Buscar

ENSINAR A BEM VIVER Revista Indeca

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENSINAR A BEM VIVER
Na história da educação, há diversas formulações para expressar o que, modernamente, se chama de educação integral. Uma delas, ao mesmo tempo abrangente e sintética, é a usada por João Batista de La Salle (França, 1651-1719), quando diz que o seus Instituto foi criado para que, “estando os alunos, de manhã à tarde, aos cuidados dos educadores, estes possam ensinar-lhes a bem viver”. 
Na ação de Ensinar a Bem Viver, algo semelhante ocorre com a caracterização do relacionamento entre o educador e educando. O Padroeiro Universal dos Educadores Cristãos expressa-o escrevendo: “Se tendes com os alunos a firmeza de pai, deveis ter-lhes a ternura de mãe para os acolhê-los e fazer-lhes o bem.
Além dessa integralidade da educação e desse equilíbrio nas relações, La Salle queria que a educação também fosse universal, isto é, oferecida a todas as pessoas, independente das suas origens econômica e social; popular, no sentido de ser pensada e praticada especialmente em favor da camada mais necessitada da população; cristã, inspirada e vivida de acordo como projeto de Jesus Cristo; ligada à vida, partindo da vida dos educandos e preparando para ela; centrada no aluno como pessoa humana; eficaz e eficiente, que busca alcançar objetivos traçados, e intenta fazê-lo com os melhores meios disponíveis; e aberta a sociedade pautada pela educação de qualidade. 
Assim como em 80 países do mundo, também no Brasil e em Caxias do Sul/RS há muitos educadores lassalistas que atuam em obras pertencentes à Rede La Salle iniciada por La Salle e, mesmo fora dela, há os que desejam conhecer mais de perto e, mesmo, inspirar-se no modelo de educação identificado pelas características propostas pelo criado das Escolas Cristãs.
Somos uma rede internacional de educação que se constrói e se reconstrói por meio da ação criativa dos seus membros e das diversas comunidade educativas, que se moldam a partir da dinâmica do diálogo, da subsidiariedade, da interdependência e da colaboração entre os diversos serviços e com o efetivo envolvimento de todos os seus integrantes, pois a realidade do nosso país requer educadores de esperança. Educadores que não fiquem esperando passivamente diante da realidade, mais efetivamente participem dos processos de transformação em curso. Que o ensinar a bem viver, anime e congregue a todos os educadores que desejam desenvolver ações educativas de excelência.
Roberto Carlos Ramos
Diretor – Colégio La Salle Carmo
Vice Diretor – Colégio La Salle Caxias

Outros materiais