Buscar

Prova internacional AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Sobre o direito internacional privado pode-se afirmar: 
O direito internacional uniformiza do é fruto de entendimento entre Estado se que se concentram nas atividades econômicas de natureza internacional; 
2- Em relação aos sujeitos de direito internacional público, assinale a alternativa correta. 
Dada a natureza da personalidade jurídica das organizações internacionais, considera-se reconhecida sua personalidade mesmo por Estados que não tenham ratificado seu tratado-constitutivo. 
3- Marque a resposta abaixo que não corresponde a uma fonte do Direito Internacional Público prevista pelo artigo 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça: 
Os atos Unilaterais. 
4- Conforme previsão no direito Brasileiro, será passível de deportação o estrangeiro que: 
Entrar irregularmente no país e não se retirar voluntariamente do território nacional. 
5- No que concerne à perda e a reaquisição da nacionalidade Brasileira, assinale a opção correta. 
Brasileiro naturalizado que, em virtude de atividade nociva do Estado, tiver sua naturalização cancelada por sentença judicial só poderá readquiri-la mediante ação rescisória. 
6- No que tange ao direito da nacionalidade, assinale a alternativa correta. 
O filho de pais alemães que estão no Brasil a serviço de empresa privada alemã será brasileiro nato caso venha nascer no Brasil. 
7- Quais são as principais manifestações (prerrogativas) da subjetividade internacional? 
8- Explique a seguinte afirmativa: “Normas jus cogens não podem ser revogadas por normas positivas de direito internacional.”
Normas Jus cogens são um conjunto de normas aceitas e reconhecidas pela comunidade internacional que podem ser objeto de derrogação pela vontade individual dos Estados, somente podem ser revogadas por normas positivas desde que seja na mesma hierarquia. 
9- Consoante a doutrina majoritária, qual o eixo axiológico utilizado na proteção dos Direitos Humanos? Explique levando em conta a sua aplicação no direito interno e internacional. 
Com base no princípio da dignidade da pessoa humana, cujo este está na constituição federal de 88, este é o eixo axiológico utilizado na proteção dos direitos humanos, principio base que rege os tratados internacionais dos direitos humanos. 
10- Ex dirigente de federação sul-americana de futebol, após deixar o cargo que exercia em seu país de origem, sabedor de que existe uma investigação em curso na Colômbia, opta por fixar residência no Brasil, pelo fato de ser estrangeiro casado com brasileira, com a qual tem dois filhos pequenos. Anos depois, já tendo se naturalizado brasileiro, o governo da Colômbia pede a sua extradição em razão de sentença que o condenou por crime praticado quando ocupava cargo na federação sul-americana de futebol. Diga qual a possibilidade de extradição e fundamente. 
Ele poderá ser extraditado. O brasileiro naturalizado pode ser extraditado por ter praticado crime anterior a sua naturalização. Ressalte-se que o fato de o réu ter esposa brasileira e filhos brasileiros não impede a sua extradição. Salvo se for no caso de expulsão não poderá ser extraditado.

Mais conteúdos dessa disciplina