Logo Passei Direto
Buscar

Antropologia 2019 Questões Resolvidas

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Podemos considerar que, no sistema capitalista no qual vivemos, os atrativos para uma vida de consumo levam as pessoas a buscarem, desenfreadamente, a satisfação ilusória de inúmeras necessidades.
Nesse sentido, é adequado afirmar que:
a) O sentido da vida é afirmado pela satisfação das necessidades básicas dos seres humanos.
b) A vida possui mais sentido devido ao consumo, que estimula cada vez mais as pessoas.
c) É mais fácil desencadear a perspectiva de uma vida sem objetivo e sem valores do que de uma vida de esperança e realizações.
d) O sistema capitalista promove e satisfaz cada vez mais os anseios de grande parte da população mundial.
e) No sistema capitalista, há mais espaço para uma forma humanitária de ser e de agir.

De acordo com os estudos de Antropologia, Ética e Cultura, a Antropologia tem como objetivo principal o estudo do homem como ser cultural.
Tendo em vista esse cenário, podemos dizer que ao fazer uma análise antropológica do homem devemos levar em consideração:
a) O contexto histórico em que o homem está inserido, isto é, a sociedade e o ambiente que o cerca, já que o homem se constitui como tal em relação ao espaço e tempo.
b) Apenas a classe social em que o homem está inserido, pois a forma como ele se relaciona com os outros seres e com o meio em que vive é determinada pela sua classe social.
c) A organização política da sociedade em que o homem está inserido, pois depende exclusivamente dela a compreensão dos comportamentos, sentimentos e ações do homem.
d) Os aspectos biológicos, com o intuito de tratar de sua individualidade a partir das características físicas.
e) Apenas as alternativas C e D estão corretas.

De acordo com os estudos de Antropologia, Ética e Cultura, podemos dizer que a importância da nossa relação com o outro é resultado:
Assinale a alternativa correta.
a) Da natureza humana, pois, o homem nada mais é do que um ser natural, biológico e, consequentemente, encontra-se regido pelas normas da natureza. A vida em sociedade somente é possível, pois, de certo modo os homens somente se orientam e compartilham das regras naturais, sendo apenas o instinto responsável pelo despertar da consciência do ser humano.
b) Da condição humana, pois a vida em sociedade nos mostra que a cada dia a relação com o outro perde importância no que se refere a nossa sobrevivência. Estamos nos tornando cada vez mais autossuficientes graças ao avanço das novas tecnologias.
c) Da condição humana, pois o homem desde o nascimento encontra-se inserido em uma sociedade onde há valores, normas, costumes e também práticas sociais. A vida em sociedade é possível, pois, de certo modo o homem compartilha valores, hábitos etc. A relação com o outro permite o despertar da consciência enquanto ser humano, já que o outro não é um amigo invisível. Na relação com o outro descobrimos o sentido da humanização.
d) Da natureza humana, pois, o homem nada mais é do que um ser natural, consequentemente, encontra-se regido pelas normas e regras da natureza. A vida em sociedade somente é possível quando os homens se orientam e compartilham das normas e regras naturais.
e) Da condição humana, pois apesar do homem no nascimento encontrar-se separado da sociedade onde há valores, normas, costumes e também práticas sociais, ele poderá fazer parte dela posteriormente. A relação com o outro, mesmo sendo dispensável, permite descobrirmos os potenciais da humanização - que é uma escolha de cada um.

O que significa dizer que o ser humano é um ser social?
a) Significa dizer que o ser humano é um conjunto de estímulos biológicos.
b) Significa dizer que o código genético do ser humano é o único critério de definidor de seu “eu”.
c) Significa dizer que o ser humano é constituído a partir de sua cultura.
d) Significa dizer que as questões sociais não são adequadas para explicar o homem.
e) Significa dizer que a dimensão mais importante do homem é a social, em detrimento de todas as outras.

A simples existência do outro exige uma resposta; não uma resposta simplesmente intelectual, uma resposta que brote da orientação ontológica do ser. Para compreender melhor esse tema, definamos o que é o outro para nós.
Assinale a alternativa que define melhor essa relação eu com o outro:
a) O outro nunca é um ser indiferente, é um ser que chama, exige um comportamento ético.
b) O reconhecimento do outro é de caráter objetivo, o outro não é um 'amigo invisível'.
c) A acolhida do outro não está dentro do universo daquilo que é construído na cultura como algo aprendido e sim como algo dado e constitutivo. É uma exigência interior que se projeta numa dimensão transcendente.
d) Por meio do outro, descobrimos o sentido último por nos transportar à relação como divino, numa dimensão transcendente.
e) Todas as alternativas estão corretas.

Avalie as informações a seguir sobre a pós-modernidade:
Estão corretas as afirmacoes:
I. Na pós-modernidade o capitalismo exclui e marginaliza a população pobre, causando vulnerabilidade e risco social.
II. Na pós modernidade o indivíduo é julgado pela sua capacidade de consumo e produção.
III. Na pós-modernidade o homem sente-se seguro e leva uma vida estável.
a) Apenas I.
b) I, II e III.
c) I e II.
d) I e III.
e) II e III.

A liberdade é uma característica central da existência: supõe que a pessoa, ainda que ligada ao mundo pelo corpo, não está condicionada como animal, pelos impulsos.
Sobre a liberdade, é correto afirmar:
a) Só deve ser permitida aqueles que souberem usá-la devidamente. Aos demais é necessário promover estratégicas de cerceamento, encarceramento e exclusão. É necessário fazer um controle rígido para definir aquilo que deve permanecer e o que deve ser extinto da vida da sociedade. Obediência é fundamental.
b) A liberdade da vontade é uma disposição social e só se concretiza na medida em que instituições e valores elevados o permitem. É uma característica aprendida e como tal deve partir do esforço e merecimento de cada um.
c) A liberdade da vontade é a possibilidade de construir-se de que o homem dispõe; é uma propriedade especifica, pertence ao próprio ser. Não é uma característica adquirida, social: é constitutiva do ser homem; nunca é uma imposição, é por si mesmo: o homem é livre porque não pode ser de outra forma ou não seria um ser humano.
d) Cada ser humano é definido pela condição de nascimento devido á sua classe social, as suas características genéticas e condições experimentadas ao longo de sua vida. Desse modo, é possível dizer que uns são melhores que os outros e ninguém é igual a ninguém.
e) apesar das compulsões condicionarem a pessoa, não apenas esses condicionamentos devem ser considerados. Desse modo, a liberdade é desenvolvida quando se leva em conta outros mecanismos d coação que interferem na vida da pessoa, superando a condição natural de submissão e violência gerada pelas paixões e instintos.

Não há liberdade sem condição ética, não há liberdade sem responsabilidade.
Assinale a alternativa que melhor define o conceito de liberdade aqui estudada em nosso material de apoio:
a) A liberdade é condição do ser racional e com vontade.
b) Justamente na dinâmica entre liberdade e responsabilidade é que o ser humano possui a capacidade de mudar, de transformar sua vida e sua forma de ver o mundo.
c) Somos livres para atuar. Porém, a liberdade deve ser vista como um caminho para progredir em direção à plena humanidade, o que possibilita uma sociedade justa e equitativa.
d) Pela liberdade, dimensão essencial, o homem é considerado um sujeito de responsabilidades e direitos.
e) Todas as alternativas estão corretas.

De acordo com os estudos de Antropologia, Ética e Cultura, 'O ser humano é capaz de se inquietar; ele está aberto ao mundo, e essa abertura ao ser. Essa atitude explica a liberdade que o ser humano possui e que é própria dele.'
Como o homem possui a capacidade de questionar-se sobre sua essência, quais atribuições inerentes a essas realizações o acompanham? Escolha a alternativa a seguir que responda corretamente à questão:
a) Ele tem a possibilidade de ter consciência de si mesmo e, ao mesmo tempo, a capacidade de se compreender, embora não consiga ter uma completa autocompreensão.
b) Ele tem a possibilidade de exequir-se como um ser de autoelaboração.
c) Ele tem a possibilidade de gerir-se como uma autogeria antropocêntrica.
d) Mesmo se questionando sobre si mesmo, o homem não pode conhecer-se e se abrir a expressão de si mesmo.
e) Apesar de sua abertura ao mundo, a egolatria representa um fechamento antropológico.

Considerando os filósofos da idade média, tais como Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, como podemos caracterizar a visão de homem no pensamento cristão?
Assinale a alternativa correta.
a) o homem é entendido como eixo unificado da ordem universal, porém, o que o caracteriza é a própria essência e a alma, sendo esta última tratada por Platão segundo um dualismo alma espiritual e corpo material por Aristóteles segundo uma visão psicológica, não antropológica.
b) O homem é entendido como pessoa, resultado, sobretudo, de sua experiencia de diálogo com deus como decisão livre e responsável, guiada pela revelação.
c) O homem é visto como o centro do universo, onde a sua submissão a uma religião é substituída pela autonomia da razão.
d) O homem é visto como uma realidade material como outra qualquer, não encontrando este mais nenhuma segurança que dê sentido para sua existência.
e) o homem é reduzido a uma máquina de fazer e de consumi, concebido por um sistema de pensamento tecnicista que reduz problemas sociais a questões administrativas e problemas da educação em problemas de mercado e de técnicas de gerenciamento.

Diante do ser pessoa, deparamo-nos com a questão da ética, elemento constitutivo da condição de sobrevivência, vivencia e convivência.
Nesse sentido, é correto afirmar:
a) No mundo globalizado, ética se confunde com moral.
b) Nas sociedades feudais, ética refere-se a um conjunto de representação capitalista da relação social de produção.
c) A ética deve ser entendida como conjunto de princípios e disposições que são essencialmente técnicas e intransponíveis para o mundo secular.
d) Tanto a ética como a moral, sendo distintamente reconhecidas (tomadas como coisas diferentes, porem relacionadas), não se colocam como um conjunto de verdades fixas e imutáveis, pois ambas apresentam um caráter histórico e social.
e) A ética está desvinculada dos principais humanitários fundamentais comuns a todos os povos, nações, religiões etc.

A busca de compreensão do ser pessoa culminou num esforço histórico, fazendo brotar o movimento filosófico e social denominado 'Humanismo'.
Entretanto, ela pode ter, pelo menos, três sentidos básicos. Assinale a alternativa que relaciona corretamente esses três sentidos.
a) Movimento histórico-literário, movimento especulativo-filosófico e movimento ético-sociológico.
b) Luta contra os movimentos religiosos, organizações contra o armamento e defesa da livre-iniciativa.
c) Socialismo cientifico, comunismo e liberalismo.
d) Poder autocrático, diminuição da participação do estado na economia e liberdade de expressão.
e) Movimento político, movimento religioso e entendimento técnico do ser humano.

A partir do século 14, com o Renascimento, e no século 15, com o inicio da idade moderna, a preocupação voltou para a pessoa.
Depois de um longo período em que o Teocentrismo era a principal referência para o entendimento das coisas, emergia uma corrente de pensamento identificada com a pessoa, a qual foi denominada na Europa como
a) Humanismo.
b) Filosofia Contemporânea.
c) Iluminismo.
d) Reforma Protestante.
e) Empirismo.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Podemos considerar que, no sistema capitalista no qual vivemos, os atrativos para uma vida de consumo levam as pessoas a buscarem, desenfreadamente, a satisfação ilusória de inúmeras necessidades.
Nesse sentido, é adequado afirmar que:
a) O sentido da vida é afirmado pela satisfação das necessidades básicas dos seres humanos.
b) A vida possui mais sentido devido ao consumo, que estimula cada vez mais as pessoas.
c) É mais fácil desencadear a perspectiva de uma vida sem objetivo e sem valores do que de uma vida de esperança e realizações.
d) O sistema capitalista promove e satisfaz cada vez mais os anseios de grande parte da população mundial.
e) No sistema capitalista, há mais espaço para uma forma humanitária de ser e de agir.

De acordo com os estudos de Antropologia, Ética e Cultura, a Antropologia tem como objetivo principal o estudo do homem como ser cultural.
Tendo em vista esse cenário, podemos dizer que ao fazer uma análise antropológica do homem devemos levar em consideração:
a) O contexto histórico em que o homem está inserido, isto é, a sociedade e o ambiente que o cerca, já que o homem se constitui como tal em relação ao espaço e tempo.
b) Apenas a classe social em que o homem está inserido, pois a forma como ele se relaciona com os outros seres e com o meio em que vive é determinada pela sua classe social.
c) A organização política da sociedade em que o homem está inserido, pois depende exclusivamente dela a compreensão dos comportamentos, sentimentos e ações do homem.
d) Os aspectos biológicos, com o intuito de tratar de sua individualidade a partir das características físicas.
e) Apenas as alternativas C e D estão corretas.

De acordo com os estudos de Antropologia, Ética e Cultura, podemos dizer que a importância da nossa relação com o outro é resultado:
Assinale a alternativa correta.
a) Da natureza humana, pois, o homem nada mais é do que um ser natural, biológico e, consequentemente, encontra-se regido pelas normas da natureza. A vida em sociedade somente é possível, pois, de certo modo os homens somente se orientam e compartilham das regras naturais, sendo apenas o instinto responsável pelo despertar da consciência do ser humano.
b) Da condição humana, pois a vida em sociedade nos mostra que a cada dia a relação com o outro perde importância no que se refere a nossa sobrevivência. Estamos nos tornando cada vez mais autossuficientes graças ao avanço das novas tecnologias.
c) Da condição humana, pois o homem desde o nascimento encontra-se inserido em uma sociedade onde há valores, normas, costumes e também práticas sociais. A vida em sociedade é possível, pois, de certo modo o homem compartilha valores, hábitos etc. A relação com o outro permite o despertar da consciência enquanto ser humano, já que o outro não é um amigo invisível. Na relação com o outro descobrimos o sentido da humanização.
d) Da natureza humana, pois, o homem nada mais é do que um ser natural, consequentemente, encontra-se regido pelas normas e regras da natureza. A vida em sociedade somente é possível quando os homens se orientam e compartilham das normas e regras naturais.
e) Da condição humana, pois apesar do homem no nascimento encontrar-se separado da sociedade onde há valores, normas, costumes e também práticas sociais, ele poderá fazer parte dela posteriormente. A relação com o outro, mesmo sendo dispensável, permite descobrirmos os potenciais da humanização - que é uma escolha de cada um.

O que significa dizer que o ser humano é um ser social?
a) Significa dizer que o ser humano é um conjunto de estímulos biológicos.
b) Significa dizer que o código genético do ser humano é o único critério de definidor de seu “eu”.
c) Significa dizer que o ser humano é constituído a partir de sua cultura.
d) Significa dizer que as questões sociais não são adequadas para explicar o homem.
e) Significa dizer que a dimensão mais importante do homem é a social, em detrimento de todas as outras.

A simples existência do outro exige uma resposta; não uma resposta simplesmente intelectual, uma resposta que brote da orientação ontológica do ser. Para compreender melhor esse tema, definamos o que é o outro para nós.
Assinale a alternativa que define melhor essa relação eu com o outro:
a) O outro nunca é um ser indiferente, é um ser que chama, exige um comportamento ético.
b) O reconhecimento do outro é de caráter objetivo, o outro não é um 'amigo invisível'.
c) A acolhida do outro não está dentro do universo daquilo que é construído na cultura como algo aprendido e sim como algo dado e constitutivo. É uma exigência interior que se projeta numa dimensão transcendente.
d) Por meio do outro, descobrimos o sentido último por nos transportar à relação como divino, numa dimensão transcendente.
e) Todas as alternativas estão corretas.

Avalie as informações a seguir sobre a pós-modernidade:
Estão corretas as afirmacoes:
I. Na pós-modernidade o capitalismo exclui e marginaliza a população pobre, causando vulnerabilidade e risco social.
II. Na pós modernidade o indivíduo é julgado pela sua capacidade de consumo e produção.
III. Na pós-modernidade o homem sente-se seguro e leva uma vida estável.
a) Apenas I.
b) I, II e III.
c) I e II.
d) I e III.
e) II e III.

A liberdade é uma característica central da existência: supõe que a pessoa, ainda que ligada ao mundo pelo corpo, não está condicionada como animal, pelos impulsos.
Sobre a liberdade, é correto afirmar:
a) Só deve ser permitida aqueles que souberem usá-la devidamente. Aos demais é necessário promover estratégicas de cerceamento, encarceramento e exclusão. É necessário fazer um controle rígido para definir aquilo que deve permanecer e o que deve ser extinto da vida da sociedade. Obediência é fundamental.
b) A liberdade da vontade é uma disposição social e só se concretiza na medida em que instituições e valores elevados o permitem. É uma característica aprendida e como tal deve partir do esforço e merecimento de cada um.
c) A liberdade da vontade é a possibilidade de construir-se de que o homem dispõe; é uma propriedade especifica, pertence ao próprio ser. Não é uma característica adquirida, social: é constitutiva do ser homem; nunca é uma imposição, é por si mesmo: o homem é livre porque não pode ser de outra forma ou não seria um ser humano.
d) Cada ser humano é definido pela condição de nascimento devido á sua classe social, as suas características genéticas e condições experimentadas ao longo de sua vida. Desse modo, é possível dizer que uns são melhores que os outros e ninguém é igual a ninguém.
e) apesar das compulsões condicionarem a pessoa, não apenas esses condicionamentos devem ser considerados. Desse modo, a liberdade é desenvolvida quando se leva em conta outros mecanismos d coação que interferem na vida da pessoa, superando a condição natural de submissão e violência gerada pelas paixões e instintos.

Não há liberdade sem condição ética, não há liberdade sem responsabilidade.
Assinale a alternativa que melhor define o conceito de liberdade aqui estudada em nosso material de apoio:
a) A liberdade é condição do ser racional e com vontade.
b) Justamente na dinâmica entre liberdade e responsabilidade é que o ser humano possui a capacidade de mudar, de transformar sua vida e sua forma de ver o mundo.
c) Somos livres para atuar. Porém, a liberdade deve ser vista como um caminho para progredir em direção à plena humanidade, o que possibilita uma sociedade justa e equitativa.
d) Pela liberdade, dimensão essencial, o homem é considerado um sujeito de responsabilidades e direitos.
e) Todas as alternativas estão corretas.

De acordo com os estudos de Antropologia, Ética e Cultura, 'O ser humano é capaz de se inquietar; ele está aberto ao mundo, e essa abertura ao ser. Essa atitude explica a liberdade que o ser humano possui e que é própria dele.'
Como o homem possui a capacidade de questionar-se sobre sua essência, quais atribuições inerentes a essas realizações o acompanham? Escolha a alternativa a seguir que responda corretamente à questão:
a) Ele tem a possibilidade de ter consciência de si mesmo e, ao mesmo tempo, a capacidade de se compreender, embora não consiga ter uma completa autocompreensão.
b) Ele tem a possibilidade de exequir-se como um ser de autoelaboração.
c) Ele tem a possibilidade de gerir-se como uma autogeria antropocêntrica.
d) Mesmo se questionando sobre si mesmo, o homem não pode conhecer-se e se abrir a expressão de si mesmo.
e) Apesar de sua abertura ao mundo, a egolatria representa um fechamento antropológico.

Considerando os filósofos da idade média, tais como Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, como podemos caracterizar a visão de homem no pensamento cristão?
Assinale a alternativa correta.
a) o homem é entendido como eixo unificado da ordem universal, porém, o que o caracteriza é a própria essência e a alma, sendo esta última tratada por Platão segundo um dualismo alma espiritual e corpo material por Aristóteles segundo uma visão psicológica, não antropológica.
b) O homem é entendido como pessoa, resultado, sobretudo, de sua experiencia de diálogo com deus como decisão livre e responsável, guiada pela revelação.
c) O homem é visto como o centro do universo, onde a sua submissão a uma religião é substituída pela autonomia da razão.
d) O homem é visto como uma realidade material como outra qualquer, não encontrando este mais nenhuma segurança que dê sentido para sua existência.
e) o homem é reduzido a uma máquina de fazer e de consumi, concebido por um sistema de pensamento tecnicista que reduz problemas sociais a questões administrativas e problemas da educação em problemas de mercado e de técnicas de gerenciamento.

Diante do ser pessoa, deparamo-nos com a questão da ética, elemento constitutivo da condição de sobrevivência, vivencia e convivência.
Nesse sentido, é correto afirmar:
a) No mundo globalizado, ética se confunde com moral.
b) Nas sociedades feudais, ética refere-se a um conjunto de representação capitalista da relação social de produção.
c) A ética deve ser entendida como conjunto de princípios e disposições que são essencialmente técnicas e intransponíveis para o mundo secular.
d) Tanto a ética como a moral, sendo distintamente reconhecidas (tomadas como coisas diferentes, porem relacionadas), não se colocam como um conjunto de verdades fixas e imutáveis, pois ambas apresentam um caráter histórico e social.
e) A ética está desvinculada dos principais humanitários fundamentais comuns a todos os povos, nações, religiões etc.

A busca de compreensão do ser pessoa culminou num esforço histórico, fazendo brotar o movimento filosófico e social denominado 'Humanismo'.
Entretanto, ela pode ter, pelo menos, três sentidos básicos. Assinale a alternativa que relaciona corretamente esses três sentidos.
a) Movimento histórico-literário, movimento especulativo-filosófico e movimento ético-sociológico.
b) Luta contra os movimentos religiosos, organizações contra o armamento e defesa da livre-iniciativa.
c) Socialismo cientifico, comunismo e liberalismo.
d) Poder autocrático, diminuição da participação do estado na economia e liberdade de expressão.
e) Movimento político, movimento religioso e entendimento técnico do ser humano.

A partir do século 14, com o Renascimento, e no século 15, com o inicio da idade moderna, a preocupação voltou para a pessoa.
Depois de um longo período em que o Teocentrismo era a principal referência para o entendimento das coisas, emergia uma corrente de pensamento identificada com a pessoa, a qual foi denominada na Europa como
a) Humanismo.
b) Filosofia Contemporânea.
c) Iluminismo.
d) Reforma Protestante.
e) Empirismo.

Prévia do material em texto

Antropologia, Ética e Cultura 
1 - [173384] Podemos considerar que, no sistema 
capitalista no qual vivemos, os atrativos para uma 
vida de consumo levam as pessoas a buscarem, 
desenfreadamente, a satisfação ilusória de inúmeras 
necessidades. Nesse sentido, é adequado afirmar que: 
a) O sentido da vida é afirmado pela satisfação das 
necessidades básicas dos seres humanos. 
b) A vida possui mais sentido devido ao consumo, que 
estimula cada vez mais as pessoas. 
c) É mais fácil desencadear a perspectiva de uma vida 
sem objetivo e sem valores do que de uma vida de 
esperança e realizações. 
d) O sistema capitalista promove e satisfaz cada vez mais 
os anseios de grande parte da população mundial. 
e) No sistema capitalista, há mais espaço para uma forma 
humanitária de ser e de agir. 
 
2 - [176818] De acordo com os estudos de 
Antropologia, Ética e Cultura, a Antropologia tem 
como objetivo principal o estudo do homem como ser 
cultural. Podemos afirmar assim, a partir do estudo 
da disciplina, que a Antropologia é a ciência da 
cultura humana e possui um campo de investigação 
extremamente vasto, abrangendo, no espaço, toda a 
terra habitada, e, no tempo, pelo menos dois milhões 
de anos e todas as populações socialmente 
organizadas. Tendo em vista esse cenário, podemos 
dizer que ao fazer uma análise antropológica do 
homem devemos levar em consideração: 
a) O contexto histórico em que o homem está 
inserido, isto é, a sociedade e o ambiente que o cerca, 
já que o homem se constitui como tal em relação ao 
espaço e tempo. 
b) Apenas a classe social em que o homem está inserido, 
pois a forma como ele se relaciona com os outros seres e 
com o meio em que vive é determinada pela sua classe 
social. 
c) A organização política da sociedade em que o homem 
está inserido, pois depende exclusivamente dela a 
compreensão dos comportamentos, sentimentos e ações 
do homem. 
d) Os aspectos biológicos, com o intuito de tratar de sua 
individualidade a partir das características físicas. 
e) Apenas as alternativas C e D estão corretas. 
 
 
3 - [176843] Assinale a alternativa correta. De acordo 
com os estudos de Antropologia, Ética e Cultura, 
podemos dizer que a importância da nossa relação 
com o outro é resultado: 
a) Da natureza humana, pois, o homem nada mais é do 
que um ser natural, biológico e, consequentemente, 
encontra-se regido pelas normas da natureza. A vida em 
sociedade somente é possível, pois, de certo modo os 
homens somente se orientam e compartilham das regras 
naturais, sendo apenas o instinto responsável pelo 
despertar da consciência do ser humano. 
b) Da condição humana, pois a vida em sociedade nos 
mostra que a cada dia a relação com o outro perde 
importância no que se refere a nossa sobrevivência. 
Estamos nos tornando cada vez mais autossuficientes 
graças ao avanço das novas tecnologias. 
 c) Da condição humana, pois o homem desde o 
nascimento encontra-se inserido em uma sociedade 
onde há valores, normas, costumes e também práticas 
sociais. A vida em sociedade é possível, pois, de certo 
modo o homem compartilha valores, hábitos etc. A 
relação com o outro permite o despertar da 
consciência enquanto ser humano, já que o outro não 
é um amigo invisível. Na relação com o outro 
descobrimos o sentido da humanização. 
d) Da natureza humana, pois, o homem nada mais é do 
que um ser natural, consequentemente, encontra-se 
regido pelas normas e regras da natureza. A vida em 
sociedade somente é possível quando os homens se 
orientam e compartilham das normas e regras naturais. 
e) Da condição humana, pois apesar do homem no 
nascimento encontrar-se separado da sociedade onde há 
valores, normas, costumes e também práticas sociais, ele 
poderá fazer parte dela posteriormente. A relação com o 
outro, mesmo sendo dispensável, permite descobrirmos 
os potenciais da humanização - que é uma escolha de 
cada um. 
 
4 - [176847] O que significa dizer que o ser humano é 
um ser social? 
a) Significa dizer que o ser humano é um conjunto de 
estímulos biológicos. 
b) Significa dizer que o código genético do ser humano é 
o único critério de definidor de seu “eu”. 
c) Significa dizer que o ser humano é constituído a 
partir de sua cultura. 
d) Significa dizer que as questões sociais não são 
adequadas para explicar o homem. 
e) Significa dizer que a dimensão mais importante do 
homem é a social, em detrimento de todas as outras. 
 
5 - [63772] A simples existência do outro exige uma 
resposta; não uma resposta simplesmente intelectual, 
uma resposta que brote da orientação ontológica do 
ser. Para compreender melhor esse tema, definamos o 
que é o outro para nós. Assinale a alternativa que 
define melhor essa relação eu com o outro: 
a) O outro nunca é um ser indiferente, é um ser que 
chama, exige um comportamento ético. 
b) O reconhecimento do outro é de caráter objetivo, o 
outro não é um "amigo invisível". 
c) A acolhida do outro não está dentro do universo 
daquilo que é construído na cultura como algo aprendido 
e sim como algo dado e constitutivo. É uma exigência 
interior que se projeta numa dimensão transcendente. 
 d) Por meio do outro, descobrimos o sentido último por 
nos transportar à relação como divino, numa dimensão 
transcendente. 
e) Todas as alternativas estão corretas. 
 
6 - [189896] Avalie as informações a seguir sobre a 
pós-modernidade: 
I. Na pós-modernidade o capitalismo exclui e 
marginaliza a população pobre, causando vulnerabilidade 
e risco social. 
II. Na pós modernidade o indivíduo é julgado pela 
sua capacidade de consumo e produção. 
III. Na pós-modernidade o homem sente-se seguro 
e leva uma vida estável. Estão corretas as afirmações: 
Apenas 
a) I. 
b) I, II e III. 
c) I e II. 
d) I e III. 
e) II e III. 
 
7- [188541] ´´A liberdade é uma característica central 
da existência: supõe que a pessoa, ainda que ligada ao 
mundo pelo corpo, não está condicionada como 
animal, pelos impulsos. Não depende exclusivamente 
das pulsações, do patrimônio genético, do meio social, 
das características históricas. Em outras palavras, 
não está determinada pelas forças da 
natureza``(DANIEL, E.; SCOPINHO, S. C. D. 
Antropologia, Ética e Cultura. Batatais: Claretiano, 
2013, p.161). A liberdade e o seu exercício, conforme 
esclarece o exceto acima, são fundamentais para a 
pessoa. Sobre a liberdade, é correto afirmar: 
a) Só deve ser permitida aqueles que souberem usá-la 
devidamente. Aos demais é necessário promover 
estratégicas de cerceamento, encarceramento e exclusão. 
É necessário fazer um controle rígido para definir aquilo 
que deve permanecer e o que deve ser extinto da vida da 
sociedade. Obediência é fundamental. 
b) A liberdade da vontade é uma disposição social e só se 
concretiza na medida em que instituições e valores 
elevados o permitem. É uma característica aprendida e 
como tal deve partir do esforço e merecimento de cada 
um. 
c) A liberdade da vontade é a possibilidade de 
construir-se de que o homem dispõe; é uma 
propriedade especifica, pertence ao próprio ser. Não é 
uma característica adquirida, social: é constitutiva do 
ser homem; nunca é uma imposição, é por si mesmo: 
o homem é livre porque não pode ser de outra forma 
ou não seria um ser humano. 
 d) Cada ser humano é definido pela condição de 
nascimento devido á sua classe social, as suas 
características genéticas e condições experimentadas ao 
longo de sua vida. Desse modo, é possível dizer que uns 
são melhores que os outros e ninguém é igual a ninguém. 
e) apesar das compulsões condicionarem a pessoa, não 
apenas esses condicionamentos devem ser considerados. 
Desse modo, a liberdade é desenvolvida quando se leva 
em conta outros mecanismos d coação que interferem na 
vida da pessoa, superando a condição natural de 
submissão e violência gerada pelas paixões e instintos. 
 
8- [63774]Não há liberdade sem condição ética, não 
há liberdade sem responsabilidade. Já que a 
liberdade, por ser da pessoa, supõe sempre uma 
dimensão interpessoal, o homem é sempre um eu no 
mundo com outros ´´eus``, situação essa que exige 
reciprocidade de condutas, porque a liberdade supõe 
um sentido. Assinale a alternativa que melhor define 
o conceito de liberdade aqui estudada em nosso 
material de apoio: 
a) A liberdade é condição do ser racional e com vontade. 
b) Justamente na dinâmica entre liberdade e 
responsabilidade é que o ser humano possui a capacidade 
de mudar, de transformar sua vida e sua forma de ver o 
mundo. 
c) Somos livres para atuar. Porém, a liberdade deve ser 
vista como um caminho para progredir em direção à 
plena humanidade, o que possibilita uma sociedade justa 
e equitativa. 
d) Pela liberdade, dimensão essencial, o homem é 
considerado um sujeito de responsabilidades e direitos. 
e) Todas as alternativas estão corretas. 
 
9- [141000] De acordo com os estudos de 
Antropologia, Ética e Cultura, ´´ O ser humano é 
capaz de se inquietar; ele está aberto ao mundo, e 
essa abertura ao ser. Essa atitude explica a liberdade 
que o ser humano possui e que é própria dele. O 
homem é um ser aberto ao mundo e ao ser, podendo 
perceber a verdade e o valor que há nessa atitude 
humana. Nisso, o homem percebe sua essência, isto é, 
a essência dele se concretiza na abertura ao mundo e 
ao ser. Por isso, ele se pergunta sobre sua própria 
essência, sobre o que faz no mundo, por que está 
neste mundo e qual a razão de existência``. Como o 
homem possui a capacidade de questionar-se sobre 
sua essência, quais atribuições inerentes a essas 
realizações o acompanham? Escolha a alternativa a 
seguir que responda corretamente à questão: 
a) Ele tem a possibilidade de ter consciência de si mesmo 
e, ao mesmo tempo, a capacidade de se compreender, 
embora não consiga ter uma completa autocompreensão. 
b) Ele tem a possibilidade de exequir-se como um ser de 
autoelaboração. 
c) Ele tem a possibilidade de gerir-se como uma 
autogeria antropocêntrica. 
d) Mesmo se questionando sobre si mesmo, o homem 
não pode conhecer-se e se abrir a expressão de si mesmo. 
e) Apesar de sua abertura ao mundo, a egolatria 
representa um fechamento antropológico. 
 
10- [176830] Considerando os filósofos da idade 
média, tais como Santo Agostinho e São Tomás de 
Aquino, como podemos caracterizar a visão de 
homem no pensamento cristão? Assinale a alternativa 
correta. 
a) o homem é entendido como eixo unificado da ordem 
universal, porém, o que o caracteriza é a própria essência 
e a alma, sendo esta última tratada por Platão segundo 
um dualismo alma espiritual e corpo material por 
Aristóteles segundo uma visão psicológica, não 
antropológica. 
b) O homem é entendido como pessoa, resultado, 
sobretudo, de sua experiencia de diálogo com deus 
como decisão livre e responsável, guiada pela 
revelação. 
c) O homem é visto como o centro do universo, onde a 
sua submissão a uma religião é substituída pela 
autonomia da razão. 
d) O homem é visto como uma realidade material como 
outra qualquer, não encontrando este mais nenhuma 
segurança que dê sentido para sua existência. 
e) o homem é reduzido a uma máquina de fazer e de 
consumi, concebido por um sistema de pensamento 
tecnicista que reduz problemas sociais a questões 
administrativas e problemas da educação em problemas 
de mercado e de técnicas de gerenciamento. 
 
11- [182241] diante do ser pessoa, deparamo-nos com 
a questão da ética, elemento constitutivo da condição 
de sobrevivência, vivencia e convivência. Assim, a 
ética pode ser entendida como um conjunto de 
normas que regula o comportamento de grupos 
humanos. Nesse sentido, é correto afirmar: 
a) No mundo globalizado, ética se confunde com moral. 
b) Nas sociedades feudais, ética refere-se a um conjunto 
de representação capitalista da relação social de 
produção. 
c) A ética deve ser entendida como conjunto de 
princípios e disposições que são essencialmente técnicas 
e intransponíveis para o mundo secular. 
d) Tanto a ética como a moral, sendo distintamente 
reconhecidas (tomadas como coisas diferentes, porem 
relacionadas), não se colocam como um conjunto de 
verdades fixas e imutáveis, pois ambas apresentam 
um caráter histórico e social. 
e) A ética está desvinculada dos principais humanitários 
fundamentais comuns a todos os povos, nações, religiões 
etc. 
 
12- [182239] A busca de compreensão do ser pessoa 
culminou num esforço histórico, fazendo brotar o 
movimento filosófico e social denominado ´´ 
Humanismo``. Essa palavra tem sentido muito 
positivo porque se propõe, fundamentalmente, a 
valorizar o ser humano na sua plenitude como ser. 
Entretanto, ela pode ter, pelo menos, três sentidos 
básicos. Assinale a alternativa que relaciona 
corretamente esses três sentidos. 
a) Movimento histórico-literário, movimento 
especulativo-filosófico e movimento ético-sociológico. 
b) Luta contra os movimentos religiosos, organizações 
contra o armamento e defesa da livre-iniciativa. 
c) Socialismo cientifico, comunismo e liberalismo. 
d) Poder autocrático, diminuição da participação do 
estado na economia e liberdade de expressão. 
e) Movimento político, movimento religioso e 
entendimento técnico do ser humano. 
 
13-[173386] A partir do século 14, com o 
Renascimento, e no século 15, com o inicio da idade 
moderna, a preocupação voltou para a pessoa. Depois 
de um longo período em que o Teocentrismo era a 
principal referência para o entendimento das coisas, 
emergia uma corrente de pensamento identificada 
com a pessoa, a qual foi denominada na Europa como 
a) Humanismo. 
b) Filosofia Contemporânea. 
c) Iluminismo. 
d) Reforma Protestante. 
e) Empirismo.

Mais conteúdos dessa disciplina