Buscar

A gonorreia é uma das Doenças ou Infecções Sexualmente Transmissíveis

Prévia do material em texto

Gonorreia
A gonorreia é uma das Doenças ou Infecções Sexualmente Transmissíveis (DST/IST) mais comuns entre os homens e as mulheres. É causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, que também é conhecida como Gonococo.
Uma das formas mais comuns de se contrair a infecção é a partir das relações sexuais sem o uso de preservativos, seja pela penetração ou através do sexo oral.
A bactéria costuma se desenvolver em diversos locais do corpo, dentre eles, o reto, o aparelho urogenital, a traqueia e os olhos.
Uma vez que ela se encontra presente no organismo, é possível que o paciente apresente alguns sintomas característicos do problema.
Mesmo com um parceiro fixo, é importante se manter informado sobre a doença e nunca deixar de fazer os exames de rotina.
Transmissão: 
Ela pode ser transmitida por relação oral, vaginal ou anal ou através de brinquedos sexuais. 
Existe também a possibilidade de transmissão vertical, isto é, da mulher grávida para o bebê, e, muito raramente, é possível contrair a gonorreia através do contato com superfícies contaminadas.
Sintomas: 
Muitas pessoas não apresentam qualquer tipo de sintoma quando contraem a gonorreia.
Aproximadamente, apenas 50% das mulheres afetadas pela doença costumam apresentar sintomas. Quando a gonorreia atinge o público feminino, é comum que ela ataque o colo do útero, que costuma acontecer de maneira silenciosa.
Os principais sintomas da gonorreia na mulher são:
· Coceira nas partes íntimas;
· Disúria (ardência ou dor ao urinar);
· Dor durante o ato sexual;
· Corrimento vaginal amarelo ou esbranquiçado, bastante semelhante ao pus;
· Escape de sangue vaginal.
Os sintomas da gonorreia costumam surgir no homem após 5 ou 30 dias da infecção. No caso dos homens, é mais comum que aproximadamente 90% dos pacientes apresentem sintomas. São eles:
· Disúria (ardência ou dor ao urinar);
· Corrimento uretral esbranquiçado ou amarelado;
· Movimentos intestinais dolorosos;
· Coceira;
· Erupções na pele;
· Hemorragias.
Não raro, pode acontecer à infecção do epidídimo (um pequeno ducto acima dos testículos que armazena os espermatozoides), o que causa uma forte sensação de dor e inchaço na bolsa escrotal.
Gonorreia em recém-nascidos:
Quando afeta os recém-nascidos, a gonorreia causa sintomas similares aos de uma conjuntivite, ou seja, olhos vermelhos acompanhados de pálpebras inchadas.
Normalmente, os sintomas costumam aparecer 4 dias após o parto e, se não for tratada, pode levar à cegueira ou causar uma manifestação mais grave dos sintomas, que é caracterizada por infecção na corrente sanguínea (sepse) e meningite.
A gonorreia não afeta somente os genitais. Na verdade, ela pode afetar o ânus, os olhos, a garganta e as articulações. 
No caso da gonorreia afetar os olhos, o paciente pode apresentar:
· Sensibilidade à luz;
· Secreção de pus;
· Dor nos olhos.
Quando atinge o ânus, a gonorreia pode causar sintomas, como:
· Coceira;
· Secreção de pus;
· Sangramentos.
Tratamento:
O tratamento da gonorreia é realizado através da prescrição de antibióticos específicos, indicados de acordo com o quadro de cada paciente.
A principal forma de se prevenir da gonorreia é através da utilização de preservativos durante o sexo vaginal, oral e anal.
Gonorreia
Neisseria Gonorrhoeae
T-24
Emamuelle Calisto;
Giovanna Rodrigues;
Valéria Alves

Continue navegando