Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU 
PEDAGOGIA
MARJONE SOCORRO FARIAS DE VASCONCELOS LEITE
MARIANA ARAUJO
MARIA DA CONCEIÇAO VIDINHO REIS
Para concluirmos os nossos estudos, entendemos que seria muito importante que vocês analisem e respondam as seguintes questões:
1. Tragam como feedback o exemplo de uma tendência pedagógica tradicional liberal como prática pedagógica ainda utilizada na maioria das escolas brasileiras.
2. Elaborem sugestões de tendências pedagógicas mais eficientes para aplicar no contexto social das escolas no Brasil.
Respondam e lembrem-se de que suas considerações deverão conter no máximo 30 (trinta) linhas.
R: A Pedagogia Liberal Tradicional foi à base da educação escolar por mais de quatro séculos, mantendo sua influência até hoje, com o intuito de formar indivíduos capazes de desempenhar seu papel na sociedade, a Pedagogia Liberal Tradicional baseia-se em três procedimentos básicos: O governo consiste no controle da agitação infantil, aplicado inicialmente pelos pais e depois pelos mestres, visando submeter à criança às regras do mundo adulto e tornando possível o início da instrução; A instrução é o procedimento principal da educação e baseia-se no desenvolvimento dos interesses e formar moralmente uma criança é educar sua vontade; A disciplina é o procedimento pelo qual se mantém firme a vontade educada no propósito da virtude (ARANHA, 1996, p. 161).
Segundo Aranha, 1996:
A prática escolar consiste na concretização das condições que asseguram a realização do trabalho docente. Tais condições não se reduzem ao estritamente "pedagógico", já que a escola cumpre funções que lhe são dadas pela sociedade concreta que, por sua vez, apresenta-se como constituída por classes sociais com interesses antagônicos. A prática escolar assim, tem atrás de si condicionantes sociopolíticos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade e, consequentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola, aprendizagem, relações professor-aluno, técnicas pedagógicas etc.
A Pedagogia Liberal Tradicional tem o papel de preparação dos indivíduos para o desempenho de seus papéis sociais, por meio de suas qualidades individuais, deve ser o objetivo da educação, que deve estar centrada no ensino de aspectos culturais sem que estes revelem as desigualdades sociais, mesmo pregando a igualdade de oportunidades, essa tendência não revela a desigualdade de condições.
É necessário esclarecer que as tendências não aparecem em sua forma pura, nem sempre, são mutuamente exclusivas, nem conseguem captar toda a riqueza da prática escolar. São, aliás, as limitações de qualquer tentativa de classificação. De qualquer modo, a classificação e descrição das tendências poderão funcionar como instrumento de analise para o professor avaliar sua prática de sala de aula.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítica-social dos conteúdos. 8. ed. São Paulo: Loyola, 1989.
SAVIANI. Dermeval. Escola e democracia. 31 ed. Campinas: Autores Associados, 1997.
Aranha, M. L. A. (1996). História da educação (2a ed.). São Paulo, SP: Moderna.

Continue navegando