Buscar

AD1 2020 Turismo e Patrimonio - Camilla Martins Trindade de Jesus- 19215100032- Saquarema

Prévia do material em texto

Aluno(a): Camilla Martins Trindade de Jesus Matrícula:19215100032 Polo Saquarema
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA – AD1
Período - 2020/1º
Disciplina: Turismo e Patrimônio
Coordenador: Prof. Dr.Euler David de Siqueira
Questão 01 – (Valor até 2,5 pontos)
	Após ler com muita atenção o texto do historiador José Menezes intitulado: “olhares sobre a memória: monumento histórico e turismo. In: Historia e turismo cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p.31-40, discorra com suas próprias palavras sobre a importância que o Romantismo teve para a construção do turismo moderno.
R. São duas vertentes, a vontade da preservação da memória concreta, através de um monumento construído e importante para determinada população, e por outro lado considera-se monumento, sem uma forte memória histórica, porem admirável para sua época.
	
Questão 2 - (valor até 2,5 pontos)
	Em seu artigo intitulado: “Patrimônio intangível: considerações iniciais. In: Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Regina Abreu; Mário Chagas (orgs.) 2ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009. p.80-83, o antropólogo gaúcho Ruben Oliven discute aspectos importantes acerca da natureza do patrimônio imaterial. Oliven também analisa a Lei n° 3.551 de 04 de agosto de 2000, responsável por instituir o Registro de Bens Culturais de natureza imaterial. De acordo com Oliven, a separação entre material e imaterial não é pacífica: o que o autor quer dizer com isso? Afinal, o patrimônio pode ser divido entre material e imaterial ou mesmo o dito patrimônio material possui algo de imaterial, nos obrigando a pensá-lo como uma totalidade?
 R. A identidade de um local não se trata apenas de sua arquitetura, ou recursos naturais. A história engloba a cultura dos habitantes, crenças, lendas, culinária, costumes, etc. É importante preservas a memória de um local, tanto como seus edifícios.
	
Questão 3 - (valor até 5,0 pontos)
	Antropólogo, Renato Ortiz nos brindou com um texto formidável para refletir sobre a cultura popular. O texto em questão é o n° 03: ORTIZ, Renato. Estado, cultura popular e identidade nacional. In: Cultura brasileira identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 1994. p.127-148. Após ler atentamente ao texto de Ortiz podemos dizer que a cultura popular é homogênea a ponto de se confundir com a Identidade Nacional ou, ao contrário, heterogênea, particular e concreta?
	
R. A Cultura popular é heterogenia comparada a Identidade Nacional.
Mesmo com suas divergências, é possível copar a Cultura Popular a Identidade Nacional incluindo de grupos populares através da informação.
Boa avaliação, Euler David de Siqueira

Continue navegando