Buscar

Ludicidade em espaços escolares e não escolares 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Pedagogia EaD Semestre: 3º
Disciplina: Ludicidade em espaços escolares e não escolares 
Professora Mestre: Lucia Eugenia Pittas Martini NOTA: 2,5
Acadêmico (a): Patricia 
Atividades da Aula 5
Para você completar as atividades, precisa antes, assimilar o conteúdo da Aula 5, fazer a leitura do artigo “A Brinquedoteca como espaço de formação de professores da infância” e assistir o vídeo “Brinquedoteca: espaço para brincar e aprender”. 
5.1 – Sobre a origem e evolução das brinquedotecas destacam-se os seguintes acontecimentos: 
I. Em Los Angeles (EUA) foi organizada a primeira “Toy Library” pelo diretor de uma escola que emprestava brinquedos para os alunos brincar em casa, após um proprietário de loja reclamar de constantes roubos.
II. A Brinquedoteca da UNIGRAN foi inaugurada com projeto da professora Lucia Eugenia que coordena o espaço lúdico com muitos brinquedos, jogos, livros de literatura, teatrinho com fantoches, onde os acadêmicos de Pedagogia exercitam a ludicidade.
III. A primeira “Lekotek” foi organizada na Suécia por professoras que orientavam os pais como utilizar os brinquedos para brincar com crianças portadoras de necessidades especiais.
IV. A Declaração Universal dos Direitos da Criança, assinada por 192 países, reconheceu o brincar como um direito de toda criança e responsabilidade da sociedade autoridades públicas.
V. O nome Brinquedoteca foi utilizado pela primeira vez aqui no Brasil, na Escola Indianópolis, onde a professora Nylse Helena da Silva Cunha organizou um acervo de brinquedos e jogos pedagógicos.
A ordem cronológica correta dos fatos acima descritos é: Valor: 0,4
A ( ) 1932, 1962, 1982, 1986 e 1992
B ( ) 1934, 1963, 1971, 1981 e 1996 
C ( ) 1934, 1963, 1982, 1957 e 1997
D ( X ) 1934, 1996, 1963, 1959 e 1981
E ( ) 1934, 1962, 1971, 1990 e 1996
0. Existem muitos conceitos ou definições para a brinquedoteca, dependendo do autor ou estudioso do assunto. A escritora Nylse Cunha define esse espaço como:
Marque a resposta mais adequada: Valor: 0,4
A ( ) Brinquedoteca é um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar.
B ( ) Brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico.
C ( ) Brinquedoteca é um espaço dedicado à ludicidade, expressão que é inerente a todo ser humano, independentemente de sua idade, etnia, cultura ou escolaridade.
D ( ) Brinquedoteca é um espaço criado para favorecer a brincadeira, [...] aonde a criança (e os adultos) vão para brincar livremente, com todo o estímulo à manifestação de potencialidades e necessidades lúdicas.
E ( X ) Todas as alternativas anteriores estão corretas.
0. As brinquedotecas são locais organizados com diferentes acervos e finalidades. Sua principal função é incentivar a brincadeira e a criatividade e pode-se afirmar que: 
I. A brinquedoteca é um espaço com um rico acervo lúdico e criado para favorecer a brincadeira, onde todos podem brincar livremente. 
II. Para Cunha, a brinquedoteca propicia a construção do saber, como uma deliciosa aventura, de forma espontânea e prazerosa.
III. A brinquedoteca deve ser organizada semelhante a uma biblioteca, com estantes cheias de brinquedos e jogos para que as crianças possam escolher do que, como e onde vão brincar, sem interferência dos adultos.
IV. O desenvolvimento da ludicidade facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para a saúde mental, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento.
V. Todo hospital deve ter um espaço com uma brinquedoteca organizada ter acervo variado onde os pacientes podem distrair-se, acelerar a cura e diminuir o tempo de permanência.
São afirmações corretas: (Valor: 0,4)
A ( ) I, II e III 
B ( ) I, III e V 
C ( X ) I, II e IV 
D ( ) I, III e IV 
E ( ) Todas as afirmações são corretas. 
Atividades da Aula 06
Antes de realizar essas atividades, estude o conteúdo da Aula 6, assista o vídeo “Ludicidade em espaços diversificados” e o artigo “Adultos mantêm vivas as brincadeiras e conservam espírito lúdico da infância”. 
6.1 O jogo contribui para o desenvolvimento social nos grupos e mesmo na sociedade. O jogo é fator mais antigo da cultura, pois esta, mesmo em suas definições menos rigorosas, pressupõe sempre a sociedade humana. Mesmo em suas formas mais simples, ao nível animal, o jogo é mais do que um fenômeno fisiológico ou um reflexo psicológico. O jogo ultrapassa os limites da atividade puramente física ou biológica. É uma função significante, isto é, encerra um determinado sentido. 
PORQUE
No jogo existe alguma coisa “em jogo” que transcende as necessidades imediatas da vida e confere sentido à ação, pois jogo é considerado como uma atividade voluntária. Nós somos movidos pelo prazer de ser e de fazer. Prazer e alegria não se dissociam jamais, por isso participamos de um jogo ou de uma brincadeira porque essa ação voluntária nos proporciona alegria e prazer.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta: (Valor: 0,4)
(X) A - As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é justificativa correta da primeira. 
( ) B - As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da 	primeira.
( ) C - A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
( ) D - A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
( ) E - Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
6.2 A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade. Para Huizinga o jogo deve estar presente não só na escola, mas também em outros espaços do convívio público, então pode-se afirmar que:
I- Na infância a criança brinca para conhecer-se e conhecer o mundo que a rodeia e essa ação vai desenvolver os diferentes aspectos: afetivo, cognitivo, linguístico, social e psicomotor.
II- Huizinga afirma que o jogo, o brinquedo e a brincadeira sempre estiveram presentes na vida do homem, em variadas manifestações como as bélicas, religiosas, filosóficas e educacionais.
III- Miranda afirma que somos movidos pelo prazer de ser e de fazer; Prazer e alegria não se dissociam jamais e o brincar é, incontestavelmente, fonte inesgotável desses dois elementos. 
IV- Na adolescência e na vida adulta o lúdico não proporciona apenas lazer e diversão, mas como ferramenta que facilita o desenvolvimento pessoal, sócia e cultural.
V- Para Friedmann, na brincadeira, os envolvidos têm os mesmos objetivos, dispostos a realizar juntos uma tarefa onde o movimento de dar e receber é constante entre os envolvidos e disso resulta o aprendizado.
São afirmações corretas: Valor: 0,4
A ( ) I, II e IV
B ( X ) I, III e IV 
C ( ) II, III e IV
D ( ) II, III e V 
E ( ) Todas as afirmações são corretas
6.3 Pesquise e caracterize dois espaços lúdicos não escolares que você conhece ou que devem estar presentes nas cidades para oferecer lazer e diversão aos cidadãos. Valor: 0,2
A- Campeonato de Futebol: tem como objetivo incluir as crianças à atividade esportiva, desenvolvendo condições ideais para treinar a habilidades das crianças, melhorando a coordenação motora e o desenvolvimento físico com um todo. Com a prática do esporte é possível deixa-los afastados das drogas, da violência e do álcool, promovendo também a socialização. Eles participam de campeonatos entre outros municípios. É desenvolvido no ginásio de esportes do município de Angélica MS.
B- Praças Públicas: o espaço conta com parque infantil, equipamentos de ginástica e mesas de jogos e é o ponto de encontro de pessoas de várias idades, tem como objetivo de propiciar as pessoas não apenas um local para o lazer, mas também para qualidade de vida, prevenção de doenças, e tambémcomo uma forma de sociabilização.
6.4 Justifique a importância das atividades lúdicas para a terceira idade.
 - Sua pesquisa deve ter referências adequadas, sem cópias. Valor: 0,3
 - O texto deve ser coerente e coeso, mínimo de 8 linhas. Erros de escrita são descontados.
A prática de atividades físicas é um dos meios pelos quais as pessoas podem se sentir aptas e, talvez, mais dispostas para realizar as atividades cotidianas. E a recreação pode ser uma das opções existentes. A vivência de atividades lúdicas está diretamente relacionada à qualidade de vida, ao bem estar físico, social e emocional das pessoas, seja elas sedentárias ou não. Isso se justifica pelo fato de tais atividades proporcionarem a essas pessoas, que buscam exercitar o corpo e ocupar a mente, o aflorar de sentimentos de alegria e prazer.
Em relação às atividades indicadas para a terceira idade, em geral não existe restrições com relação aos mais variados exercícios, mas é necessário analisar individualmente possíveis limitações causadas por patologias. Caminhadas, corridas, dança ciclismo, desportos coletivos, atividades aquáticas, são exemplos de atividades que proporcionam benefícios à saúde e o bem-estar na terceira idade, como a redução de pressão arterial, controle das diabetes, melhoria da capacidade cardiorrespiratória, redução de colesterol, controle do peso (reduzindo problemas articulares).
Referências 
MARTINI, Lucia Eugenia Pittas. Ludicidade em espaços escolares e não escolares. Dourados: UNIGRAN, 2014/2. 
Atividades lúdicas na terceira idade. Disponível em < http://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/revistafafibeonline/sumario/21/21112012211527.pdf>. Acesso: em 28 outubro. 2017.

Continue navegando