Buscar

Fichamento 3 - CUPERTINO, C M B Oficinas de Criatividade - uma introdução

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REFERÊNCIA: CUPERTINO, C. M. B. Oficinas de Criatividade - uma introdução. In: CUPERTINO, C. M. B. (Org.). Espaços de Criação em Psicologia: oficinas na prática. 1 ed. São Paulo: Annablume, 2008. p. 7-12.
	 Texto 3
Nome: 
RA: 
Data: Fev/2020
A atividade denominada de Oficina de Criatividade, foi criada em 1990, tratando-se de uma modalidade de prática psicológica caracterizada pelo uso de recursos expressivos de natureza artística, com o intuito de instigar a expressão de experiências pessoais, bem como seus significados, possibilitando a ressignificação de tais experiências.
Proposta como uma atividade semanal, os encontros são distintos da Arte-Terapia por abordar questões sócio-culturais, arraigadas de valores e preconceitos, expressos nas produções dos participantes, de forma que permite-se o contato consigo e com a diversidade do grupo, contato este que possibilita laços que facilitam o desenvolvimento e outros contextos da vida.
Os temas surgem e são eleitos com base nas demandas do próprio grupo em particular, permitindo, de uma forma a suspender a expressão racional, a reflexão e transformação das próprias vivências através do fazer artístico, além de que, a congruência do grupo permite um suporte emocional para situações cotidianas e articulação política.
A sistematização dos resultados percebidos, possibilitou a ampliação dos aparatos artísticos, bem como mudança no paradigma científico tradicional, sendo utilizados como auxiliar para expressão de emoções e sentimentos em atividades relacionadas à formação acadêmica, como em práticas terapêuticas.
Visto que a prática se tornou abrangente, permite a aplicação em diversos contextos, pretendendo alcançar inclusive os campos da Psicologia em que, quando não exclusa, limita-se a classificar patologias, fundando o controle e a exclusão.
A contribuição dos estudos de Cupertino, no período de 1996 a 2001, expõe que recursos artísticos têm sido aproveitados no contexto Educacional, como facilitador do processo de aprendizagem, bem como na área da saúde, promovendo um trabalho de prevenção, manutenção ou recuperação, de forma que a expressão artística propicia a sensibilização e inserção social dos usuários.
A diversidade em relação aos contextos de aplicação, enfatiza a multiplicidade no que diz respeito às possíveis produções, englobando dentre elas produções plásticas, textuais, cênicas, contos e histórias, corporais, etc.
À vista disso, a modalidade de Oficina de Criatividade, enquanto prática psicológica, ainda que recente, mostra-se como uma técnica terapêutica possibilitadora de transformação das experiências individuais e dos grupos onde aplicada.

Outros materiais