Buscar

História da América av final discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	História da América I (HID102)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:455068) ( peso.:4,00)
	Prova:
	14475985
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O movimento das Mães da Praça de Maio teve início no dia 30 de abril de 1977. Segundo estudos, um pequeno grupo de mulheres estava reunido na Praça de Maio em Buenos Aires, quando um militar deu a seguinte ordem: "vocês não podem ficar paradas aqui, circulando". Segundo Rafael S. Câmara (2014), sem alternativa, as mulheres não contestaram a ordem e literalmente, começaram a "circular" ao redor da Pirâmide de Maio, erguida em 1811 em comemoração à independência da Argentina. Desde então, algumas mães que tiveram seus filhos detido-desaparecidos na última ditadura militar argentina (1976-1983) são identificadas como Asociación Madres de Plaza de Mayo e Madres de Plaza de Mayo. Na praça se encontram, marcham, rondam e protestam semanalmente, entoando a memória de seus filhos e de todos aqueles que sofreram a violência e os abusos do regime militar. Se amparando nas informações sobre as Mães da Praça de Maio, disserte acerca da ditadura militar na Argentina, dando ênfase à história das vítimas que morreram em confronto com as tropas militares ou "desapareceram".       
FONTE: CÂMARA, Sette Rafael. A história da luta das Mães da Praça de Maio. Disponível em: <http://www.360meridianos.com/2014/08/historia-maes-da-praca-de-maio.html>. Acesso em: 26 jun. 2017.
	Resposta Esperada:
As Mães da Praça de Maio mantêm o movimento em memória dos seus filhos e das pessoas que foram vítimas da ditadura na Argentina, porque até hoje, cerca de dez mil pessoas continuam desaparecidas. O perfil dos perseguidos políticos na Argentina era semelhante aos perseguidos no Brasil, pois eram em sua maioria estudantes, militantes de partidos de esquerda, sindicalistas e artistas. Além da repressão às manifestações contrárias ao governo militar, as prisões, as torturas e as mortes, há na literatura registro de que mais de cem bebês, filhos dos presos políticos que até hoje estão desaparecidos, foram doados como órfãos.
	2.
	A exploração das terras descobertas durante o século XV através das navegações europeias trouxe uma série de novas possibilidades ao continente. Acerca desse assunto, discorra sobre os motivos pelos quais a colonização da América foi reconhecida como uma alternativa viável à crise europeia em fins do século XV e início do século XVI.
	Resposta Esperada:
Espera-se que o acadêmico escreva: 
1- A busca de novos caminhos para atingir o Oriente, terra encarada como fonte de riquezas, passou a constituir uma questão de sobrevivência. 
2- Era preciso enfrentar o Atlântico, explorá-lo, buscando saídas, e para financiar um empreendimento desse porte era condição prévia a existência de Estados Nacionais com poder político centralizado e recursos financeiros volumosos. 
3- Portugal e Espanha formaram os primeiros Estados Nacionais. Estavam, ?portanto, prontos para liderar o expansionismo marítimo e, levados pela necessidade, assim o fizeram?. 
4- A decadência do sistema feudal e a ascensão das relações pré-capitalistas de produção provocaram a necessidade, por parte dos europeus, de dominar novas rotas marítimas com destino às Índias ou regiões a partir das quais fosse viável a extração de algum tipo de riqueza.
Parte inferior do formulário

Outros materiais