Buscar

Revisão - Oficina de Criatividade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Revisão: Oficina de Criatividade
Texto 1: Você tem fome de quê? Um espaço para a expressividade no acompanhamento terapêutico em um caso de anorexia.
· A vontade do acompanhante de terapia em se adaptar à realidade do acompanhado, que se encontra impossibilitado de realizar determinadas atividades devido ao seu sofrimento psíquico ou físico, torna-se um diferencial na prática e também varia os locais, atividades e contextos de acordo com o cliente, de uma forma que é uma jornada compartilhada, redefinindo o enfrentamento de vários aspectos do sofrimento.
· Este trabalho também permite desvendar a relação do homem com o mundo, fazendo emergir aspectos de si mesmo e se redescobrir de forma terapêutica, possibilitando identificar-se como autor de sua própria obra.
· A expressão artística é capaz de expressar uma versão diferente do mundo a que o cliente está habituado, cheio de condições e convenções, pelo que é necessário reconhecer e respeitar a expressão da vida expressa na obra, bem como expressar os seus sentimentos.
· Os relatos da autora sobre o companheirismo terapêutico e os desejos insaciáveis dos clientes por itens não alimentícios se refletem de forma que permite o acesso à sua maneira de lidar com a vida no momento, ampliando sua perspectiva sobre as situações e sua verdadeira dor.
Texto 2: Oficina de criatividade: revendo o processo de ensinar, aprender e atuar em psicologia.
· Para a autora, a oficina é um local de auto experimentação, na qual, irá favorecer o desenvolvimento pessoal e também a preparação profissional de cada sujeito ao longo da graduação. 
· A auto experimentação ocorrerá por meio de uma temática envolvendo o uso expressivo como facilitador do processo, e assim, através de uma variedade de recursos expressivos com uma grande variedade de temas, visando sensibilizar, ser flexível e transformar as pessoas em criadores, críticos e condutores de suas próprias histórias.
· A sensibilização acontece e é um momento de relaxamento onde voltamos ao estado de relaxamento, exercícios respiratórios e músicas nos ajudam a entender o tema da oficina, e então somos levados a refletir sobre como vamos expressar o que nos é pedido pelo oficineiro.
· Após a atividade proposta, somos convidados a sentar em roda para compartilharmos a experiência com o restante do grupo, na partilha temos a percepção de que podemos ter coisas em comum e percebemos as nossas diferenças como sujeitos.
Texto 3: O papel das oficinas de criatividade junto a idosos institucionalizados.
· O objetivo da oficina é promover o autoconhecimento, resgatar a autoestima e a dignidade e liberar a criatividade por meio da atividade física e do uso de materiais expressivos.
· O envelhecimento é um processo natural de mudanças fisiológicas e estruturais no corpo e na mente ao longo da vida. Não há previsão cronológica exata de seu surgimento, dependerá de cada indivíduo ser influenciado pela sociedade, ambiente e cultura.
· Muitas vezes, os idosos são abandonados por alguns como objetos inúteis para a sociedade ou para a família.
· Essa indiferença e frequentemente desprezo pelos idosos é resultado de uma mentalidade que coloca a utilidade e a produtividade imediatas de uma pessoa em primeiro lugar. O descaso e indiferença também é resultado da negligência do próprio Estado, que não criou condições e leis para proteger os idosos e punir aqueles que os abusam.
Texto 4: Oficinas de criatividade para jovens em situação de risco.
· Emergiu um consenso de que os conceitos de adolescência e juventude são construídos histórica e culturalmente, além de que, é preciso considerar a diversidade de contextos sociais, materiais, econômicos e culturais para definir qualquer segmento.
· Três aspectos distintos constituem a situação e o estatuto da juventude contemporânea, sendo eles: a desintegração da família como célula básica da organização social, a falência das instituições e a definição da juventude como uma classe social com identidade própria.
· Fatores que excluem grande parte dos jovens brasileiros, incluem: situação econômica, classe social, relação escola/trabalho, além da raça, gênero e local em que residem.
· Vários programas no Brasil oferecem aos jovens oportunidades de ensino, educação, cultura, artes, cidadania, esporte, lazer e mercado de trabalho, no entanto, não há espaço que proporcione movimento mental e positivo por meio de oficinas criativas.

Outros materiais