Buscar

PROVA DE ETICA MORAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A palavra diáspora foi originalmente usada no Antigo Testamento para designar a dispersão dos judeus de Israel para o mundo. Recentemente, tem se aplicado o mesmo vocábulo, por analogia à condição judaica, aos movimentos dos povos africanos e afro-descendentes no interior do continente negro ou fora dele. A diáspora traz em si a ideia do deslocamento que pode ser forçado como na condição de escravo, resultado de guerras, perseguições políticas, religiosas ou desastres naturais. Também pode ser uma dispersão incentivada ou espontânea de grandes massas populacionais em busca de trabalho ou melhores condições de vida. A partir desses sentidos possíveis, a palavra diáspora tem servido para múltiplos usos, por exemplo, conceito nos estudos culturais e pós-coloniais e como motivo de identificação étnico-racial na busca do paraíso perdido dentro e fora da África. Também tem se prestado aos interesses políticos, ideológicos e econômicos que buscam aglutinar e, em alguns casos, levar de volta, para o continente de origem, africanos e afro-descendentes espalhados por todo o globo terrestre. Sobre o significado de diáspora para a cultura africana no período colonial, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SANTOS, J. A. dos. Diáspora africana paraíso perdido ou terra prometida. Disponível em: http://books.scielo.org/id/yf4cf/pdf/macedo-9788538603832-13.pdf. Acesso em: 3 set. 2018.
	
	a) O banimento da população dos cortiços deu origem à ocupação dos morros, que acabou culminando com as populares favelas. A falta de oportunidades criou uma legião de marginalizados da cidade, da sociedade, da possibilidade de educar-se e ter um emprego digno. Com o passar dos tempos, essas questões nacionais foram sanadas.
	
	
	b) Ser livre para os africanos em certo momento também significou não ter para onde ir. A opção colonial em incentivar a vinda de asiáticos e europeus provocou a exclusão da mão de obra africana. Entretanto, isso não afetou a lógica do trabalho escravo.
	
	
	c) Estudos etnográficos mostram que a falta de propriedade e de moradia digna para a população negra originou a cultura da sub-habitação, formada inicialmente por mocambos, construções precárias, construídas próximas às áreas centrais da cidade, cortiços e, posteriormente, as favelas.
	
	
	d) O período colonial brasileiro não conheceu uma diáspora africana.
	
	 
	 
	2.
	Em tempos de crises sociais, econômicas ou políticas, o ?discurso comum/popular? cita constantemente a necessidade e o valor da ética. Então, nesses termos, o conceito inicial de ética se torna uma referência para algo de bom ou que consiga estabelecer justiça e ordem. No contexto sobre o valor da ética, analise as afirmativas a seguir:
I- A ética representa uma espécie de discernimento moral da sociedade.
II- Problemas como a corrupção e crimes são repudiados pelo senso da ética.
III- Por se tornar frequente e comum, a corrupção política passou a ser eticamente aceitável.
IV- A ética tem grande valor à sociedade por priorizar e preservar o bem comum.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	
	b) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	
	c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	
	d) As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	 
	 
	3.
	A sociedade apresenta aos indivíduos uma série de comportamentos, ideologias e hábitos que exigem que os indivíduos tenham um posicionamento crítico frente a tudo isso. Este posicionamento crítico é denominado de consciência crítica. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Consciência crítica consiste, entre outras coisas, em dizer não aos fatos que nos são apresentados.
(    ) A consciência crítica é resultado de um processo histórico, pois nasce de diferentes pontos de vista sobre uma mesma coisa. 
(    ) Caracteriza-se pela passividade com relação aos questionamentos vinculados ao porquê e para quê das coisas.
(    ) A consciência crítica é considerada positiva porque questiona os fatos, busca saber por que as coisas devem ser como são.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - F - V.
	
	
	b) V - F - V - F.
	
	
	c) V - F - F - V.
	
	
	d) V - V - F - V.
	
	 
	 
	4.
	Ao longo da história humana, foram desenvolvidas diferentes concepções de ética. Ainda hoje estes conceitos formulados são tomados como parâmetro pela sociedade contemporânea no sentido de dizer o que é certo ou errado, bom ou mal. Sobre a concepção relativista de ética, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A ética na concepção relativista tem caráter dinâmico, pois a validade depende da subjetividade de cada indivíduo e do ambiente cultural no qual se encontra.
(    ) A moral relativista é pautada na racionalidade, pois os conflitos básicos entre os valores são resolvidos racionalmente. 
(    ) Na concepção relativista, a moral consiste na tolerância com outros sistemas morais. Nesse sentido, o imoral é o intolerante com os diferentes. 
(    ) O relativismo moral é dogmático, pois suas verdades partem do âmbito religioso cristão. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - F - F.
	
	
	b) V - V - V - F.
	
	
	c) F - F - V - V.
	
	
	d) V - F - V - F.
	
	 
	 
	5.
	O conceito de ética tem sido um tema de discussão para filósofos, sociólogos e outras áreas do conhecimento. De modo geral, o conceito de ?ética? tem semelhanças e diferenças com o conceito de ?moral?. Entretanto, para a interação e convivência tornem a equilibrar-se na sociedade, tanto a ética quanto a moral de um determinado grupo precisam ser determinados através do entendimento e observação das necessidades do grupo como um todo. Nesse sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A origem do questionamento sobre a ética e a moral está na filosofia e na história da Grécia Antiga.
(    ) A moral significa um conceito meramente teórico, não refletindo as práticas de uma sociedade.
(    ) O conceito de moral está ligado aos hábitos de conduta, ou código moral, de uma sociedade.
(    ) O sentido da ética representa o estudo ou reflexão sobre as atitudes humanas e a organização da sociedade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - F - V.
	
	
	b) V - F - V - V.
	
	
	c) F - F - V - V.
	
	
	d) V - V - F - F.
	
	 
	 
	6.
	O desenvolvimento da cultura urbana provocou diversos impactos nas sociedades e no meio ambiente. As primeiras aldeias foram erguidas próximas às áreas de cultivo e pastagens para os rebanhos, fato que fez surgir os primeiros aglomerados urbanos. Tais fatores fez surgir diversificados produtos para o consumo. A necessidade de dar vazão ao excedente agrícola fez com que despontasse os centros de troca de produtos agropecuários e de manufaturas. Sobre a ascensão das primeiras cidades, analise as sentenças a seguir:
I- As primeiras cidades caracterizavam-se pela presença de várias aldeias em torno de um templo, onde se reverenciava o principal deus totêmico da comunidade, cujo intérprete era um sacerdote que acumulava a função de dirigir a cidade, além de supervisionar as colheitas, orientar o armazenamento dos grãos e a distribuição das sementes e da água.
II- A ascensão das cidades também demandou uma organização mais eficaz nos transportes. Para mover madeira, pedra e produtos agrícolas de partes longínquas, houve o aperfeiçoamento do transporte terrestre com a roda e a tração animal, e o transporte fluvial com o posterior uso de embarcações à vela.
III- Com o passar do tempo, além da agricultura, o aprimoramento das técnicas de torno de metais constituía profissões especializadas cujos serviços eram procurados nas cidades. Além dos metalúrgicos e ourives, outra profissão que não tardou a emergir nas cidades é a do mercador, sujeito que fazia e intermediava trocas de mercadorias, tendo o gado como unidade de troca.
IV- A proliferação das especialidades: sacerdotes, escribas,mercadores, camponeses, artesãos e soldados, dá origem a uma forma de classificação dos cidadãos, culminando também com uma distribuição desigual das riquezas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	
	
	b) Somente a sentença IV está correta.
	
	
	c) Somente a sentença II está correta.
	
	
	d) Somente a sentença III está correta.
	
	 
	 
	7.
	Para o sociólogo e economista Karl Marx, numa sociedade na qual vivem exploradores e explorados, é a moral da classe dominante que predomina. Os valores, como liberdade, racionalidade e felicidade são hipócritas, porque são irrealizáveis numa sociedade fundada na divisão do trabalho. Somente poderá existir uma moral verdadeira quando vivemos numa sociedade sem Estado e sem propriedade privada. A crítica que se pode fazer a esta concepção de ética está:
	
	a) Na dificuldade de compreender como seria esta sociedade sem Estado e sem propriedade privada, e de que maneira a individualidade de cada um seria respeitada.
	
	
	b) No fato de que o ser humano não pode, por si só, encontrar o que é certo e o que é errado, necessitando do auxílio divino para praticar o bem.
	
	
	c) Na dificuldade de encontrarmos o que é certo e o que é errado, apenas pelo caminho do conhecimento.
	
	
	d) Na mudança das regras morais de certos grupos sociais. Assim, um grupo de criminosos que possuíssem uma moral própria teria as suas ações legitimadas do ponto de vista ético.
	
	 
	 
	8.
	Na discussão sobre a participação social e sobre o interesse, o indivíduo vai balancear os interesses de natureza pública e particular. Enquadram-se, nesse exemplo, a carreira política e profissões ligadas ao serviço do setor público. Nesse contexto, veja a figura e analise as afirmativas a seguir:
I- A figura descreve a ação de um indivíduo centrado nos interesses pessoais em prejuízo dos interesses públicos.
II- Segundo a figura, os profissionais estão engajados nos ideais dos interesses coletivos.
III- A ética profissional, segundo a figura, está centrada na ação em que prevalecem os interesses coletivos.
IV- A figura demonstra o prejuízo do interesse público causado pela ação do enriquecimento individual.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://pitacovirtual.blogspot.com.br/2010/11/proclamacaoda-
republica-garantia-de.html>. Acesso em: 30 out. 2014.
	imag_prova_questao.php?prpq_codi=94174334&prpq_prop=12661216
	
	a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	
	b) As afirmativas I e IV estão corretas.
	
	
	c) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	d) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	 
	 
	9.
	Discutir, aprofundar e ampliar o conceito de justiça é uma questão fundamental para as sociedades que buscam as garantias dos direitos humanos e a promoção da vida. A ideia de justiça interfere em interesses públicos e particulares, por isso necessita da participação social no processo de discussão e amadurecimento. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- A justiça social envolve a dimensão distributiva da relação entre cidadãos e o Estado.
II- A justiça legal denota as obrigações dos cidadãos com as instituições sociais.
III- Premiar os cidadãos que mais se esforçam socialmente é função da justiça distributiva.
IV- Justiça equitativa é o valor social para privilegiar as classes sociais mais ricas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	b) As afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	c) As afirmativas I e IV estão corretas.
	
	
	d) As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	 
	 
	10.
	Ao falar de Idade Média, temos um tipo de filosofia predominante. Esta filosofia associou-se às concepções e às condutas morais das pessoas no período, que passou a ditar as formas de agir e pensar de maneira predominante até o início da Idade Moderna. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a filosofia formadora da ética e da moral ao longo da Idade Média:
	
	a) Existencialista.
	
	
	b) Racionalista.
	
	
	c) Humanista.
	
	
	d) Cristã.

Continue navegando