Buscar

A casa de Vidro - Philip Johnson

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Projeto: A Casa de Vidro
Arquiteto: Philip Johnson
Localização: New Canaan, Estados Unidos
Ano: 1949
Inspirada na Casa Farnsworth de Mies van der Rohe, a Casa de Vidro de Philip Johnson, com proporções perfeitas e simplicidade, é considerada uma das primeiras obras mais brilhantes da arquitetura moderna. Johnson construiu a propriedade de 47 acres para si em New Canaan , Connecticut. A casa foi a primeira das catorze estruturas que o arquiteto construiu na propriedade ao longo de um período de cinquenta anos.
Concluída em 1949, a Glass House foi o primeiro projeto que Johnson construiu na propriedade. A casa de um andar tem uma planta de 32'x56 'de piso aberto, envolto em chapas de vidro do chão ao teto, com 18 pés de largura, entre pilares de aço pretos e vigas tipo H que ancoravam o vidro no lugar. A estrutura, no entanto, não impressionou Mies quando ele visitou a casa. Dizem que o brilhante mentor de Philip Johnson saiu furioso por causa do que ele interpretou como falta de pensamento nos detalhes da casa.
No entanto, ainda existem muitos recursos que contribuem para a beleza da casa. Os painéis de vidro transparente criam uma série de reflexões animadas, incluindo as das árvores ao redor, e as pessoas caminhando dentro ou fora da casa, colocando-as em camadas umas sobre as outras, criando imagens sempre variáveis ​​a cada passo dado a sua volta.
O interior da Casa de Vidro é completamente exposto ao ar livre, exceto pela estrutura de tijolos cilíndricos com a entrada do banheiro de um lado e uma lareira do outro lado. A altura do chão ao teto é de dez pés e meio e a estrutura do cilindro de tijolos se projeta da parte superior. 
O piso também é feito de tijolos vermelhos dispostos em um padrão de espinha de peixe e é erguido dez polegadas fora do nível do solo. As únicas outras divisões da casa, além do banheiro, são discretamente feitas com armários baixos e estantes de livros, tornando a casa uma única sala aberta. Isso fornece ventilação dos quatro lados que fluem pela casa, além de ampla iluminação.
Embora a casa seja a principal atração do local, Johnson usou a extensa área ao redor dela para permitir que sua imaginação corresse e construísse mais treze estruturas que incluem uma casa de hóspedes, uma galeria de arte e um pavilhão de esculturas
A casa de hóspedes, conectada à Glass House por um caminho de pedra que se estende sobre o amplo gramado imediatamente ao seu redor, é uma estrutura pesada de tijolos, contrastando a extrema leveza e transparência expressas na Glass House. 
A galeria de arte é enterrada no subsolo para não desviar a atenção da casa, tornando-a sem janelas, o que é incomum para uma galeria. O outro experimento notável de Wright no local incluiu uma galeria de esculturas que é "um galpão assimétrico de tijolos brancos com teto de vidro ... concebido como uma série de salas interligadas que desciam em torno de um espaço aberto e central".
Declarada um marco histórico nacional em 1997, a Glass House ainda é considerada uma maravilha moderna. A beleza em sua composição, juntamente com a paisagem ondulante, faz com que as pessoas viajem para visitá-la e experimentá-la em primeira mão todos os dias, e com as linhas da Casa de Vidro e os outros edifícios se misturando suavemente com as linhas do horizonte e da paisagem circundante, pode-se sentir uma sensação de tirar o fôlego de infinito.
Fonte: https://www.archdaily.com/60259/ad-classics-the-glass-house-philip-johnson/?ad_source=myarchdaily&ad_medium=bookmark-show&ad_content=current-user

Continue navegando