Buscar

Unity - Como Desenvolver Jogos Para Todas as Plataformas ATP

Prévia do material em texto

Unity
Como Desenvolver Jogos para todas as Plataformas
Equipe Responsável
Jucimar Vinente Rodrigues Junior
Nicolas Santarém Pereira
Luiz Guilherme Pessoa Aragão
 
Professor
Roceli Pereira Lima
 
Instituto Federal do Amazonas
Campos Manaus Centro (CMC)
Curso Superior
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
 
Grau
Tecnológico
Descrição da Ferramenta
Ano de Lançamento
8 de Junho de 2005
Linguagens Utilizadas
(C#) C Sharp 
Sistema Operacional  
Windows, Mac OS e Linux (Preview).
Página Oficial
unity3d.com
A Unity é um motor de desenvolvimento integrado que fornece uma funcionalidade pioneira para criação de jogos e outros conteúdos interativos. 
Poderá utilizar o Unity para montar sua arte e recursos em cenas e ambientes; adicionar física, editar e testar simultaneamente seu jogo e, quando preparado, publicar em suas plataformas escolhidas, tais como computadores fixos, a rede, iOS, Android, Wii, PS3 e Xbox 360.
Gráfico do Comportamento da Unity no Mercado de Games
 Segundo o site de notícias de tecnologia The Next Web, a engine domina 45% do mercado global de games.
Uma game engine (ou, em português, motor de jogo), consiste em um conjunto de ferramentas capazes de facilitar o desenvolvimento de um jogo. Geralmente, esses softwares possuem desde recursos para criação de funções gráficas até opções para acrescentar física aos objetos, trilhas sonoras, entre outras ações.
Game Engine
Todo o comportamento físico é calculado automaticamente pela game engine, sem que você precise passar pelo problema de escrever em linguagem de programação as equações físicas envolvidas no evento.
Facilidade no Aprendizado
A Unity pode ser comumente a porta de entrada para desenvolvedores de jogos de primeira viagem justamente por sua facilidade de aprendizado.
Além de uma interface intuitiva, com todas as seções de scripts, colisões de objetos, assets (texturas e gráficos do jogo) e outras funções muito bem organizadas, o usuário tem à disposição uma série de tutoriais criados pela própria empresa para dar os primeiros passos na engine.
Muita documentação e fórum de discussões na internet
Além dos tutoriais oferecidos pela própria empresa, uma engine popular como a Unity também possibilita o acesso a diversos fóruns de discussão e documentações que podem ser encontradas facilmente na internet.
Além de ajudar no aprendizado, fica mais fácil encontrar relatos e conseguir resolver problemas comuns que podem aparecer ao longo do desenvolvimento de um jogo.
Jogos do Sistema Operacional que preferir
Projetos Para Desktop
A game engine possui versões somente para PCs, sendo possível baixá-la para Windows, Mac e até Linux, que possui uma build disponível no fórum da game engine. Basta conferir se sua máquina possui os requisitos mínimos para fazer o download e começar a desenvolver.
Não precisa se preocupar em escolher diversas ferramentas para portar o seu game para uma plataforma desejada.
A Unity tem suporte para mais de 25 plataformas, incluindo dispositivos de Realidade Virtual, 27 para ser mais exato.
Do Android até a Realidade Virtual
Cria/portar games para várias plataformas
Exemplo de algumas Plataformas
Unity para dispositivos móveis
Android
iOS
Windows Phone
Tizen
Fire OS
Unity e Realidade Virtual e Realidade Aumentada
Oculus Rift
Google Cardboard
Steam VR
Playstation VR
Gear VR
Unity para consoles
Playstation 4
Playstation Vita
Xbox One
Wii U
Nintendo 3DS
Nintendo Switch
Unity para desktop Windows
Windows Store Apps
Mac
Linux/ Steam OS
Facebook Gameroom
Versão gratuita
Outro motivo para a engine ser uma das primeiras opções lembradas por desenvolvedores de jogos é a sua versão gratuita, que permite criar um game do zero sem precisar desembolsar nada.
Dessa forma, é possível começar a investir em outras versões pagas e com mais opções da engine somente depois que o usuário realmente conseguir gerar alguma receita com seu primeiro jogo, por exemplo.
Assets prontos e fáceis de encontrar
A Unity conta com uma loja própria onde usuários podem comprar e vender texturas, trilhas sonoras, gráficos, animações e diversos outros materiais necessários para o desenvolvimento de um game. Trata-se da Unity Asset Store.
E além de poder encontrar itens facilmente, gratuitos ou pagos, é possível exportar esses arquivos de maneira fácil e rápida por meio da engine, que possui um atalho direto para a loja em sua própria interface.
Posso Criar um Jogo Sozinho?
Para desenvolver um jogo digital sozinho é necessário possuir uma gama extensa de habilidades distintas: saber programar, criar sons e músicas, desenhar, fazer modelarem 3D, entre outras coisas. 
Porém, com a flexibilidade da Unity, o usuário consegue por meio da compra de scripts, aúdios, gráfico de especialistas e outros assessórios, criar o seu primeiro jogo digital. 
Dicas Finais para Iniciantes
O bom da Unity é que, além de ter uma comunidade bem ativa, a própria empresa tem uma série de tutoriais para que você possa utilizar os recursos da plataforma. Inclusive, tem uma sessão completa para quem quer criar jogos 2D e não sabe por onde começar.
Exemplo de Lojas que vendem atualmente 
Envato Marketplaces
Mercado Livre
Unity (Site)
Exemplo de Jogo criado do Iníco ao Fim 
Game: Tiny Bubbles
Desenvlovedor Indie: Stu Denman
Jogos criados com Unity
Assassin’s Creed: Identity
Desenvolvido pela Ubisoft, o Assassin’s Creed Identity é o segundo game feito exclusivamente para plataformas mobile, depois do Assassin’s Creed Pirates, e foi lançado mundialmente em fevereiro de 2016.
Temple Run Trilogy
Destaque entre os games mobile de 2011, o Temple Run é um jogo de “corrida sem fim” em 3D. Inicialmente, o game havia sido lançado apenas para iOS, mas devido ao seu sucesso ele acabou ganhando versões para Android e Windows Phone.
Jogos brasileiros criados com Unity
Ballistic Overkill
Com gráficos poderosos e muita ação, Ballistic Overkill é o jogo de tiro criado pelo estúdio gaúcho Aquiris. O jogo transforma o jogador em um assassino e permite selecionar entre 7 classes únicas com suas próprias habilidades e armas. Ele chegou a ser finalista no Unity Awards 2013 na categoria Technical Achievement.

Continue navegando