A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
EAD2020 1AOL2

Pré-visualização | Página 1 de 3

1. Pergunta 1
/1
O Proadess tem como objetivo contribuir para o monitoramento e avaliação do sistema de saúde brasileiro, ao produzir subsídios para o planejamento de políticas, programas e ações de saúde para gestores de todas as esferas administrativas e disseminar informações sobre o desempenho do SUS nos seus distintos âmbitos. Conceitualmente, considera que o desempenho do sistema de saúde brasileiro deve ser analisado em um contexto político, social e econômico que traduza a sua história e a sua conformação atual, seus objetivos e suas prioridades. Dentro desse cenário devem ser identificados os determinantes associados aos problemas de saúde tidos como prioritários, evitáveis e passíveis de intervenção, cuja apreciação deve ser feita considerando o seu impacto em diferentes grupos sociais. Considerando a Matriz de dimensões da avaliação de desempenho do sistema de saúde, avalie as afirmações e assinale a alternativa CORRETA:
I – Em relação ao desempenho dos serviços de saúde, a efetividade diz respeito ao grau em que a assistência, os serviços e as ações atingem os resultados esperados.
II – Dentre o modelo proposto pelo Proadess, referente às condições de saúde da população, não existe possibilidade de intervenção do profissional de Educação Física, já que os itens descritos dizem respeito a outras profissões na área da saúde.
III – Em relação ao desempenho dos serviços de saúde, a continuidade diz respeito à capacidade de o sistema de saúde prestar serviços de maneira ininterrupta e coordenada entre diferentes níveis de atenção.
Correta
(E) Apenas as afirmações I e ...
Mostrar outras opções 
2. Pergunta 2
/1
Em sua tese de livre-docência, a prof.ª Miako Kimura afirma que “delinear fenômenos, estabelecer e desenvolver conceitos são processos fundamentais para o desenvolvimento de qualquer área de conhecimento. A criação de uma linguagem comum que deriva desses processos facilita a comunicação e reduz a possibilidade de interpretações diferenciadas e as repercussões negativas na pesquisa e na prática profissional” (KIMURA, 1999, p. 10). A partir dessa proposição, analise as afirmações abaixo e indique qual é a CORRETA.
Incorreta
(B) Os termos “qualidade de ... está correta
Ocultar outras opções 
1. 
Em geral, o termo “condições de vida” está relacionado às escolhas que o indivíduo faz considerando o contexto em que vive.
2. 
Os termos “qualidade de vida” e “saúde” estão relacionados, mas não podem ser tratados como sinônimos, pois o conceito de qualidade de vida contempla os aspectos ligados à saúde, mas não se restringe a ele.
Resposta correta
3. 
A “interdisciplinaridade” trata do conceito ampliado de saúde, e o reconhecimento de uma complexa rede de condicionantes e determinantes sociais da saúde e da qualidade de vida exige dos profissionais e equipes trabalho articulado com redes/instituições que estão fora do seu próprio setor. 
4. 
A “intersetorialidade” diz respeito ao trabalho em que as diversas ações, saberes e práticas se complementam. Disciplinas implicam condutas, valores, crenças e modos de relacionamento que incluem tanto os modos de relacionamento humano quanto de modos de relação entre sujeito e conhecimento. 
5. 
Em geral, o termo “estilo de vida” diz respeito a aspectos objetivos e geralmente está relacionado a fatores externos ao indivíduo.
3. Pergunta 3
/1
O Proadess tem como objetivo contribuir para o monitoramento e avaliação do sistema de saúde brasileiro, ao produzir subsídios para o planejamento de políticas, programas e ações de saúde para gestores de todas as esferas administrativas e disseminar informações sobre o desempenho do SUS nos seus distintos âmbitos. Dentro desse cenário devem ser identificados os indicadores dos serviços de saúde. Considerando a Matriz de dimensões da avaliação de desempenho do sistema de saúde, avalie as afirmações e assinale a alternativa CORRETA:
Sobre essas normas, analise as afirmativas abaixo:
I. Adequação é o grau em que os cuidados prestados às pessoas estão baseados no conhecimento técnico-científico existente.
II. Acesso é a capacidade do sistema de saúde para prover o cuidado e os serviços necessários no momento certo e no lugar adequado.
III. Aceitabilidade é o grau em que os serviços de saúde ofertados estão de acordo com os valores e expectativas dos usuários e da população.
IV. Eficiência é o grau em que a assistência, serviços e as ações atingem os resultados esperados.
V. Efetividade é a relação entre o produto da intervenção de saúde e os recursos utilizados.
Assinale as afirmações que estão CORRETAS.
Correta
(D) I, II e III
Mostrar outras opções 
4. Pergunta 4
/1
“O conhecimento científico é importante para a sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação. O conhecimento científico gerado por uma determinada sociedade consolida o saber”. VALENTIM, M. Editorial. Brazilian Journal of Information Science, v. 0, n. 0, p. 1-2, jul./dez. 2006.
Partindo de tal premissa, avalie as afirmações e assinale a alternativa CORRETA:
I – O senso comum pode ser caracterizado por um conjunto de opiniões, ideias e concepções em um determinado contexto social, que se impõem como naturais e necessárias, não exigindo profundas reflexões ou questionamentos.
II – O Código de Ética do Profissional de Educação Física reitera que uma vez concluído o curso de graduação em Educação Física, o profissional está preparado para atuar no mercado ao longo da carreira profissional, na medida em que adquiriu os conhecimentos necessários para suprir as demandas atuais e futuras da sociedade, com a devida qualidade.
III – O conhecimento científico é um conhecimento que tem origem em um método de pesquisa,e pressupõe o uso de rigor científico e reflexão crítica.
Correta
(E) Apenas as afirmações I e ...
Mostrar outras opções 
5. Pergunta 5
/1
No artigo “Saúde, sociedade e qualidade de vida”, o autor Paulo M. Buss afirma que “saúde é um direito humano fundamental, reconhecido por todos os foros mundiais e em todas as sociedades. Como tal, saúde se encontra em pé de igualdade com outros direitos garantidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. [...] Isto implica no entendimento de que a saúde não é nem uma conquista, nem uma responsabilidade exclusiva do setor saúde. Ela é o resultado de um conjunto de fatores sociais, econômicos, políticos e culturais, coletivos e individuais, que se combinam, de forma particular, em cada sociedade e em conjunturas específicas, daí resultando sociedades mais ou menos saudáveis”.BUSS, P. M. Saúde, sociedade e qualidade de vida. Disponível em <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=34&sid=8>. Acesso em: 30 set. 2018.
Sobre esse assunto, avalie as afirmações a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
I – O índice de desenvolvimento humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.
II – Ferranz e Powers definem qualidade de vida de uma pessoa como o senso de bem-estar e da satisfação ou insatisfação em áreas da vida que são importantes para ela.
III – A ausência de doenças determina o índice de qualidade de vida de um indivíduo e da população em geral.
Correta
(A) Apenas as afirmações I e ...
Mostrar outras opções 
6. Pergunta 6
/1
Segundo Martins (2015, p. 12), “as recomendações sobre condutas e procedimentos do profissional de Educação Física na atenção básica à saúde estão fundamentadas na produção científica relacionada às temáticas abordadas, nos documentos oficiais que tratam do assunto e na experiência profissional dos responsáveis pela sua elaboração”. Dessa maneira, o profissional de Educação Física deve estar ciente das propostas do Ministério da Saúde sobre os processos e critérios de avaliação de serviços de saúde ofertados à sociedade. A partir dessas premissas, avalie as afirmações e assinale a alternativa CORRETA:
I – Na fase inicial de avaliação de programas relacionados à saúde deve-se envolver os interessados na avaliação, e essa ação é importante, pois torna o processo

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.