Buscar

MODELAGEM MATEMÁTICA

Prévia do material em texto

MODELAGEM MATEMÁTICA
A modelagem matemática é uma estratégia de ensino utilizada para abordar conteúdos matemáticos a partir da realidade do aluno. A mesma provoca o aluno a ser o ator principal no processo de construção de sua aprendizagem. A Modelagem pode ser compreendida como um fenômeno de perceber a Matemática em situações reais das mais variadas áreas da Ciência e da atividade humana. A modelagem é um recurso de ensino moderno, flexível, e pode se constituir um meio para ampliar o interesse dos estudantes pelo estudo e favorecer suas aprendizagens. Para isso é preciso que o professor esteja aberto para vencer possíveis entraves que podem emergir no processo de ensino quando se recorre à modelagem matemática. 
ETNOMATEMÁTICA
A etnomatemática é uma abordagem histórico-cultural da disciplina. Assim a Matemática deve ser compreendida não apenas como uma constituição social, mas também como uma construção histórica e política. A etnomatemática enaltece a matemática dos distintos grupos culturais e recomenda uma enfatização maior dos conceitos matemáticos informais desenvolvidos pelos educandos através de seus conhecimentos, fora da conjuntura escolar na vivência do seu cotidiano. Os povos com suas diferentes culturas têm múltiplas maneiras de trabalhar com o conceito matemático. Todos os diferentes grupos sociais produzem conhecimentos matemáticos. A Etnomatemática valoriza estas diferenças e afirma que toda a construção do conhecimento matemático é válida e está intimamente vinculada à tradição, à sociedade e à cultura de cada povo.
JOGOS MATEMÁTICOS
Diante das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos estudantes na disciplina e das concepções de que as aulas de matemática são cansativas, monótonas e os conceitos matemáticos difíceis de aprender, faz-se necessário buscar meios que facilitam o entendimento dos conteúdos e que torne o ensino mais agradável e atraente. Neste sentido os jogos aparecem como uma boa alternativa, por apresentar um aspecto lúdico, despertar o interesse dos alunos fazendo com que os mesmos desenvolvam o raciocínio lógico, criatividade, capacidade de trabalho em grupo e a autonomia na busca por solucionar os problemas propostos. Trabalhar com jogos nas aulas de Matemática é uma das situações didáticas que contribuem para a criação de contextos significativos de aprendizagem para os alunos. 
Com a utilização de jogos no ensino de matemática, o professor tem possibilidades de oferecer várias opções para desenvolver as capacidades dos educandos em cada fase em que se encontram. Utilizar jogos de forma coerente com os objetivos a serem alcançados, explorando a ludicidade, é uma maneira inteligente e criativa de promover a superação de obstáculos no ensino de matemática. O ensino da matemática por meio de jogos, por exemplo, pode transformar as atividades matemáticas que, às vezes, são geradoras de sofrimento para muitos educandos em fonte de satisfação, motivação e interação social.
TIC´S
O surgimento das TIC’s, principalmente o uso de computadores nas aulas de matemática e outras ciências, surge como possibilidade para efetivação de uma ferramenta forte, auxiliando os profissionais da educação. O uso dessa ferramenta minimiza as situações adversas ao se ensinar Matemática e propicia maior interesse aos alunos. O uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), no espaço escolar faz resignificar o conceito de conhecimento. Na realidade, a ideia de fazer uso das tecnologias de informação e comunicação é mais abrangente. O uso da mídia, trabalhada de forma integrada vem nortear a inserção dos envolvidos, quaisquer que sejam, no cenário atual, sociedade tecnológica, além de que viabiliza o processo educacional em âmbito escolar.
DOCENTE: Silmara
DISCENTE: Ana Paula Cavalcante
DISCIPLINA: Laboratório de Álgebra
CURSO: Matemática

Continue navegando