Buscar

Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia III

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:461970) ( peso.:3,00)
	
	
	Nota da Prova:
	7,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Top of Form
	1.
	O desenvolvimento de uma criança em relação à noção de espaço varia de criança para criança. A esse respeito, Almeida e Passini (2008, p. 28) salientam alguns carácteres distintos em relação ao entendimento do espaço vivido, percebido e concebido. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Consciência do Espaço Corporal.
II- Relações Espaciais Topológicas Elementares.
III- Relações Espaciais projetivas e Euclidianas.
(    ) A criança passa a manter a posição dos objetos e altera o ponto de vista até atingir as relações espaciais, conseguindo se situar, identificar e mapear o local onde se encontra, em grandes distâncias. 
(    ) A criança faz relação com o espaço determinado próximo a ela, em pequenas distâncias.
(    ) O processo espacial acontece pelo próprio corpo da criança, existindo dois aspectos fundamentais: o esquema corporal e lateralidade.  
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	II - III - I.
	2.
	Durante a Idade Média, o conhecimento geográfico sofreu um retrocesso, comparando-o com os avanços atingidos pela civilização grega, influenciado pelo poder do controle social e político exercido pela Igreja Medieval, atrelando os conhecimentos aos ensinamentos bíblicos. A partir da segunda metade do século XV, transformações como a expansão das atividades comerciais e a interrupção do caminho terrestre para as Índias pelos turcos otomanos (passaram a cobrar impostos elevadíssimos para permitir passagem das caravanas de comerciantes italianos) modificaram os horizontes geográficos dos europeus. Assinale  a alternativa CORRETA que apresenta o conjunto dos conhecimentos geográficos que foram possíveis com as navegações dos europeus no final do século XV e início do XVI:
	 a)
	Organização de bibliotecas, administradas por representantes do povo, onde estavam expostos os mapas elaborados durantes as viagens, com as descrições detalhadas das paisagens observadas durantes as viagens.
	 b)
	Organização e sistematização dos relatos de viagens em livros impressos e acessíveis a toda a população.
	 c)
	Elaboração de mapas, identificando rotas marítimas, descrições de elementos geográficos naturais, como rios, lagos, montanhas, litorais e aspectos culturais dos povos até então desconhecidos.
	 d)
	Elaboração de mapas junto a registros de diários de viagens, confirmando os perigos existentes no oceano desconhecido, reforçando antigos mitos sobre a existência de criaturas marítimas gigantes.
	3.
	Dentre as funções de um professor pedagogo está a tarefa de promover o pensar, o saber e o fazer geográfico. Esta tarefa poderá se tornar menos árdua com a proposição de atividades lúdicas, as quais podem ser interessantes para as demais áreas do conhecimento. O lúdico apresenta-se como uma necessidade básica do ser humano, no desenvolvimento de sua personalidade, do corpo e da mente. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os benefícios de utilizar o lúdico no ensino na Educação Infantil:
	 a)
	As atividades lúdicas trazem benefícios para as crianças quando realizadas, pois incentivam a participação e a interação, tendo como objetivo desenvolver a psicomotricidade, a percepção, a atenção, o raciocínio, a linguagem e a interação com objetos e colegas.
	 b)
	Dentre os objetivos das atividades lúdicas, o principal é estimular a aprendizagem, adequada à realidade dos estudantes e da sociedade na qual estão inseridos.
	 c)
	As atividades lúdicas trazem benefícios para as crianças quando realizadas, porque possuem como objetivo principal estimular o desenvolvimento das potencialidades intelectuais, físicas e criativas, simultaneamente com a linguagem escrita e falada, e habilidades de interação social e interpessoal.
	 d)
	Dentre os objetivos das atividades lúdicas, o principal é estimular a interatividade e desenvolver os esquemas mentais e as sinapses para novos conhecimentos.
	4.
	O Google Earth é um software que apresenta um modelo tridimensional do globo terrestre, permitindo a visualização de imagens reais capturadas por um conjunto de satélites, mapeamentos aéreos e Sistema de Informação Geográfica. Este aplicativo permite gerar mapas bidimensionais, procurar rotas para orientação e locomoção e a localização de pontos específicos de áreas urbanas e rurais, de praticamente qualquer lugar do mundo. Para a geografia, este é um recurso que pode ser explorado pelos professores e alunos. Sobre o Google Earth, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Uma vez feito o download, pode-se acessar o aplicativo, ou seja, não é necessário acesso à internet, toda vez que se pretende acessá-lo. Nem são exigidas configurações mínimas para acessar o programa.
	 b)
	Nas salas informatizadas das escolas em que está instalado o Linux, o programa roda com muita dificuldade. Devido à internet não ser de banda larga, há congestionamento das linhas que dão suporte a ela, e porque as imagens de grande parte do Brasil são ruins.
	 c)
	O Google Earth não está disponível nas versões gratuitas, é necessário que a escola ou o sistema de ensino ao qual a mesma está subordinada compre a licença para uso comercial.
	 d)
	Para acessar o aplicativo, é necessário conexão à internet em banda larga e configurações mínimas que vão desde um processador Pentiun III 500 MHz, 128 de memória RAM, 400 MB de espaço de disco, placa de vídeo 3D e uma resolução boa.
	5.
	Cientistas sociais, historiadores e geógrafos se conscientizaram da existência de problemas muito graves na sociedade em que viviam. David Harvey, Milton Santos e outros geógrafos compreenderam que a geografia tradicional ou clássica e a Teorética-quantitativa, apesar de se afirmarem como ciências neutras, tinham na realidade um compromisso velado, com a manutenção do status quo, com a sociedade de classe. Defendiam uma orientação filosófica marxista, baseada no materialismo histórico, através do qual seria possível discutir questionar e analisar as injustiças sociais, os bloqueios do desenvolvimento social e causas dos problemas sociais. Sobre a Geografia Crítica ou Radical, analise as seguintes afirmativas:
I- O marxismo geográfico, nos Estados Unidos, resultou da reflexão de alguns geógrafos quantitativistas, que se deram conta da aparente neutralidade da disciplina, com o "esvaziamento" dos modelos matemático-estatísticos, traduzidos em médias, gráficos, tabelas e projeções.
II- Os geógrafos críticos se deram conta da responsabilidade social da geografia e comprometimento da ciência geográfica com a sociedade capitalista e suas contradições.
III- Os geógrafos marxistas, críticos, preocupados com a espacialização decorrente do processo de industrialização, indicavam locais ideais para a localização das indústrias, bem como forma de organização do espaço urbano e agrário, sem preocupação com as consequências para as populações mais pobres e meio ambiente. 
IV- Para os geógrafos críticos, as preocupações da geografia deveriam discorrer sobre os modos de produção, sobre as formações sócio-histórico-espaciais, bem como análise das relações do campo e das cidades e a vinculação da luta de classes.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	6.
	Diante do contexto contemporâneo da cultura digital e da globalização, os recursos didáticos assumem novos papéis frente à inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs - à educação, à prestação de serviços, à indústria e demais setores sociais. O uso da mídia sonora radiofônica no espaço escolar é uma ferramenta educomunicativa, que se apresentacomo possibilidade de trabalhar o conhecimento, a voz e as habilidades para com os elementos da linguagem própria do rádio. Sobre a implantação da mídia sonora radiofônica no espaço escolar, analises as seguintes sentenças:
I- Propiciará a inclusão dos estudantes em atividades extracurriculares e curriculares, permitindo que aflorem competências e habilidades relevantes na apropriação do conhecimento, desenvoltura na comunicação, interação social e oralidade. 
II- A mídia rádio na escola reforça um modelo educacional tradicional, pois não haverá espaço para a manifestação de todos os estudantes. 
III- A construção coletiva e dialógica da pauta para a rádio escolar é um processo que desenvolve nos estudantes o diálogo, a comunicação, a expressão das ideias, formas de participação, inclusão e valorização de identidades culturais.
IV- A mídia rádio nas escolas oferece a alunos e professores a oportunidade de passar da condição de consumidores e de simples ouvintes para a categoria de produtores de mídia, através da ação de criar programas de rádio para a escola e/ou comunidade. O olhar crítico-reflexivo e a postura diante do trabalho em equipe para a escolha dos conteúdos a serem veiculados permitirão o exercício da democracia.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	7.
	A cartografia é o conjunto de estudos e operações lógico-matemáticas, técnicas e artísticas que, a partir de observações diretas e da investigação de documentos e dados, intervém na construção de mapas, cartas, plantas e outras formas de representação, bem como no seu emprego pelo homem. Assim, a cartografia é uma ciência, uma arte e uma técnica. (CASTROGIOVANNI, 2000). A partir desta citação do professor Antonio Carlos Castrogiovanni, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O estudo e a confecção dos mapas e seus similares é a mesma coisa que geografia.
(    ) A cartografia é uma ciência, a qual auxilia a geografia, na representação dos espaços.
(    ) A cartografia e a geografia são ciências que se complementam mutuamente.
(    ) A cartografia e a geografia não se complementam, nem dialogam.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CASTROGIOVANNI, A. C. Apreensão e Compreensão do Espaço Geográfico. In: CASTROGIOVANNI, A. C (Org.). Ensino da Geografia: práticas e textualizações do cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	8.
	Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) preconizam que ao longo do Ensino Fundamental os alunos sejam capazes de construir um conjunto de saberes relacionados a conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à Geografia, estabelecendo para o ensino alguns objetivos gerais. No que se refere aos objetivos gerais apresentados nos PCN para a disciplina de Geografia, analise as sentenças a seguir:
I- Realizar leituras e interpretação de imagens, dados e documentos de fontes de informações diferentes.
II- Entender questões relacionadas à espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos.
III- Utilizar o diálogo, em suas dinâmicas e interações, como forma de mediar os conflitos e tomar decisões.
IV- Conhecer o próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos de qualidade de vida.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	9.
	Através de aulas de geografia, pode-se implantar a educomunicação, que é uma forma de desenvolver e potencializar o processo de ensino-aprendizagem através da utilização dos recursos de mídia (câmeras filmadoras, câmeras fotográficas, gravadores de som, computador etc.), com o objetivo, por exemplo, de desenvolver um trabalho coletivo de vídeo documentários. O sucesso dessas aulas é praticamente garantido, pois crianças e adolescentes se fascinam com o mundo digital, podendo estender suas técnicas de produção de filmes e edições de imagens, que já fazem muito bem. Com relação à educomunicação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É um conjunto de atividades voltadas para o conhecimento do uso dos meios de comunicação numa perspectiva de prática da cidadania. Através da educomunicação, os professores conseguem resgatar o centro de interesse dos alunos, que antes se mostravam desmotivados diante do processo de aprendizagem, pois saem da mesmice da sala de aula, desenvolvendo um processo dinâmico e prazeroso.
(    ) Possui duas vertentes: a apropriação dos meios, que visa à produção de conteúdo e à leitura crítica da mídia. Os estudantes têm a oportunidade de abordar temas sociais de forma crítica, utilizando recursos muito mais interessantes e inteligentes do que os rotineiros e tradicionais utilizados em sala de aula.
(    ) Visa ao desenvolvimento das áreas psicomotoras, de atenção, raciocínio e estimulação para o contato com os objetos.
(    ) A educomunicação pode propagar, através de divulgações locais na comunidade escolar, práticas que favoreçam a consciência coletiva, através de pequenas ações promovidas por crianças e adolescentes com relação ao meio ambiente, por exemplo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	10.
	A bússola foi um dos instrumentos de orientação utilizados desde a Idade Antiga, durante as Grandes Navegações e Descobrimentos que ocorreram no decorrer dos séculos XV e XVI. As direções da rosa-dos-ventos do interior da bússola são baseadas no movimento aparente do sol, porém seu funcionamento se baseia numa agulha imantada que aponta o norte magnético. A partir da identificação desta direção, as demais são interpretadas. Assim, utilizamos pontos de orientações, que são chamados de:
	 a)
	Pontos Centrais, Pontos Laterais e Pontos Subcolaterais.
	 b)
	Pontos Cardeais, Pontos Subsolares e Pontos Laterais.
	 c)
	Pontos Colaterais, Pontos Subcolaterais e Pontos Subsolares.
	 d)
	Pontos Cardeais, Pontos Colaterais e Pontos Subcolaterais.
	11.
	(ENADE, 2011) Desde os primeiros meses de vida do ser humano, delineiam-se as impressões e percepções referentes ao domínio espacial, as quais se desenvolvem por intermédio de sua interação com o meio. A construção da noção de espaço em Geografia requer longa preparação e estímulo por parte do indivíduo. Trata-se de aprendizado que se inicia:
FONTE: ALMEIDA, R. Espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 2002 (com adaptações).
	 a)
	No trabalho da Geografia como ciência voltada para a análise da realidade social quanto à sua configuração espacial, social, política e sociológica.
	 b)
	Na série adiantada do Ensino Fundamental, já que o professor dos anos iniciais pouco aprende em seu curso de formação sobre como levar o aluno a dominar conceitos espaciais.
	 c)
	Na análise geográfica da organização social do trabalho, que se faz por meio de um ato social e leva a transformações territoriais.
	 d)
	Na escola, onde deve ocorrer a aprendizagem espacial organizada para a compreensão das formas pelas quais a sociedade constrói e organiza o seu espaço.
	12.
	(ENADE, 2014) Em seu texto de 1979, a Geografia serve para desvendar máscaras sociais, Ruy Moreira afirma que a "formação espacial é um conceito de totalidade que pode ajudar os geógrafos em sua tarefa de analisar as formas de organização das sociedades nos diferentes tempos da história. (...) O que propomos é a construção de uma teoria do espaço que se fundamenta em três categoriasda totalidade, que são as três facetas de uma mesma realidade, todas orientadas no sentido do arranjo espacial: a formação econômico-social, o modo de produção e a formação espacial". A proposta do autor reforça e é condizente com a Geografia:
FONTE: MOREIRA, R. Pensar e Ser em Geografia. São Paulo: Contexto, 2007, p. 76.
	 a)
	Tradicional.
	 b)
	Aplicada.
	 c)
	Pós-moderna.
	 d)
	Crítica.
Bottom of Form

Continue navegando