Buscar

RESENHA DIREITO ADMINISTRATIVO

Prévia do material em texto

RESENHA DIREITO ADMINISTRATIVO
Aluno: Roberlania Morais Sampaio
Curso: Serviços Jurídicos
Disciplina: Direito Administrativo
Nome: Luiz Fernando si lva 
Curso: direito Penal Mi litar 
D is c ipl i na: Di reito A dministrativo Co nstituc io nal e 
Civi l. 
Os D i reitos Administrati vos , Constitucionai s e 
Civi s ome: Luiz Fernando si lva Curso: direito Penal Mi litar D is c ipl i na: Di reito A dministrativo Co nstituc io nal e Civi l. Os D i reitos Administrati vos , Constitucionai s e Civi s 
O presente trabalho consiste em uma analise sistematiza a dos conteúdo s visto s nestas três área s do direito : administrativo constitucional e civil. Foram apresentadas a postilas recheadas de assuntos que são os pilares de cada matéria , que foram muito bem analisadas e comentadas individualmente pelo s autores . A parti r da leitura de cada conteúdo foi possível perceber que cada ramo tem suas peculiaridades que as diferencias das demais , porém também em sua maioria , formam um conglomerado de normas que se entrelaçam ditando os rumos da vida em sociedade.
Achei interessante como os textos foram estruturados . Eles são fragmentados, quando possível , em capítulos menores de modo a auxiliar na divisão em unidades do estudo. Isso facilita muito positivamente no planejamento do estudo , já que facilita na assimilação dos conteúdos apresentados. Para começar temos o direito administrativo que surge com muita importância e relevância com a democratização do País e com a busca de serviços públicos cada dia mais eficientes . Sempre ligado a os demais ramos do direito e principalmente ao direito constitucional este conjunto de normas visa principalmente mostrar a função do estado na vida dos indivíduos em sociedade, como se deve portar na resolução das responsabilidades dos entes esta tais. O primeiro tópico do texto tem o assunto referente ao regime jurídico administrativo uma características deste tópico esta na função administrativa que se refere ao pode -dever do Estado na busca do interesse coletivo , onde não a margem para autonomia da vontade sobressaindo o interesse da sociedade como um todo ao invés do desejos particulares. Após este tópico inicial o texto traz a ceara os princípio s norteadores da função administrativa, que se apresentam como basilares principalmente a suprema cia do interesse publico sobre o direito privado e a indisponibilidade do direito publico. Outro ponto que precisa ser destacado são os princípios do regime jurídico administrativo, que são o cerne de todos os atos praticados pela administração publica , dentre muitos os que mais se destacam: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e a eficiência . Em termos práticos temos uma excelente fonte de material , muito completo para estudos que passa desde os princípios mais básicos ate aos conceitos mais complexos de direito administrativo . Em direito constitucional temos o ramo do direito que explora , interpreta e sistematiza os princípios e normas fundamentais do Estado. Tem por objeto o estudo do Poder, sua organização , estruturação , limitação . Os temas foram muito bem trabalhados pelo autor expos de forma clara e concisa os assuntos . Inicia -se o desenvolvimento da obra pela discussão da estrutura dos direitos fundamentais sociais. Os direitos fundamentais sociais garantem a liberdade fática. Os direitos fundamentais sociais vêm constituídos pelo chamado mínimo existencial material como medida do menor grau de proteção (ex. educação , serviços de saúde). O conceito de dignidade da pessoa humana necessita de uma definição concreta do mínimo social ou standard mínimo , compreendido como mínimo existencial que corresponda à proteção do Estado , conforme o direito fundamental de liberdade. O teor de tal conceituação deve ser principalmente, positivo , não interpretado de forma restritiva , mas sim progressivamente fixado e desenvolvido numa perspectiva aberta e casuística. 
 A temática do autor na apostila de direito constitucional se trata de controle de constitucional idade. Controle constitucional idade de normas seria verificação por um órgão competente da consonância ou compatibilidade de uma determinada espécie normativa , levando -se em consideração uma Constituição , que fundamenta a validade daquela norma e, portanto , não podendo ser contrariada pela aquela norma inferior. A obra também foi muito bem elaborada e com certeza agregou muito valor aos meus conhecimentos. A mataria de direito civil um longo apanhado sobre esse ramo . O primeiro teme logo se refere à introdução ao código civil, que também de forma clara o autor expõe a diferença de existência com vigência de lei. Temos a parte que se refere aos bens e domicilio, onde se esclarece as características peculiares deste tema bem com o que se compreende como domicilio. A parte relacionada aos negócios jurídicos , o caracterizando e apontando todas suas faces bem como a presentando seus defeitos. Outro ponto muito importante do texto são os esclarecimentos sobre a invalidade dos negócios jurídicos, onde nesta parte temos retratado a prescrição a decadência, ato ilícito e a prova. Outro assunto a bordado foi o das obrigações, suas modalidades como as obrigações de dar, fazer, não fazer, alternativas, cumulativas e facultativas e etc. O ultimo tema debatido foi o direito de família, todas as suas nuances foram colocadas e esclarecidas, apesar de ser um assunto muito longo foi muito bem organizado e sintetizado de forma clara que facilitou o entendimento sobre o tema. Dessa forma, após a leitura de todos os assuntos destas três áreas do direito não restam duvidas que apesar de suas peculiaridades esses ramo está interligado entre si, onde cada um trata um assunto que ao mesmo tempo em que se assemelham entre si também trás um enfoque diferente sobre o mesmo tema. É claro que não poderia ser diferente um país que tem viés democrático não pode ter leis divergentes e é importante que o papel do Estado fique claro para todos que tiverem a necessidade de conhecer todos os mecanismos de direito e de deveres a sua disposição.

Continue navegando