Buscar

Historia da Educação - Avaliação Discursiva Online

Questão A

 

Segundo Silva, (2011, p. 11)

A origem da história da educação tem seus estudos atrelados ao campo da pedagogia. Inicialmente, o interesse sobre os assuntos escolares só se fazia presente nos cursos de formação de professores. Como disciplina, ela surgiu no final do século XIX, em universidades da Europa. Era um assunto mais presente na pedagogia, porque, nesse período, a história voltava suas pesquisas para assuntos econômicos e políticos. A história tradicional não se preocupava com assuntos sociais ou culturais. Dessa forma, a escola ficava fora de seu foco de interesse. Com a ampliação e introdução da história cultural ampliou-se o leque de possibilidades de novos temas, objetos e o uso de fontes que antes eram desprezadas e afastou-se da história tradicional, que privilegiava a exaltação de grandes heróis e dos documentos oficiais.

Levando em consideração os estudos realizados na disciplina, bem como suas experiências no campo educativo, redija um texto destacando como Sociologia, Antropologia e outras áreas das ciências sociais e humanas, contribuíram para o trabalho com a história, em sala de aula.

Para responder à questão, você deve produzir um texto entre 10 e 15 linhas. O texto escrito deve ser construído com base no assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no material e videoaulas da disciplina.

 

Questão B

Para a aula desse trimestre o professor do curso de licenciatura em matemática, propõe aos estudantes que pesquisem sobre o processo de colonização no Brasil, com a vinda dos padres Jesuítas. Logo após sua explicação, um dos estudantes questiona sobre a necessidade de estudar essa temática, visto que seu curso é da área de exatas. Nesse sentido, para sua formação julga necessário aprender apenas conteúdos para ensinar matemática na educação básica.  Tendo em vista essa situação, como você enquanto professor dessa turma, justificaria a necessidade desse trabalho para a formação de professores de matemática.

Para responder à questão, você deve produzir um texto entre 10 e 15 linhas. O texto escrito deve ser construído com base no assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no material e videoaulas da disciplina.

💡 1 Resposta

User badge image

Maria Feminino

As ciências humanas em geral, tem uma grande contribuição para os avanços da sociedade, e, a instituição escolar desenvolve seus conceitos de maneira didática para que a formação dos alunos não seja apenas em ciências exatas e naturais, mas para que todos possuam uma relação com a sociedade, a cultura e os eventos históricos ao longo das gerações.


Assim, a sociologia busca entender o indivíduo e a sociedade;


A antropologia estuda os grupos e como são suas linguagens;


A história apresenta uma linha do tempo sobre nossa evolução histórica;


Assim como a geografia tem um papel importante por mapear e nos apresentar detalhes do mundo em que vivemos, todas questões de grande importância para a formação dos alunos.



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais