empreendimento é construído.
A supressão de vegetação antes da construção de um empreendimento.
A contratação de mão-de-obra local para a fase de implantação do empreendimento.

Muitos autores, como Schwartz (2000), defendem que os objetivos da aplicação de cenários poderiam ser sintetizados em um conjunto de ideias/frases.
Com relação a tais ideias ou princípios, marque a alternativa ERRADA:
Preparar e facilitar a tomada de decisões estratégicas.
Sensibilizar os indivíduos às interações entre ambiente-empresa, alcançando maior adesão aos projetos e metas.
Refletir sobre o panorama corporativo passado e presente, sem estabelecer cenários futuros.
Desenvolver a flexibilidade e adaptabilidade da empresa as variações de cenários.
Perceber todos os diferente aspectos de cada panorama, possibilitando respostas mais eficazes a tais cenários.

Durante uma Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) nos EUA, economistas da Universidade de Chicago analisaram o provável impacto local da abertura de um novo hipermercado nessa loja e previram que, para 250 empregos criados com a nova loja, seriam perdidos 318 empregos diretos existentes e 11 indiretos (MEHTA et al 2004 apud SÁNCHEZ, 2008, p. 277). Sobre o caso relatado está correto afirmar que:
Foi utilizado o enfoque extrapolativo, já que foram usadas situações do passado para uma previsão de um provável cenário futuro.
A avaliação de cenários ambientais considera que os impactos ambientais possuem a mesma magnitude e importância, sem priorizar os impactos significativos.
Foi utilizado o enfoque normativo, considerando-se que o futuro é a expressão de situações que se deseja alcançar.
As técnicas de visão de futuro são extremamente falhas e não devem ser utilizadas na construção de cenários.
Foi empregada a técnica de cenários exploratória, a qual se concentra na análise dos processos de mudança.

As dificuldades na previsão de impactos ambientais e construção de cenários são inerentes ao processo de avaliação de impactos ambientais, no entanto são imprescindíveis para se definir a melhor estratégia de gestão da situação. No que se refere à definição de cenários, é incorreto afirmar que:
Deve ser estabelecida por somente um único especialista
Objetiva ordenar a percepção sobre ambientes alternativos futuros
Baseia-se em recortes diferentes que elucidam os dados coletados
Consiste na configuração de quadros que constituam um jogo coerente de hipóteses
Deve considerar um conjunto de cenas, cada uma considerando um determinado instante de tempo

Os cenários são formas de reflexão sobre o futuro e suas possibilidades representadas em um conjunto articulado de circunstâncias verossímeis que auxiliam na decisão a ser tomada.
Sobre a etapa de definição de cenários está correto afirmar que:
Somente deve ser realizada para empreendimentos que gerem impactos significativos para o meio antrópico.
Deve ser realizada somente com a presença de funcionários de órgãos de controle ambiental.
Deve ser realizada com a participação de especialistas de formação multidisciplinar, para que se tenha a visão mais ampla possível.
Deve ser realizada considerando-se somente os impactos significativos com potencial de modificar a estrutura dos ecossistemas.
Deve ser realizada por somente um profissional com formação em engenharia ou biologia.

Com relação a tais ideias ou princípios, marque a alternativa ERRADA:
Perceber todos os diferente aspectos de cada panorama, possibilitando respostas mais eficazes a tais cenários.
Refletir sobre o panorama corporativo passado e presente, sem estabelecer cenários futuros.
Desenvolver a flexibilidade e adaptabilidade da empresa as variações de cenários.
Preparar e facilitar a tomada de decisões estratégicas.
Sensibilizar os indivíduos às interações entre ambiente-empresa, alcançando maior adesão aos projetos e metas.

Prévia do material em texto

1. 
 
 
Com relação aos métodos de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) o método Redes de Interação 
consiste em: 
 
 
Um método associado à técnica de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), pois deve ser 
assistido por computador, permitindo a aquisição, o armazenamento, a análise e a 
representação de dados ambientais, de modo a produzir a síntese da situação ambiental de uma 
área geográfica. 
 
 
Estabelecer a sequência ou cadeias de impactos ambientais desencadeados por uma ação, 
através de gráficos ou diagramas, permitindo traçar o conjunto de ações que o causaram direta 
e indiretamente, assim como permite avaliar medidas mitigadoras. 
 
 
Um método que utiliza a prática de reuniões entre especialistas de diversas áreas para obter 
dados e informações em tempo reduzido. 
 
 
Um método que possibilita um diagnóstico por comparação de alternativas. 
 
 
Um método de identificação de impactos diretos. 
 
 
 
Explicação: 
O Método de Rede de Interações permite melhor identificação dos impactos e suas inter-relações, 
visando basicamente a detecção de efeitos decorrentes dos impactos ambientais. Também permite 
indicar ações corretivas e mecanismos de controle, bem como parâmetros para valoração de magnitude e 
importância. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
2. 
 
 
Com relação ao processo e aos métodos de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) podemos afirmar que: 
 
 
 
são realizados normalmente após a conclusão das obras do projeto visando identificar os 
impactos negativos e positivos sobre o meio ambiente. 
 
 
visam a previsão dos potenciais impactos sobre o meio ambiente, decorrentes do 
desenvolvimento de um projeto, incluindo impactos sociais e econômicos. 
 
 
observam apenas as possíveis degradações ao meio ambiente decorrentes do projeto. 
 
 
o principal método é o check-list que consegue identificar todos os possíveis impactos de 
qualquer projeto. 
 
 
utilizam sempre um método de avaliação único, bem específico, para cada tipo de projeto. 
 
 
 
Explicação: 
Os métodos de avaliação de impactos ambientais são ferramentas para identificar e avaliar os possíveis 
impactos causados ao ambiente pelo desenvolvimento de um projeto, antes da sua realização. Os 
impactos podem ser negativos ou positivos e incluem aspectos culturais, sociais e econômicos. 
Não há um método de AIA único que sirva completamente para todas as fases do estudo de AIA. 
 
 
 
 
 
 
 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
3. 
 
 
Considere as seguintes afirmativas: I. Os métodos de avaliação de impactos ambientais são ferramentas 
de que dispomos para identificar e avaliar os impactos causados ao ambiente pelo desenvolvimento de 
um projeto. II. A escolha do método adequado e sua aplicação devem ser feitas a partir das informações 
coletadas sobre o local e dos seus principais aspectos culturais, sociais e econômicos. III. Os métodos 
conhecidos atualmente organizam em si parâmetros para estudos, por isso servem de base para avaliar 
quaisquer ambientes. São verdadeiras as afirmativas: 
 
 
I e II 
 
 
II e III 
 
 
I, II e III 
 
 
Apenas a afirmativa I 
 
 
I e III 
 
 
 
Explicação: 
 
Os métodos de avaliação de impactos ambientais são mecanismos estruturados para coletar, analisar, 
comparar e organizar informações e dados sobre os impactos ambientais de uma proposta (projeto, 
plano, programa ou política), incluindo os meios de apresentação dessas informações. 
A escolha da metodologia a ser usada em uma AIA depende da escolha técnica da equipe responsável 
pelos trabalhos, sendo que é possível e muitas vezes recomendável utilizarem vários métodos 
combinados. 
 
 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
4. 
 
 
Trata-se do método de identificação de impactos diretos. Constitui-se de um gráfico que relaciona os 
impactos de cada ação com o fator ambiental a partir de quadrículas definidas pelo cruzamento de linhas 
e colunas. Funcionam como listagens de controle bidimensionais, uma vez que as linhas podem 
representar as ações impactantes e as colunas, os fatores ambientais impactados. O método em questão 
é o: 
 
 
Ad Hoc 
 
 
Check List 
 
 
Redes de Interação 
 
 
Simulação 
 
 
Matrizes de Interação 
 
 
 
Explicação: 
O Método de Matrizes de Interação é basicamente um método de identificação de impactos ambientais, 
como por exemplo a Matriz de Leopold. Este método funciona assinalando-se todas as possíveis 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
interações entre ação e fator para se estabelecer a maginitude e a importância de cada impacto. É um 
método amplamente utilizado, pois permite comparar projetos ou alternativas de um mesmo projeto 
(GARCIA, 2014). 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
5. 
 
 
Atualmente, dispomos de vários métodos de AIA conhecidos; no entanto, devido à multiplicidade de 
situações possíveis, não há como se trabalhar com um método único, mas podemos nos adequar de 
acordo com cada fase de análise. Um destes métodos utiliza a prática de reuniões entre especialistas de 
diversas áreas para obter dados e informações em tempo reduzido. O método em questão denomina-se: 
 
 
Simulação 
 
 
Matrizes de Interação 
 
 
Ad Hoc 
 
 
Checklist 
 
 
Superposição de Cartas 
 
 
 
Explicação: 
O Método Ad Hoc é o que fundamentalmente se baseia em reuniões de especilaistas, com o objetivo de 
se identificarem os impactos ambientais inerentes a um determinado empreendimento, em função de 
suas caractrísticas e localização geográfica. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
6. 
 
 
Os métodos iniciais de estudo de impacto se desdobraram em outros mais avançados, sempre 
impulsionados pelas necessidades apresentadas caso a caso. O método conhecido por utilizar a prática 
de reuniões entre especialistas de diversas áreas para obter dados e informações em tempo reduzido é 
denominado de: 
 
 
Método Checklist. 
 
 
Métodos Redes de Interação. 
 
 
Método Matrizes de Interação. 
 
 
Método Superposição de Cartas. 
 
 
Método Ad Hoc. 
 
 
 
Explicação: 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
O Método Ad HOc é usado na avaliação de um projeto específico, sendo a avaliação de impactos efetuada 
a partir de discussões de grupo de especialistas, nas quais cada um elenca os possíveis impactos 
ambientais passíveis de acontecerem (GARCIA, 2014). 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
7. 
 
 
A evolução dos métodos de avaliação de impactos ambientais é principalmente determinada e 
impulsionada pelas necessidades apresentadas caso a caso. E relação a esse processo de evolução dos 
métodos de avaliação de impactos ambientais, marque a alternativa CORRETA: 
 
 
Os métodos iniciais de estudo de impactos ambientais permanecem inalterados, principalmente 
por sua eficácia diante dos novos processos e tecnologias, sendo utilizados até hoje. 
 
 
Os métodos de avaliação dos impactos ambientais precisam ser validados para ingressar no 
cadastro nacional mantido pelo IBAMA e sua aprovação é competência do CONAMA. 
 
 
Os métodos mais modernos de avaliação de impactos ambientais não devem serpreditivos, ou 
seja, não buscam estabelecer cenários futuros do empreendimento. 
 
 
As matrizes de interação, embora seja uma forma eficiente de começar um estudo, trata-se de 
um método puramente descritivo, que não considera os fatores ambientais. 
 
 
O primeiro tipo básico de método de avaliação de impactos ambientais foi o checklist. As 
primeiras listas de controle apenas enumeravam os fatores ambientais e os respectivos 
indicadores de impacto. 
 
 
 
Explicação: 
Os métodos Ad Hoc e Checklist foram os métodos inicialmente utilizados para a realização da AIA. O 
Método Checklist (Listas de Verificação) é uma forma preliminar de avaliar os impactos no 
desenvolvimento dos empreendimentos, sendo ideal a sua realização em cada etapa do projeto, isto é, 
nas fases de implantação, operação e desativação. É um método que preza pela objetividade. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
8. 
 
Podemos defini-lo como um método associado à técnica de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), 
pois deve ser assistido por computador, permitindo a aquisição, o armazenamento, a análise e a 
representação de dados ambientais, de modo a produzir a síntese da situação ambiental de uma área 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
geográfica. A partir da confecção de uma série de cartas temáticas, uma para cada fator ambiental, 
podemos elaborar e sobrepor cartas de uma determinada área, o que exigiria a apresentação dos mapas 
numa mesma escala e com o mesmo padrão de detalhamento. Desse modo, são estabelecidas cartas de 
aptidão e restrição de uso do solo, de acordo com a ação prevista para ocorrer. O método em questão é 
o: 
 
 
Ad Hoc 
 
 
Superposição de Cartas 
 
 
Simulação 
 
 
Check List 
 
 
Redes de Interação 
 
 
 
Explicação: 
O Método de Superposição de Cartas permite uma visualização das áreas geográficas 
afetadas, mas é considerado um método subjetivo já que não mensura outros aspectos 
relevantes que não são mapeáveis, como níveis de ruído ou qualidade hídrica 
(BARBOSA, 2014). 
O Método de Superposição de Cartas é bastante utilizado na escolha do melhor traçado 
de projetos lineares, como rodovias, dutos e linhas de transmissão, sendo também 
recomendado na elaboração de diagnósticos ambientais (BRAGA et al., 2005). 
 
 
 
 
1. 
 
 
A Lagoa de Carapicuíba é um corpo de água formado pela 
inundação de antigas cavas de extração de areia, situada às 
margens do Rio Tietê, na zona urbana do município de 
Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo. Estudos 
ambientais realizados após a ocorrência de um episódio de 
mortandade de peixes nessa lagoa levantaram as seguintes 
informações: I. há contribuição permanente de dois córregos 
poluídos por esgotos domésticos e de chorume proveniente de 
antigo ¿lixão¿ situado em suas margens; II. há estratificação 
térmica na coluna d¿água; III. as concentrações de OD variam 
entre 4 e 7 mg/L nas camadas superficiais e existe anoxia a partir 
de profundidades entre 4 e 5 m; IV. há grande concentração de 
nutrientes e clorofila-a; V. a profundidade média é 10 m. A partir 
dessas informações, é INCORRETO afirmar: 
 
 
uma provável causa da mortandade de peixes pode ter sido a redução da concentração de OD 
em decorrência da morte de algas provocada por uma sequência de dias frios e nublados. 
 
 
há correlação entre estratificação térmica e anoxia nas camadas mais profundas. 
 
 
uma provável causa da mortandade de peixes pode ter sido a redução da concentração de OD 
abaixo de 4 mg/L em decorrência da quebra de estratificação da coluna d¿água. 
 
 
não há correlação entre mortandade de peixes e a existência de estratificação térmica e anoxia. 
 
 
esse corpo de água possui grande tendência à eutrofização. 
 
 
 
Explicação: 
Tanto a estratificação térmica (uma das condições que levam à divisão de camadas em meio aquático) 
quanto a anóxia (ausência de oxigênio dissolvido na água) estão relacionadas com a mortandade de 
peixes. 
 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
 
 
 
2. 
 
 
Atualmente, existem vários métodos de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), no entanto, devido à 
multiplicidade de situações possíveis, não se trabalha com um método único, mas sim adequando cada 
um de acordo com cada fase de análise. Com relação aos métodos mais consagrados, marque a 
alternativa ERRADA: 
 
 
Método Redes de Interação - É um tipo de método que permite estabelecer a sequência ou 
cadeias de impactos ambientais desencadeados por uma ação, através de gráficos ou 
diagramas. 
 
 
Método Matrizes de Interação - Constitui-se de um gráfico que relaciona os impactos de cada 
ação com o fator ambiental a partir de quadrículas definidas pelo cruzamento de linhas e 
colunas. 
 
 
Método de Simulação - São modelos matemáticos (simulação, regressão, probabilidade, 
multivariado) destinados a representar a estrutura e o funcionamento dos sistemas ambientais, 
explorando as relações entre os fatores físicos, biológicos e socioeconômicos, a partir de um 
conjunto de hipóteses ou pressupostos. 
 
 
Método Ad Hoc - Está associado à técnica de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), pois 
deve ser assistido por computador, permitindo a aquisição, o armazenamento, a análise e a 
representação de dados ambientais, 
 
 
Combinação de Métodos - É grande a tendência à adoção de uma combinação de dois ou mais 
dos tipos básicos de métodos, adaptando-os às especificidades dos projetos, suas diversas 
etapas e as áreas a serem afetadas. 
 
 
 
Explicação: 
Na verdade, o Método Ad Hoc é realizado por meio de reuniões com equipes multidisciplinares, as 
quais têm por objetivo obter uma visão integrada da questão ambiental. Este método é conhecido pela 
sua subjetividade e tempo curto para realização. É muito útil para iniciar os trabalhos da AIA, pois ajuda 
a definir os demais métodos a usar nas fases subsequentes. 
 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
3. 
 
 
Os métodos de avaliação de impactos ambientais são ferramentas de que dispomos para identificar e 
avaliar os impactos causados ao ambiente pelo desenvolvimento de um projeto. Podemos afirmar que o 
Método Checklist: 
 
 
Trata-se do método de identificação de impactos diretos. Constitui-se de um gráfico que 
relaciona os impactos de cada ação com o fator ambiental a partir de quadrículas definidas pelo 
cruzamento de linhas e colunas. 
 
 
É um método que possibilita um diagnóstico por comparação de alternativas. Têm como 
vantagem o favorecimento na visualização dos fatores, ainda que não identifiquem a dinâmica 
entre as características e os impactos. 
 
 
É método associado à técnica de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), pois deve ser 
assistido por computador, permitindo a aquisição, o armazenamento, a análise e a 
representação de dados ambientais, de modo a produzir a síntese da situação ambiental de uma 
área geográfica. 
 
 
Método que utiliza a prática de reuniões entre especialistas de diversas áreas para obter dados e 
informações em tempo reduzido. É criticado pela dificuldade que há em identificar em que 
situações devam ser empregadas, pensando no tempo disponível para a execução do estudo e 
pela disponibilidade de profissionais. 
 
 
É um tipo de método que permite estabelecer a sequência ou cadeias de impactos ambientais 
desencadeados por uma ação, através de gráficos ou diagramas, permitindo traçar o conjunto 
de ações que o causaram direta e indiretamente, assim como permite avaliar medidas 
mitigadoras. 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asphttp://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
 
 
Explicação: 
O método Checklist (ou Listagem de Controle) prevê a participação de especialistas na identificação de 
impactos referentes a uma determinada realidade. Baseia-se em listagens já existentes e também na 
experiência de especialistas (GARCIA, 2014). Sua grande desvantagem é não possibilitar evidenciar as 
inter-relações entre os impactos estudados, assim como as relações de causa/efeito. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
4. 
 
 
Atualmente, dispomos de vários métodos de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) conhecidos; no 
entanto, devido à multiplicidade de situações possíveis, não há como se trabalhar com um método único, 
mas podemos nos adequar de acordo com cada fase de análise. Dentre os principais métodos, utilizados 
hoje em dia, podemos, por exemplo citar: Checklist, Superposição de Cartas, Redes de Interação, 
Simulação, dentre outros. O Método da Simulação consiste em: 
 
 
diagnóstico por comparação de alternativas. As listagens de controle foram os primeiros 
métodos de avaliação. Têm como vantagem o favorecimento na visualização dos fatores, ainda 
que não identifiquem a dinâmica entre as características e os impactos. Existem quatro tipos de 
listas: descritiva, comparativa, em questionário e ponderável. 
 
 
modelos matemáticos destinados a representar a estrutura e o funcionamento dos sistemas 
ambientais, explorando as relações entre os fatores físicos, biológicos e socioeconômicos a 
partir de um conjunto de hipóteses ou pressupostos. 
 
 
um método que permite estabelecer a sequência ou cadeias de impactos ambientais 
desencadeados por uma ação, através de gráficos ou diagramas, permitindo traçar o conjunto 
de ações que o causaram direta e indiretamente, assim como permite avaliar medidas 
mitigadoras. 
 
 
identificação de impactos diretos. Constitui-se de um gráfico que relaciona os impactos de cada 
ação com o fator ambiental a partir de quadrículas definidas pelo cruzamento de linhas e 
colunas. Funcionam como listagens de controle bidimensionais, uma vez que as linhas podem 
representar as ações impactantes e as colunas, os fatores ambientais impactados. 
 
 
um método associado à técnica de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), pois deve ser 
assistido por computador, permitindo a aquisição, o armazenamento, a análise e a 
representação de dados ambientais, de modo a produzir a síntese da situação ambiental de uma 
área geográfica. 
 
 
 
Explicação: 
Os modelos matemáticos e de simulação baseiam-se na valoração qualitativa e também quantitativa dos 
dados. São fequentemente empregados na avaliação da dispersão de poluentes atmosféricos e nos 
estudos de propagação de ruídos, simulando cenários com a melhor e a pior situação possível (GARCIA, 
2014). 
 
 
 
 
 
5. 
 
 
Atualmente, dispomos de vários métodos de AIA conhecidos; no entanto, devido à multiplicidade de 
situações possíveis, não há como se trabalhar com um método único, mas podemos nos adequar de 
acordo com cada fase de análise. Um destes métodos utiliza a prática de reuniões entre especialistas de 
diversas áreas para obter dados e informações em tempo reduzido. O método em questão denomina-se: 
 
 
Checklist 
 
 
Superposição de Cartas 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
 
Matrizes de Interação 
 
 
Ad Hoc 
 
 
Simulação 
 
 
 
Explicação: 
O Método Ad Hoc é o que fundamentalmente se baseia em reuniões de especilaistas, com o objetivo de 
se identificarem os impactos ambientais inerentes a um determinado empreendimento, em função de 
suas caractrísticas e localização geográfica. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
6. 
 
 
Considere as seguintes afirmativas: I. Os métodos de avaliação de impactos ambientais são ferramentas 
de que dispomos para identificar e avaliar os impactos causados ao ambiente pelo desenvolvimento de 
um projeto. II. A escolha do método adequado e sua aplicação devem ser feitas a partir das informações 
coletadas sobre o local e dos seus principais aspectos culturais, sociais e econômicos. III. Os métodos 
conhecidos atualmente organizam em si parâmetros para estudos, por isso servem de base para avaliar 
quaisquer ambientes. São verdadeiras as afirmativas: 
 
 
II e III 
 
 
I, II e III 
 
 
Apenas a afirmativa I 
 
 
I e II 
 
 
I e III 
 
 
 
Explicação: 
 
Os métodos de avaliação de impactos ambientais são mecanismos estruturados para coletar, analisar, 
comparar e organizar informações e dados sobre os impactos ambientais de uma proposta (projeto, 
plano, programa ou política), incluindo os meios de apresentação dessas informações. 
A escolha da metodologia a ser usada em uma AIA depende da escolha técnica da equipe responsável 
pelos trabalhos, sendo que é possível e muitas vezes recomendável utilizarem vários métodos 
combinados. 
 
 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
7. 
 
 
Com relação ao processo e aos métodos de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) podemos afirmar que: 
 
 
 
observam apenas as possíveis degradações ao meio ambiente decorrentes do projeto. 
 
 
são realizados normalmente após a conclusão das obras do projeto visando identificar os 
impactos negativos e positivos sobre o meio ambiente. 
 
 
o principal método é o check-list que consegue identificar todos os possíveis impactos de 
qualquer projeto. 
 
 
utilizam sempre um método de avaliação único, bem específico, para cada tipo de projeto. 
 
 
visam a previsão dos potenciais impactos sobre o meio ambiente, decorrentes do 
desenvolvimento de um projeto, incluindo impactos sociais e econômicos. 
 
 
 
Explicação: 
Os métodos de avaliação de impactos ambientais são ferramentas para identificar e avaliar os possíveis 
impactos causados ao ambiente pelo desenvolvimento de um projeto, antes da sua realização. Os 
impactos podem ser negativos ou positivos e incluem aspectos culturais, sociais e econômicos. 
Não há um método de AIA único que sirva completamente para todas as fases do estudo de AIA. 
 
 
 
 
 
 
 
8. 
 
 
Com relação aos métodos de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) o método Redes de Interação 
consiste em: 
 
 
Um método que utiliza a prática de reuniões entre especialistas de diversas áreas para obter 
dados e informações em tempo reduzido. 
 
 
Um método associado à técnica de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), pois deve ser 
assistido por computador, permitindo a aquisição, o armazenamento, a análise e a 
representação de dados ambientais, de modo a produzir a síntese da situação ambiental de uma 
área geográfica. 
 
 
Estabelecer a sequência ou cadeias de impactos ambientais desencadeados por uma ação, 
através de gráficos ou diagramas, permitindo traçar o conjunto de ações que o causaram direta 
e indiretamente, assim como permite avaliar medidas mitigadoras. 
 
 
Um método de identificação de impactos diretos. 
 
 
Um método que possibilita um diagnóstico por comparação de alternativas. 
 
 
 
Explicação: 
O Método de Rede de Interações permite melhor identificação dos impactos e suas inter-relações, 
visando basicamente a detecção de efeitos decorrentes dos impactos ambientais. Também permite 
indicar ações corretivas e mecanismos de controle, bem como parâmetrospara valoração de magnitude e 
importância. 
 
 
 
 
1. 
 
 
Trata-se do método de identificação de impactos diretos. 
Constitui-se de um gráfico que relaciona os impactos de cada ação 
com o fator ambiental a partir de quadrículas definidas pelo 
cruzamento de linhas e colunas. Funcionam como listagens de 
controle bidimensionais, uma vez que as linhas podem representar 
as ações impactantes e as colunas, os fatores ambientais 
impactados. O método em questão é o: 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
 
Redes de Interação 
 
 
Matrizes de Interação 
 
 
Simulação 
 
 
Check List 
 
 
Ad Hoc 
 
 
 
Explicação: 
O Método de Matrizes de Interação é basicamente um método de identificação de impactos ambientais, 
como por exemplo a Matriz de Leopold. Este método funciona assinalando-se todas as possíveis 
interações entre ação e fator para se estabelecer a maginitude e a importância de cada impacto. É um 
método amplamente utilizado, pois permite comparar projetos ou alternativas de um mesmo projeto 
(GARCIA, 2014). 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
2. 
 
 
A evolução dos métodos de avaliação de impactos ambientais é principalmente determinada e 
impulsionada pelas necessidades apresentadas caso a caso. E relação a esse processo de evolução dos 
métodos de avaliação de impactos ambientais, marque a alternativa CORRETA: 
 
 
O primeiro tipo básico de método de avaliação de impactos ambientais foi o checklist. As 
primeiras listas de controle apenas enumeravam os fatores ambientais e os respectivos 
indicadores de impacto. 
 
 
As matrizes de interação, embora seja uma forma eficiente de começar um estudo, trata-se de 
um método puramente descritivo, que não considera os fatores ambientais. 
 
 
Os métodos de avaliação dos impactos ambientais precisam ser validados para ingressar no 
cadastro nacional mantido pelo IBAMA e sua aprovação é competência do CONAMA. 
 
 
Os métodos mais modernos de avaliação de impactos ambientais não devem ser preditivos, ou 
seja, não buscam estabelecer cenários futuros do empreendimento. 
 
 
Os métodos iniciais de estudo de impactos ambientais permanecem inalterados, principalmente 
por sua eficácia diante dos novos processos e tecnologias, sendo utilizados até hoje. 
 
 
 
Explicação: 
Os métodos Ad Hoc e Checklist foram os métodos inicialmente utilizados para a realização da AIA. O 
Método Checklist (Listas de Verificação) é uma forma preliminar de avaliar os impactos no 
desenvolvimento dos empreendimentos, sendo ideal a sua realização em cada etapa do projeto, isto é, 
nas fases de implantação, operação e desativação. É um método que preza pela objetividade. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
3. 
 
Podemos defini-lo como um método associado à técnica de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), 
pois deve ser assistido por computador, permitindo a aquisição, o armazenamento, a análise e a 
representação de dados ambientais, de modo a produzir a síntese da situação ambiental de uma área 
geográfica. A partir da confecção de uma série de cartas temáticas, uma para cada fator ambiental, 
podemos elaborar e sobrepor cartas de uma determinada área, o que exigiria a apresentação dos mapas 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
numa mesma escala e com o mesmo padrão de detalhamento. Desse modo, são estabelecidas cartas de 
aptidão e restrição de uso do solo, de acordo com a ação prevista para ocorrer. O método em questão é 
o: 
 
 
Simulação 
 
 
Superposição de Cartas 
 
 
Ad Hoc 
 
 
Check List 
 
 
Redes de Interação 
 
 
 
Explicação: 
O Método de Superposição de Cartas permite uma visualização das áreas geográficas 
afetadas, mas é considerado um método subjetivo já que não mensura outros aspectos 
relevantes que não são mapeáveis, como níveis de ruído ou qualidade hídrica 
(BARBOSA, 2014). 
O Método de Superposição de Cartas é bastante utilizado na escolha do melhor traçado 
de projetos lineares, como rodovias, dutos e linhas de transmissão, sendo também 
recomendado na elaboração de diagnósticos ambientais (BRAGA et al., 2005). 
 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
4. 
 
 
Os métodos iniciais de estudo de impacto se desdobraram em outros mais avançados, sempre 
impulsionados pelas necessidades apresentadas caso a caso. O método conhecido por utilizar a prática 
de reuniões entre especialistas de diversas áreas para obter dados e informações em tempo reduzido é 
denominado de: 
 
 
Método Superposição de Cartas. 
 
 
Métodos Redes de Interação. 
 
 
Método Checklist. 
 
 
Método Matrizes de Interação. 
 
 
Método Ad Hoc. 
 
 
 
Explicação: 
O Método Ad HOc é usado na avaliação de um projeto específico, sendo a avaliação de impactos efetuada 
a partir de discussões de grupo de especialistas, nas quais cada um elenca os possíveis impactos 
ambientais passíveis de acontecerem (GARCIA, 2014). 
 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
5. 
 
 
Atualmente, dispomos de vários métodos de AIA conhecidos; no entanto, devido à multiplicidade de 
situações possíveis, não há como se trabalhar com um método único, mas podemos nos adequar de 
acordo com cada fase de análise. Um destes métodos utiliza a prática de reuniões entre especialistas de 
diversas áreas para obter dados e informações em tempo reduzido. O método em questão denomina-se: 
 
 
Superposição de Cartas 
 
 
Ad Hoc 
 
 
Matrizes de Interação 
 
 
Checklist 
 
 
Simulação 
 
 
 
Explicação: 
O Método Ad Hoc é o que fundamentalmente se baseia em reuniões de especilaistas, com o objetivo de 
se identificarem os impactos ambientais inerentes a um determinado empreendimento, em função de 
suas caractrísticas e localização geográfica. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
6. 
 
 
Atualmente, existem vários métodos de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), no entanto, devido à 
multiplicidade de situações possíveis, não se trabalha com um método único, mas sim adequando cada 
um de acordo com cada fase de análise. Com relação aos métodos mais consagrados, marque a 
alternativa ERRADA: 
 
 
Método Redes de Interação - É um tipo de método que permite estabelecer a sequência ou 
cadeias de impactos ambientais desencadeados por uma ação, através de gráficos ou 
diagramas. 
 
 
Método Ad Hoc - Está associado à técnica de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), pois 
deve ser assistido por computador, permitindo a aquisição, o armazenamento, a análise e a 
representação de dados ambientais, 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
 
Método de Simulação - São modelos matemáticos (simulação, regressão, probabilidade, 
multivariado) destinados a representar a estrutura e o funcionamento dos sistemas ambientais, 
explorando as relações entre os fatores físicos, biológicos e socioeconômicos, a partir de um 
conjunto de hipóteses ou pressupostos.Método Matrizes de Interação - Constitui-se de um gráfico que relaciona os impactos de cada 
ação com o fator ambiental a partir de quadrículas definidas pelo cruzamento de linhas e 
colunas. 
 
 
Combinação de Métodos - É grande a tendência à adoção de uma combinação de dois ou mais 
dos tipos básicos de métodos, adaptando-os às especificidades dos projetos, suas diversas 
etapas e as áreas a serem afetadas. 
 
 
 
Explicação: 
Na verdade, o Método Ad Hoc é realizado por meio de reuniões com equipes multidisciplinares, as 
quais têm por objetivo obter uma visão integrada da questão ambiental. Este método é conhecido pela 
sua subjetividade e tempo curto para realização. É muito útil para iniciar os trabalhos da AIA, pois ajuda 
a definir os demais métodos a usar nas fases subsequentes. 
 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
7. 
 
 
Com relação aos métodos de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) o método Redes de Interação 
consiste em: 
 
 
Um método associado à técnica de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), pois deve ser 
assistido por computador, permitindo a aquisição, o armazenamento, a análise e a 
representação de dados ambientais, de modo a produzir a síntese da situação ambiental de uma 
área geográfica. 
 
 
Um método de identificação de impactos diretos. 
 
 
Um método que possibilita um diagnóstico por comparação de alternativas. 
 
 
Um método que utiliza a prática de reuniões entre especialistas de diversas áreas para obter 
dados e informações em tempo reduzido. 
 
 
Estabelecer a sequência ou cadeias de impactos ambientais desencadeados por uma ação, 
através de gráficos ou diagramas, permitindo traçar o conjunto de ações que o causaram direta 
e indiretamente, assim como permite avaliar medidas mitigadoras. 
 
 
 
Explicação: 
O Método de Rede de Interações permite melhor identificação dos impactos e suas inter-relações, 
visando basicamente a detecção de efeitos decorrentes dos impactos ambientais. Também permite 
indicar ações corretivas e mecanismos de controle, bem como parâmetros para valoração de magnitude e 
importância. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
8. 
 
 
Os métodos de avaliação de impactos ambientais são ferramentas de que dispomos para identificar e 
avaliar os impactos causados ao ambiente pelo desenvolvimento de um projeto. Podemos afirmar que o 
Método Checklist: 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
 
É um método que possibilita um diagnóstico por comparação de alternativas. Têm como 
vantagem o favorecimento na visualização dos fatores, ainda que não identifiquem a dinâmica 
entre as características e os impactos. 
 
 
Trata-se do método de identificação de impactos diretos. Constitui-se de um gráfico que 
relaciona os impactos de cada ação com o fator ambiental a partir de quadrículas definidas pelo 
cruzamento de linhas e colunas. 
 
 
É método associado à técnica de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), pois deve ser 
assistido por computador, permitindo a aquisição, o armazenamento, a análise e a 
representação de dados ambientais, de modo a produzir a síntese da situação ambiental de uma 
área geográfica. 
 
 
É um tipo de método que permite estabelecer a sequência ou cadeias de impactos ambientais 
desencadeados por uma ação, através de gráficos ou diagramas, permitindo traçar o conjunto 
de ações que o causaram direta e indiretamente, assim como permite avaliar medidas 
mitigadoras. 
 
 
Método que utiliza a prática de reuniões entre especialistas de diversas áreas para obter dados e 
informações em tempo reduzido. É criticado pela dificuldade que há em identificar em que 
situações devam ser empregadas, pensando no tempo disponível para a execução do estudo e 
pela disponibilidade de profissionais. 
 
 
 
Explicação: 
O método Checklist (ou Listagem de Controle) prevê a participação de especialistas na identificação de 
impactos referentes a uma determinada realidade. Baseia-se em listagens já existentes e também na 
experiência de especialistas (GARCIA, 2014). Sua grande desvantagem é não possibilitar evidenciar as 
inter-relações entre os impactos estudados, assim como as relações de causa/efeito. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
Aula 7 
 
 
 
1. 
 
 
Durante uma Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) nos EUA, economistas da Universidade de Chicago 
analisaram o provável impacto local da abertura de um novo hipermercado nessa loja e previram que, 
para 250 empregos criados com a nova loja, seriam perdidos 318 empregos diretos existentes e 11 
indiretos (MEHTA et al 2004 apud SÁNCHEZ, 2008, p. 277). Sobre o caso relatado está correto afirmar 
que: 
 
 
Foi empregada a técnica de cenários exploratória, a qual se concentra na análise dos processos 
de mudança. 
 
 
Foi utilizado o enfoque extrapolativo, já que foram usadas situações do passado para uma 
previsão de um provável cenário futuro. 
 
 
A avaliação de cenários ambientais considera que os impactos ambientais possuem a mesma 
magnitude e importância, sem priorizar os impactos significativos. 
 
 
Foi utilizado o enfoque normativo, considerando-se que o futuro é a expressão de situações que 
se deseja alcançar. 
 
 
As técnicas de visão de futuro são extremamente falhas e não devem ser utilizadas na 
construção de cenários. 
 
 
 
Explicação: 
A comparação e a extrapolação são formas de se fazerem previsões, considerando então semelhanças e 
diferenças entre aquela que é existente e aquela que é objeto de previsão. No caso citado no enuncaido, 
é possível inferir que os resultados ocorridos no passado poderão se repetir no caso do empreendimento 
atual, dadas as semelhanças nas condições gerais do caso. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
2. 
 
 
As dificuldades na previsão de impactos ambientais e construção de cenários são inerentes ao processo 
de avaliação de impactos ambientais, no entanto são imprescindíveis para se definir a melhor estratégia 
de gestão da situação. No que se refere à definição de cenários, é incorreto afirmar que: 
 
 
Consiste na configuração de quadros que constituam um jogo coerente de hipóteses 
 
 
Baseia-se em recortes diferentes que elucidam os dados coletados 
 
 
Deve considerar um conjunto de cenas, cada uma considerando um determinado instante de 
tempo 
 
 
Objetiva ordenar a percepção sobre ambientes alternativos futuros 
 
 
Deve ser estabelecida por somente um único especialista 
 
 
 
Explicação: 
A definição de cenários deve ser realizada pelo grupo de especialistas de diferentes áreas que estão 
conduzindo a AIA. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
3. 
 
 
A avaliação dos impactos ambientais através da técnica de cenários simula cenários para diversas 
situações, inclusive cenários futuros, com o empreendimento sem e com as medidas de controle 
ambiental. É considerado exemplo de medida de controle ambiental: 
 
 
A supressão de vegetação antes da construção de um empreendimento. 
 
 
Uma estação de tratamento de efluentes para tratar despejos de uma indústria antes dolançamento no curso d´água. 
 
 
A valorização imobiliária do local onde o empreendimento é construído. 
 
 
A contratação de mão-de-obra local para a fase de implantação do empreendimento. 
 
 
A realização de palestras de educação ambiental para a comunidade circunvizinha ao 
empreendimento. 
 
 
 
Explicação: 
As medidas de controle ambiental visam reduzir os impactos negativos de um empreendimento. Neste 
caso, a construção de uma estação de tratamento tem por objetivo assegurar que os efluentes tratados 
estejam em conformidade com os padrões estabelecidos pela legislação ambiental vigente, o que 
configura uma medida de controle ambiental. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
4. 
 
 
Os cenários são formas de reflexão sobre o futuro e suas possibilidades representadas em um conjunto 
articulado de circunstâncias verossímeis que auxiliam na decisão a ser tomada. Sobre a etapa de 
definição de cenários está correto afirmar que: 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
 
Somente deve ser realizada para empreendimentos que gerem impactos significativos para o 
meio antrópico. 
 
 
Deve ser realizada com a participação de especialistas de formação multidisciplinar, para que se 
tenha a visão mais ampla possível. 
 
 
Deve ser realizada somente com a presença de funcionários de órgãos de controle ambiental. 
 
 
Deve ser realizada por somente um profissional com formação em engenharia ou biologia. 
 
 
Deve ser realizada considerando-se somente os impactos significativos com potencial de 
modificar a estrutura dos ecossistemas. 
 
 
 
Explicação: 
No contexto do EIA, a definição de cenários deve ser realizada por uma equipe de espacialistas com 
notório saber em diferentes áreas, sendo fundamental neste caso o conhecimento dos processos sociais e 
biofísicos envolvidos, bem como as características do ambiente afetado (SÁNCHEZ, 2008). 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
5. 
 
 
Analisando os impactos ambientais e socioeconômicos em pequenas cidades dos Estados Unidos da 
América, a Universidade de Chicago comprovou que a abertura de uma nova filial de uma famosa rede 
de hipermercados ocasionava um aumento considerável no número de desempregados, já que causava o 
fechamento de pequenos mercados de bairro. SÁNCHEZ, Luis Enrique. Avaliação de Impactos Ambientais 
Conceitos e Métodos. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. A Técnica de Cenários Extrapolativa está 
caracterizada por: 
 
 
Análise dos processos de mudança 
 
 
Caminhos alternativos viáveis para o futuro 
 
 
Visão de um conjunto de futuros alternativos e contrastantes 
 
 
Visão do futuro almejado e desejável 
 
 
Previsão de eventos futuros pela extrapolação de eventos verificados no passado 
 
 
 
Explicação: 
A técnica de cenários extrapolativa baseia-se em eventos passados para prever os efeitos da situação 
atual. Tal como exemplificado no enunciado, o caso da rede de supermercados leva a equipe a inferir 
que os resultados serão semelhantes em condições similares à do do caso anterior mencionado. 
 
 
 
 
 
6. 
 
 
Muitos autores, como Schwartz (2000), defendem que os objetivos da aplicação de cenários poderiam 
ser sintetizados em um conjunto de ideias/frases. Com relação a tais ideias ou princípios, marque a 
alternativa ERRADA: 
 
 
Preparar e facilitar a tomada de decisões estratégicas. 
 
 
Sensibilizar os indivíduos às interações entre ambiente-empresa, alcançando maior adesão aos 
projetos e metas. 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
 
Perceber todos os diferente aspectos de cada panorama, possibilitando respostas mais eficazes 
a tais cenários. 
 
 
Desenvolver a flexibilidade e adaptabilidade da empresa as variações de cenários. 
 
 
Refletir sobre o panorama corporativo passado e presente, sem estabelecer cenários futuros. 
 
 
 
Explicação: 
A definição de cenários consiste basicamente em reunir os dados coletados a fim de ordenar a percepção 
sobre ambientes alternativos futuros. 
 
 
 
 
 
7. 
 
 
Analise as afirmativas a seguir: I - Os cenários são formas de reflexão sobre o futuro e suas 
possibilidades representadas em um conjunto articulado de circunstâncias verossímeis que auxiliam na 
decisão a ser tomada; II - A construção de cenários consiste na configuração de quadros que constituam 
um jogo coerente de hipóteses com o propósito de explorar os pontos de mudança ou manutenção dos 
rumos de uma situação; III - A construção do cenário e das estratégias devem contar com a participação 
de consultores, especialistas, acadêmicos e demais possíveis envolvidos, a fim de se ter uma visão o 
mais ampla possível; IV - Podemos definir a técnica de cenários como sendo um conjunto de técnicas 
investigativas que visam identificar os vários futuros possíveis e os caminhos que nos conduzirão até o 
melhor deles. São verdadeiras as afirmativas: 
 
 
I, II, III e IV 
 
 
I, III e IV 
 
 
I, II e IV 
 
 
I, II e III 
 
 
II, III e IV 
 
 
 
Explicação: 
A definição de cenários depende da capacidade dos especialistas de diversas áreas acerca da 
probabilidade de ocorrência, extensão espacial e temppral, bem como sobre a magnitude de certos 
impactos ambientais. Normalmente as opiniões se baseiam na experiência destes especialistas, mas é 
possível utilizar um programa de computador para permitir a sistematização do conhecimento e 
reprodutibilidade de resultados (SÁNCHEZ, 2008). 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
8. 
 
 
A construção de cenários consiste na configuração de quadros que constituam um jogo coerente de 
hipóteses com o propósito de explorar os pontos de mudança ou manutenção dos rumos de uma 
situação. Com relação aos componentes de um cenário completo podemos dizer, EXCETO: 
 
 
Uma trajetória, representando o percurso ao longo do tempo do sistema considerado. 
 
 
Um conjunto de cenas, cada uma considerando um determinado instante de tempo. 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
 
A filosofia, que sintetiza o movimento ou direção do sistema considerado. 
 
 
Um conjunto de atores, representados pelas entidades envolvidas, com ou sem poder de 
decisão em relação ao sistema considerado. 
 
 
Um conjunto de variáveis ou fatores chaves que representam os elementos essenciais do 
sistema considerado. 
 
 
 
Explicação: 
A definição de cenários no contexto da AIA envolve um conjunto de especialistas contratados pelo 
empreendedor, com notório saber em áreas distintas, com a finalidade de estabelecer hipóteses claras 
quanto aos impactos gerados pelo empreendimento. 
 
 
 
 
1. 
 
 
Cenários ambientais, perspectivas e outros tipos de estudos prospectivos ajudam-nos a enfrentar a 
viabilidade de futuros projetosem desenvolvimentos e a conceber políticas eficazes de proteção 
ambiental. Contudo, alguns de seus objetivos só podem ser alcançados mediante a disponibilidade de 
informações. Com relação aos aspectos relativos a tais informações, marque a alternativa ERRADA: 
 
 
As situações de crise e emergência devem ser desconsideradas nessa etapa do processo, pois 
não fazem parte dos cenários futuros estabelecidos. 
 
 
O estudo do cenário é a mais adequada forma de avaliação do meio ambiente, principalmente 
por garantir a preservação do ambiente, buscando níveis compatíveis de qualidade ambiental e 
satisfação das relações mantidas entre si. 
 
 
A compatibilidade entre os níveis de qualidade ambiental e a satisfação das relações mantidas 
entre as partes, possibilita que se trace estratégias e ações no âmbito do planejamento. 
 
 
As informações que dão subsídios para avaliar o impacto de um empreendimento, visando 
planejar atividades de mitigação, são obtidas a partir de dados já existentes. 
 
 
Um dos fatores mais importantes para a realização do planejamento ambiental é analisar a 
capacidade de implantação das diretrizes propostas. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
2. 
 
 
A construção de cenários consiste na configuração de quadros que constituam um jogo coerente de 
hipóteses com o propósito de explorar os pontos de mudança ou manutenção dos rumos de uma 
situação. Cada cenário procura estabelecer uma sucessão lógica de eventos; assim, partindo-se do 
presente, torna-se possível prever como se pode atingir, passo a passo, uma situação futura. (PORTO, 
1991). Um dos métodos conhecidos consiste em rodadas com especialistas que estabelecem as variáveis 
e indicadores críticos, avaliando os eventos prováveis e o aperfeiçoamento das hipóteses e julgamentos 
após cada fase (busca do cenário mais provável). Este método é denominado: 
 
 
Derivação de Cenários. 
 
 
Delphi. 
 
 
Cenários Múltiplos. 
 
 
Cenário de Hooke. 
 
 
Cenário Unificado. 
 
 
 
Explicação: 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
O Método Delphi baseia-se na experiência de especilaistas de diferentes áreas, os quais devem possuir 
um profundo conhecimento sobre os processos sociais e biofísicos envolvidos, bem como das 
características do ambiente afetado para opinar acerca dos cenários mais provavelmente encontrados no 
caso estudado. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
3. 
 
 
A construção de cenários consiste na configuração de quadros que constituam um jogo coerente de 
hipóteses com o propósito de explorar os pontos de mudança ou manutenção dos rumos de uma 
situação. Com relação aos componentes de um cenário completo podemos dizer, EXCETO: 
 
 
A filosofia, que sintetiza o movimento ou direção do sistema considerado. 
 
 
Um conjunto de variáveis ou fatores chaves que representam os elementos essenciais do 
sistema considerado. 
 
 
Um conjunto de atores, representados pelas entidades envolvidas, com ou sem poder de 
decisão em relação ao sistema considerado. 
 
 
Uma trajetória, representando o percurso ao longo do tempo do sistema considerado. 
 
 
Um conjunto de cenas, cada uma considerando um determinado instante de tempo. 
 
 
 
Explicação: 
A definição de cenários no contexto da AIA envolve um conjunto de especialistas contratados pelo 
empreendedor, com notório saber em áreas distintas, com a finalidade de estabelecer hipóteses claras 
quanto aos impactos gerados pelo empreendimento. 
 
 
 
 
 
4. 
 
 
A avaliação dos impactos ambientais através da técnica de cenários simula cenários para diversas 
situações, inclusive cenários futuros, com o empreendimento sem e com as medidas de controle 
ambiental. É considerado exemplo de medida de controle ambiental: 
 
 
A realização de palestras de educação ambiental para a comunidade circunvizinha ao 
empreendimento. 
 
 
A supressão de vegetação antes da construção de um empreendimento. 
 
 
Uma estação de tratamento de efluentes para tratar despejos de uma indústria antes do 
lançamento no curso d´água. 
 
 
A contratação de mão-de-obra local para a fase de implantação do empreendimento. 
 
 
A valorização imobiliária do local onde o empreendimento é construído. 
 
 
 
Explicação: 
As medidas de controle ambiental visam reduzir os impactos negativos de um empreendimento. Neste 
caso, a construção de uma estação de tratamento tem por objetivo assegurar que os efluentes tratados 
estejam em conformidade com os padrões estabelecidos pela legislação ambiental vigente, o que 
configura uma medida de controle ambiental. 
 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
5. 
 
 
Os cenários são formas de reflexão sobre o futuro e suas possibilidades representadas em um conjunto 
articulado de circunstâncias verossímeis que auxiliam na decisão a ser tomada. Sobre a etapa de 
definição de cenários está correto afirmar que: 
 
 
Deve ser realizada com a participação de especialistas de formação multidisciplinar, para que se 
tenha a visão mais ampla possível. 
 
 
Deve ser realizada somente com a presença de funcionários de órgãos de controle ambiental. 
 
 
Deve ser realizada considerando-se somente os impactos significativos com potencial de 
modificar a estrutura dos ecossistemas. 
 
 
Deve ser realizada por somente um profissional com formação em engenharia ou biologia. 
 
 
Somente deve ser realizada para empreendimentos que gerem impactos significativos para o 
meio antrópico. 
 
 
 
Explicação: 
No contexto do EIA, a definição de cenários deve ser realizada por uma equipe de espacialistas com 
notório saber em diferentes áreas, sendo fundamental neste caso o conhecimento dos processos sociais e 
biofísicos envolvidos, bem como as características do ambiente afetado (SÁNCHEZ, 2008). 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
6. 
 
 
Analisando os impactos ambientais e socioeconômicos em pequenas cidades dos Estados Unidos da 
América, a Universidade de Chicago comprovou que a abertura de uma nova filial de uma famosa rede 
de hipermercados ocasionava um aumento considerável no número de desempregados, já que causava o 
fechamento de pequenos mercados de bairro. SÁNCHEZ, Luis Enrique. Avaliação de Impactos Ambientais 
Conceitos e Métodos. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. A Técnica de Cenários Extrapolativa está 
caracterizada por: 
 
 
Visão do futuro almejado e desejável 
 
 
Visão de um conjunto de futuros alternativos e contrastantes 
 
 
Análise dos processos de mudança 
 
 
Caminhos alternativos viáveis para o futuro 
 
 
Previsão de eventos futuros pela extrapolação de eventos verificados no passado 
 
 
 
Explicação: 
A técnica de cenários extrapolativa baseia-se em eventos passados para prever os efeitos da situação 
atual. Tal como exemplificado no enunciado, o caso da rede de supermercados leva a equipe a inferir 
que os resultados serão semelhantes em condições similares à do do caso anterior mencionado. 
 
 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asphttp://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
 
 
7. 
 
 
Muitos autores, como Schwartz (2000), defendem que os objetivos da aplicação de cenários poderiam 
ser sintetizados em um conjunto de ideias/frases. Com relação a tais ideias ou princípios, marque a 
alternativa ERRADA: 
 
 
Sensibilizar os indivíduos às interações entre ambiente-empresa, alcançando maior adesão aos 
projetos e metas. 
 
 
Preparar e facilitar a tomada de decisões estratégicas. 
 
 
Desenvolver a flexibilidade e adaptabilidade da empresa as variações de cenários. 
 
 
Refletir sobre o panorama corporativo passado e presente, sem estabelecer cenários futuros. 
 
 
Perceber todos os diferente aspectos de cada panorama, possibilitando respostas mais eficazes 
a tais cenários. 
 
 
 
Explicação: 
A definição de cenários consiste basicamente em reunir os dados coletados a fim de ordenar a percepção 
sobre ambientes alternativos futuros. 
 
 
 
 
 
8. 
 
 
Analise as afirmativas a seguir: I - Os cenários são formas de reflexão sobre o futuro e suas 
possibilidades representadas em um conjunto articulado de circunstâncias verossímeis que auxiliam na 
decisão a ser tomada; II - A construção de cenários consiste na configuração de quadros que constituam 
um jogo coerente de hipóteses com o propósito de explorar os pontos de mudança ou manutenção dos 
rumos de uma situação; III - A construção do cenário e das estratégias devem contar com a participação 
de consultores, especialistas, acadêmicos e demais possíveis envolvidos, a fim de se ter uma visão o 
mais ampla possível; IV - Podemos definir a técnica de cenários como sendo um conjunto de técnicas 
investigativas que visam identificar os vários futuros possíveis e os caminhos que nos conduzirão até o 
melhor deles. São verdadeiras as afirmativas: 
 
 
I, III e IV 
 
 
I, II e IV 
 
 
I, II, III e IV 
 
 
II, III e IV 
 
 
I, II e III 
 
 
 
Explicação: 
A definição de cenários depende da capacidade dos especialistas de diversas áreas acerca da 
probabilidade de ocorrência, extensão espacial e temppral, bem como sobre a magnitude de certos 
impactos ambientais. Normalmente as opiniões se baseiam na experiência destes especialistas, mas é 
possível utilizar um programa de computador para permitir a sistematização do conhecimento e 
reprodutibilidade de resultados (SÁNCHEZ, 2008). 
 
 
 
 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
1. 
 
 
Durante uma Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) nos EUA, economistas da Universidade de Chicago 
analisaram o provável impacto local da abertura de um novo hipermercado nessa loja e previram que, 
para 250 empregos criados com a nova loja, seriam perdidos 318 empregos diretos existentes e 11 
indiretos (MEHTA et al 2004 apud SÁNCHEZ, 2008, p. 277). Sobre o caso relatado está correto afirmar 
que: 
 
 
Foi utilizado o enfoque extrapolativo, já que foram usadas situações do passado para uma 
previsão de um provável cenário futuro. 
 
 
A avaliação de cenários ambientais considera que os impactos ambientais possuem a mesma 
magnitude e importância, sem priorizar os impactos significativos. 
 
 
Foi utilizado o enfoque normativo, considerando-se que o futuro é a expressão de situações que 
se deseja alcançar. 
 
 
As técnicas de visão de futuro são extremamente falhas e não devem ser utilizadas na 
construção de cenários. 
 
 
Foi empregada a técnica de cenários exploratória, a qual se concentra na análise dos processos 
de mudança. 
 
 
 
Explicação: 
A comparação e a extrapolação são formas de se fazerem previsões, considerando então semelhanças e 
diferenças entre aquela que é existente e aquela que é objeto de previsão. No caso citado no enuncaido, 
é possível inferir que os resultados ocorridos no passado poderão se repetir no caso do empreendimento 
atual, dadas as semelhanças nas condições gerais do caso. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
2. 
 
 
As dificuldades na previsão de impactos ambientais e construção de cenários são inerentes ao processo 
de avaliação de impactos ambientais, no entanto são imprescindíveis para se definir a melhor estratégia 
de gestão da situação. No que se refere à definição de cenários, é incorreto afirmar que: 
 
 
Deve ser estabelecida por somente um único especialista 
 
 
Objetiva ordenar a percepção sobre ambientes alternativos futuros 
 
 
Baseia-se em recortes diferentes que elucidam os dados coletados 
 
 
Consiste na configuração de quadros que constituam um jogo coerente de hipóteses 
 
 
Deve considerar um conjunto de cenas, cada uma considerando um determinado instante de 
tempo 
 
 
 
Explicação: 
A definição de cenários deve ser realizada pelo grupo de especialistas de diferentes áreas que estão 
conduzindo a AIA. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
3. 
 
 
A avaliação dos impactos ambientais através da técnica de cenários simula cenários para diversas 
situações, inclusive cenários futuros, com o empreendimento sem e com as medidas de controle 
ambiental. É considerado exemplo de medida de controle ambiental: 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
 
 
A valorização imobiliária do local onde o empreendimento é construído. 
 
 
A supressão de vegetação antes da construção de um empreendimento. 
 
 
A contratação de mão-de-obra local para a fase de implantação do empreendimento. 
 
 
A realização de palestras de educação ambiental para a comunidade circunvizinha ao 
empreendimento. 
 
 
Uma estação de tratamento de efluentes para tratar despejos de uma indústria antes do 
lançamento no curso d´água. 
 
 
 
Explicação: 
As medidas de controle ambiental visam reduzir os impactos negativos de um empreendimento. Neste 
caso, a construção de uma estação de tratamento tem por objetivo assegurar que os efluentes tratados 
estejam em conformidade com os padrões estabelecidos pela legislação ambiental vigente, o que 
configura uma medida de controle ambiental. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
4. 
 
 
Os cenários são formas de reflexão sobre o futuro e suas possibilidades representadas em um conjunto 
articulado de circunstâncias verossímeis que auxiliam na decisão a ser tomada. Sobre a etapa de 
definição de cenários está correto afirmar que: 
 
 
Deve ser realizada por somente um profissional com formação em engenharia ou biologia. 
 
 
Deve ser realizada considerando-se somente os impactos significativos com potencial de 
modificar a estrutura dos ecossistemas. 
 
 
Deve ser realizada com a participação de especialistas de formação multidisciplinar, para que se 
tenha a visão mais ampla possível. 
 
 
Deve ser realizada somente com a presença de funcionários de órgãos de controle ambiental. 
 
 
Somente deve ser realizada para empreendimentos que gerem impactos significativos para o 
meio antrópico. 
 
 
 
Explicação: 
No contexto do EIA, a definição de cenários deve ser realizada por uma equipe de espacialistas com 
notório saber em diferentes áreas, sendo fundamental neste caso o conhecimento dos processos sociais e 
biofísicos envolvidos, bem como as características do ambienteafetado (SÁNCHEZ, 2008). 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
5. 
 
 
Analisando os impactos ambientais e socioeconômicos em pequenas cidades dos Estados Unidos da 
América, a Universidade de Chicago comprovou que a abertura de uma nova filial de uma famosa rede 
de hipermercados ocasionava um aumento considerável no número de desempregados, já que causava o 
fechamento de pequenos mercados de bairro. SÁNCHEZ, Luis Enrique. Avaliação de Impactos Ambientais 
Conceitos e Métodos. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. A Técnica de Cenários Extrapolativa está 
caracterizada por: 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
 
Previsão de eventos futuros pela extrapolação de eventos verificados no passado 
 
 
Análise dos processos de mudança 
 
 
Visão do futuro almejado e desejável 
 
 
Caminhos alternativos viáveis para o futuro 
 
 
Visão de um conjunto de futuros alternativos e contrastantes 
 
 
 
Explicação: 
A técnica de cenários extrapolativa baseia-se em eventos passados para prever os efeitos da situação 
atual. Tal como exemplificado no enunciado, o caso da rede de supermercados leva a equipe a inferir 
que os resultados serão semelhantes em condições similares à do do caso anterior mencionado. 
 
 
 
 
 
6. 
 
 
Muitos autores, como Schwartz (2000), defendem que os objetivos da aplicação de cenários poderiam 
ser sintetizados em um conjunto de ideias/frases. Com relação a tais ideias ou princípios, marque a 
alternativa ERRADA: 
 
 
Perceber todos os diferente aspectos de cada panorama, possibilitando respostas mais eficazes 
a tais cenários. 
 
 
Refletir sobre o panorama corporativo passado e presente, sem estabelecer cenários futuros. 
 
 
Desenvolver a flexibilidade e adaptabilidade da empresa as variações de cenários. 
 
 
Preparar e facilitar a tomada de decisões estratégicas. 
 
 
Sensibilizar os indivíduos às interações entre ambiente-empresa, alcançando maior adesão aos 
projetos e metas. 
 
 
 
Explicação: 
A definição de cenários consiste basicamente em reunir os dados coletados a fim de ordenar a percepção 
sobre ambientes alternativos futuros. 
 
 
 
 
 
7. 
 
 
Analise as afirmativas a seguir: I - Os cenários são formas de reflexão sobre o futuro e suas 
possibilidades representadas em um conjunto articulado de circunstâncias verossímeis que auxiliam na 
decisão a ser tomada; II - A construção de cenários consiste na configuração de quadros que constituam 
um jogo coerente de hipóteses com o propósito de explorar os pontos de mudança ou manutenção dos 
rumos de uma situação; III - A construção do cenário e das estratégias devem contar com a participação 
de consultores, especialistas, acadêmicos e demais possíveis envolvidos, a fim de se ter uma visão o 
mais ampla possível; IV - Podemos definir a técnica de cenários como sendo um conjunto de técnicas 
investigativas que visam identificar os vários futuros possíveis e os caminhos que nos conduzirão até o 
melhor deles. São verdadeiras as afirmativas: 
 
 
I, III e IV 
 
 
II, III e IV 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
 
I, II e III 
 
 
I, II e IV 
 
 
I, II, III e IV 
 
 
 
Explicação: 
A definição de cenários depende da capacidade dos especialistas de diversas áreas acerca da 
probabilidade de ocorrência, extensão espacial e temppral, bem como sobre a magnitude de certos 
impactos ambientais. Normalmente as opiniões se baseiam na experiência destes especialistas, mas é 
possível utilizar um programa de computador para permitir a sistematização do conhecimento e 
reprodutibilidade de resultados (SÁNCHEZ, 2008). 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
8. 
 
 
A construção de cenários consiste na configuração de quadros que constituam um jogo coerente de 
hipóteses com o propósito de explorar os pontos de mudança ou manutenção dos rumos de uma 
situação. Com relação aos componentes de um cenário completo podemos dizer, EXCETO: 
 
 
A filosofia, que sintetiza o movimento ou direção do sistema considerado. 
 
 
Um conjunto de variáveis ou fatores chaves que representam os elementos essenciais do 
sistema considerado. 
 
 
Um conjunto de cenas, cada uma considerando um determinado instante de tempo. 
 
 
Um conjunto de atores, representados pelas entidades envolvidas, com ou sem poder de 
decisão em relação ao sistema considerado. 
 
 
Uma trajetória, representando o percurso ao longo do tempo do sistema considerado. 
 
 
 
Explicação: 
A definição de cenários no contexto da AIA envolve um conjunto de especialistas contratados pelo 
empreendedor, com notório saber em áreas distintas, com a finalidade de estabelecer hipóteses claras 
quanto aos impactos gerados pelo empreendimento. 
Aula 8 
 
 
 
1. 
 
 
Em Salvador e na região metropolitana, são descartados, por ano, cerca de dois milhões de toneladas de 
resíduos sólidos. Se não forem tomadas providências, em pouco tempo, os aterros sanitários não serão 
suficientes para manter tanto lixo. Considerando-se a problemática do lixo das grandes regiões 
metropolitanas do país, entre as soluções corretas para reduzir o acúmulo desse material nos aterros 
sanitários, pode-se incluir: 
 
 
a incineração de resíduos sólidos descartados nos aterros sanitários. 
 
 
a ampliação de aterros sanitários para aproveitar a energia gerada na biodecomposição de 
resíduos sólidos. 
 
 
o reaproveitamento de resíduos com objetivo de requalificá-los e introduzi-los na economia. 
 
 
o incentivo às cooperativas de catadores e aos artesões para transformar os resíduos sólidos em 
material reciclado. 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
 
a modernização da frota de caminhões, que utilize óleo diesel isento de enxofre, para manter os 
grandes centros urbanos limpos. 
 
 
 
Explicação: A letra c) trabalha a ideia do reaproveitamento, pois, se um material pode ser reutilizado 
para diferentes usos, dificilmente será eliminado para o meio ambiente, poluindo-o. 
 
 
 
 
 
2. 
 
 
Pobreza (estrutural e conjuntural), concentração de população em áreas de riscos, marginalidade e 
violência, aglomeração e precariedade das habitações, corrupção, deficiência no fornecimento de água e 
saneamento básico deterioração das condições de saúde, desemprego e subemprego, deserção escolar, 
disparidade na distribuição da renda, falta de investimento em segurança, desconhecimento das 
tecnologias empregadas no meio. Todos estes problemas são exemplos de: 
 
 
Vulnerabilidades Geradas por Desenvolvimento Insustentável 
 
 
Vulnerabilidades por Ausência de Desenvolvimento 
 
 
Riscos 
 
 
Incertezas 
 
 
Desastres 
 
 
 
Explicação: 
São exemplos de vulnerbilidade pir ausência de desenvolvimento: 
• Pobreza (estrutural e conjuntural); 
• Concentração de população em áreas de riscos; 
• Marginalidade e violência; 
• Aglomeração e precariedade das habitações; e 
• Corrupção. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
3. 
 
 
Considere as seguintes afirmativas:I. A incerteza é a indicação quantitativa da qualidade de um 
resultado. Ela permite que avaliem a confiabilidade de resultados de diferentes procedências ou com 
valores de referência. II. A viabilidade de um plano tem dimensões variadas, observando desde a 
questão política, econômica, técnica ou institucional. III. O planejamento e a concepção de cenários 
partem do postulado segundo o qual o futuro não está completamente firmado, mas aberto a influências. 
São verdadeiras as afirmativas: 
 
 
II e III 
 
 
I e II 
 
 
Apenas a afirmativa I 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
 
I e III 
 
 
I, II e III 
 
 
 
Explicação: 
No contexto da AIA, a incerteza se baseia no fato de que muitas previsões são passíveis de verificação 
por serem formuladas em termos vagos ou por serem provenientes de monitoramentos incompletos 
(SÁNCHEZ, 2008). 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
4. 
 
 
O risco é o potencial prejudicial que pode resultar de um perigo, tomando como referência o pior cenário 
possível. Relativo as características do riso e sua gestão, é CORRETO afirmar: 
 
 
A gestão de riscos compreende um elemento essencial, a identificação dos riscos, sem 
considerar as medidas de mitigação dos mesmos. 
 
 
Nem todos os riscos podem ser eliminados, mas requerem um processo racional de decisões. 
Este processo se conhece como gestão de riscos. 
 
 
Somente as consequências devem ser considerada em uma avalição de riscos, sendo a 
frequência um aspectos menos importante da avaliação. 
 
 
O cenário futuro deve ser sempre encarado como aberto a múltiplas possibilidades, contudo, 
sem considerar seus riscos e chances. 
 
 
O conceito de risco pressupõe e objetiva a sua completa eliminação, principalmente aqueles que 
ameaçam a viabilidade de um projeto. 
 
 
 
Explicação: 
Nem todos os riscos podem ser eliminados. Contudo, no que se refere ao gerenciamento de riscos 
ambientais, é primordial a identificação dos eventos e condições mais prováveis, pois isto irá possibilitar 
à empresa desenvolver respostas mais eficazes, o que é muito importante para a mitigação das 
consequências para as pessoas e o meio ambiente. 
 
 
 
 
 
5. 
 
 
Trata-se de um dos pontos fundamentais no enfrentamento dos desastres, sendo o principal elemento 
sobre o qual se pode atuar de imediato. A definição anterior refere-se à: 
 
 
incertezas 
 
 
desastres 
 
 
riscos 
 
 
irreversibilidade 
 
 
vulnerabilidade 
 
 
 
Explicação: 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
No conteto da AIA a vulnerabilidade é um ponto fundamental para o enfrentamento de desastres, pois 
trata das fragilidades da atividade que podem ser controladas a fim de reduzir os danos decorrentes de 
eventuais acidentes. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
6. 
 
 
Trata-se de um evento natural ou provocado pelo homem que afeta negativamente a vida ou o ambiente 
humano, provocando alguma forma de mudanças à comunidade, ao ecossistemas ou ao meio ambiente. 
A definição anterior refere-se a: 
 
 
Panorama de Incerteza 
 
 
Desastre 
 
 
Risco Presumido 
 
 
Vulnerabilidade 
 
 
Risco 
 
 
 
Explicação: 
O desastre ou acidente é uma ocorrência com potencial para causar danos ao patrimônio, à população e 
ao meio ambiente. Segundo Chupil (2014), o acidente ambiental é um evento inesperado que afeta um 
determinado local e que leva a diferentes tipos de impactos ambientais, sociais e econômicos. Alguns 
tipos de acidentes ambientais são extremamente freqüentes nas unidades industriais, como os 
derramamentos e vazamentos de produtos químicos. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
7. 
 
 
O risco é o potencial prejudicial que pode resultar de um perigo, tomando como referência o pior cenário 
possível. Nem todos os riscos podem ser eliminados, mas requerem um processo racional de decisões. A 
gestão de riscos possui três elementos essenciais que são, respectivamente: 
 
 
avaliação, adequação e mitigação 
 
 
avaliação, mitigação e correção 
 
 
identificação, suspensão e mitigação 
 
 
identificação, avaliação e mitigação 
 
 
identificação, correção e adequação 
 
 
 
Explicação: 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
No contexto da AIA, é fundamental que os riscos sejam inicialmente identificados. Na sequência, deve 
ser avaliada a extensão dos danos decorrentes dos possíveis acidentes e não-conformidades. Por fim, 
devem ser estabelecidas as medidas para mitigar os efeitos negativos destes eventos. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
8. 
 
 
Um desastre é um evento natural ou provocado pelo homem que afeta negativamente a vida ou o 
ambiente humano, provocando alguma forma de mudanças à comunidade, ao ecossistema ou ao meio 
ambiente. Existem 3 tipos de desastres: naturais, tecnológicos e situações complexas. Com relação aos 
desastres naturais podemos afirmar que: 
 
 
São caracterizados pela intervenção do homem como, por exemplo, explosões industriais ou 
contaminações. 
 
 
Se referem aos eventos da Natureza: terremotos, deslizamento de terras, corrida de massas, 
enchentes, trombas d´água, e outros mais. 
 
 
São denominados acidentes ampliados, pois são frutos de um acidente que atingiu os domínios 
físicos exteriores à indústria ou empreendimento. 
 
 
São aqueles decorrentes de guerras, rebeliões, insurreições e similares. 
 
 
São aquelas causados única e exclusivamente pelo homem. 
 
 
 
Explicação: 
Os desastres naturais estão sempre associados a fenômenos da natureza, relacionados a eventos 
meteorólgicos e climáticos, incluindo os de curta temporalidade, como tornados e descargas elétricas 
(SÁNCHEZ, 2008). 
 
 
 
1. 
 
 
Em Salvador e na região metropolitana, são descartados, por ano, cerca de dois milhões de toneladas de 
resíduos sólidos. Se não forem tomadas providências, em pouco tempo, os aterros sanitários não serão 
suficientes para manter tanto lixo. Considerando-se a problemática do lixo das grandes regiões 
metropolitanas do país, entre as soluções corretas para reduzir o acúmulo desse material nos aterros 
sanitários, pode-se incluir: 
 
 
o reaproveitamento de resíduos com objetivo de requalificá-los e introduzi-los na economia. 
 
 
a incineração de resíduos sólidos descartados nos aterros sanitários. 
 
 
a modernização da frota de caminhões, que utilize óleo diesel isento de enxofre, para manter os 
grandes centros urbanos limpos. 
 
 
o incentivo às cooperativas de catadores e aos artesões para transformar os resíduos sólidos em 
material reciclado. 
 
 
a ampliação de aterros sanitários para aproveitar a energia gerada na biodecomposição de 
resíduos sólidos. 
 
 
 
Explicação: A letra c) trabalha a ideia do reaproveitamento, pois, se um material pode ser reutilizado 
para diferentes usos, dificilmente será eliminado para o meio ambiente, poluindo-o. 
 
 
 
 
 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp2. 
 
 
Pobreza (estrutural e conjuntural), concentração de população em áreas de riscos, marginalidade e 
violência, aglomeração e precariedade das habitações, corrupção, deficiência no fornecimento de água e 
saneamento básico deterioração das condições de saúde, desemprego e subemprego, deserção escolar, 
disparidade na distribuição da renda, falta de investimento em segurança, desconhecimento das 
tecnologias empregadas no meio. Todos estes problemas são exemplos de: 
 
 
Incertezas 
 
 
Riscos 
 
 
Desastres 
 
 
Vulnerabilidades Geradas por Desenvolvimento Insustentável 
 
 
Vulnerabilidades por Ausência de Desenvolvimento 
 
 
 
Explicação: 
São exemplos de vulnerbilidade pir ausência de desenvolvimento: 
• Pobreza (estrutural e conjuntural); 
• Concentração de população em áreas de riscos; 
• Marginalidade e violência; 
• Aglomeração e precariedade das habitações; e 
• Corrupção. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
3. 
 
 
Considere as seguintes afirmativas: I. A incerteza é a indicação quantitativa da qualidade de um 
resultado. Ela permite que avaliem a confiabilidade de resultados de diferentes procedências ou com 
valores de referência. II. A viabilidade de um plano tem dimensões variadas, observando desde a 
questão política, econômica, técnica ou institucional. III. O planejamento e a concepção de cenários 
partem do postulado segundo o qual o futuro não está completamente firmado, mas aberto a influências. 
São verdadeiras as afirmativas: 
 
 
I e III 
 
 
I e II 
 
 
Apenas a afirmativa I 
 
 
I, II e III 
 
 
II e III 
 
 
 
Explicação: 
No contexto da AIA, a incerteza se baseia no fato de que muitas previsões são passíveis de verificação 
por serem formuladas em termos vagos ou por serem provenientes de monitoramentos incompletos 
(SÁNCHEZ, 2008). 
 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
4. 
 
 
O risco é o potencial prejudicial que pode resultar de um perigo, tomando como referência o pior cenário 
possível. Relativo as características do riso e sua gestão, é CORRETO afirmar: 
 
 
Somente as consequências devem ser considerada em uma avalição de riscos, sendo a 
frequência um aspectos menos importante da avaliação. 
 
 
A gestão de riscos compreende um elemento essencial, a identificação dos riscos, sem 
considerar as medidas de mitigação dos mesmos. 
 
 
Nem todos os riscos podem ser eliminados, mas requerem um processo racional de decisões. 
Este processo se conhece como gestão de riscos. 
 
 
O conceito de risco pressupõe e objetiva a sua completa eliminação, principalmente aqueles que 
ameaçam a viabilidade de um projeto. 
 
 
O cenário futuro deve ser sempre encarado como aberto a múltiplas possibilidades, contudo, 
sem considerar seus riscos e chances. 
 
 
 
Explicação: 
Nem todos os riscos podem ser eliminados. Contudo, no que se refere ao gerenciamento de riscos 
ambientais, é primordial a identificação dos eventos e condições mais prováveis, pois isto irá possibilitar 
à empresa desenvolver respostas mais eficazes, o que é muito importante para a mitigação das 
consequências para as pessoas e o meio ambiente. 
 
 
 
 
 
5. 
 
 
Trata-se de um dos pontos fundamentais no enfrentamento dos desastres, sendo o principal elemento 
sobre o qual se pode atuar de imediato. A definição anterior refere-se à: 
 
 
riscos 
 
 
incertezas 
 
 
desastres 
 
 
irreversibilidade 
 
 
vulnerabilidade 
 
 
 
Explicação: 
No conteto da AIA a vulnerabilidade é um ponto fundamental para o enfrentamento de desastres, pois 
trata das fragilidades da atividade que podem ser controladas a fim de reduzir os danos decorrentes de 
eventuais acidentes. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
6. 
 
 
Trata-se de um evento natural ou provocado pelo homem que afeta negativamente a vida ou o ambiente 
humano, provocando alguma forma de mudanças à comunidade, ao ecossistemas ou ao meio ambiente. 
A definição anterior refere-se a: 
 
 
Desastre 
 
 
Risco Presumido 
 
 
Risco 
 
 
Vulnerabilidade 
 
 
Panorama de Incerteza 
 
 
 
Explicação: 
O desastre ou acidente é uma ocorrência com potencial para causar danos ao patrimônio, à população e 
ao meio ambiente. Segundo Chupil (2014), o acidente ambiental é um evento inesperado que afeta um 
determinado local e que leva a diferentes tipos de impactos ambientais, sociais e econômicos. Alguns 
tipos de acidentes ambientais são extremamente freqüentes nas unidades industriais, como os 
derramamentos e vazamentos de produtos químicos. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
7. 
 
 
O risco é o potencial prejudicial que pode resultar de um perigo, tomando como referência o pior cenário 
possível. Nem todos os riscos podem ser eliminados, mas requerem um processo racional de decisões. A 
gestão de riscos possui três elementos essenciais que são, respectivamente: 
 
 
avaliação, adequação e mitigação 
 
 
identificação, suspensão e mitigação 
 
 
avaliação, mitigação e correção 
 
 
identificação, avaliação e mitigação 
 
 
identificação, correção e adequação 
 
 
 
Explicação: 
No contexto da AIA, é fundamental que os riscos sejam inicialmente identificados. Na sequência, deve 
ser avaliada a extensão dos danos decorrentes dos possíveis acidentes e não-conformidades. Por fim, 
devem ser estabelecidas as medidas para mitigar os efeitos negativos destes eventos. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
8. 
 
Um desastre é um evento natural ou provocado pelo homem que afeta negativamente a vida ou o 
ambiente humano, provocando alguma forma de mudanças à comunidade, ao ecossistema ou ao meio 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
ambiente. Existem 3 tipos de desastres: naturais, tecnológicos e situações complexas. Com relação aos 
desastres naturais podemos afirmar que: 
 
 
São aquelas causados única e exclusivamente pelo homem. 
 
 
São aqueles decorrentes de guerras, rebeliões, insurreições e similares. 
 
 
São denominados acidentes ampliados, pois são frutos de um acidente que atingiu os domínios 
físicos exteriores à indústria ou empreendimento. 
 
 
Se referem aos eventos da Natureza: terremotos, deslizamento de terras, corrida de massas, 
enchentes, trombas d´água, e outros mais. 
 
 
São caracterizados pela intervenção do homem como, por exemplo, explosões industriais ou 
contaminações. 
 
 
 
Explicação: 
Os desastres naturais estão sempre associados a fenômenos da natureza, relacionados a eventos 
meteorólgicos e climáticos, incluindo os de curta temporalidade, como tornados e descargas elétricas 
(SÁNCHEZ, 2008). 
 
 
 
 
1. 
 
 
A capacidade de agir sobre um evento tanto pode reduzir a 
vulnerabilidade como reduzir a ameaça através de ações, o que 
nos leva a considerar os desastres. Os desastres põem em 
evidência a vulnerabilidade e abalam o equilíbrio necessário paraviver. Com relação a classificação dos desastres, marque a 
alternativa ERRADA: 
 
 
Os desastres naturais se referem aos eventos da Natureza: terremotos, deslizamento de terras, 
corrida de massas, enchentes, trombas d´água, e outros mais. 
 
 
Um acidente que atingiu os domínios físicos exteriores à indústria ou empreendimento, pode ser 
considerado um acidente tecnológico. 
 
 
As situações complexas envolvem guerra, rebeliões, insurreições e similares. 
 
 
Os desastres tecnológicos são caracterizados pela intervenção do homem. São as explosões 
industriais ou contaminações. 
 
 
Os desastres naturais, do ponto de vista industrial, são denominados acidentes ampliados, 
 
 
 
Explicação: 
O conceito de acidentes ampliados abarca tanto os acidentes de origem natural quanto os acidentes de 
origem tecnológica. 
Aula 9 
 
 
 
 
1. 
 
 
O documento que resume de forma objetiva as conclusões do Estudo de Impacto Ambiental ¿ EIA, 
elaborado em linguagem corrente, adequada à sua compreensão pelas comunidades afetadas é 
denominado de: 
 
 
AIA - Avaliação de ImpactoAmbiental. 
 
 
PRAD - Plano de Recuperação de Área Degradada. 
 
 
EPIA - Estudo de ImpactoAmbiental. 
 
 
RIMA - Relatório de ImpactoAmbiental. 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
javascript:duvidas('262024','6715','1','3394379','1');
 
 
PCA - Plano de ControleAmbiental. 
 
 
 
Explicação: 
O Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) é o relatório conclusivo do Estudo de Impacto Ambiental (EIA). 
Sua apresentação deve estar em conformidade com os preceitos da Resolução CONAMA nº 1/86. 
 
 
 
 
 
 
 
2. 
 
 
Marcelo Braga é Gestor Ambiental e está prestando consultoria no licenciamento ambiental para a 
implantação de um grande shopping Center que será construído em uma área com histórico de severa 
degradação ambiental. Ainda que esta atividade não seja mencionada na Resolução CONAMA n. 1/86 
como obrigatória para a realização de EIA/RIMA, o órgão de controle ambiental está exigindo o estudo 
para a emissão da Licença Prévia do empreendimento. Com relação ao fato, é INCORRETO afirmar: 
 
 
O EIA deve contemplar o meio socioeconômico, o que inclui a investigação de sítios 
arqueológicos no local e entorno. 
 
 
O EIA deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar, que deverá identificar os impactos 
ambientais relacionados à natureza, patrimônios cultural e histórico e ao meio ambiente de 
trabalho. 
 
 
O EIA é um estudo sigiloso, efetuado com base em literatura legal e científica e também em 
levantamentos de campo. 
 
 
A exigência de EIA não é cabível neste caso, sendo o estudo obrigatório apenas para as 
atividades mencionadas na Resolução CONAMA n. 1/86. 
 
 
O RIMA reúne as informações do EIA, sendo elaborado com linguagem mais simples e menos 
técnica. 
 
 
 
Explicação: 
A Resolução CONAMA n. 1/86 estabelece uma lista positiva de ramos de atividade para 
os quais o EIA deve ser obrigatoriamente realizado e isto ocorre normalmente na 
solicitação da Licença Prévia do empreendimento. Contudo, o órgão ambiental é 
soberano para exigir o estudo, se julgar que é pertinente, independentemente de a 
atividade em licenciamento estar elencada na referida Resolução. 
 
 
 
 
 
 
 
3. 
 
 
O Estudo de Impacto Ambiental deverá ser realizado por equipe multidisciplinar envolvendo ações 
técnicas e científicas, destinadas a analisar e prever os impactos que a implantação de um projeto trará 
ao meio ambiente. O Estudo de Impacto Ambiental desenvolverá, no mínimo, as seguintes atividades 
técnicas: I. Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto. II. Análise dos impactos ambientais 
do projeto e de suas alternativas. III. Definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos. IV. 
Elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento. V. Elaboração de relatório de avaliação 
ambiental. É correto o que se afirma APENAS em: 
 
 
I, II, III e IV. 
 
 
III, IV e V. 
 
 
I, II e III. 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
javascript:duvidas('573460','6715','2','3394379','2');
javascript:duvidas('1180516','6715','3','3394379','3');
 
 
I e II. 
 
 
II, III, IV e V. 
 
 
 
Explicação: 
A Resolução CONAMA 01/1986 em seu Artigo 6º as atividades técnicas 
mínimas que deverão ser realizadas na elaboração do Estudo de Impacto 
Ambiental - EIA. 
 
 
 
 
 
 
 
4. 
 
 
No EIA/RIMA são apresentadas ações necessárias para evitar, minimizar ou compensar os impactos 
ambientais negativos do empreendimento. Às medidas atenuadoras de impactos ambientais dá-se o 
nome de: 
 
 
PDA - Plano Diretor Ambiental. 
 
 
Diagnósticos. 
 
 
Programa de acompanhamento e monitoramento ambiental. 
 
 
Medidas mitigadoras. 
 
 
Prognósticos. 
 
 
 
Explicação: 
Conceitualmente, as Medidas Mitigadoras visam a atenuação de impactos, quando estes não podem 
ser absolutamente suprimidos. 
 
 
 
 
 
 
 
5. 
 
 
O conteúdo de um EIA/RIMA é determinado pela Resolução CONAMA 01/ 1986. Em seu artigo 6o. estão 
presentes as atividades técnicas que, no mínimo, devem estar presentes no estudo de impacto 
ambiental. Selecione, abaixo, a única alternativa que NÃO representa uma dessas atividades. 
 
 
Diagnóstico ambiental dos meios físico, biológico e socioeconômico. 
 
 
Elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos. 
 
 
Definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos. 
 
 
Análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas. 
 
 
O valor correspondente, em reais, do potencial de lucro do empreendimento. 
 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
javascript:duvidas('641391','6715','4','3394379','4');
javascript:duvidas('752579','6715','5','3394379','5');
 
 
Explicação: 
O EIA/RIMA deve elencar os impactos ambientais positivos e negativos do empreendimento, assim como 
as medidas mitigadoras, compensatórias e potencializadoras associadas. É primordial que sejam 
verificados os impactos relacionados ao meio físico, meio biótico e meio antrópico.Também cabe 
apresentar alternativas locacionais e operacionais para o empreendimento, bem como o plano de 
monitoramento ambiental. Informações acerca do lucro do empreendimento não são cabíveis no estudo. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
 
 
6. 
 
 
Um diagnóstico ambiental deve considerar algumas dimensões fundamentais em sua elaboração. Marque 
a única alternativa que não se enquadra dentro dessas dimensões analisadas pelo referido diagnóstico. 
 
 
Os cenários futuros - avaliação de todos os possíveis cenários futuros de concepção 
multidisciplinar. 
 
 
O meio biológico e os ecossistemas naturais - a flora e a fauna, destacando as espécies 
indicadoras da qualidade ambiental. 
 
 
O meio social - sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da comunidade. 
 
 
O meio físico - o subsolo, as águas, o ar e o clima. 
 
 
O meio econômico - o uso e ocupação do solo, os usos da água e a socioeconomia. 
 
 
 
Explicação: 
O diagnóstico ambiental abarca o estudo do meio físico, meio biótico e meio 
antrópico (socioeconômico), não focando na construção de cenários futuros, que ocorrem em outra fase 
do EIA. 
 
 
 
 
 
 
 
7. 
 
 
Heitor Lopes é Gestor Ambiental e coordenou a realização de um Estudo de Impacto Ambiental para um 
grande condomínio que foi construído em um terreno litorâneo com manguezais. Na ocasião, a equipe 
que executou o EIA decidiu enterrar parte da linha de transmissão de energia elétrica, a fim de evitar a 
colisão das altas torres com aves que passam pelo local em sua rota de migração. Este é um exemplo 
típico de: 
 
 
Área de Influência 
 
 
Medida Potencializadora 
 
 
Impacto Ambiental 
 
 
Medida Compensatória 
 
 
Medida Mitigadora 
 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asphttp://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
javascript:duvidas('240763','6715','6','3394379','6');
javascript:duvidas('573455','6715','7','3394379','7');
 
 
Explicação: 
Aos impactos negativos cabem as medidas mitigadoras ou compensatórias; em se 
tratando de impactos positivos são estabelecidas as medidas potencializadoras. 
Especificamente, as medidas mitigadoras têm por objetivo atenuar os efeitos negativos. 
Ao enterrar parte da rede elétrica, o empreendedor está tentando atenuar os efeitos 
negativos decorrentes da construção do empreendimento, então esta é considerada 
uma medida mitigadora. 
 
 
 
 
 
 
 
8. 
 
 
o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ¿ IBAMA ¿ concedeu a 
licença ambiental prévia para duas importantes usinas hidrelétricas no rio Madeira ¿ Santo Antônio e 
Jirau ¿, integrantes do Programa de Aceleração de Crescimento do governo federal. Sobre a concessão 
de licença ambiental prévia para empreendimentos de geração de energia elétrica, assinale a afirmativa 
correta. 
 
 
A concessão da licença prévia para projetos de geração de energia elétrica será sempre da 
competência do IBAMA, por serem empreendimentos que apresentam significativa utilidade 
pública. 
 
 
A licença prévia autoriza a instalação ou construção do empreendimento de acordo com as 
especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados. 
 
 
Como requisitos obrigatórios para concessão da licença prévia deverão ser desenvolvidos, por 
parte do empreendedor, o Estudo de Impacto Ambiental ¿ EIA ¿ e o respectivo Relatório de 
Impacto Ambiental ¿ RIMA, independente do potencial de impacto ou do porte do 
empreendimento. 
 
 
O estudo ambiental apresentado como subsídio para concessão da licença prévia deverá 
apresentar, entre outros pontos, os objetivos e justificativas do projeto, o diagnóstico ambiental 
da área de influência do projeto e as medidas mitigadoras dos impactos negativos. 
 
 
Não é necessária a concessão de licença prévia para os casos de empreendimentos de sistemas 
de transmissão de energia elétrica, tais como linhas de transmissão e subestações. 
 
 
 
Explicação: 
 
O EIA/RIMA é inicialmente exigido para as atividades elencadas na Resolução n. 1/86. Entretanto, o 
órgão ambiental pode exigir o estudo caso julgue cabível, qualquer que seja a atividade licenciada. A 
Licença Prévia somente aprova o projeto inicial junto ao órgão ambiental. Para instalação do 
empreendimento, o empreendedor deverá possui a Licença de Instalação. A concessão das licenças 
ambientais é obrigatória para todas as atividades com potencial poluidor, com base em orientação formal 
dos órgãos licenciadores. O IBAMA trata diretamente do licenciamento ambiental em casos específicos, 
como para empreendimentos localizados em área de fronteira; a atividade de projetos de geração de 
energia elétrica, via de regra, é licenciada no âmbito Estadual ou Municipal. O estudo ambiental 
apresentado como subsídio para concessão da licença prévia deverá apresentar, entre outros pontos, os 
objetivos e justificativas do projeto, o diagnóstico ambiental da área de influência do projeto e as 
medidas mitigadoras dos impactos negativos. 
 
 
 
 
 
1. 
 
 
Ao realizar o EIA/RIMA para um empreendimento de mineração, foram identificados alguns 
impactos, como alteração da qualidade do solo e destruição de sítios de interesse turístico. 
Estes impactos relacionam-se respectivamente a: 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
javascript:duvidas('1180418','6715','8','3394379','8');
javascript:duvidas('573481','6715','1','3394379','1');
 
 
Meio Físico e Meio Antrópico 
 
 
Bem-estar populacional e Meio Físico 
 
 
Ambos ao Meio Antrópico 
 
 
Meio Antrópico e Meio Físico 
 
 
Ambos ao Meio Físico 
 
 
 
Explicação: 
O meio físico abarca a caracterização das condições meteorológicas, clima, qualidade do ar, solo e 
outras condições geológicas. O meio antrópico, por sua vez, trata das características antrópicas 
da região, o que inclui a dinâmica populacional, o nível de qualidade de vida, sua organização social 
e demais tópicos relacionados (BARBOSA, 2014). Assim, as alterações na qualidade do solo 
e na qualidade do sítio turístico estão associadas, respectivamente, ao meio físico e 
ao meio antrópico. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
2. 
 
 
O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é uma relevante ferramenta no âmbito da Política Nacional do 
Meio Ambiente no que se refere a licenciamento ambiental. Sobre as características do EIA nestes 
processos de licenciamento, é correto afirmar que: 
 
 
O estudo deve identificar somente os impactos ambientais, não contemplando as medidas 
mitigadoras relacionadas 
 
 
Devem ser sempre consideradas outras soluções para a localização e a operação pretendidas 
 
 
O diagnóstico ambiental deve estar focado somente no meio socioeconômico 
 
 
Projetos federais estão automaticamente dispensados do estudo 
 
 
O EIA deve ser realizado por somente um profissional especialista em gestão ambiental 
 
 
 
Explicação: 
O EIA é um estudo abrangente, que deve ser realizado por uma equipe 
multidisciplinar, abarcando os fatores ambientais relacionados ao meio 
físico, meio biótico e meio antrópico. Qualquer projeto é passível da 
realização do estudo, seja ele de âmbito Municipal, Estadual ou 
Federal. O EIA deve elencar os impactos positivos e negativos do 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
javascript:duvidas('613035','6715','2','3394379','2');
empreendimento, assim como estabelecer as medidas mitigadoras, 
compensatórias e potencializadoras cabíveis. Também é primordial que o 
estudo apresente alternativas locacionais e operacionais para o 
empreendimento. 
 
 
 
 
 
 
 
3. 
 
 
A avaliação de impacto ambiental, na forma de um EIA/RIMA: 
 
 
 
Deve ser realizada por uma equipe multidisciplinar. 
 
 
Deve ser realizada apenas pelos órgãos licenciadores do âmbito municipal. 
 
 
Infelizmente, não prevê a participação da comunidade em audiências públicas. 
 
 
É obrigatória para todas as atividades, de pequeno e grande porte. 
 
 
Apesar de não haver legislação pertinente, é aconselhada. 
 
 
 
Explicação: 
O EIA/RIMA é estudo aplicado inicialmente às atividades elencadas na 
Resolução CONAMA n. 1/86. Contudo, o órgão ambiental licenciador pode 
exigir o estudo sempre que julgar cabível. O EIA/RIMA deve ser realizado 
por uma equipe multidisciplinar, sendo integralmente custeado pelo 
empreendedor. A comunidade é convidada a participar da fase final do 
estudo, por meio de consulta pública. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
 
 
4. 
 
 
Marque a alternativa que condiz com a Resolução de CONAMA de n°1, de 23 de janeiro de 1986: 
 
 
 
Ao determinar a execução do EIA e apresentação do RIMA, somente o órgão estadual 
competente ou SEMA, determinará o prazo para o recebimento dos comentários a serem feitos. 
 
 
Com exceção do fornecimento de 5 (cinco) cópias do RIMA, todas as demais despesas e custos 
referentes à realização do estudo de impacto ambiental correrão por conta do proponente do 
projeto. 
 
 
Somente os órgãos públicos que manifestarem interesse receberam cópias do RIMA. 
 
 
O RIMA deve ser apresentado de forma objetiva e adequada à sua compreensão, devendo as 
informações serem traduzidas em linguagem acessível, sem necessidade de comunicação visual. 
 
 
O relatório de impacto ambiental ¿ RIMA refletirá as conclusões do estudo de impacto ambiental 
e conterá, no mínimo oito itens I e VIII artigo 9°. 
 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asphttp://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
javascript:duvidas('752572','6715','3','3394379','3');
javascript:duvidas('1180425','6715','4','3394379','4');
 
 
Explicação: 
O RIMA (Relatório de Impacto AMbiental) é o relatório gerado do EIA (Estudo de Impacto Ambiental). Ele 
é público, é um resumo do EIA e contempla em linguagem acessível ao público as principais informações 
contidas no estudo de impacto ambiental realizado. Por ser aberto ao público, além da linguagem 
acessível, possui um amplo apelo visual com utilização de figuras, mapas, tabelas e quadros com o 
objetivo de atingir o máximo de pessoas que se interessem pelo assunto tratado no EIA. 
 
 
 
 
 
 
 
5. 
 
 
Além dos trabalhos de campo, das análises de laboratório e do uso da literatura científica e legal 
pertinente, o estudo de impacto ambiental inclui a: 
 
 
modelagem e simulação de danos e a redação do memorial que antecede a elaboração do 
relatório de impacto ambiental (RIMA). 
 
 
redação do RIMA. 
 
 
simulação de riscos e danos, e a elaboração de tutorial socioambiental. 
 
 
modelação ambiental e a redação do laudo pericial que torna possível a elaboração do RIMA. 
 
 
pesquisa qualitativa, o levantamento estatístico das atividades antrópicas e a redação do 
memorial de impacto socioambiental. 
 
 
 
Explicação: 
O Relatório de Impacto Ambiental - RIMA é parte integrante do Estudo de Impacto Ambiental - EIA. 
 
 
 
 
 
 
 
6. 
 
 
Assinale a opção que apresenta o instrumento legal que dá orientação básica para o desenvolvimento de 
estudos de impactos ambientais. 
 
 
Decreto 1832/96. 
 
 
ISO 14000. 
 
 
Resolução 01/86 do CONAMA. 
 
 
Resolução 278/2001 do CONAMA. 
 
 
Norma Brasileira NBR14 253/88 
 
 
 
Explicação: 
A Resolução CONAMA 01/1986 dispõe sobre critérios básicos e diretrizes gerais para a avaliação de 
impacto ambiental. 
 
 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
javascript:duvidas('1180521','6715','5','3394379','5');
javascript:duvidas('1180416','6715','6','3394379','6');
 
 
 
 
 
7. 
 
 
A realização de audiência pública, conforme determinado pela Resolução do CONAMA no 001, de 23 de 
janeiro de 1986, tem por finalidade informar aos interessados sobre determinado projeto e seus 
impactos ambientais, recolhendo dos presentes as críticas e sugestões. Entre os documentos abaixo, 
qual é o apresentado na audiência pública, conforme estabelecido pela referida resolução? 
 
 
Estudo de Análise de Riscos (AR). 
 
 
Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). 
 
 
Projeto Básico Ambiental (PBA). 
 
 
Estudo de Impacto Ambiental (EIA). 
 
 
Relatório de Controle Ambiental (RCA). 
 
 
 
Explicação: 
A Resolução CONAMA 01/1986 determina em seu artigo 10, parágrafo 2o que sempre que julgar 
necessário, o órgão ambiental (Estadual competente, IBAMA ou Município) 
promoverá a realização de audiência pública para informação sobre o 
projeto e seus impactos ambientais e discussão do RIMA, 
Artigo 10 - O órgão estadual competente, ou o IBAMA ou, quando couber, 
o Município terá um prazo para se manifestar de forma conclusiva sobre o 
RIMA apresentado. 
§ 2º - Ao determinar a execução do estudo de impacto ambiental e 
apresentação do RIMA, o estadual competente ou o IBAMA ou, quando 
couber o Município, determinará o prazo para recebimento dos 
comentários a serem feitos pelos órgãos públicos e demais interessados e, 
sempre que julgar necessário, promoverá a realização de audiência 
pública para informação sobre o projeto e seus impactos ambientais e 
discussão do RIMA, 
 
 
 
 
 
 
 
8. 
 
 
O documento que resume de forma objetiva as conclusões do Estudo de Impacto Ambiental ¿ EIA, 
elaborado em linguagem corrente, adequada à sua compreensão pelas comunidades afetadas é 
denominado de: 
 
 
AIA - Avaliação de ImpactoAmbiental. 
 
 
RIMA - Relatório de ImpactoAmbiental. 
 
 
PCA - Plano de ControleAmbiental. 
 
 
EPIA - Estudo de ImpactoAmbiental. 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
javascript:duvidas('1180419','6715','7','3394379','7');
javascript:duvidas('262024','6715','8','3394379','8');
 
 
PRAD - Plano de Recuperação de Área Degradada. 
 
 
 
Explicação: 
O Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) é o relatório conclusivo do Estudo de Impacto Ambiental (EIA). 
Sua apresentação deve estar em conformidade com os preceitos da Resolução CONAMA nº 1/86. 
 
 
 
 
 
1. 
 
 
Marcelo Braga é Gestor Ambiental e está prestando consultoria no licenciamento ambiental 
para a implantação de um grande shopping Center que será construído em uma área com 
histórico de severa degradação ambiental. Ainda que esta atividade não seja mencionada na 
Resolução CONAMA n. 1/86 como obrigatória para a realização de EIA/RIMA, o órgão de 
controle ambiental está exigindo o estudo para a emissão da Licença Prévia do 
empreendimento. Com relação ao fato, é INCORRETO afirmar: 
 
 
O EIA deve contemplar o meio socioeconômico, o que inclui a investigação de sítios 
arqueológicos no local e entorno. 
 
 
O EIA é um estudo sigiloso, efetuado com base em literatura legal e científica e também em 
levantamentos de campo. 
 
 
O RIMA reúne as informações do EIA, sendo elaborado com linguagem mais simples e menos 
técnica. 
 
 
A exigência de EIA não é cabível neste caso, sendo o estudo obrigatório apenas para as 
atividades mencionadas na Resolução CONAMA n. 1/86. 
 
 
O EIA deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar, que deverá identificar os impactos 
ambientais relacionados à natureza, patrimônios cultural e histórico e ao meio ambiente de 
trabalho. 
 
 
 
Explicação: 
A Resolução CONAMA n. 1/86 estabelece uma lista positiva de ramos de atividade para 
os quais o EIA deve ser obrigatoriamente realizado e isto ocorre normalmente na 
solicitação da Licença Prévia do empreendimento. Contudo, o órgão ambiental é 
soberano para exigir o estudo, se julgar que é pertinente, independentemente de a 
atividade em licenciamento estar elencada na referida Resolução. 
 
 
 
 
 
 
 
2. 
 
 
No EIA/RIMA são apresentadas ações necessárias para evitar, minimizar ou compensar os impactos 
ambientais negativos do empreendimento. Às medidas atenuadoras de impactos ambientais dá-se o 
nome de: 
 
 
Diagnósticos. 
 
 
Medidas mitigadoras. 
 
 
Prognósticos. 
 
 
Programa de acompanhamento e monitoramento ambiental. 
 
 
PDA - Plano Diretor Ambiental. 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
javascript:duvidas('573460','6715','1','3394379','1');
javascript:duvidas('641391','6715','2','3394379','2');
 
 
 
Explicação: 
Conceitualmente, as Medidas Mitigadoras visam a atenuação de impactos, quando estes não podem 
ser absolutamente suprimidos. 
 
 
 
 
 
 
 
3. 
 
 
O conteúdo de um EIA/RIMA é determinado pela Resolução CONAMA 01/ 1986. Em seu artigo 6o. estão 
presentes as atividades técnicas que, no mínimo, devem estar presentes no estudo de impacto 
ambiental. Selecione, abaixo, a única alternativa que NÃO representa uma dessas atividades. 
 
 
Análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas. 
 
 
Definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos. 
 
 
O valor correspondente, em reais, do potencial de lucro do empreendimento. 
 
 
Elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos. 
 
 
Diagnóstico ambiental dos meios físico, biológico e socioeconômico. 
 
 
 
Explicação: 
O EIA/RIMA deve elencar os impactos ambientais positivos e negativos do empreendimento, assim como 
as medidas mitigadoras, compensatórias e potencializadoras associadas. É primordial que sejam 
verificados os impactos relacionados ao meio físico, meio biótico e meio antrópico.Também cabe 
apresentar alternativas locacionais e operacionais para o empreendimento, bem como o plano de 
monitoramentoambiental. Informações acerca do lucro do empreendimento não são cabíveis no estudo. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
 
 
4. 
 
 
Um diagnóstico ambiental deve considerar algumas dimensões fundamentais em sua elaboração. Marque 
a única alternativa que não se enquadra dentro dessas dimensões analisadas pelo referido diagnóstico. 
 
 
O meio econômico - o uso e ocupação do solo, os usos da água e a socioeconomia. 
 
 
Os cenários futuros - avaliação de todos os possíveis cenários futuros de concepção 
multidisciplinar. 
 
 
O meio biológico e os ecossistemas naturais - a flora e a fauna, destacando as espécies 
indicadoras da qualidade ambiental. 
 
 
O meio físico - o subsolo, as águas, o ar e o clima. 
 
 
O meio social - sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da comunidade. 
 
 
 
Explicação: 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
javascript:duvidas('752579','6715','3','3394379','3');
javascript:duvidas('240763','6715','4','3394379','4');
O diagnóstico ambiental abarca o estudo do meio físico, meio biótico e meio 
antrópico (socioeconômico), não focando na construção de cenários futuros, que ocorrem em outra fase 
do EIA. 
 
 
 
 
 
 
 
5. 
 
 
O Estudo de Impacto Ambiental deverá ser realizado por equipe multidisciplinar envolvendo ações 
técnicas e científicas, destinadas a analisar e prever os impactos que a implantação de um projeto trará 
ao meio ambiente. O Estudo de Impacto Ambiental desenvolverá, no mínimo, as seguintes atividades 
técnicas: I. Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto. II. Análise dos impactos ambientais 
do projeto e de suas alternativas. III. Definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos. IV. 
Elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento. V. Elaboração de relatório de avaliação 
ambiental. É correto o que se afirma APENAS em: 
 
 
I, II e III. 
 
 
I, II, III e IV. 
 
 
III, IV e V. 
 
 
II, III, IV e V. 
 
 
I e II. 
 
 
 
Explicação: 
A Resolução CONAMA 01/1986 em seu Artigo 6º as atividades técnicas 
mínimas que deverão ser realizadas na elaboração do Estudo de Impacto 
Ambiental - EIA. 
 
 
 
 
 
 
 
6. 
 
 
o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ¿ IBAMA ¿ concedeu a 
licença ambiental prévia para duas importantes usinas hidrelétricas no rio Madeira ¿ Santo Antônio e 
Jirau ¿, integrantes do Programa de Aceleração de Crescimento do governo federal. Sobre a concessão 
de licença ambiental prévia para empreendimentos de geração de energia elétrica, assinale a afirmativa 
correta. 
 
 
A licença prévia autoriza a instalação ou construção do empreendimento de acordo com as 
especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados. 
 
 
Como requisitos obrigatórios para concessão da licença prévia deverão ser desenvolvidos, por 
parte do empreendedor, o Estudo de Impacto Ambiental ¿ EIA ¿ e o respectivo Relatório de 
Impacto Ambiental ¿ RIMA, independente do potencial de impacto ou do porte do 
empreendimento. 
 
 
O estudo ambiental apresentado como subsídio para concessão da licença prévia deverá 
apresentar, entre outros pontos, os objetivos e justificativas do projeto, o diagnóstico ambiental 
da área de influência do projeto e as medidas mitigadoras dos impactos negativos. 
 
 
Não é necessária a concessão de licença prévia para os casos de empreendimentos de sistemas 
de transmissão de energia elétrica, tais como linhas de transmissão e subestações. 
 
 
A concessão da licença prévia para projetos de geração de energia elétrica será sempre da 
competência do IBAMA, por serem empreendimentos que apresentam significativa utilidade 
pública. 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
javascript:duvidas('1180516','6715','5','3394379','5');
javascript:duvidas('1180418','6715','6','3394379','6');
 
 
 
Explicação: 
 
O EIA/RIMA é inicialmente exigido para as atividades elencadas na Resolução n. 1/86. Entretanto, o 
órgão ambiental pode exigir o estudo caso julgue cabível, qualquer que seja a atividade licenciada. A 
Licença Prévia somente aprova o projeto inicial junto ao órgão ambiental. Para instalação do 
empreendimento, o empreendedor deverá possui a Licença de Instalação. A concessão das licenças 
ambientais é obrigatória para todas as atividades com potencial poluidor, com base em orientação formal 
dos órgãos licenciadores. O IBAMA trata diretamente do licenciamento ambiental em casos específicos, 
como para empreendimentos localizados em área de fronteira; a atividade de projetos de geração de 
energia elétrica, via de regra, é licenciada no âmbito Estadual ou Municipal. O estudo ambiental 
apresentado como subsídio para concessão da licença prévia deverá apresentar, entre outros pontos, os 
objetivos e justificativas do projeto, o diagnóstico ambiental da área de influência do projeto e as 
medidas mitigadoras dos impactos negativos. 
 
 
 
 
 
 
 
7. 
 
 
Heitor Lopes é Gestor Ambiental e coordenou a realização de um Estudo de Impacto Ambiental para um 
grande condomínio que foi construído em um terreno litorâneo com manguezais. Na ocasião, a equipe 
que executou o EIA decidiu enterrar parte da linha de transmissão de energia elétrica, a fim de evitar a 
colisão das altas torres com aves que passam pelo local em sua rota de migração. Este é um exemplo 
típico de: 
 
 
Medida Compensatória 
 
 
Impacto Ambiental 
 
 
Medida Potencializadora 
 
 
Medida Mitigadora 
 
 
Área de Influência 
 
 
 
Explicação: 
Aos impactos negativos cabem as medidas mitigadoras ou compensatórias; em se 
tratando de impactos positivos são estabelecidas as medidas potencializadoras. 
Especificamente, as medidas mitigadoras têm por objetivo atenuar os efeitos negativos. 
Ao enterrar parte da rede elétrica, o empreendedor está tentando atenuar os efeitos 
negativos decorrentes da construção do empreendimento, então esta é considerada 
uma medida mitigadora. 
 
 
 
 
 
 
 
8. 
 
 
O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é uma relevante ferramenta no âmbito da Política Nacional do 
Meio Ambiente no que se refere a licenciamento ambiental. Sobre as características do EIA nestes 
processos de licenciamento, é correto afirmar que: 
 
 
O EIA deve ser realizado por somente um profissional especialista em gestão ambiental 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
javascript:duvidas('573455','6715','7','3394379','7');
javascript:duvidas('613035','6715','8','3394379','8');
 
 
Projetos federais estão automaticamente dispensados do estudo 
 
 
O diagnóstico ambiental deve estar focado somente no meio socioeconômico 
 
 
Devem ser sempre consideradas outras soluções para a localização e a operação pretendidas 
 
 
O estudo deve identificar somente os impactos ambientais, não contemplando as medidas 
mitigadoras relacionadas 
 
 
 
Explicação: 
O EIA é um estudo abrangente, que deve ser realizado por uma equipe 
multidisciplinar, abarcando os fatores ambientais relacionados ao meio 
físico, meio biótico e meio antrópico. Qualquer projeto é passível da 
realização do estudo, seja ele de âmbito Municipal, Estadual ou 
Federal. O EIA deve elencar os impactos positivos e negativos do 
empreendimento, assim como estabelecer as medidas mitigadoras, 
compensatórias e potencializadoras cabíveis. Também é primordial que o 
estudo apresente alternativas locacionais e operacionais para o 
empreendimento. 
 
Aula 10 
 
 
 
 
1. 
 
 
Monitoramento Ambiental consiste na execução de medições e observações obedientes a indicadores e 
parâmetros específicos. Com relação aos Programas de Monitoramento Ambiental é correto afirmarque: 
 
 
Somente podem ser utilizados por empresas da iniciativa privada. 
 
 
Estão destinados a acompanhar somente impactos positivos. 
 
 
Cabem apenas para a etapa de implantação do empreendimento. 
 
 
É um processo de acompanhamento por tempo determinado. 
 
 
Auxiliam no estabelecimento de medidas mitigadoras. 
 
 
 
Explicação: 
Os programas de monitoramento devem ser realizados de forma contínua pelo empreendedor para 
qualquer atividade, a fim de garantir o acompanhamento dos impactos positivos e negativos, inclusive 
após o término das operações. As informações obtidas no monitoramento ambiental são fundamentais 
para a definição das medidas mitigadoras. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
2. 
 
Uma indústria mineradora intenciona abrir uma nova unidade no região norte brasileira e está solicitando 
junto ao órgão de controle ambiental local a dispensa da realização do EIA/RIMA e a elaboração de um 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
estudo com estrutura semelhante, porém de menor nível de especificidade. O estudo em questão recebe 
o nome de: 
 
 
Cadastro Técnico. 
 
 
Inventário de Resíduos. 
 
 
Memorial de Caracterização. 
 
 
PCA. 
 
 
RCA. 
 
 
 
Explicação: 
Uma vez dispensada da execução de um EIA/RIMA, o órgão ambiental irá exigir que o empreendedor 
elabore um Relatório de Controle Ambiental (RCA), contendo informações acerca dos impactos 
ambientais previstos para o empreendimento. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
3. 
 
 
Mitigar consiste em uma intervenção com o objetivo de reduzir ou remediar um determinado impacto 
ambiental nocivo. Assim, as medidas mitigadoras são aplicáveis a impactos que podem ser eliminados ou 
minimizados. Elas podem ser classificadas quanto: 
 
 
Ao caráter preventivo ou corretivo e sua eficácia. 
 
 
Ao nível sociocultural dos trabalhadores envolvidos no empreendimento. 
 
 
Aos tipos de impactos de grandes proporções, que não podem ser evitados. 
 
 
A quantidade de indivíduos da fauna afetados pelo impacto. 
 
 
Ao tempo de atuação das medidas de compensação e seus custos. 
 
 
 
Explicação: 
Todo empreendimento deve possuir um Plano de Gestão, o qual é o conjunto de medidas 
necessárias, em cada fase do período de vida do negócio, com a finalidade de evitar, 
atenuar ou compensar os impactos adversos e realçar ou acentuar os impactos 
benéficos. Dentro deste Plano cabem as medidas mitigadoras, as quais visam atenuar os 
efeitos negativos em caráter preventivo (medidas mitigadoras preventivas) ou corretivo 
(medidas mitigadoras corretivas). 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
4. 
 
 
Assinale a afirmativa correta em relação às redes de monitoramento: 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
 
 
Trata-se de um sistema que capta dados sigilosos e de produção, e transmite para toda a 
sociedade. 
 
 
É capaz de fornecer uma base de dados comparativa, tanto em relação ao próprio local quanto a 
outras regiões. 
 
 
Não deve ser usada para as tomadas de decisões mais acertadas para um planejamento 
ambiental. 
 
 
Representa um sistema de coleta de dados que visa restringir as trocas de informações entre os 
países. 
 
 
É o monitoramento que usa as redes sociais ligadas ao mundo dos computadores. 
 
 
 
Explicação: 
A rede de monitoramento visa prover dados que respaldem a definição de medidas de controle ambiental 
para os empreendimentos. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
5. 
 
 
Trata-se de um estudo ambiental que preza a identificação dos impactos gerados e suas magnitudes, e 
das várias medidas mitigadoras, tudo dentro de planos e programas ambientais. A definição anterior 
refere-se a: 
 
 
Plano de Controle Ambiental 
 
 
Relatório de Impacto Ambiental 
 
 
Plano de Contingência 
 
 
Relatório de Controle Ambiental 
 
 
Licença de Instalação 
 
 
 
Explicação: 
Caso seja dispensado da execução de um EIA/RIMA, o órgão ambiental irá solicitar a elaboração de um 
Relatório de Controle Ambiental (RCA) elencando os impactos ambientais do empreendimento e, na 
sequência, a apresentação de um plano contendo as medidas mitigadoras, compensatórias e 
potencializadoras para os impactos ambientais anteriormente identificados. Este plano recebe o nome 
de Plano de Controle Ambiental (PCA). 
 
 
 
 
 
6. 
 
 
É um processo de coleta de dados, estudo e acompanhamento contínuo e sistemático das variáveis 
ambientais, visando identificar as condições dos recursos naturais diante do desenvolvimento de um 
projeto, seja de extração, urbanização ou saneamento. É um instrumento de controle e avaliação, 
servindo para conhecer o estado e a influência exercida pelas atividades humanas e por fatores naturais 
sobre o meio ambiente. Esta definição refere-se a(o): 
 
 
Mitigação 
 
 
Relatório de Impacto Ambiental 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
 
Monitoramento Ambiental 
 
 
Relatório de Controle Ambiental 
 
 
Risco Ambiental 
 
 
 
Explicação: 
O monitoramento ambiental se refere à última etapa do EIA e abarca a coleta sistemática de dados, com 
a finalidade de verificar o atendimento a requisitos pré-determinados, como padrões legais e 
condicionantes de licenças ambientais (SÁNCHEZ, 2008). Cabe ao empreendedor e ao órgão de controle 
ambiental garantirem que as exigências legais e/ou contratuais referentes ao controle ambiental do 
empreendimento estejam sendo realizadas a contento. 
 
 
 
 
 
7. 
 
 
Considere as seguintes afirmativas: I - O monitoramento ambiental tem o objetivo de identificar e 
avaliar - qualitativa e quantitativamente - as condições dos recursos naturais em um determinado 
momento, assim como as tendências ao longo do tempo; II - A implantação de atividades de 
monitoramento ambiental necessita de uma seleção prévia de indicadores que expressem as condições 
qualitativas ou quantitativas do que será medido e avaliado; III - Na maioria das vezes, o 
monitoramento é realizado em vários locais, formando a chamada rede de monitoramento. Trata-se de 
um sistema que capta dados em várias áreas, com abrangência local, regional, nacional e internacional; 
IV - O monitoramento ambiental é um instrumento de controle e avaliação, servindo para conhecer o 
estado e a influência exercida pelas atividades humanas e por fatores naturais sobre o meio ambiente. 
Estão corretas as afirmativas: 
 
 
II, III e IV 
 
 
I e II 
 
 
I, II, III e IV 
 
 
I, II e IV 
 
 
I, III e IV 
 
 
 
Explicação: 
O monitoramento ambiental está relacionado à coleta sistemática e periódica de dados previamente determinados, 
sejam de cumprimento voluntário ou obrigatório, como padrões legais e condicionantes da licença ambiental, os quais 
são utilizados para garantir que o empreendedor esteja atuando satisfatoriamente na prevenção e controle dos efeitos 
negativos decorrentes dos impactos ambientais adversos. 
 
 
 
 
 
8. 
 
 
Os resultados do monitoramento ambiental irão subsidiar medidas de planejamento, controle, 
recuperação, preservação e conservação do ambiente em estudo. Entre seus objetivos, se destaca: 
 
 
A correção das medidas de controle davenda do produto. 
 
 
A necessidade de intensificação de impactos. 
 
 
Os planos de gestão da saúde do trabalhador. 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
 
A verificação dos impactos ambientais. 
 
 
A mitigação dos impactos positivos. 
 
 
 
Explicação: 
O monitoramento ambiental objetiva o acompanhamento do controle dos impactos ambientais e a 
aplicação das medidas (mitigadoras, compensatórias ou potencializadoras) por parte do empreendedor. 
 
 
 
 
1. 
 
 
Em relação às características do monitoramento ambiental, 
analise as seguintes afirmativas: 
 
I- As variáveis sociais, econômicas e institucionais devem ser 
incluídas neste tipo de estudo. 
 
II- Permite compreender a relação das ações do homem com o 
meio ambiente. 
 
III- Visa atender, estritamente, o monitoramento dos recursos 
hídricos e suas peculiaridades. 
 
Em relação a uma análise coerente das afirmativas, assinale a 
alternativa correta: 
 
 
Somente a afirmativa I é verdadeira. 
 
 
Somente a afirmativa II é verdadeira. 
 
 
As afirmativas I, II e III são verdadeiras. 
 
 
Somente as afirmativas II e II são verdadeiras. 
 
 
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. 
 
 
 
Explicação: 
O monitoramento ambiental tem por finalidade acompanhar as ações do empreendedor no que tange ao 
atendimento a requisitos predeterminados, em especial os padrões legais. Isto não vale somente para os 
recursos hídricos, mas também para a qualidade do ar, a qualidade do solo, ruído ambiental, vibração 
ambiental, entre outros. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
2. 
 
 
Os resultados de um monitoramento ambiental podem subsidiar medidas de planejamento, controle, 
recuperação, preservação e conservação do ambiente em estudo. Dentre os objetivos do monitoramento 
de um projeto pode-se citar, EXCETO: 
 
 
Estabelecer junto ao órgão ambiental os parâmetros de qualidade ambiental. 
 
 
Detectar mudanças não previstas e relacionadas a atividade ou projeto. 
 
 
Verificação dos impactos ambientais reais. 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
 
Compara os impactos reais com as previsões realizadas. 
 
 
Alertar para a necessidade agir, quando os impactos negativos ultrapassarem certos limites. 
 
 
 
Explicação: 
O monitoramento ambiental tem por finalidade acompanhar os impactos ambientais gerados pelo 
empreendimento, a fim de garantir que o empreendedor esteja atendendo a requisitos predeterminados, 
em especial ao padrões da legislação vigente, os quais são estebelecidos pelo Governo. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
3. 
 
 
Assinale a afirmativa correta em relação às redes de monitoramento: 
 
 
 
É capaz de fornecer uma base de dados comparativa, tanto em relação ao próprio local quanto a 
outras regiões. 
 
 
Trata-se de um sistema que capta dados sigilosos e de produção, e transmite para toda a 
sociedade. 
 
 
Representa um sistema de coleta de dados que visa restringir as trocas de informações entre os 
países. 
 
 
Não deve ser usada para as tomadas de decisões mais acertadas para um planejamento 
ambiental. 
 
 
É o monitoramento que usa as redes sociais ligadas ao mundo dos computadores. 
 
 
 
Explicação: 
A rede de monitoramento visa prover dados que respaldem a definição de medidas de controle ambiental 
para os empreendimentos. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
4. 
 
 
Trata-se de um estudo ambiental que preza a identificação dos impactos gerados e suas magnitudes, e 
das várias medidas mitigadoras, tudo dentro de planos e programas ambientais. A definição anterior 
refere-se a: 
 
 
Licença de Instalação 
 
 
Plano de Controle Ambiental 
 
 
Relatório de Controle Ambiental 
 
 
Plano de Contingência 
 
 
Relatório de Impacto Ambiental 
 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
 
Explicação: 
Caso seja dispensado da execução de um EIA/RIMA, o órgão ambiental irá solicitar a elaboração de um 
Relatório de Controle Ambiental (RCA) elencando os impactos ambientais do empreendimento e, na 
sequência, a apresentação de um plano contendo as medidas mitigadoras, compensatórias e 
potencializadoras para os impactos ambientais anteriormente identificados. Este plano recebe o nome 
de Plano de Controle Ambiental (PCA). 
 
 
 
 
 
5. 
 
 
É um processo de coleta de dados, estudo e acompanhamento contínuo e sistemático das variáveis 
ambientais, visando identificar as condições dos recursos naturais diante do desenvolvimento de um 
projeto, seja de extração, urbanização ou saneamento. É um instrumento de controle e avaliação, 
servindo para conhecer o estado e a influência exercida pelas atividades humanas e por fatores naturais 
sobre o meio ambiente. Esta definição refere-se a(o): 
 
 
Monitoramento Ambiental 
 
 
Relatório de Controle Ambiental 
 
 
Relatório de Impacto Ambiental 
 
 
Risco Ambiental 
 
 
Mitigação 
 
 
 
Explicação: 
O monitoramento ambiental se refere à última etapa do EIA e abarca a coleta sistemática de dados, com 
a finalidade de verificar o atendimento a requisitos pré-determinados, como padrões legais e 
condicionantes de licenças ambientais (SÁNCHEZ, 2008). Cabe ao empreendedor e ao órgão de controle 
ambiental garantirem que as exigências legais e/ou contratuais referentes ao controle ambiental do 
empreendimento estejam sendo realizadas a contento. 
 
 
 
 
 
6. 
 
 
Considere as seguintes afirmativas: I - O monitoramento ambiental tem o objetivo de identificar e 
avaliar - qualitativa e quantitativamente - as condições dos recursos naturais em um determinado 
momento, assim como as tendências ao longo do tempo; II - A implantação de atividades de 
monitoramento ambiental necessita de uma seleção prévia de indicadores que expressem as condições 
qualitativas ou quantitativas do que será medido e avaliado; III - Na maioria das vezes, o 
monitoramento é realizado em vários locais, formando a chamada rede de monitoramento. Trata-se de 
um sistema que capta dados em várias áreas, com abrangência local, regional, nacional e internacional; 
IV - O monitoramento ambiental é um instrumento de controle e avaliação, servindo para conhecer o 
estado e a influência exercida pelas atividades humanas e por fatores naturais sobre o meio ambiente. 
Estão corretas as afirmativas: 
 
 
I, II, III e IV 
 
 
I e II 
 
 
II, III e IV 
 
 
I, III e IV 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
 
I, II e IV 
 
 
 
Explicação: 
O monitoramento ambiental está relacionado à coleta sistemática e periódica de dados previamente determinados, 
sejam de cumprimento voluntário ou obrigatório, como padrões legais e condicionantes da licença ambiental, os quais 
são utilizados para garantir que o empreendedor esteja atuando satisfatoriamente na prevenção e controle dos efeitos 
negativos decorrentes dos impactos ambientais adversos. 
 
 
 
 
 
7. 
 
 
Os resultados do monitoramento ambiental irão subsidiar medidas de planejamento, controle, 
recuperação, preservação e conservação do ambiente em estudo. Entre seus objetivos, se destaca: 
 
 
A verificação dos impactos ambientais. 
 
 
Os planos de gestão da saúde do trabalhador. 
 
 
A necessidade de intensificação de impactos. 
 
 
A mitigação dos impactos positivos.A correção das medidas de controle da venda do produto. 
 
 
 
Explicação: 
O monitoramento ambiental objetiva o acompanhamento do controle dos impactos ambientais e a 
aplicação das medidas (mitigadoras, compensatórias ou potencializadoras) por parte do empreendedor. 
 
 
 
 
 
8. 
 
 
Mitigar consiste em uma intervenção com o objetivo de reduzir ou remediar um determinado impacto 
ambiental nocivo. Assim, as medidas mitigadoras são aplicáveis a impactos que podem ser eliminados ou 
minimizados. Elas podem ser classificadas quanto: 
 
 
A quantidade de indivíduos da fauna afetados pelo impacto. 
 
 
Aos tipos de impactos de grandes proporções, que não podem ser evitados. 
 
 
Ao nível sociocultural dos trabalhadores envolvidos no empreendimento. 
 
 
Ao caráter preventivo ou corretivo e sua eficácia. 
 
 
Ao tempo de atuação das medidas de compensação e seus custos. 
 
 
 
Explicação: 
Todo empreendimento deve possuir um Plano de Gestão, o qual é o conjunto de medidas 
necessárias, em cada fase do período de vida do negócio, com a finalidade de evitar, 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
atenuar ou compensar os impactos adversos e realçar ou acentuar os impactos benéficos. 
Dentro deste Plano cabem as medidas mitigadoras, as quais visam atenuar os efeitos 
negativos em caráter preventivo (medidas mitigadoras preventivas) ou corretivo (medidas 
mitigadoras corretivas). 
 
 
 
1. 
 
 
Monitoramento Ambiental consiste na execução de medições e observações obedientes a indicadores e 
parâmetros específicos. Com relação aos Programas de Monitoramento Ambiental é correto afirmar que: 
 
 
É um processo de acompanhamento por tempo determinado. 
 
 
Cabem apenas para a etapa de implantação do empreendimento. 
 
 
Estão destinados a acompanhar somente impactos positivos. 
 
 
Somente podem ser utilizados por empresas da iniciativa privada. 
 
 
Auxiliam no estabelecimento de medidas mitigadoras. 
 
 
 
Explicação: 
Os programas de monitoramento devem ser realizados de forma contínua pelo empreendedor para 
qualquer atividade, a fim de garantir o acompanhamento dos impactos positivos e negativos, inclusive 
após o término das operações. As informações obtidas no monitoramento ambiental são fundamentais 
para a definição das medidas mitigadoras. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
2. 
 
 
Uma indústria mineradora intenciona abrir uma nova unidade no região norte brasileira e está solicitando 
junto ao órgão de controle ambiental local a dispensa da realização do EIA/RIMA e a elaboração de um 
estudo com estrutura semelhante, porém de menor nível de especificidade. O estudo em questão recebe 
o nome de: 
 
 
Inventário de Resíduos. 
 
 
Memorial de Caracterização. 
 
 
RCA. 
 
 
PCA. 
 
 
Cadastro Técnico. 
 
 
 
Explicação: 
Uma vez dispensada da execução de um EIA/RIMA, o órgão ambiental irá exigir que o empreendedor 
elabore um Relatório de Controle Ambiental (RCA), contendo informações acerca dos impactos 
ambientais previstos para o empreendimento. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
 
 
3. 
 
 
Mitigar consiste em uma intervenção com o objetivo de reduzir ou remediar um determinado impacto 
ambiental nocivo. Assim, as medidas mitigadoras são aplicáveis a impactos que podem ser eliminados ou 
minimizados. Elas podem ser classificadas quanto: 
 
 
Ao nível sociocultural dos trabalhadores envolvidos no empreendimento. 
 
 
A quantidade de indivíduos da fauna afetados pelo impacto. 
 
 
Aos tipos de impactos de grandes proporções, que não podem ser evitados. 
 
 
Ao tempo de atuação das medidas de compensação e seus custos. 
 
 
Ao caráter preventivo ou corretivo e sua eficácia. 
 
 
 
Explicação: 
Todo empreendimento deve possuir um Plano de Gestão, o qual é o conjunto de medidas 
necessárias, em cada fase do período de vida do negócio, com a finalidade de evitar, 
atenuar ou compensar os impactos adversos e realçar ou acentuar os impactos 
benéficos. Dentro deste Plano cabem as medidas mitigadoras, as quais visam atenuar os 
efeitos negativos em caráter preventivo (medidas mitigadoras preventivas) ou corretivo 
(medidas mitigadoras corretivas). 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
4. 
 
 
Assinale a afirmativa correta em relação às redes de monitoramento: 
 
 
 
Representa um sistema de coleta de dados que visa restringir as trocas de informações entre os 
países. 
 
 
Trata-se de um sistema que capta dados sigilosos e de produção, e transmite para toda a 
sociedade. 
 
 
É o monitoramento que usa as redes sociais ligadas ao mundo dos computadores. 
 
 
É capaz de fornecer uma base de dados comparativa, tanto em relação ao próprio local quanto a 
outras regiões. 
 
 
Não deve ser usada para as tomadas de decisões mais acertadas para um planejamento 
ambiental. 
 
 
 
Explicação: 
A rede de monitoramento visa prover dados que respaldem a definição de medidas de controle ambiental 
para os empreendimentos. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
5. 
 
 
Trata-se de um estudo ambiental que preza a identificação dos impactos gerados e suas magnitudes, e 
das várias medidas mitigadoras, tudo dentro de planos e programas ambientais. A definição anterior 
refere-se a: 
 
 
Relatório de Impacto Ambiental 
 
 
Plano de Controle Ambiental 
 
 
Relatório de Controle Ambiental 
 
 
Plano de Contingência 
 
 
Licença de Instalação 
 
 
 
Explicação: 
Caso seja dispensado da execução de um EIA/RIMA, o órgão ambiental irá solicitar a elaboração de um 
Relatório de Controle Ambiental (RCA) elencando os impactos ambientais do empreendimento e, na 
sequência, a apresentação de um plano contendo as medidas mitigadoras, compensatórias e 
potencializadoras para os impactos ambientais anteriormente identificados. Este plano recebe o nome 
de Plano de Controle Ambiental (PCA). 
 
 
 
 
 
6. 
 
 
É um processo de coleta de dados, estudo e acompanhamento contínuo e sistemático das variáveis 
ambientais, visando identificar as condições dos recursos naturais diante do desenvolvimento de um 
projeto, seja de extração, urbanização ou saneamento. É um instrumento de controle e avaliação, 
servindo para conhecer o estado e a influência exercida pelas atividades humanas e por fatores naturais 
sobre o meio ambiente. Esta definição refere-se a(o): 
 
 
Relatório de Controle Ambiental 
 
 
Monitoramento Ambiental 
 
 
Relatório de Impacto Ambiental 
 
 
Mitigação 
 
 
Risco Ambiental 
 
 
 
Explicação: 
O monitoramento ambiental se refere à última etapa do EIA e abarca a coleta sistemática de dados, com 
a finalidade de verificar o atendimento a requisitos pré-determinados, como padrões legais e 
condicionantes de licenças ambientais (SÁNCHEZ, 2008). Cabe ao empreendedor e ao órgão de controle 
ambiental garantirem que as exigências legais e/ou contratuais referentes ao controle ambiental do 
empreendimento estejam sendo realizadas a contento. 
 
 
 
 
 
7. 
 
Considere as seguintes afirmativas: I - O monitoramento ambiental tem o objetivo de identificar e 
avaliar- qualitativa e quantitativamente - as condições dos recursos naturais em um determinado 
momento, assim como as tendências ao longo do tempo; II - A implantação de atividades de 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp
 
monitoramento ambiental necessita de uma seleção prévia de indicadores que expressem as condições 
qualitativas ou quantitativas do que será medido e avaliado; III - Na maioria das vezes, o 
monitoramento é realizado em vários locais, formando a chamada rede de monitoramento. Trata-se de 
um sistema que capta dados em várias áreas, com abrangência local, regional, nacional e internacional; 
IV - O monitoramento ambiental é um instrumento de controle e avaliação, servindo para conhecer o 
estado e a influência exercida pelas atividades humanas e por fatores naturais sobre o meio ambiente. 
Estão corretas as afirmativas: 
 
 
I e II 
 
 
I, II, III e IV 
 
 
II, III e IV 
 
 
I, II e IV 
 
 
I, III e IV 
 
 
 
Explicação: 
O monitoramento ambiental está relacionado à coleta sistemática e periódica de dados previamente determinados, 
sejam de cumprimento voluntário ou obrigatório, como padrões legais e condicionantes da licença ambiental, os quais 
são utilizados para garantir que o empreendedor esteja atuando satisfatoriamente na prevenção e controle dos efeitos 
negativos decorrentes dos impactos ambientais adversos. 
 
 
 
 
 
8. 
 
 
Os resultados do monitoramento ambiental irão subsidiar medidas de planejamento, controle, 
recuperação, preservação e conservação do ambiente em estudo. Entre seus objetivos, se destaca: 
 
 
A verificação dos impactos ambientais. 
 
 
A necessidade de intensificação de impactos. 
 
 
A mitigação dos impactos positivos. 
 
 
A correção das medidas de controle da venda do produto. 
 
 
Os planos de gestão da saúde do trabalhador. 
 
 
 
Explicação: 
O monitoramento ambiental objetiva o acompanhamento do controle dos impactos ambientais e a 
aplicação das medidas (mitigadoras, compensatórias ou potencializadoras) por parte do empreendedor. 
 
 
 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio.asp

Mais conteúdos dessa disciplina