Buscar

DESAFIO COLABORATIVO 1

Prévia do material em texto

1. Leia o texto a seguir e discuta aqui no fórum, sobre a seguinte questão:
O homem é tido como o principal responsável da degradação ambiental, surgindo, assim as áreas degradadas e consequentemente os estudos e leis referentes ao controle e minimização de seu impacto nessas referidas áreas. O papel do gestor ambiental é buscar reduzir os impactos ambientais produzidos pela exploração do homem. Estando sempre atento à relação do ser humano com o meio ambiente.
A legislação ambiental brasileira é tida como uma das mais competentes do mundo, contendo inúmeras normas e diretrizes que auxiliam na gestão de seus recursos naturais. Porém, a aplicação e a fiscalização dessas leis nem sempre acontece de forma eficiente.
Resposta: 
A degradação ambiental é qualquer processo que diminua a capacidade de determinado ecossistema em sustentar a vida, e o principal responsável por essa degradação é o homem, segue exemplos da degradação ambiental, as queimadas, os desmatamentos, a poluição atmosférica, e também da água e dos solos.
Apesar de termos a legislação ambiental brasileira, com inúmeras normas e diretrizes, a aplicação dessa lei não acontece de forma eficiente, por diversos motivos tanto pelo lado dos responsáveis pelos projetos e empreendimentos ou pelo lado do dos responsáveis de cumprir a legislação ambiental, a degradação ambiental tem como objetivos negativos, obter lucros, fomentar a corrupção, favorecer os políticos no âmbito nacional e até internacional, entre outros motivos, em que o homem é sempre o responsável pela degradação ambiental em todo o mundo.
Por meio de projetos de recuperação de áreas degradadas, podemos resolver o problema da degradação ambiental.
Com desenvolvimento sustentável, através dos três pilares, ambiental, econômico e social, podemos controlar essa degradação ambiental.
A depredação do meio ambiente é grave em todo o mundo. Diante das transformações econômicas, políticas, sociais e culturais elas contribuem cada vez mais para aumentar as agressões ao meio ambiente. A sociedade ainda não se conscientizou da importância de preservar os recursos naturais para sua sobrevivência. 
O ambiente natural está sofrendo uma exploração excessiva que ameaça a estabilidade dos seus sistemas de sustentação (exaustão de recursos naturais renováveis e não renováveis, desfiguração do solo, perda de florestas, poluição da água e do ar, perda de biodiversidade, mudanças climáticas etc.). 
O homem é o único animal que modifica a natureza com seu trabalho, muitas vezes de forma irreversível, com o objetivo de aumentar o lucro, essa ganância tem um custo alto, já visível nos problemas causados pela poluição do solo, do ar e da água, na extinção de animais e vegetais, escassez de água e muitas áreas foram destruídas em nome da urbanização e do crescimento. 
2. Sabendo disto, cite exemplos práticos da falta dessa aplicabilidade, seus impactos sob as áreas degradadas e as possíveis soluções para o problema apresentado.
Exemplo 1: Barragem de Fundão, em Mariana, Santa Catarina.
Caso a legislação ambiental, estivesse sendo seguida na íntegra e seus responsáveis realizando a vistorias preventivas e corretivas, em tempo hábil, poderíamos ter evitado essa tragédia ambiental, diante dos fatos apurados na investigação policial, várias pessoas foram presas, por causa das irregularidades que havia em toda área da barragem e por outros motivos não éticos. 
Segue uma breve descrição sobre a tragédia que aconteceu na barragem de Fundão:
A Barragem de Fundão, que é pertencente a uma empresa de mineração, está localizada na cidade histórica de Mariana/MG e se rompeu em 05 de novembro de 2015, por volta das 16h, liberando mais de 62 milhões de metros cúbicos de lama e rejeitos de minério.
Considerada a maior tragédia ambiental do país, o episódio provocou devastação da vegetação nativa, poluição da bacia do Rio Doce e danos ambientais que se estenderam aos estados do Espírito Santo e da Bahia, provocando também a destruição dos distritos de Bento Rodrigues e de Paracatu, além de outras comunidades vizinhas. Destruiu centenas de imóveis, deixando milhares de pessoas desabrigadas, além de provocar a morte de dezenove pessoas.
A Mineradora foi notificada pelos órgãos ambientais competentes e terá que realizar a recuperação ambiental de toda a área atingida. 
Exemplo 2: Degradação da Amazônia – Desmatamento e Queimadas
Situação atual embora a maior parte da Amazônia permaneça intacta, a taxa de desmatamento é preocupante, principalmente nas regiões sul e leste da floresta. 
Dados oficiais mostram que o índice de desmatamento representa uma perda anual que equivale ao tamanho da Bélgica. E segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), tomando por base levantamentos feitos por satélite, a Amazônia perdeu, até 2007, cerca de 700 mil km2 de floresta, ou seja, 18% da região. 
Toda essa degradação causada na Amazônia foram causados, pelos incentivos fiscais para a agricultura, pela formação de pastagens para produção de carne bovina e o avanço das plantações de soja, pelas facilidades de crédito oferecidas por bancos da região para os setores de pecuária e agricultura, somadas aos investimentos do governo em infraestrutura contribuíram ainda mais para o desmatamento nos últimos tempos, pela extração de madeira, atualmente, há mais de 3 mil empresas cortando árvores na Amazônia e finalmente, as queimadas, o fogo, utilizado para queimar a mata e dar lugar às lavouras e aos pastos, leva consigo árvores centenárias e destrói o habitat de inúmeras espécies animais e vegetais, consumindo também a riqueza natural do solo. 
Agora vamos falar um pouco sobre as consequências dessa degradação, são elas: a Erosão, exaustão dos nutrientes e compactação do solo, o desmatamento faz a produtividade agrícola diminuir, pois deteriora a qualidade do solo, a diminuição das opções de manejo florestal sustentável, tanto no que se refere aos recursos madeireiros quanto aos farmacológicos e genéticos, a floresta quando se transforma em pastagem, as chuvas nas áreas desmatadas escoam rapidamente, levando consigo nutrientes e interrompendo os padrões regulares das cheias dos rios, importantes para o funcionamento do ecossistema e para a agricultura de várzea e os incêndios florestais emitem gases de efeito estufa. 
O combate ao desmatamento da Amazônia é prioridade para o governo e também para inúmeras organizações internacionais, o monitoramento e a repressão, através do controle de licenças, da crescente fiscalização do IBAMA e de multas, atualmente, são as estratégias principais para conter o desmatamento. 
A fiscalização e a arrecadação de multas devem ser acompanhadas, contudo, pela compreensão dos aspectos sociais, econômicos e políticos da região. E, também, pela contínua educação das comunidades. Ao mesmo tempo, faz-se necessário encontrar formas de explorar a floresta de maneira sustentável.
3. Não esqueça de comentar as opiniões dos seus colegas.
Parte inferior do formulário
Resposta: Comentando as opiniões dos colegas.
Referências: 
http://www.meiofiltrante.com.br
Unidade I – Conceitos de Meio Ambiente / Infográfico / Na prática
https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/geografia/desmatamento-da-amazonia.htm

Continue navegando