Buscar

nascituro codigo civil

Prévia do material em texto

Nome: Vanessa Galles Semenzato RA: 159185 Sala: 1C
 Nascituro 
 A nomenclatura nascituro deriva do latim nasciturusa-um, ou seja, aquele nascerá. ‘’ O ser humano já concebido, cujo nascimento se espera como fato futuro certo’’.( HILDEBRAND, 2007, p. 205)
 Atualmente se tem grandes conflitos em relação ao nascituro, por sua vez ele é uma vida uterina em que pode nascer com vida, ou sem vida onde é considerado natimorto. E são por essas questões que muitos questionam em que momento a vida se inicia, alguns doutrinadores entendem que o nascituro não é vida, e que o inicia dela só se da com o nascimento, ao contrário de outros que entendem que a vida inicia-se desde a concepção.
 Maria Helena Diniz conceitua nascituro como sendo: Aquele que há de nascer, cujos direitos a lei põe a salvo. Aquele que, estendo concebido, ainda não nasceu e que, na vida intrauterina, tem personalidade jurídica formal, no que atina aos direitos de personalidade, passando a ter personalidade jurídica material, alcançando os direitos patrimoniais, que permaneciam em estado potencial, somente com o nascimento com vida. (DINIZ, 2008, p. 334).
 Para LIMA, nascituro já considerado como pessoa, porém que ainda não nasceu. É a pessoa que nascerá. Se LIMA dita que nascituro é pessoa, para ela, nascituro tem direitos e não apenas tem diretos postos a salvo para ter-lhes em posse após o nascimento.
 VENOSA, como LIMA, entende que nascituro é pessoa, tem direitos e não apenas expectativas de direitos. ‘’ Com o nascimento, há a separação do nascituro da mãe; no entanto, sempre foram seres distintos. Em cada período do seu desenvolvimento, o nascituro é um ser vivo distinto do organismo materno’’. (LIMA, 2012, p.50).
 Se ocorre o nascimento quando o bebe se separa completamente da mãe, ou seja, não depende mais da vida da sua genitora.
 A proteção constitucional da vida humana não se restringe à vida biológica. O ordenamento jurídico, ao tutelar a vida, impõe ao Estado o dever de proteção ampla. Importa o direito de ter assegurado o normal desenvolvimento intrauterino, de vir à luz com vida, de estar vivo e não ser privado de viver, bem como de ter uma existência digna. (LIMA, 2012, p.43).
 De acordo com o artigo 2° do Código Civil pátrio, a personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida. Todavia, a lei protege desde a concepção, os direitos do nascituro. De acordo com o Código Civil o nascituro tem expectativa de direitos, não tem personalidade civil, pois o artigo 2° deste diploma dita que a personalidade civil inicia com o nascimento com vida.
 
Teorias do início da personalidade 
Se tem três principais teorias sobre quando começa a personalidade do nascituro, natalista, concepcionista e personalidade condicional. Segundo a teoria natalista a personalidade se da ao nascimento com vida, antes disso se tem apenas uma expectativa do direito da personalidade, a doutrina segue esta teoria pois entende que não é porque defende o direito do nascituro que este tem personalidade civil. Já a teoria concepcionista entende que desde a concepção o nascituro tem personalidade e por ultimo a teoria da personalidade condicional diz que a personalidade começa com a concepção e o nascituro tem direitos próprios, os quais ficam sob condição suspensiva , e se consolidam caso nascimento com vida ou se resolvem em caso de nascimento sem vida.
 DIREITOS DO NASCITURO
‘’ Toda pessoa tem, direito a que se respeite a sua vida. Esse direito deve ser protegido pela lei e, em geral, desde o momento da concepção. Ninguém pode ser privado da vida arbitrariamente’’.
 O nascituro deve ter total proteção para seu desenvolvimento intrauterino, cuidados médicos e parto em local especializado.
 A Lei nº 8.069 de 1.990, o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 7º, dita que o Estado zela pelo nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso do ser humano.
 Será determinada a curatela ao nascituro se houver o falecimento do pai e se a mãe não puder exercer o poder de família, em conformidade com o artigo 1779 do Código Civil Brasileiro.
 Ao nascituro assiste no plano do Direito Processual, capacidade para ser parte, como autor ou como réu. Representando o nascituro, pode a mãe propor a ação investigatória, e o nascimento com vida investe o infante da titularidade da pretensão de direito material, até então apenas uma expectativa resguardada. (RJTJRS 104/418) 
 O intuito da Lei nº 11.804 de 2008 é dar apoio a gestação, esta lei preocupa-se com a proteção do nascituro.
 O artigo 6º da Lei nº 11.804 de 2008 informa que convencido da existência de indícios da paternidade, o juiz fixará alimentos gravídicos que perdurarão até o nascimento da criança.
 De acordo com o artigo 538 do Código Civil de 2002, in verbis: ‘’ Considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra’’. O direito de o nascituro receber doação tem previsão legal no artigo 542 do Código Civil, in verbis:‘’ A doação feita ao nascituro valerá, sendo aceita pelo seu representante legal’’.
 O artigo 1.798 do Código Civil ensina que, in verbis: ‘’ Legitimam-se a suceder as pessoas nascidas ou já concebidas no momento da abertura da sucessão’’. De acordo com artigo 1.800, § 3º do Código Civil, ao nascer com vida, a sucessão do herdeiro será deferida a ele.

Continue navegando