Buscar

PTI - ESTRATEGIAS ECONOMICAS EMPRESARIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
 SANTOS
Luiz Carlos Pereira Barbosa
Segundo o novo CPC, o contrato é, ou contém, um arrendamento se ele transmite o direito de controlar o uso de ativo identificado por um período de tempo em troca de contraprestação.Portanto, um contrato será de arrendamento caso esteja presente dois elementos básicos: o Direito de Controle e um Ativo Identificado.
Conforme os Itens (B9) do PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 06 (R2) Para avaliar se o contrato transfere o direito de controlar o uso de ativo identificado por um período de tempo, a entidade deve avaliar se, durante todo o período de uso, o cliente possui o seguinte: (a) o direito de obter substancialmente todos os benefícios econômicos do uso dos ativos identificados; e (b) o direito de direcionar o uso dos ativos identificados. (B10). Se o cliente tem o direito de controlar o uso de ativo identificado somente durante parte do prazo do contrato, o contrato contém arrendamento para essa parte do prazo. (B11). O contrato para receber bens ou serviços pode ser celebrado por negócio em conjunto, ou em nome de negócio em conjunto, conforme definido no CPC 19 – Negócios em Conjunto. Nesse caso, o negócio em conjunto é considerado como sendo o cliente no contrato. Consequentemente, ao avaliar se esse contrato contém arrendamento, a entidade deve avaliar se o negócio em conjunto possui o direito de controlar o uso do ativo identificado durante todo o período de uso. (B12). A entidade deve avaliar se o contrato contém arrendamento para cada potencial componente de arrendamento separado. B13. O ativo normalmente é identificado ao ser expressamente especificado no contrato. Contudo, o ativo também pode ser identificado ao ser implicitamente especificado na ocasião em que o ativo for disponibilizado para uso pelo cliente.
Referencias:
TAVARES, Gabriel. O novo conceito de arrendamento mercantil segundo o IFRS 16, São Paulo, Disponível em:<https://www.blbbrasil.com.br/blog/novo-conceito-de-arrendamento-mercantil-ifrs-16 > . Acesso em: 20 maio. 2019.
CENTRO UNIVERSITARIO SENAC, R. NORMAS PRÁTICAS CONTABEIS AVANÇADAS, aula 1 - OPERAÇÕES DE ARRENDAMENTO MERCANTIL. São Paulo: Senac (Edição Digital), 2019.

Continue navegando