Buscar

Fichamento 1 psicodiagnostico interventivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO DE PSICOLOGIA
Disciplina de Psicodiagnóstico interventivo
Fichamento 1 capítulo 7: Interlocuções entre clínica psicológica e a escola no psicodiagnóstico Interventivo.
Aluna: Priscila Faria
Matrícula: D07626-4 Turma: PS8P44
Professora: Patrícia Silva
Campus: Jundiaí
Tratando-se do trabalho desenvolvido pelo psicodiagnóstico interventivo, entendemos que ele compreende a criança a partir de seu contexto, assim sendo a escola é uma parte importante da sua vida e esta incluída em seu mundo, não podendo ficar de fora quando se trata de compreender a criança.
A escola é o primeiro ambiente de socialização da criança depois de sua família, nela podemos observar um campo relacional entre crianças, professores, funcionários e etc. assim sendo a escola mostram-se como um espaço de constante transformação para a criança, onde ela encontra diversas possibilidades de mudança, desde iniciar a vida na sociedade ate alcançar algumas conquistas sozinhas, trazendo assim autonomia para aquela criança.
Sendo assim, a visita à escola torna-se uma ferramenta importantíssima para o psicodiagnóstico, podendo observar e compreender como funciona a vida da criança no ambiente escolar, no entanto para que a visita aconteça o psicólogo deve contatar a família da criança, e a mesma concordar com a visita, para que ela aconteça. Após tudo ser acertado e a visita realmente acontecendo, também devemos ter alguns cuidados e alguns pontos a serem observados, tais como: a higiene do local, a didática e matérias escolares, o espaço físico da escola, alimentação e ate mesmo como se é distribuído os equipamentos no espaço de aula, no entanto o cuidado que se deve ter, é no fato de sermos o mais discreta possível em relação a qual criança estamos observando, para que a mesma não seja identificada e se torno objeto de brincadeiras de mal gosto.
Dentro do ambiente educacional, se torna indispensável uma conversa com o professor, observando como ele entende aquela criança e seus comportamentos, também se deve ter um dialogo com coordenadores e diretores, pois todos fazem parte da rotina daquela criança e são responsáveis por sua educação dentro do ambiente escolar. Já a observação direta da criança, seria interessante em ambientes fora da sala de aula como aulas de educação física ou ate mesmo brincadeiras.
Após todo esse processo de observações e diálogos a cerca do ambiente escolar da criança e a participação de todos em sua rotina, é indispensável a elaboração de uma devolutiva, tanto para os pais e a criança como para a escola, colocando os pontos observados e analises realizadas.

Outros materiais