Buscar

Avaliação de pesquisa 01 - Comportamento do Consumidor e Marketing Relacional_Janaina de Oliveira Maia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Comportamento do Consumidor e Marketing Relacional
Aluno (a): JANAINA DE OLIVEIRA MAIA
Data: 13/02/2020
Avaliação de Pesquisa 01
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação de pesquisa contém 10 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Avaliação de Pesquisa 01 (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
1) Como os profissionais de marketing entendem e atendem ao comportamento do consumidor?
Resposta: O comportamento de compra do consumidor é o grande desafio do marketing. 
Estes aspectos são imprescindíveis para que as empresas alcancem o sucesso no mercado que atuam. E para obter esse entendimento estuda-se o comportamento do consumidor: seus pensamentos, sentimentos e ações, bem como as influências (pessoais, culturais, psicológicas e sociais).
2) Como você se sente em relação aos seus direitos básicos de consumidor? O que é cumprido? O
que não é cumprido? Dê exemplos
R. Acredito que hoje o mais dificil são as compras à distancia, chamadas compras on-line. Temos hoje uma lei de proteção contra publicidade enganosa e abusiva, que muitas vezes os consumidores desistem de seguir a diante, devido a burocracia dessas tratativas. 
3) O que os profissionais de marketing devem considerar em cada uma das etapas do processo de
decisão do consumidor?
R.
· Reconhecimento do problema;
· Busca de informações;
· Avaliação de alternativas;
· Decisão de compra 
· comportamento pós compra.
4) O que você considera mais danoso: um consumidor que não reclama ou um consumidor que reclama? Justifique. 
R. Um consumidor que não reclama, pois toda sugestão ou reclamação são construtivas para um negócio. Um cliente as vezes enxerga melhorias que nós não percebemos. 
5) Quais são os elementos culturais (valores, crenças, costumes, artefatos, rituais, mitos) no estado em que você vive? E na região em que você vive, dentro de seu estado? Como você falaria desses
elementos (estaduais e regionais) relacionados com o consumo? Que ações de marketing são utilizadas em relação a esses elementos culturais?
Os elementos culturais em São Paulo que é o Estado onde eu resido, me lembra uma cidade rica, com inúmeros centro financeiro, e que está entre as cidades mais populosas do mundo, com diversas instituições culturais e uma rica tradição arquitetônica. Há prédios simbólicos e catedrais seculares, e muitos arranha-céus. Entre seus rituais, São Paulo é uma cidade do consumo, onde reúne grandes ruas com comércios em Geral. Em meio a tanta correria, a cidade trás bares aconchegantes onde o Paulista se distrai após dias longos de trabalho.
Ação de marketing: Foco no comércio em Geral 
Porem Guararema que é cidade onde eu moro, é o opsto da metropole São Paulo. Uma cidade que possui atrações turísticas que chamam a atenção não só dos moradores do Alto Tietê, mas de outras cidades. O município, que fica a 81 quilômetros da capital, está localizado no extremo leste da Grande São Paulo, ao lado da região do Vale do Paraíba, no interior paulista. Por conta das belezas naturais, Guararema vem apostando no turismo como uma nova fonte de recursos para o desenvolvimento socioeconômico, com seus vários atrativos naturais e histórico-culturais. 
Ação de Marketing: Foco no Turismo 
6) O que as empresas, quando estão delineando estratégias de marketing, precisam considerar quanto aos grupos de referência? Você pode utilizar exemplos.
R. Grupos de referência servem como marco para atitudes ou comportamentos específicos para indivíduos nas suas compras ou decisões de compra, permitindo que pessoas ou grupos sirvam como ponto de comparação.
Dentre os grupos de referência, salienta-se que talvez o grupo familiar seja o mais importante determinante de comportamento do consumidor, devido à estreita e contínua interação entre os seus membros.
7) Fale sobre as 4 formas de aprendizagem (condicionamento clássico, condicionamento operante,
aprendizagem cognitiva e moldagem) e apresente exemplos de ações de marketing relacionadas.
Condicionamento clássico: Condicionamento clássico é um tipo de aprendizagem que teve uma grande influência sobre a escola de pensamento na psicologia conhecida como behaviorismo. Descoberto pelo fisiologista russo Ivan Pavlov, o condicionamento clássico é um processo de aprendizagem que ocorre através de associações entre um estímulo ambiental e um estímulo que ocorre naturalmente.
Condicionamento operante: O condicionamento operante é um método de aprendizagem que utiliza o reforço ou a punição para aumentar ou diminuir a probabilidade de que um comportamento volte a ocorrer no futuro.
Aprendizagem cognitiva e moldagem: O condicionamento operante, também chamado de condicionamento instrumental, é um método de aprendizagem que faz uso da associação de reforços (recompensas) e punições com um determinado comportamento ou padrão de comportamento. Através do condicionamento operante, faz-se uma associação entre um comportamento e uma consequência desse comportamento.
	
8) Que ações relacionadas ao composto de marketing podem ser feitas quando considerado cada
tipo de tomada de decisão. Dê exemplos
Produto: O que o cliente quer do produto
Preço: O cliente é sensível ao preço 
Praça: Onde o cliente procura pelo seu produto
Promoção: Qual o melhor momento para promover 
9) Por que acontece a Solução de Problemas Ampliada em compras repetidas?
O comportamento de compra repetida ocorre quando os consumidores adquirem frequentemente o mesmo produto ou serviço. A frequência pode variar entre diária (ex: jornal diário ou cigarros) e, digamos, trimestral (ex: detergente para a roupa).
10) Trace um comparativo entre a tomada de decisão rotineira, limitada e extensiva
Rotineira, no primeiro tipo de decisão, temos que ela ocorre da forma mais simples possível, ou seja, através do hábito e sem elevados níveis de análise. Esse tipo de decisão é comum às pessoas que vão ao supermercado, por exemplo, quando tendem a comprar sempre a mesma marca, sem fazer uma profunda análise das marcas concorrentes disponíveis, ponderando os custos-benefícios de cada uma.
Limitada, m pouco mais complexa que a decisão rotineira, a decisão limitada envolve um numero maior de pesquisas na hora da compra, porém pode trazer uma limitação ao consumidor levando em conta:
1) Limitação financeira: quando o consumidor possui poucas marcas disponíveis na faixa de preço que está disposto a dispender na compra.
2) Limitação geográfica: quando na região onde o consumidor vive apresenta poucas opções disponíveis.
3) Limitação de informações: quando há pouca informação disponível para pesquisa que seja relevante para definir que marca o consumidor irá adquirir.
Extensiva, envolve um número elevado de pesquisas nos mais diversos meios (sites de buscas, sites especializados, colegas, vendedores e etc.) por um longo período de tempo. Neste tipo de decisão os produtos possuem características bem relevantes e suas diferenciações são analisadas de várias formas a fim de se tomar a melhor decisão possível.
Geralmente são tomadas decisões extensivas na compra de produtos de elevado valor e/ou que serão pagos em um número elevado de tempo, como a compra de um imóvel ou carro.
Avaliação de Pesquisa 01: Comportamento do Consumidor e Marketing Relacional

Outros materiais

Outros materiais