Buscar

FINANÇAS DE LONGO PRAZO PNA atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3 – pergunta 1
1. Vimos ao longo das Unidades 1, 2 e 3 diversos métodos de avaliação de investimentos sendo cada um deles com alguma característica específica e indicado para cenários e situações diversas, certo? Desta forma, explique os métodos de investimento: Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa interna de Retorno (TIR) e informe em qual/quais situações cada um deles é mais indicado para ser utilizado como método de avaliação de investimento.
VPL
O VPL é um método que calculo e trás para a data zero todos os fluxos de caixa de um projeto de investimento e soma ao valor do investimento inicial, usando como taxa de desconto a taxa mínima de atratividade (TMA) da empresa ou projeto. É indicado utilizar o método VPL quando for necessário verificar se o projeto irá aumentar o valor da empresa. Podemos entender o resultados dos VPL da seguinte forma: VPL Negativo = despesas maiores que as receitas, podemos dizer que o projeto é inviável; VPL Positivo = receitas maiores que as despesas, podemos dizer que o projeto é viável; VPL Zero = receitas e despesas são iguais, neutra.
Taxa Interna de Retorno
A TIR calcula a taxa de desconto que deve ter um fluxo de caixa para que seu VPL iguale-se a zero. É um dos indicadores de análise mais utilizadas pelo mercado. É indicado utilizar este cálculo quando quiser saber de forma clara e direta, se determinado investimento será bom ou ruim no futuro, ela é usada para avaliar a atratividade de um projeto ou um investimento. Pois ela compara o investimento inicial e as despesas futuras de um projeto com o retorno potencial que ele pode trazer, assim mostrando se o investimento é vantajoso ou não.

Continue navegando