Buscar

simulado Clínico VII 2020 1

Prévia do material em texto

O EAP (Edema Agudo de Pulmão) é considerado uma emergência clínica que se manifesta por um quadro de insuficiência respiratória de rápido início e evolução. Diante desse quadro, o enfermeiro deve estar atento para as manifestações clínicas, que são caracterizadas por:
	
	
	
	
	agitação psicomotora súbita, cianose central, sudorese, taquipneia e saída de secreção amarelada pelas narinas.
	
	
	dispnéia, hipotensão arterial, poliúria, turgência de jugulares, edema de membros inferiores e cianose.
	
	
	cefaléia pulsátil, hiperglicemia, hipertensão arterial, broncoespasmo severo com cianose labial e expectoração de aspecto róseo.
	
	
	ansiedade, dispnéia, cianose central, sudorese, vômitos em jato, bradicardia e hipotensão.
	
	
	inquietação, ansiedade, dispnéia, sibilos, tosse, expectoração de aspecto róseo, cianose e hipoperfusão periférica.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Segundo estudos realizados, as populações dos países subdesenvolvidos estão mais expostas aos riscos de desenvolvimento de episódios de convulsão ou epilepsia, devido ás condições precárias de higiene e nutrição. Ainda segundo o estudo, cerca de 3% a 5% da população apresenta epilepsia. Considerando que o profissional enfermeiro deve ser detentor de conhecimentos acerca da fisiopatologia, manifestações clínicas e abordagem inicial nos casos de convulsão e epilepsia, analise as afirmações abaixo: I. Algumas etiologias como álcool, tumores, febre, podem desencadear o processo de convulsão. II. Após o primeiro episódio de convulsão, o eletroencefalograma (EEG) deve ser realizado com o objetivo de verificar possíveis alterações estruturais. III. E de suma importância que o enfermeiro colha a história do paciente com eficácia, pois é componente importante para o diagnóstico e tratamento da epilepsia. É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
	II - III
	
	
	II
	
	
	I - III
	
	
	I - II
	
	
	I
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		CESPE/UnB - SESA/ES/2013 - Adaptado por Talline Hang-Costa) Acerca do traumatismo craniano, classificado como leve e de baixo risco, define-se, pela Escala de Coma de Glasgow, entre os níveis de pontos:
	
	
	
	
	8 e 9.
	
	
	10 e 11.
	
	
	6 e 7.
	
	
	14 e 15.
	
	
	12 e 13.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Para um cliente, internado no CTI há 6 dias, está sedado e possui diagnóstico médico de Sepse. Ao avaliar o cliente, o enfermeiro pode perceber que o cliente apresentou resposta lentificada ao toque da glabela. Com isso, pode-se afimar que segundo a Escala de Ramsay, o valor obtido após estas observações é de:
	
	
	
	
	3
	
	
	4
	
	
	1
	
	
	2
	
	
	5
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Dadas as afirmativas seguintes, referentes ao desequilíbrio ácido-básico,
I. Que os elementos que nos protegem dos ácidos localizam-se nos líquidos intra celular e extra celular, no sangue e nos osso.
II. Que quanto mais alta a concentração de H+ não aglutinado, menor o pH. Inversamente quanto mais baixa a concentração de H+, mais elevado o pH.
III. Que os rins excretam ácidos metabólicos ou íons de hidrogênio sob forma de cloreto de amônia e fosfato diidrogênio de sódio.
IV. Os resultados laboratoriais característicos de acidose metabólica não compensada incluem  pH < 22mEq/L, DB <-2 e PaCO2 normal Verifica-se que estão corretos os itens
 
	
	
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	I, II, III e IV .
	
	
	III e IV, apenas.
	
	
	II, III e IV, apenas.
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		A.B.M, 30 anos, diabética, apresentando sonolência, hálito cetótico, respiração de Kusmaull, poliúrica. Realizado gasometria arterial com o seguinte resultado: Ph=7,15; PO2= 80; PCO2= 24; HCO3- = 14. Nesse caso, A.B.M tem:
	
	
	
	
	Acidose metabólica compensatória com alcalose respiratória compensada
	
	
	Alcalose respiratória compensada
	
	
	Acidose metabólica descompensada; alcalose respiratória compensatória
	
	
	Acidose metabólica pura
	
	
	Acidose respiratória
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		Marque a alternativa que corresponde ao conceito de Meningite.
	
	
	
	
	Inflamação das meninges do cérebro e da medula espinhal, em geral resultante de infeção fúngica e por protozoários.
	
	
	NDA
	
	
	Inflamação das meninges do cérebro e da medula espinhal, em geral resultante de infeção por protozoário.
	
	
	Inflamação das meninges do cérebro e da medula espinhal, em geral resultante de infeção bacteriana.
	
	
	Inflamação das meninges do cérebro e da medula espinhal, em geral resultante de infeção fúngica.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Para que um traumatismo crânio-encefálico (TCE) seja classificado como moderado, pelos parâmetros da Escala de Coma de Glasgow, ele deve ter a seguinte pontuação:
	
	
	
	
	e) 17 a 20 pontos.
	
	
	d)15 a 17 pontos
	
	
	c) 13 a 15 pontos
	
	
	a) 3 a 8 pontos
	
	
	b) 9 a 12 pontos
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		A convulsão pode ocorrer de forma parcial ou generalizada. Diante disso, entende-se por crise convulsiva:
	
	
	
	
	Um evento contínuo desencadeado somente pelos ventrículos cerebrais aumentando a sobrecarga cardíaca.
	
	
	Um evento paroxístico causado por uma descarga elétrica anormal de alguns neurônios.
	
	
	NDA
	
	
	Um evento paroxístico causado por uma descarga elétrica normal de alguns neurônios.
	
	
	Um evento contínuo desencadeado exclusivamente pelos ventrículos cerebrais.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		O profissional enfermeiro quando na atuação no setor de emergência, se depara com vários pacientes apresentando distúrbios respiratórios, em alguns casos podendo ser fatais quando não abordados da maneira rápida e correta. Muitas dessas afecções respiratórias se apresentam de forma bastante similar, porém com etiologias diferentes, necessitando assim de um conhecimento prévio por parte do enfermeiro, das apresentações, fisiopatologias e abordagens. Analise as afirmativas abaixo: I. No caso da pneumonia, o enfermeiro deve avaliar sinais de hipoxemia e dispnéia . Os pacientes podem apresentar ainda tosse, produção de escarro e também murmúrio vesicular diminuído. II. Nos casos de asma aguda, o broncoespasmo é fator importante para a variação dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente, dentre eles a falta de ar associada aos estertores que são verificados quando o enfermeiro realiza a ausculta pulmonar. III. Nos casos de insuficiência respiratória aguda, os pacientes podem apresentar sinais e sintomas como: cianose, inquietação, alteração do nível de consciência entre outros. É correto apenas o que se afirma na apção:
	
	
	
	
	I - II
	
	
	I - II - III
	
	
	II - III
	
	
	I - III
	
	
	I

Continue navegando