Buscar

APOL 05 PREVENÇAO E BOMBEIRO CIVIL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Gestão de Sistemas de Informação
Leia o texto e responda à questão:
 
Os sistemas de gestão de projetos apoiam os gerentes de projetos em suas atividades por meio de interfaces, ferramentas e relatórios gerenciais que facilitam o seu trabalho e o de toda a equipe do projeto. Conforme descrito em Keeling (2014), o valor dos SIGs para a gestão de projetos se encontra nos níveis táticos e operacionais, como apoio ao projeto, processos, tarefas e atividades, de modo a acelerar o trabalho de integração entre planejamento, programação, financiamento, controle e revisão, por meio da geração de tabelas, gráficos, redes de precedência, agendas e relatórios. 
 
Fonte: ELEUTÉRIO, Marco Antonio Masoller. Sistemas de informações gerenciais na atualidade. Curitiba: InterSaberes, 2015.
 
De acordo com os conceitos abordados no livro base da disciplina, os SIGs para a gestão de projetos fornecem suporte às três principais atividades realizadas por um gerente de projetos. Quais são esses três tipos de gerenciamento? 
 
Nota: 20.0
	
	A
	Gerenciamento de tarefas, gerenciamento orçamentário e gerenciamento da colaboração.
Você acertou!
Gerenciamento de tarefas – É o módulo que cuida do cronograma de execução do projeto, também chamado de workflow. Ele permite criar as atividades e as tarefas que serão realizadas, bem como definir os responsáveis, as datas de início, os recursos necessários, os prazos de execução e as relações de interdependência das tarefas. Por meio desse módulo, o gerente do projeto acompanha o status de cada atividade, controla os caminhos críticos do projeto e toma ações corretivas a tempo de evitar que o custo e o tempo sejam comprometidos.
Gerenciamento orçamentário – É o módulo que possibilita ao gerente de projeto acompanhar as receitas e os custos do projeto em relação ao seu planejamento orçamentário. Com ele, é possível gerenciar os custos de pessoal, de insumos e serviços do projeto. A maioria dos sistemas permite organizar e controlar os valores por tipo de atividade ou por período de tempo. Esse módulo normalmente envia notificações de alerta quando ocorrem desvios de custo em relação aos limites preestabelecidos.
Gerenciamento da colaboração – É o módulo que permite a comunicação, a colaboração e o compartilhamento de recursos pelos membros da equipe do projeto, o que é essencial quando as pessoas trabalham em locais diferentes e dividem seu tempo entre diversos projetos. Esse módulo apresenta ferramentas de compartilhamento de arquivos, organização dos documentos de projeto, controles de versão de documentos e recursos de comunicação síncrona e assíncrona, como fóruns de discussão, chats online e envio de mensagens e notificações.
 
Referência: ELEUTÉRIO, Marco Antonio Masoller. Sistemas de informações gerenciais na atualidade. Curitiba: InterSaberes, 2015 pp. 140-141.
	
	B
	Gerenciamento financeiro, gerenciamento modular e gerenciamento de pessoas.
	
	C
	Gerenciamento de conflito, gerenciamento interno e externo e gerenciamento de colaboração.
	
	D
	Gerenciamento fiscal, gerenciamento empresarial e gerenciamento de salários.
	
	E
	Gestão de pessoas, gerenciamento empresarial e gestão de conflitos.
Questão 2/5 - Gestão de Sistemas de Informação
Leia o texto e responda à questão:
 
Assim como nas outras áreas funcionais, os sistemas de informação são ferramentas valiosas para os gestores de RH no apoio às atividades de planejamento, administração, controle e tomada de decisões. Entre as principais aplicações de um sistema de RH estão o recrutamento e a seleção de colaboradores, a administração da folha de pagamentos e benefícios, a gestão de convênios, o planejamento de capacitação e treinamento, o desenvolvimento de carreiras, o gerenciamento de planos de saúde e da segurança no trabalho e a avaliação de desempenho dos colaboradores.
 
Fonte: ELEUTÉRIO, Marco Antonio Masoller. Sistemas de informações gerenciais na atualidade. Curitiba: InterSaberes, 2015.
De acordo com os conceitos abordados no livro base da disciplina, responda: quais são os três principais módulos que são constituídos dos sistemas de RH? 
 
Assinale a alternativa correta:
 
Nota: 20.0
	
	A
	Integração, sindicato / negociações coletivas e gestão salarial.
	
	B
	Gestão de cargos e salários, políticas de RH e competitividade.
	
	C
	Administração de pessoal, treinamento e desenvolvimento e gestão salarial.
Você acertou!
Administração de pessoal – Refere-se às atividades de manutenção dos registros pessoais, recrutamento, análise de custos de mão de obra, análise da rotatividade de pessoal (turnover) e planejamento da necessidade de pessoal.
Treinamento e desenvolvimento – Envolve avaliações de desempenho, levantamento das necessidades de capacitação, elaboração e execução de treinamentos e programas de desenvolvimento profissional.
Gestão salarial – Inclui controle da folha de pagamentos, administração de benefícios, planejamento de salários e incentivos.
 
Referência: ELEUTÉRIO, Marco Antonio Masoller. Sistemas de informações gerenciais na atualidade. Curitiba: InterSaberes, 2015, p. 138.
 
	
	D
	Legislação trabalhista, mercado de trabalho, e concorrência.
	
	E
	Tipologia dos cargos, remuneração e desempenho / capacidade financeira.
Questão 3/5 - Prevenção e Bombeiro Civil
Modelo de Posto de Comando:
Fonte: http://www.bombeiros.go.gov.br/wp-content/uploads/2017/05/NO-14-SCI.pdf , p. 15 Acessado em 16/05/2019às 09h10m.
Com base no livro da disciplina analise as alternativas abaixo e assinale a que apresenta as informações corretas sobre o Posto de Comando:
Nota: 20.0
	
	A
	O Posto de Comando tem a importante missão de buscar e registrar todas as informações sobre os custos relacionados a materiais, equipamentos, serviços etc., necessários à resposta ao desastre.
	
	B
	Todo o trâmite da documentação relacionada para o aluguel de materiais e de equipamentos ou outros tipos de contratos relacionados deve ser gerenciado pelo Posto de Comando.
	
	C
	Independentemente da magnitude ou da complexidade do incidente, o Posto de Comando é um local de instalação obrigatório, destinado a abrigar o Comando do Incidente com os oficiais do Staff de Comando e os chefes de seção do Staff Geral e o tamanho e a complexidade do PC terão relação direta com o tamanho e a complexidade do desastre.
Você acertou!
Alternativa correta.
Independentemente da magnitude ou da complexidade do incidente, o Posto de Comando é um local de instalação obrigatório, destinado a abrigar o Comando do Incidente com os oficiais do Staff de Comando e os chefes de seção do Staff Geral e o tamanho e a complexidade do PC terão relação direta com o tamanho e a complexidade do desastre.
Referência: LINO, Antonio Geraldo Hiller. Proteção e Defesa Civil. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 229
	
	D
	As funções dos responsáveis pelo Posto de Comando são, de modo geral, manter o controle contábil do incidente, além de justificar, controlar e registrar todos os gastos e manter em dia a documentação necessária para esclarecimentos aos tribunais de contas e órgãos de controle interno.
	
	E
	O controle de pessoal, equipamentos e materiais é de responsabilidade do Posto de Comando, incluindo atribuições de dimensionar e prover as demandas de alimentos e de água potável em todas as instalações do desastre.
Questão 4/5 - Prevenção e Bombeiro Civil
Fonte: https://cio.com.br/perdas-com-ataques-ciberneticos-ja-superam-as-com-desastres-naturais/ Acesso em 15/05/2019 Às 15h36m
Com base no livro da disciplina, considerando os ‘desastres de origem tecnológica’ analise as alternativas abaixo e assinale a que apresenta as informações corretas sobre o assunto:
Nota: 0.0
	
	A
	São eventos adversos originados na natureza, portanto, alguma ação no sentido de diminuir a intensidade desse tipo de evento não seria possível.
	
	B
	Para estes eventos, há a possibilidade de atuação, pois se tratam de eventos adversos oriundos de falhas
em sistemas, estruturas ou procedimentos.
Alternativa correta.
Para estes eventos, há a possibilidade de atuação, pois se tratam de eventos adversos oriundos de falhas em sistemas, estruturas ou procedimentos.
Referência: LINO, Antonio Geraldo Hiller. Proteção e Defesa Civil. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 184.
	
	C
	Nestes eventos, há a possibilidade de ação, pois as ações alcançam as pessoas que habitam ou frequentam esses cenários, basicamente passando pela redução de vulnerabilidade e pela educação que busque o desenvolvimento de uma cultura prevencionista.
	
	D
	Para estes eventos, as atividades são destinadas a socorrer, salvar ou tirar de situação de riscos pessoas, semoventes e bens, colocando-os em segurança.
	
	E
	Nestes eventos, os cenários atingidos pelos desastres precisam de ações que os tornem novamente utilizáveis no mais curto espaço de tempo, ou seja, logo após o desastre.
Questão 5/5 - Prevenção e Bombeiro Civil
“Para que o PAI-Plano de Ação no Incidente seja direcionado a determinado rumo, faz-se necessária a definição de objetivos, de estratégias e de táticas, devendo, para tanto, ser utilizado o formulário SCI 234, denominado Matriz de Análise de Trabalho”.
(LINO, Antonio Geraldo Hiller. Proteção e Defesa Civil. Curitiba: InterSaberes, 2018.)
Com base no livro da disciplina, sobre o PAI-Plano de Ação no Incidente, analise as assertivas abaixo assinalando com V as Verdadeiras e com F as Falsas e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(   ) A teoria do SCI - Sistema de Comando de Incidentes estabelece que a grande maioria dos incidentes é resolvida em períodos curtos de tempo (algumas horas) e que, portanto, ‘não há necessidade de um PAI escrito, mas sim mental, uma vez que, para o período inicial, ou seja, as primeiras quatro horas do incidente, ele não se faz necessário.
(   ) O PAI-Plano de ação do Incidente deve ser construído paulatinamente, em etapas que têm por base um lapso temporal denominado período operacional.
(   ) Nas primeiras horas de um desastre de grande intensidade, o PAI- Plano de ação do Incidente poderá ser apenas verbal, passando, tão logo que possível, a ser documentado por escrito.
Nota: 0.0
	
	A
	F, V, F.
	
	B
	V, F, V.
	
	C
	V, F, F.
	
	D
	V, V, V.
Sequência correta: V, V, V.
A teoria do SCI - Sistema de Comando de Incidentes estabelece que a grande maioria dos incidentes é resolvida em períodos curtos de tempo (algumas horas) e que, portanto, ‘não há necessidade de um PAI escrito, mas sim mental, uma vez que, para o período inicial, ou seja, as primeiras quatro horas do incidente, ele não se faz necessário.
 O PAI-Plano de ação do Incidente deve ser construído paulatinamente, em etapas que têm por base um lapso temporal denominado período operacional.
Nas primeiras horas de um desastre de grande intensidade, o PAI- Plano de ação do Incidente poderá ser apenas verbal, passando, tão logo que possível, a ser documentado por escrito
Referência: LINO, Antonio Geraldo Hiller. Proteção e Defesa Civil. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 206 e 207.
	
	E
	V, V, F.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando