Buscar

estudo de caso -3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de caso 3: Chilli Beans
Inovando no varejo a partir da criação de uma marca de valor
ATIVIDADE INDIVIDUAL ou em GRUPO (até 4 pessoas)
DATA: 12.09.2019
NOME 		 		 		MATRÍCULA
Gabriele Gomes Coelho 17591
Isabella Cirqueira Ribeiro Lima 17575
Withianne Souza Maciel 					 17537
QUESTÕES
1. Como se deu a oportunidade de criar a Chilli Beans?
R= Caio Malta, criador da Chilli Beans, conta que estava no mundo da música e que precisava pagar as suas contas, dessa forma começou trazendo produtos dos Estados Unidos para vender para seus amigos, a exemplo, dos 200 óculos. Dessa forma, verifica-se que o início da empresa confundiu-se com o seu próprio desenvolvimento profissional, ele foi se encontrando nas oportunidades que foram surgindo. Mesmo não sabendo da dimensão que isso se tornaria, ele foi descobrindo a facilidade que tinha de enxergar as oportunidades e de se relacionar com as pessoas. As viagens que fazia ao Brasil e as vendas dos produtos importados foram responsáveis por abrir os olhos de Caio Maia para a grande oportunidade de sua vida, o que, posteriormente, veio a se chamar de Chilli Beans, criação essa que foi iniciada no Mercado Mundo Mix, ao perceber que precisava criar uma marca própria e capitalizar sobre sua criação de maneira a poder vender. 
1) Quais as características empreendedoras mais marcantes de Caito Maia poderíamos destacar?
R= A inovação em sempre acreditar que 2 + 2 = 5; a sua habilidade comercial e de relacionamento. 
2) Na entrevista - ao Prof. José Dornelas - ele afirma não ter um modelo de referência e que não se inspirou em ninguém. Que tipo de influência a família dele exerceu sobre a sua formação empreendedora?
R= A veia da Música como influência principal da criação da marca, legado recebido e advindo de seu pai. Em sua família não tinha ninguém empreendedor, mas Caio Maia soube perceber a oportunidade do diferencial deixado pela influência da música recebido de seu pai. 
3) Qual foi a estratégia usada por ele para vender parte da empresa para o Fundo de Investimentos Gávea?
R= A estratégia foi em objetivar consolidar a sua empresa em uma forma de parceria para a expansão internacional. 
4) A Chilli Beans teve seu crescimento baseado no modelo de franquias. Explique qual seria o perfil ideal de um empreendedor para esse tipo de negócio.
R= Segundo Caio Maia, para ser um franqueado tem que amar, tem que ter empatia com o produto, tem que fazer parte da cadeia e se sentir parte do negócio, tudo isso aliado à estratégia do planejamento, para que assim sempre se busque construir uma base sólida. 
5) A construção da marca e a vinculação dos produtos com a moda, fizeram com que a empresa tivesse um DNA próprio. Explique.
R= Significa dizer que o nascimento da empresa foi resultado de um processo iniciado a partir de uma particularidade de Caio Maia, notadamente, da sua paixão pela música, além de ousar ao ter a facilidade de entender que “2 + 2 = 5”. Ou seja, ao vincular os produtos com a moda, inicialmente, inerente ao seu estilo musical, daquilo que ele amava fazer e, também, pela sua paixão por pimentas, fez com que a empresa tivesse o seu DNA próprio, haja vista a construção e criação da marca ter se confundido com o seu desenvolvimento profissional.

Outros materiais

Outros materiais