Buscar

Organelas e Funções Celulares

Prévia do material em texto

MODELO MAPA BIOLOGIA E BIOQUIMICA
	Acadêmico
	Franklyn Willian Faustino Ribeiro
	R.A.
	1941255-5
1) Com base nos materiais da disciplina e nos materiais disponibilizados, responda o que se pede nos itens a seguir:
a) Preencha o nome das organelas da célula eucarionte.
b) Descreva a(s) função(ões) das organelas que você nomeou na figura do item “a”.
	1 a) Lisossomo 
	1 b) Vesícula contendo enzimas digestivas atuantes na degradação de partículas e substâncias absorvidas por pinocitose ou fagocitose (vacúolo alimentar).
	2 a) Membrana plasmática 
	2 b) Serve para separa o citoplasma do meio extracelular e apresenta permeabilidade seletiva, ou seja, ela tem papel fundamental para o equilíbrio químico da célula.
	3 a) Reticulo Endoplasmático 
	3 b) é uma organela que está relacionada com a síntese de moléculas orgânicas, existem 2 tipos de retículo: o liso e o rugoso, que tem formas e funções diferentes. O rugoso é associado aos ribossomos e à síntese de proteínas, enquanto o liso produz os lipídios
	4 a) Complexo Golgiense 
	4 b) Tem como funções principais modificar as proteínas e lipídios provenientes do retículo endoplasmático; transportar, selecionar e endereçar substâncias; reciclagem entre membranas; formar a parede celular da célula vegetal, o acrossomo do espermatozoide, os lisossomos e as membranas plasmáticos e nuclear
	5 a) Mitocôndria 
	5 b) É a organela citoplasmática responsável pela respiração celular, formada por duas membranas (a interna lisa e a interna pregueada), possui um conjunto de enzimas que proporcionam reações altamente específicas: Ciclo de Krebs e Cadeia Respiratória.
O ser humano consome os alimentos que passam por reações bioquímicas e os transformam em energia em forma de ATP. A molécula ATP (adenosina trifosfato) pode ser considerada como sendo uma moeda internacional de fornecimento de energia para todas as células eucariontes. Essa molécula armazena energia por meio das ligações dos grupamentos fosfato, e nas células, existem uma dinâmica que quebram essas ligações fornecendo energia térmica. 
KAMEI, M. C. de S. L. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá: UniCesumar, 2018.
 
2) Descreva quais são os substratos, extraídos dos alimentos, que dão origem ao ATP. (mínimo 6 linhas – máximo 10 linhas)
A molécula de ATP (adenosina trifosfatada) é sintetizada na oxidação de carboidratos, proteínas e gorduras, lembrando que os carboidratos estocados na forma de glicogênio muscular e hepático e a glicose sanguínea são utilizados pelos músculos como fonte primária de combustível.
Temos dois tipos processos diferentes e integrados que operam para satisfazer a demanda energética do músculo a partir destes substratos: o sistema anaeróbio, onde não há a utilização de oxigênio e o sistema aeróbio que é a queima completa dos carboidratos (glicose e glicogênio), gorduras e proteínas na presença do oxigênio.
 
​
Na célula muscular estriada esquelética há um arranjo de filamentos de actina e demais proteínas, principalmente, a miosina. Essas estruturas interagem entre si e por fim dão origem ao movimento muscular.
 
KAMEI, M. C. de S. L. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá: UniCesumar, 2018.
3) Diante dessas informações, descreva de forma resumida como ocorre a base da contração muscular. (mínimo 6 linhas – máximo 10 linhas)
O cérebro envia sinais, através do sistema nervoso, para o neurônio motor que está em contato com as fibras musculares, em seguida ocorre o encurtamento dos sarcômeros: os filamentos de actina deslizam sobre os de miosina, graças a certos pontos de união que se formam entre esses dois filamentos, levando a formação da actomiosina. Para esse deslizamento acontecer, há a participação de grande quantidade de dois elementos importantes: íons Ca ++ e ATP. Nesse caso cabe à molécula de miosina o papel de “quebrar” (hidrolisar) o ATP, liberando a energia necessária para a ocorrência de contração.

Mais conteúdos dessa disciplina