Buscar

o que é pesquisa

Prévia do material em texto

PENSAMENTO CIENTIFICO 1 – DISP 1
O que é uma pesquisa?
Pesquisa é a construção de um conhecimento novo, a construção de novas técnicas, a criação ou exploração de novas realidades.  
O que é uma pesquisa cientifica?
"Essencialmente, pesquisa visa à produção de conhecimento novo, relevante teórica e socialmente fidedigno..." o conceito novo para o autor, significa neste contexto: Luna (2000, p. 15), “... um conhecimento que preenche uma lacuna importante no conhecimento disponível em uma determinada área do conhecimento.” A pesquisa pode ser utilizada para:
 • Gerar e adquirir novos conhecimentos sobre si mesmo ou sobre o mundo em que vive. • Obter e/ou sistematizar a realidade empírica (conhecimento empírico).
 • Responder a questionamentos (explicar e/ou descrever).
 • Resolver problemas. 
• Atender às necessidades de mercado. Quanto a sua natureza pode ser quantitativa ou qualitativa. 
• Quantitativa - Traduz em números os dados, requer técnicas de estatística para a tradução destes. 
• Qualitativa - É descritiva. Os dados são analisados indutivamente através da interpretação dos fenômenos.
Etapas utilizadas no planejamento e execução de uma pesquisa 
• Escolha do tema: vários fatores são importantes nesta etapa, principalmente a preferência do pesquisador sua atualidade e relevância para a comunidade científica.
 • Revisão de literatura: pesquisas e publicações na área devem ser revisadas nesta etapa.
 • Justificativa: nesta etapa deve-se salientar o "por que” da pesquisa, as vantagens e benefícios que ela ira proporcionar. 
• Formulação do problema: aqui, define-se claramente o problema, delimitando-o em termos de tempo e espaço.
 • Determinação de objetivos: os que se pretende alcançar com a pesquisa, qual seu propósito, devem ser explicitados nesta etapa. 
• Metodologia: como se procederá a execução da pesquisa, quais os caminhos que utilizaremos para chegar aos objetivos propostos. 
• Coleta de dados: é a coleta dos dados da pesquisa.
 • Tabulação de dados: é a organização dos dados obtidos, para posterior tabulação. 
• Análise e discussão dos resultados: é a organização dos dados obtidos, utiliza-se recursos tais como: índices, cálculos estatísticos, tabelas, quadros e gráficos.
 • Conclusão da análise dos resultados: nesta etapa, após a análise dos dados coletados, pode-se confirmar ou refutar hipótese anunciada. 
• Redação e apresentação do trabalho científico: é a redação do trabalho científico. 
• Divulgação: é a divulgação do trabalho científico.
Tipos de Pesquisa Científica
Trabalho Científico Original Acontece quando os pesquisadores realizam a pesquisa com o objetivo de descobrir e trazer novos conhecimentos para a comunidade e para a sociedade. Traz resultados inovadores que contribuem para o progresso da ciência como um todo.
Resumo de Assuntos Acontece quando o pesquisador não pretende trazer nada inovador, o objetivo desse tipo de pesquisa é apenas a aprendizagem. Trabalhos já publicados de outros pesquisadores são analisados, avaliados e tem seus resultados reunidos.
Pesquisa Bibliográfica Pesquisa realizada de forma indireta, é feita utilizando fontes secundárias de informação, ou seja, livros, artigos, revistas e artigos científicos.
Pesquisa Documental Também é considerada uma forma indireta de pesquisa que utiliza fontes primárias. Esse tipo de pesquisa utiliza como material fonte de informação, testamentos, leis, gravações, registros de nascimento e até fotografias.
Pesquisa de Campo Considerado como sendo um tipo de pesquisa de forma direta, utiliza dados coletados no local (campo) onde um determinado fenômeno aconteceu, e ocorre em situação natural, espontaneamente.
Pesquisa de Laboratório Pesquisa feita de forma direta, utiliza dados coletados no laboratório. Nesse tipo de pesquisa o pesquisador tenta produzir ou reproduzir determinado fenômeno em condições controladas. O pesquisador utiliza instrumentos específicos em um ambiente completamente controlado.
Pesquisa Quantitativa Utilizando quando a pesquisa esta interessada na quantificação, análise e interpretação de dados coletados a partir do estudo de algum fenômeno estudado. Nesse tipo de pesquisa os resultados são analisados utilizando estatística descritiva por meio de porcentagens, médias, mediana, moda, coeficiente de correlação, desvio padrão, analise de regressão, etc. O R Project é um programa bastante utilizado para fazer a análise desses dados e gerar diferentes gráficos.
Pesquisa Qualitativa Utilizada quando não tem ou não emprega estatística para analisar os dados. A pesquisa qualitativa é utilizada quando os números e estatísticas não conseguem representar, como por exemplo: comportamentos, opiniões, atitude de indivíduos e grupos, etc.
Pesquisa Exploratória Pesquisa realizada para aprimorar ideias, buscar informação sobre determinado fenômeno ou assunto, ou até mesmo descobrir algum problema de pesquisa. É comum utilizar esse tipo de pesquisa quando o pesquisador ainda não tem maturidade suficiente em um tópico de pesquisa e adquiri a partir dos resultados desse tipo de pesquisa. Além de amadurecer a respeito daquele tópico, esse tipo de pesquisa serve também para definir e delimitar temas, hipóteses, objetivos geral e específico. É considerada como um estudo inicial para a realização de um outro estudo.
Pesquisa Descritiva A pesquisa descritiva é uma maneira de descrever fenômenos ou estabelecer relações entre variáveis. O pesquisador vai observar, registrar, analisar e interpretar o fenômeno estudado, por meio de técnicas de coleta de dados como questionários e observações. Nesse tipo de pesquisa estudamos a relação entre variáveis de um fenômeno sem qualquer tipo de manipulação. Esse estudo constata e avalia essa relação entre variáveis que se manifestam espontaneamente. A pesquisa descritiva é muito solicitada por partidos políticos, organizações e empresas comerciais.
Pesquisa Explicativa É considerada uma das mais complexas, pois busca o conhecimento mais profundo sobre um fenômeno e fundamenta seus resultados no conhecimento científico. O principal objetivo é entender o que faz com que determinado fenômeno aconteça e procura explicar as razões e causas dessa ocorrência. O método experimental é bastante utilizado para fazer a pesquisa explicativa, o pesquisador manipula variáveis e verifica o impacto dessa manipulação nos resultados.
FONTE: ARTIGO UFRGS

Continue navegando